Diariamente o P29BR recebe algumas dezenas de mensagens de leitores à procura de informações e conselhos antes da aquisição de uma nova mountain bike. Desses e-mails, a brutal maioria é de perguntas sobre bicicletas de Cross Country. O mercado brasileiro segue sendo dominado pelos modelos de traseira rígida, as hardtails, embora minha gente já prefira e deseje uma full suspension leve com cerca de 100mm de curso. De todas as formas, por aqui o fator de decisão de compra ainda é o peso. Deixando de lado a problemática dos altos impostos praticados no Brasil, tanto nosso consumidor, quanto os próprios lojistas, ainda ignoram que na realidade a escolha mais inteligente para a grande maioria dos pilotos são as chamadas Trail bikes. Contrariamos o que já se observa há algum tempo em mercados mais maduros.
A linha R.I.P. da Niner, emblemática marca americana que se dedica com exclusividade às 29ers, é composta por três modelos, partindo da R.I.P. 9 RDO com quadro integralmente em fibra de carbono, passando pela recém lançada R.I.P. 9 Carbon que mescla um triângulo dianteiro em carbono com a balança traseira em alumínio, finalizando por sua versão mais econômica, a bela R.I.P. 9 construída em liga de alumínio, é esta última que funcionou como bike de testes do P29BR pelos últimos 12 meses.
Em trilha o sistema de suspensão de duplo link CVA (Constantly Varying Arc), patenteado pela Niner, prova que é brilhante. Nas subidas praticamente anula os esforços que produzem o efeito chamado de "bobbing", aquele sobe-desce indesejado provocado pelo amortecedor traseiro, mesmo com o seu Rock Shox Monarch RT destravado. É até curioso que com os mais de 12 meses de testes seja possível contar nos dedos - de uma única mão - o número de vezes que os modos de plataforma estável ou o travamento desse amortecedor foram acionados!
Em curvas a R.I.P. 9 não decepciona, contudo com uma distância entre eixos relativamente longa, pode exigir um pouco mais de trabalho do piloto em situações de singletrack com mudanças bruscas de direção. Vale mencionar que a opção por pneus largos, ainda que mais pesados, é diretamente proporcional ao bom desempenho da R.I.P. 9. A combinação de um Magic Mary na dianteira e um Hans Dampf na traseira, ambos da Schwalbe, foi a melhor já experimentada pelo P29BR em Trail bikes.
A bike testada pelo site é equivalente a uma R.I.P. 9 montada com o pacote de componentes 1 Star da Niner, vendida no Brasil por cerca de 13.500 Reais, um valor consideravelmente menor que de suas irmãs com quadro em carbono.
Nesse conjunto, incluir um canote telescópico é fundamental. Baixar seu centro de gravidade nas descidas representa um ganho técnico brutal, é igualmente valioso subir o selim nas escaladas sem ter que descer da bike. Já existem no mercado modelos de canotes telescópicos com menos peso que os 620 gramas do Fox D.O.S.S. utilizado com sucesso absoluto pelo P29BR, por isso até mesmo em uma bike de Cross Country consideramos que faria todo o sentido usar um, ainda que seriam em torno de 300 gramas a mais no peso do conjunto. Um caso de "engorda" inteligente.
O proprietário de uma R.I.P. 9 tem que estar atento ao roteamento dos conduítes de câmbio e freio traseiros. Da maneira como estão colocados, com o movimento da balança encostam las laterais do amortecedor, por isso aplicar uma película adesiva transparente no corpo do Monarch RT vai ajudar a proteger o seu acabamento. O conduíte do canote telescópico também não pode ser longo demais, caso contrário na posição mais baixa encostaria no link superior do sistema de suspensão e em alguns casos mais extremos, até no pneu traseiro.
Keep 29eriding!
Qual o modelo do cubo dianteiro?
ResponderExcluirOlá Amauri,
ExcluirO cubo dianteiro é da marca inglesa Superstar, leve, bonito e relativamente barato.
Abs,
Adil
Adil,
ResponderExcluirolha isso:
http://www.wolftoothcycling.com/collections/cassette-cogs/products/goatlink
Qual tamanho de mesa e guidão que está nela?
ResponderExcluirMesa de 50mm e guidão de 777mm.
ExcluirOlá. Comprei há um mês una rip 9 1 star, deore, que é o modelo de entrada. Comparada com minha velha full, a niner rip 9 realmente absorve muito mais. Me parece muito mais forte, também. Muitos entusiastas, que não participam de competição constantemente ou sequer fazem comoetição, como eu, se preocupam demais com o peso da bike e pensam na diminuição do tempo de percurso, mas esquecem do conforto, como a diminuição de vibração nas costas, amortecida pela suspensão traseira. Isso realmente pode prevenir uma kesão ou não agravá-la. Além disso, para a maioria de nós, ciclistas amadores, a diversão é mais importante e é justamente isso que senti na niner rip 9, muita diversão, com segurança redobrada pelos pneus largos. É uma bike multiuso. E cá pra nós, entre um quadro de carbono feito sabe lá onde e como, prefiro um bom alumínio. Abraço. Leonardo.
ResponderExcluirOlá Leonardo,
ExcluirObrigado por compartilhar suas impressões com os leitores do P29BR.
Abs,
Adil
Você tem alguma opinião sobre o quadro Astro Full Xtc 29 ?
ResponderExcluirOlá Danilo,
ExcluirNa verdade as bikes da Astro nunca me impressionaram, não é uma marca que considero no momento de comprar uma nova bike, contudo olhando com imparcialidade para esse modelo, o sistema de suspensão e o peso me agradam. Se não estiver caso, pode ser interessante.
Abs,
Adil