Desempenho com personalidade.
A Session Brasil é um genuíno exemplo de negócio moldado pela filosofia "de bikers para bikers". Encabeçada por profissionais experientes nas modalidades mais extremas do Mountain Biking, a empresa sediada em São Paulo se consolidou no mercado como representante de marcas famosas como Marzocchi, Banshee, Hope e Spank, entre outras, apesar disso, desde o princípio parecia claro para os proprietários que faria todo sentido desenvolver uma linha própria de produtos. Nesse sentido, seus recentes lançamentos mostraram diferenciais que deixam aflorar toda a personalidade da marca. Com as rodas Session XC 480 29 não foi diferente, testadas pelo
P29BR desde o início de 2013, já rodaram muitas centenas de quilômetros.
Desenvolvidas primordialmente para o Cross Country, as rodas estão montadas com leves cubos de 32 furos de marca própria, oferecidos para eixo de 15mm na dianteira e com a opção de escolha entre o tradicional 135x9mm ou o mais atual 142x12mm na traseira. São 2 rolamentos selados no cubo dianteiro e 6 no traseiro, que é completamente desmontável, contando com um conjunto de 6 macaquinhos e molas para um engate rápido do freehub. Os cubos podem ser pretos ou vermelhos. O detalhe é que todas as suas peças de reposição estão disponíveis no estoque da Session.
Os aros são os XC 480, batizados de acordo com seu peso, se diferenciam por possuir um perfil um pouco mais largo que o de alguns dos conhecidos modelos de Cross Country da concorrência, são 17.5mm na largura interna e 23mm na externa, característica que pode resultar em milímetros adicionais à largura dos pneus neles montados, o que por consequência aumentaria a área de contato com o solo, gerando um ganho de tração sem aumento de peso no conjunto. Anodizados em preto, os aros da Session possuem um grafismo sóbrio, ainda que de bom gosto.
Para finalizar, raios pretos de dupla espessura com perfil bastante similar aos famosos DT Revolution, padrão de mercado quando se consideram os quesitos baixo peso e rigidez. Outra bem vinda particularidade presente nas rodas XC 480 29, são os raios vermelhos posicionados de forma a destacar a válvula, uma solução funcional. Os nipples são de alumínio e também vermelhos, completando assim um pacote esteticamente agradável.
As durante quase um ano as rodas da Session foram experimentadas em condições extremas, meses de pedal sem qualquer tipo de ocorrência ou perda de alinhamento, incluindo uma cicloviagem de 300 quilômetros com alforges, situação em que mesmo com a bike mais pesada, as rodas XC 480 29 confirmaram sua boa relação peso-rigidez . Na balança, a versão com cubo traseiro para eixo de 12mm marcou 1.740 gramas, desses, 810 gramas são da roda dianteira e os outros 930 gramas da traseira.
A sempre recomendada conversão tubeless se mostrou uma tarefa das mais fáceis com os aros XC 480, viabilizada pelo uso de uma fita levíssima, apenas 10 gramas por rolo, suficiente para duas rodas de 29 polegadas. O produto é da Spank, outra marca de tradição internacional no MTB Extremo, também representada pela Session.
Complementando seu portfólio de produtos, a Session comercializa também alguns acessórios especiais, itens leves e inteligentes, perfeitos para complementar e ampliar a capacidade das rodas XC 480 29, com destaque para um funcional adaptador de meros 36 gramas que permite a montagem do cubo dianteiro de 15mm nos garfos mais comuns compatíveis com eixo de 9mm.
As rodas XC 480 29 tem preço sugerido de R$ 1.499,00. Os interessados poderão entrar em contato com a Session através do e-mail
sac@sessionbrasil.com.br.
Keep 29eriding!
Sem dúvida, uma senhora roda. Mas, como gosto cada um tem o seu...... para mim estes raios em vermelho ficaram horríveis, "matou" o conjunto.
ResponderExcluirFala Alain,
ExcluirNa verdade o bom é que cada um tem a sua opinião. Gosto bastante dos raios vermelhos marcando as válvulas.
Abs,
Adil
O fato de ser larga só por fora não aumenta a largura do pneu. Qualquer aro de XC tem 19mm internamente, com exceção dos Mavic de 17mm.
ResponderExcluirOlá Fabio,
ExcluirVocê está coberto de razão, porque de fato para definir o "footprint" do pneu, a medida interna dos aros é o que conta, entretanto não é qualquer aro que apresenta 19mm de largura interna.
Apenas para ilustrar, os aros das rodas VZAN Everest XC tem 16,87mm, por exemplo.
Abs,
Adil
Sou novo no ciclismo e acompanho as matérias do blog. Mas tenho muitas dúvidas gostaria de saber opiniões dos mais experientes sobre as rodas crank brothers achei elas muito bonitas mas será que vale a pena a troca?
ResponderExcluirOlá Ademir,
ExcluirBem vindo ao P29BR!
As rodas da Crank Brothers são muito bonitas, contudo pessoalmente, em se tratando de 29ers, prefiro rodas com um número maior de raios, além disso, a durabilidade dos produtos da marca ainda precisa ser trabalhada.
Abs,
Adil
Olá Adil.
ResponderExcluirUm feliz 2014 para você e todos os seguidores do P29BR. Que seja repleto de pedaladas, paz e saúde.
Abraço e fiquem com Deus
Obrigado Alain,
ExcluirContinue acompanhando sempre o P29BR!
Feliz 2014 para você.
Abs,
Adil
Olá Adil.
ResponderExcluirFinalmente na semana passada, realizei a aquisição de minha primeira 29er, lembrando que seu Bloq foi o estimulantor de minha migração.
Dentro de minhas condições, eu vinha "namorando" uma Caloi elite 10 já havia um tempo. Porém numa recente inauguração da revendedora Trek na minha cidade, pude conhecer a linha x-caliber, foi então que saí decidido em comprar uma x-caliber 4. Sei que muitos dirão que fiz um mal negócio por ter um grupo muito simples (Altus) mas preferi optar pela garantia vitalícia do quadro, grafismo e acabamento, que pude perceber ser bem superior. Como meu uso com a bike não será tão constante e intenso, por enquanto esta bom.......mas a "coceirinha" de realizar up grade é inevitável rsrs, pois futuramente pretendo equipa-la com rodas Vzan Everest e um grupo Deore.
Olá Alain,
ExcluirMuito bom saber que o P29BR te influenciou decisivamente em direção às 29ers.
Eu te digo, você fez um ótimo negócio. A geometria da X-Caliber é superior e a bike muito bonita.
Rodas mais leves sempre são bem vindas, quanto a trocar o grupo, esse up você pode adiar sem problemas.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirGostei dessa roda, mas acabei de comprar um Sun Ringle Black Flag Expert.
Gostaria de saber sua opinião sobre essa roda/marca. Ainda não rodei com ela para ter minhas impressões, por isso que a avaliação de um especialista é sempre bem vinda!
Abraço
Henrique Bruno
Olá Henrique,
ExcluirOs produtos da Sun tem boa reputação, contudo não fiz nenhum teste oficial com eles para te dizer mais.
Abs,
Adil
Olá Adil!
ResponderExcluirApesar do P29BR ter sido decisivo na minha recente aquisição de uma 29, eu fiz o caminho inverso do Alain Pozzatti, comprei uma Elite 20 ao invés de uma Specialized hardrock e passei minha Schwinn mesa 26, para minha "primeira dama".
Abraços!
Olá Kelber, bem vindo ao mundo 29er. Sem duvida, a Elite 20 é uma bela bike. Estou adorando minha "grandalhona" e te desejo que possa ter momentos de prazer e descontração com sua "dama".
ResponderExcluirÉ lamentável que em nosso país, os impostos que são atribuídos em uma bicicleta, sejam tão altos. Se estivéssemos impostos justos, certamente teríamos um poder de compra maior e melhor.
Abraço
Olá, estou estudando uma melhoria na minha bike e a primeira a fazer será a troca das rodas. Fiz diversos levantamentos e praticamente havia decidido por uma montagem com Aro VZAN MGC 29er, Cubos VZAN MGC e Raios DT Swiss Competition. Porém, hoje, um vendedor me falou das Rodas Session XC 480, gerando assim uma duvida.
ResponderExcluirUso a bike para pedal de resistência, nos dois tipos de terreno (chão e asfalto).
Essas rodas se equivalem? Qual seria a compra ideal?
agradeço desde já
Olá Marcus,
ExcluirAs rodas da Session seriam minha escolha. Lembro que os raios Competition são os mais pesados da DT.
Abs,
Adil
Fiz um comentário há pouco, mas não sei se foi enviado de fato. Em resumo, acabei de adquirir um par de cubos Session XC que pretendo utilizar na montagem das rodas da minha MTB. Gostaria de saber se o desempenho e qualidade dos cubos se mantiveram com o passar o tempo, se houve algum problema e qual a manutenção necessária, principalmente para o freehub traseiro. obrigado!
ResponderExcluirOlá Bruno,
ExcluirEssa roda testada pelo P29BR no final de 2013 tem hoje quase 3.000Km rodados sem nenhum problema no freehub, folgas ou quebra de raios. Sigo recomendando o produto.
Abs,
Adil
Olá Adil,
ResponderExcluirInfelizmente minha experiência com essas rodas são bem diferentes da relatada neste artigo. NÃO RECOMENDO ESSAS RODAS, pois pecam muito no quesito resistência e durabilidade.
Eu adquiri essas rodas porque estava a procura de rodas com mais raios e que somasse os quesitos leveza, robustez e praticidade. Não queria entrar para a VZAN EVEREST porque os relatos que tenho são de rodas pouco rígidas.
Eu adquiri rodas já montadas, porque não queria ter trabalho e dor de cabeça com escolha de cubo, raios, etc.
Pois bem, após muita pesquisa e diante do relatado neste artigo, como gostei do projeto da empresa que visa o público de competição e até mesmo pela beleza das rodas (com exceção dos adesivos), acabei decidindo por elas.
Em novembro eu comprei este produto, mas apenas em Dezembro fiz o teste. Após dois pedais senti exatamente o relatado por você, Adil, neste artigo. Este fato me levou a fazer um feedback positivo para empresa por email.
Porém, em janeiro, antes que completasse 200km rodados, fui surpreendido com um raio partido. Procurei a substituição e achei que fosse má sorte. Porém, no pedal seguinte houve o rompimento de outro raio, fato que levou a entrar em contato com o fabricante SESSION, que prontamente encaminhou raios para substituição.
Após o reparo da roda, no treino seguinte, partiram mais dois raios, o que me obrigou a entrar novamente em contato com a SESSION, pois para mim já não é questão de sorte, mas sim de qualidade.
A SESSION sugeriu a substituição de toda a raiação, porque estava com problema de fabricação. Isso ocorreu em fevereiro. Mesmo não achando o mais correto, pois o ideal seria a substituição da roda, aceitei a sugestão por questão de praticidade. Afinal, embalar roda, mandar pelos correios uma dor de cabeça que eu não queria. Lembra, só comprei a roda montada para não ter dor de cabeça.
Hoje estamos no dia 16 de março, com competição marcada para o dia 22/03, e nada de raios chegarem. Como já estava prevendo essa situação, uma vez que o fabricante deu desculpa no último email trocado, acabei adquirindo novos raios e montando a roda novamente. Tudo aquilo que não queria aconteceu. Tive trabalho, dor de cabeça e não fiquei satisfeito.
Neste final de semana andei com as rodas recém montadas com os raios novos (DT COMPETITION), com tensiometro e tudo mais e elas ficaram um pouco empenadas.
CONCLUSÃO. São rodas bonitas, são leves para o preço, tem boa rolagem, mas NÃO SÃO RESISTENTES.
Hoje estou a procura de rodas que atendam essas características: leveza, rigidez, durabilidade, resistência e que não me deem dor de cabeça.
Espero que possa ajudar os futuros interessados, ainda que tardiamente.
Olá Fred,
ExcluirEntrarei em contato com a marca para averiguar.
Quando me dizem que raios quebram em uma roda, minha primeira atitude é recomendar uma verificação completa na tensão.
Independente do seu problema, é importante que eles resolvam o caso satisfatoriamente, mas de todas as formas continuo considerando essa roda uma boa opção.
Abs,
Adil
Adil, obrigado pela atenção.
ExcluirMas só um esclarecimento. Quando comprei a roda montada de fábrica eu buscava exatamente evitar este transtorno de tensionar raiação, etc. E a roda estava original de fábrica e com menos de 100km quando arrebentou/quebrou o raio pela primeira vez. Não fiz downhill, Não estava em trecho técnico, andei apenas em estradão.
Nas outras vezes, a troca do raio foi feita com especialista e ainda assim tive problema.
A SESSION reconheceu falha no material (raios), mas até o momento não enviou os raios para substituição ou mesmo uma roda nova para troca (essa última opção seria a mais aconselhável).
Satisfatoriamente não será mais possível, pois gastei um bom dinheiro comprando toda a raiação nova e pagando novamente para "enraiar" (ou montar) a roda. A roda perdeu o charme dos raios vermelhos e a marca a confiança de um cliente.
Para mim, esta roda só é uma boa opção para passeio, o que foge do propósito da marca e do meu objetivo ao adquirir. É uma pena, pois gosto de apoiar marcas nacionais.
Mas, mais uma vez, obrigado pela atenção.
Abs.
ATUALIZAÇÃO.
ExcluirOs raios para substituição foram recebidos no dia 20/03, mas por sugestão da própria SESSION não foram instalados.
Manterei a atualização do caso.
ATUALIZAÇÃO (12/04/15)
ExcluirApós alguns treinos com a roda Session, com raios DT Competition, mais uma surpresa. DOIS NIPLES partidos. Ainda eram originais.
Ou seja, mais gasto.
Ou seja, não uso mais essas rodas.
Vou ser obrigado a antecipar a compra de outras rodas, porque pelo visto, o próximo defeito será no aro ou nos cubos.
Continuarei atualizando.
Fred,
ExcluirSe eu fosse você, levaria as rodas num especialista como o Edu do Spa da Bike. Ele ajusta todas as minhas rodas, inclusive a Session e eu nunca tive qualquer problema. Claro que seu caso parece ser especial, contudo eu pediria a opinião de um expert.
Abs,
Adil
Adil,
ExcluirJá entrei em contato com o Edu, que sugeriu a troca,mas a correria do dia a dia e a distancia impediram que enviasse as rodas para ele --- os raios não chegavam, não tinha em mãos as medidas dos raios para compra avulsa, depois tive que comprar novos raios e esperar chegar.
De qualquer modo, e as rodas foram reparadas por pessoa qualificada, com uso de tensiometro e demais ferramentas específicas.
Acabei comprando novos nipples, pois precisei treinar. O especialista sugeriu eu fazer o mesmo com a roda dianteira, que provavelmente vai dar problema também.
Enquanto isso, comprei rodas com um Q especial que eram os nipples e raios vermelhos. Agora tenho um par de rodas diferentes na minha bike, que ficou muito feia.
Essas rodas seriam usadas no Ride neste ano. Agora estão chegando à aposentadoria por invalidez.
Como já manifestei. Uma pena.
Olá Fred, que chato esta situação, espero que consiga resolver o mais breve possível, e obrigado pelo seu relato, vai ajudar muita gente que se preocupa em montar uma roda de qualidade. No meu caso, adquiri apenas os cubos da Session, e estou montando com raiação DT e aros ZTR, por este motivo minha preocupação é com o free hub. Mas cara, olhe pelo lado bom, seus problemas estão apenas com os raios, o que é relativamente fácil de resolver. O importante é ficar em cima do pessoal da Session para que façam a substituição e para que vc não fique no prejuízo. Tem alguma observação sobre os cubos particularmente? Abraço!
ResponderExcluirBruno,
ExcluirEntão, as rodas não tem 1000km rodados. Não dá para ter um parecer sobre os cubos. Aparentemente sem folga até o momento. Até o meio do ano trago maiores detalhes.
Legal, cara. Quando tiver algum parecer, relata aqui. Obrigado!
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