Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

P29BR BEST IN SHOW / Os melhores da Brasil Cycle Fair 2013: SCOTT Solace 30

Conheça os Eleitos do P29BR.

O já tradicional e desejado selo "Best in Show" instituído pelo P29BR no ano passado, é a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na Brasil Cycle Fair, aqueles que merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um eventual investimento por parte daqueles que curtem bicicletas e afins.

Em termos de mountain bikes de performance, a mais importante feira do setor na América Latina foi completamente dominada pelos modelos equipados com rodas grandes, de 27.5 e 29 polegadas. Uma forte tendência evidenciada em 2012, que se confirmou plenamente agora na edição 2013.

Neste ano, 5 produtos foram agraciados com o selo "Best in Show" do P29BR, uma full suspension, uma hardtail, uma bike de estrada, uma fat bike e um novo conceito em componentes.

MELHOR BIKE DE ESTRADA

A ELEITA: SCOTT Solace 30


Pessoalmente falando, descobri o Ciclismo de Estrada com um enorme atraso em relação ao Mountain Biking, modalidade esta que pratico desde a década de 1990. Até uma certa fase, imaginava que nunca me interessaria por uma bike de estrada, contudo com minhas obrigações profissionais avançando sobre minha vida esportiva, o tempo para treinar se tornava cada vez mais escasso, daí a necessidade de otimizar meu treinamento em virtude da pouca disponibilidade de horas semanais sobre o selim.

Todo esse contexto me levou diretamente ao Ciclismo de Estrada, onde com menos horas de pedal, passei a acumular uma quilometragem considerável, mesclando com facilidade os treinos de resistência com outros de intervalos. Para poder curtir a fundo minha paixão pelo off-road, percebi o quanto seria fundamental também pedalar no asfalto, por fim, como um amante da tecnologia que envolve a produção de bicicletas, decidi estudar e da mesma forma, conhecer a fundo as bikes de estrada, sendo assim, pode parecer estranho num primeiro momento, mas faz todo sentido mostrar aqui no P29BR o que havia de melhor no segmento na Brasil Cycle Fair 2013.

A nova plataforma Solace se juntou à renovada Addict e à vencedora Foil na linha 2014 de bikes de estrada de performance da SCOTT. Segundo os engenheiros da marca suíça, a idea seria produzir a bike mais leve possível a partir de um projeto que buscava alcançar o melhor balanço entre conforto e rigidez.


Depois de algumas centenas de horas de análises e experimentações, a fábrica chegou à conclusão que quadro e garfo poderiam ser separados em duas zonas distintas, a Power Zone, ou Zona de Potência, em vermelho na figura abaixo, região que conta com tubos de seção mais robusta, desenvolvidos de modo a priorizar a rigidez do conjunto, já as regiões azuis no desenho correspondem à Zona de Conforto, onde o formato dos tubos e a disposição das fibras de carbono atuam à favor do conforto do piloto.

O conceito por trás da Solace resultou em uma bike de endurance que mistura várias soluções criativas, além de uma beleza única, características que juntas renderam a ela o título de "MELHOR BIKE DE ESTRADA" do evento, a Eleita do P29BR para longas distâncias e muitas horas de pedal no asfalto.

OS MOTIVOS

A SCOTT Solace 30, único exemplar da série exposto na feira, é a mais acessível entre as quatro opções de modelos disponíveis. Com um lindíssimo quadro em fibra de carbono proprietária HMX, head tube conificado, grupo Shimano 105, rodas Shimano e componentes Syncros, tem preço sugerido ao consumidor de 10.999,90 Reais.

Os delgados seat stays de seção ovalada, avançam 30mm sobre o top tube, além de cruzarem o seat tube 26mm abaixo da junção do mesmo com o top tube, uma arranjo que segundo a SCOTT maximiza o conforto e aumenta a rigidez lateral, sem prejudicar a rigidez no movimento central. 


A robustez da região do movimento central é evidente na imagem, em uma comparação com a respeitada CR-1 da própria SCOTT, até 2013 o paradigma de conforto da marca. O down tube da Solace é 25% mais largo, criando condições para a utilização de um central Press Fit 86. Tantos os cabos dos câmbios, quanto o do freio traseiro, estão roteados internamente ao quadro.


O próprio garfo se beneficia do conceito de Zona de Potência e Zona de Conforto. Trabalhando com um balanço de forças, sua porção inferior é mais absorvente, enquanto que o crown distribui melhor os esforços de stress concentrados no head tube.


Ao desavisado pode parecer de início que a SCOTT esqueceu de montar um freio traseiro na bicicleta, contudo se aproveitando da rigidez nas proximidades do movimento central, de forma inteligente a fábrica posicionou esse freio na parte inferior dos chain stays, uma solução interessante que por sua vez confere aos seat stays da Solace uma aparência única por conta da ausência de uma ponte entre os tubos.


A SCOTT escolheu chain stays assimétricos para a Solace, visto que em função da transmissão, a distribuição de forças entre os dois lados da bike é distinta. Há mais material apenas onde realmente se faz necessário. O grupo Shimano 105 de 20 velocidades é garantia de confiabilidade e longa vida.


A geometria da Solace é bastante similar à bem sucedida CR-1 da própria SCOTT, com uma diferença. Na Solace o head tube é 10mm mais longo, já que os engenheiros suíços chegaram a conclusão que a maioria dos proprietários de CR-1 utilizavam ao menos um espaçador para a montagem da mesa.


Para aqueles que curtem o desafio pessoal de completar provas de longas distâncias, como os eventos do tipo Audax, a nova Solace parece simplesmente perfeita. Uma bike leve, desenvolvida para oferecer conforto ao piloto sem comprometer seu desempenho, é 42% mais confortável que a CR-1 e 17% mais rígida no central. Além de tudo, é linda! SCOTT Solace, a bike de estrada Eleita do P29BR na edição 2013 da Brasil Cycle Fair.

Keep 29eriding!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR