Conheça os Eleitos do P29BR.
O já tradicional e desejado selo "Best in Show" instituído pelo
P29BR no ano passado, é a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na Brasil Cycle Fair, aqueles que merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um eventual investimento por parte daqueles que curtem bicicletas e afins.
Em termos de mountain bikes de performance, a mais importante feira do setor na América Latina foi completamente dominada pelos modelos equipados com rodas grandes, de 27.5 e 29 polegadas. Uma forte tendência evidenciada em 2012, que se confirmou plenamente agora na edição 2013.
Neste ano, 5 produtos foram agraciados com o selo "Best in Show" do
P29BR, uma full suspension, uma hardtail, uma bike de estrada, uma fat bike e um novo conceito em componentes.
MELHOR HARDTAIL
A ELEITA: Caloi Elite Carbon Team
A Caloi Elite Carbon apareceu na edição de 2012 da feira e alcançou um sucesso comercial tão meteórico que em questão de meses virou figurinha difícil nas revendas da marca, com um preço arrasador para um modelo com quadro em carbono, grupo SRAM X-0 e suspensão RockShox SID XX, a bike virou objeto de desejo de uma parcela considerável de consumidores.
A bem sucedida experiência com a Elite Carbon, até então o modelo top de linha da Caloi e talvez a mais emblemática bike já comercializada por uma marca nacional, parece ter sido o prenúncio de um novo tempo na história da fábrica, agora muito mais ousada em seus lançamentos. Para 2014 a Caloi expandiu sua frota de 29ers, com uma nova plataforma de entrada, a Explorer, além de um modelo de competição com quadro em alumínio posicionado acima da Elite 30, a Vitus 29er, contudo nenhuma bike cativou mais o público da feira do que a versão Team da Elite Carbon, a Eleita do
P29BR como a "MELHOR HARDTAIL" do evento.
OS MOTIVOS
Antes de mais nada, a nova pintura brilhante do quadro em "Azul Caloi" e os seat stays nas cores da bandeira do Brasil, remetem a um nacionalismo até então inédito em bikes de linha vendidas no mercado nacional.
A geometria a é mesma da Elite Carbon original, o head tube é do tipo tapered e os cabos roteados internamente, contudo a diferença fica para o movimento central que na Team é do tipo Press Fit 30.
Equipada com principal grupo de 20 velocidades da SRAM, o XX, a transmissão da Caloi Elite Carbon Team conta com pedivela com coroas de 39 e 26 dentes.
A opção pelos trocadores do tipo Grip Shift é inteligente em se tratando de uma bike de competição, onde as trocas rápidas são fundamentais. Os freios são igualmente os XX.
Ponto fraco na Elite Carbon 2013, as rodas nos modelos 2014 refletem claramente a influência positiva da controladora Dorel sobre as novas bikes da Caloi. A partir de agora as mountain bikes de carbono da marca vão rodar com os ótimos e leves aros NoTubes Crest, montados com cubos SRAM X-9, garantia de maior desempenho, menor peso e facilidade numa eventual, mas recomendada conversão tubeless.
Mantendo o alto nível do conjunto, a suspensão dianteira é uma RockShox SID World Cup com steerer em carbono e trava hidráulica no guidão, seu curso é de 100mm. Para a Carbon Team, a Caloi preferiu a simplicidade do tradicional eixo de 9mm, contudo a versão da SID com eixo passante de 15mm faria mais sentido para uma bike com ambições francamente competitivas.
Os componentes Crank Brothers, como de costume, estão mais uma vez presentes em um modelo da Caloi. O destaque aqui fica para o canote de carbono Cobalt da série 11, top de linha da marca.
A "Bike do Avancini" pode ser sua por 14.999 Reais, assim como aconteceu com a primeira Elite Carbon, o preço da Team é mais uma vez difícil de ser superado considerando o pacote oferecido pela fábrica. Resta torcer para que, desta vez, a oferta do novo modelo consiga acompanhar a demanda pelo produto. A Caloi Elite Carbon Team é a hardtail Eleita do
P29BR na edição 2013 da Brasil Cycle Fair.
Keep 29eriding!
só a intenção da pintura que é nacionalismo, pois dessa bike, nem o adesivo escrito caloi deve ser brasileiro, esse sentimento de nacionalismo deles, devem ser para agradecer ao generoso aumento de impostos sobre bicicletas e peças do meio cedida pelo governo, patético, como se eles fossem produzir algo, quadro chinês grosseiro com TODAS AS PEÇAS IMPORTADAS, mas eu duvido que eles estão pagando os mesmos impostos que outros IMPORTADORES, pq isso que a caloi faz com essa ai, só importa e monta. Não tenho nada contra essa atitude, sou contra a essa empresa que pediu proteção ao governo brasileiro pra ter a mesma atitude dos demais, mas pelo visto, os ciclistas e logistas são burros, ou não tem memória ou só querem lucrar com a onda. Ai vc ciclista que quer comprar uma bike top como uma SPZ, vai lá pagar mais de 30 mil em uma bike que custa a metade, se te incomoda esse preço, agradece a caloi, a levorin e a todos os contribuidores.
ResponderExcluirDeve-se agradecer ao nosso governo que nos elegemos para defender os nossos interesses, pois tanto a Caloi quanto a Levorin, adotam essa postura para sobreviver, se não, já teriam fechado as portas.
ExcluirAinda não vi comentários sobre o peso da bike. Essa versão Team pesa quanto?
ResponderExcluirCerca de 9,85 Kgs "sem acessorios"
ExcluirCaloi ou Cannondale né....vale lembrar que a Caloi só deu essa melhoradinha por causa da Cannondale que comprou 70% da Caloi !!!
ResponderExcluirDestesto politica, mas se tratando de que vivemos em uma democracia livre e quem elegeu os nossos representantes, para governar o pais como nos queremos, fomos nos mesmos, não podemos reclamar, pois a nossa vontade está sendo feita. Voltando a Bike, não resta dúvida no avanço que tivemos, pois ruim com os chineses, impossível viver sem eles. De onde vem os lixos de R$ 1,99, vem também o resto, peças de computadores, de TV, de celulares, de todos os eletrodomésticos e eletrônicos, artigos esportivos e tudo mais. quase todas as empresas tem filiais na China (as maiores do mundo). O custo benefício é razoável, pois quem compra uma Bike de R$ 25.000, 00 ou mais? Sem ser rico (bem rico) ou atleta profissional com um bom patrocínio? Nós somos terceiro mundo, isso é fato e é a nossa realidade, então vamos analisar como tal. A partir daí podemos analisar e opinar sobre uma determinada Bike. A participação da Cannodale é sem dúvida positiva. Nas avaliações que tive conhecimento a Bike se comportou como as melhores do mercado, deixando a diferença por conta do atleta, se for amador ou "semi-profissinal", a diferença não será sentida. No caso, avaliaram também a melhor do mundo e a conclusão foi que, nas mãos de um "ser humano normal", não se chegou a nenhuma vantagem ou melhora nos tempos, pelo contrário em duas situações a Caloi venceu e com folga. Quanto aos questionamentos sobre impostos e blá, blá, blá, é tão simples, basta que os nossos representantes fação igual a China reduzam impostos, acelerem o crescimento e pronto, teremos produtos com preços iguais da América, Europa e países asiáticos.
ResponderExcluirO pior de tudo que é verdade, não queria de forma alguma concordar com isso, mas é verdade. Não deveríamos debater se é isso ou aquilo e sim cobrar das nossa autoridades, sem isso fica difícil querer contestar preços e qualidades de qualquer equipamento, triste mas real.
ExcluirAdil eu vou comprar minha primeira 29 agora uma Caloi vitus 29 tenho 1,64cm e tou crescendo mais estou em duvida de qual tamanho pegar
ResponderExcluirOlá Democrito,
ExcluirPerdão pela demora, não tinha recebido o aviso da chegada da sua pergunta.
Se você já chegou próximo aos 1.70m, a sua Vitus seria tamanho 15.
Abs,
Adil
Alguém sabe qual o modelo da caixa de direção desta bike? Tenho uma CEC e estou tendo dificuldade em definir qual é, se ela é tapered integrada ou semi integrada. Pois vou comprar fora do Brasil, o preço aqui está impraticável, e os donos de loja não informam de forma algumaa o modelo.
ResponderExcluirOlá Patrick,
ExcluirPerdão pela demora, não tinha recebido o aviso da chegada da sua pergunta.
A caixa de direção é uma tapered do tipo semi-integrada.
Abs,
Adil