Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 11 de setembro de 2012

P29BR 29ER BIKE TEST / Merida Big.Nine TFS 500-D

UM NOVO NOME NO JOGO DAS 29ERS

A primeira 29er da Merida foi lançada apenas em 2011, apesar de novata no universo das rodas grandes, a marca emprestou à linha Big.Nine toda a enorme bagagem e experiência adquiridas fabricando algumas das mais vencedoras mountain bikes do mercado.


O modelo intermediário TFS 500-D que está sendo testado agora pelo P29BR, além de contar com um bonito quadro produzido em liga de alumínio 6061 Racelite com tubos hydroformados de espessura de parede variável, tem no equilibrado pacote de componentes um dos seus destaques.


Na transmissão de 30 velocidades chama atenção o câmbio Shimano XT, pouco comum em uma bike intermediária, bem como a interessante escolha de um cassette SRAM 11-36.


A suspensão Suntour SR 29 XCR RL com 100mm de curso e grafismo customizado especialmente para a Merida, é básica, mas conta com uma funcional trava de guidão.


Outra particularidade são os rotores dos freios Shimano M446 com 180mm, tanto na dianteira, quanto na traseira.


Nas próximas semanas acompanhe aqui no P29BR uma avaliação completa da Big.Nine TFS 500-D, modelo de 29er da Merida que custa por volta de 5.600 Reais nos revendedores da marca.

Keep 29eriding!

10 comentários:

  1. Hail!!!

    Tenho acompanhado o blog já a algum tempo. Em primeiro lugar, queria parabenizá-lo pelo conteúdo das postagens. Tenho aprendido muita coisa aqui.\m/

    Desta vez, vou ficar esperando com um pouco mais de ansiosidade a continuação desta matéria, já que comprei uma bike igual a esta e agora faço parte deste mundo. Espero que ela receba uma boa "nota".

    Stay Heavy!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Adil,
    Também estou ancioso para ler o restante da matéria.
    Considero a Merida uma das grandes fabricantes de mountain bikes com um excelente custo beneficio e esta avaliação vem em boa hora.
    Acho a bike muito equilibrada em relação aos seus componentes, talvez apenas a suspensão que destoa um pouco do restante da bike, mas no geral é uma excelente bike!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma excelente opção 29 er,com um bom custo benefício.o Blog continua bombando no mundo 29 er,Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ola Adil.
    Assim como Bruno, também venho acompanhado seu blog. E ele vem sendo estimulante e dicisivo para minha futura migraçao para uma bike 29.
    Acredito no que temos de mais acessivel hoje, e de melhor no quesito custo x equipamentos é a caloi two nine, porém, fiz uma recaptulada em matérias realizadas aqui pelo P29 sobre a mesma, e em uma delas onde a bike é dissecada, analizei na tabela em que cada componente é pesado, vi que as rodas vzan pesam 2,610Kg. Pesadas se comparada com as Everest.
    Sera que a caloi realizara mudanças na two nine 2013? Seria uma boa, substituir as rodas atuais pelas Everest, afinal seriam quase 800gr a menos na bike. Aguardo com expectativa o modelo 2013 da two nine

    ResponderExcluir
  5. Quando saiu a 1ª noticia da Merida, pensei "É só mais uma marca querendo entrar no mercado das rodonas". Hoje, apos um tempo tive uma grata surpresa com a marca e com os pilotos Rubens Donizetti e o Hermida. Pude dar um giro no modelo top em carbono e gostei da geometria e da leveza (evidente).

    ResponderExcluir
  6. Ao que tudo indica, em 2013 não teremos mais o modelo Two Niner na linha Caloi, mas muitas novidades por ai. Recomendo ler a revista Bike Action de setembro, que tem uma matéria com o protótipo da nova Elite 29" em aluminio. Não é tradição da marca usar rodas prontas da Vzan, acredito que deva usar os mesmos aros usinados, mas cubos SRAM e raios comuns.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno Batera e tperes,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Na próxima semana publicarei o post com as minhas impressões sobre essa Merida.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  8. Olá Alain Pozzatti,

    A Two Niner realmente tem um excelente custoXbenefício, contudo é certo que a Caloi não vai oferecer as suas bikes com rodas prontas da VZAN, conforme comentou o Luiz Fernando.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Adil não consegui espera a conclusão da matéria e acabei comprando uma Big.Nine TFS 900, fiz 2 modificações na bike. 1º substitui o par de rodas originais por um da par de rodas Clincher Crank Brothers Cobalt 2 as originas são pesadas e achei elas muito presa. 2º foi a troca da mesa por uma de carbono de 100 mm a original fico curta e não gostei do angulo dela de mais a bike é maravilhosa
    esperando o sua conclusão.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de relatar minha experiência neste modelo Merida TFS 500, a minha coloquei um garfo NINER de carbono, e rodas Everest, esta, no cubo traseiro da uns estalos quando uso marcha pesada, já tive que mandar engrachar o encaixe do cassete e aquela palhetinha,ai resolve , mas bike é demais , acelera bem, confortável e com o garfo NINER ficou muito ágil, dica esta, que peguei do ADil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR