A nova Singlespeed de testes do P29BR.
De tempos em tempos o
P29BR elege uma bike para funcionar como plataforma de testes dos produtos que aparecem no site.
Desta vez a "Eleita" foi a Niner One 9, um belo quadro em liga de alumínio com perfis hydroformados, produzido pela marca americana responsável pela consolidação das 29ers no mundo do Mountain Biking.
Apesar de já ter experimentado algumas vezes bikes de velocidade única, até agora nunca tinha levado tão a sério o modo Singlespeed de pedalar. A One 9 é uma ótima oportunidade para fazer isso acontecer.
A idéia principal por trás da Niner One 9 do
P29BR seria a de montar uma bike leve e eficiente, tudo isso aliado a toda a simplicidade de uma Singlespeed.
Cada uma das partes e peças foi pesada, assim os blog-leitores interessados nas 29ers terão um ponto de partida e uma referência real para suas montagens pessoais.
O quadro Niner One 9 tamanho Small, equivalente a 15.5 polegadas, cravou 1.500 gramas na balança, sem a gancheira e a abraçadeira de selim. O One 9 conta com um central excêntrico Niner EBB para tensionar a corrente nas montagens Singlespeed, contudo é compatível com transmissões multivelocidade, para isso conta com guias de conduites removíveis, além de uma gancheira adicional que é oferecida pela fábrica.
No head tube "tapered" (conificado) está montada uma caixa de direção integrada FSA, pesando 80 gramas, fornecida junto com o quadro pela própria Niner. A tampa da caixa de direção é da própria Niner.
O garfo escolhido para a montagem foi um Niner Carbon com medida eixo-coroa de 470mm, também tapered, acompanhando harmoniosamente as linhas do head tube do quadro. Com apenas 550 gramas, já com a espiga cortada em 190mm, pesa quase 1Kg a menos que as suspensões mais leves -e caras- do mercado. O expander do garfo com a tampa da caixa de direção agrega mais 40 gramas ao peso do conjunto.
No cockpit, as novas e chamativas manoplas MOB de 90 gramas. O guidão é o excelente Niner RDO de apenas 160 gramas, com eixo excêntrico funciona como um guidão riser, apesar de ser reto e possuir 710mm de largura. Um guidão largo é fundamental numa Singlespeed, pois proporciona uma alavanca maior ao piloto, facilitando pedalar em pé, situação mais que frequente nas bikes com transmissão de velocidade única. Para completar, uma mesa também da Niner, com 120 gramas de peso e 100mm de comprimento.
O trabalho de desacelerar a Niner One 9 do
P29BR fica por conta dos levíssimos freios Avid XX World Cup. Nessa, que é a terceira geração dos freios top de linha da Avid, foram resolvidos por completo os antigos problemas de confiabilidade apresentados pelas versões anteriores do modelo. A relação peso X performance parece mesmo das melhores, o freio dianteiro com os parafuros de montagem pesou apenas 195 gramas, já o traseiro, mesmo com os longos conduites originais atingiu a marca de 225 gramas. Os rotores Avid HSX de 160mm registraram 95 gramas cada.
As rodas, já apresentadas no post anterior (
http://www.29er.com.br/2012/07/p29br-29er-long-term-test-vzan-everest.html), são as Everest 29 da VZAN, convertidas para tubeless por intermédio das fitas Velotape da Velocity, com selante NoTubes e os pneus Schwalbe Rocket Ron 29x2.25, ainda meus prediletos para um XC agressivo. Incluindo as blocagens VZAN de 110 gramas, o conjunto completo de rodas, pneus, selante e fitas atingiu 3.255 gramas, ou seja, quase 40% do peso total da bike, por isso, é tão importante começar pelas rodas um eventual upgrade na sua 29er.
A transmissão da Singlespeed do
P29BR é composta por um robusto -e relativamente pesado- pedivela/central SRAM Hussefelt equipado com uma coroa de 33 dentes elíptica, ou oval como queiram, da marca espanhola Rotor. Em funcão da coroa elíptica e pelo fato de não usar um esticador, a corrente é mais exigida que o normal, contudo a KMC X9 é leve e forte o suficiente para dar conta do recado. Os pedais Exustar 215 com 260 gramas, tem uma relação
custo X peso X benefício das melhores do mercado.
Na traseira um "cog" (pinhão) de 17 dentes, configuração que garante a cadência adequada considerando um balanço eficiente entre o desempenho nas retas e subidas. Os levíssimos espaçadores de carbono, que batizei de JuniSpacer, utilizados para a montagem do pinhão são produzidos artesanalmente na cidade mineira de Araxá por um grande entusiasta do "Estilo Singlespeed de Ser", Junão Fonseca.
A gancheira da Niner One 9 é um caso à parte, pois além de tudo, funciona como um abridor de garrafas!
Outro dos componentes realmente especiais na Singlespeed do
P29BR é o canote de carbono Niner RDO, cujas fibras são projetadas de forma a dissipar vibrações e oferecer uma deflexão controlada, que promete ser decisiva em termos de conforto. Meus primeiros quilômetros com esta "suspensão invisível" da Niner foram extremamente animadores. Apesar de gerar uma desconfiança inicial em alguns, igualmente como ocorre com a coroa elíptica, posso garantir que o canote da Niner funciona de verdade e de fato cumpre com o prometido, assim como a coroa Rotor também o faz com louvor.
Com um peso total de 8.590 gramas sem os pedais, a Niner One 9 tem potencial para emagrecer ainda mais, o que acontecerá em breve. Em termos de desempenho, desde as primeiras pedaladas, a nova 29er de testes do
P29BR mostrou do que uma 29er de pedigree é capaz. Tenho nas mãos uma bike rápida, leve, eficiente nos singletracks e, apesar de não possuir câmbios, de grande potencial, até mesmo nas subidas.
Keep 29eriding!
Muito maneira a niner,muito leve, boa para treinos de fortalecimento por ser singlespeed.
ResponderExcluirLinda !!!
ResponderExcluirEssa simplicidade me fascina.
Quem sabe um dia?
Se for uma nine melhor ainda.
Ola Adil,
ResponderExcluirvc colocou a coroa rotor na posicao do meio, vc tentou mudar para ver se consegue sentir diferenca!!
Parabens a bike esta linda, adorei a transicao entre o garfo e o quadro, esta um design maravilhoso!!!
laurent
Bela bike, to partindo pra uma 29er também e já tenho tudo o que é necessário para usá-la siglespeed. Achei sua relação audaciosa! Rodei um pouco, certa vez, com minha 26 em 32x17 e achei legal, mas 33x17 deve ser duro hein? Ainda mais numa 29er... Enfim, na minha vou rodar de 32x18... Certa vez vi que o campeão do mundo de singlespeed (é sério, existe um campeonato mundial!), rodava de 34x20, não tenho a tabela aqui, mas acho que sua relação é tão ousada quanto!
ResponderExcluirMe fala depois como você tem passado por subidas íngrimes.
Parabéns pelo blog! Leio sempre e é sempre muito útil!!!
Muito bom Adil! Achei estranho vc usar um quadro 15,5 com avanço de 120mm. Sera que o quadro 16.5 com um avanço de 90 não seria uma boa opção pra vc ( pra mim ja que temos medidas similares). Abraço.
ResponderExcluirOi Adil!
ResponderExcluirJá vou pedir antecipadamente que dê um reforço às suas impressões a respeito da coroa elíptica, se possível comparando com uma coroa "normal".
Esse é o próximo up que penso para a Superfly.
Abraço,
Olá Laurent,
ResponderExcluirNa verdade estou usando a coroa rotor na posição mais avançada agora, privilegiando o ato de pedalar em pé na bike, algo muito comum com uma Singlespeed.
Abs,
Adil
Olá Fernando,
ResponderExcluirObrigado por acompanhar o P29BR!
Na verdade, como a coroa é elíptica, os 33 dentes equivalem a uma coroa circular normal de 32 dentes. Os americanos costumam usar coroas 34 dentes com Singlespeed, o Laurent é um deles, mas isso depende muito do relevo em que vai rodar.
Abs,
Adil
Oi Luiz,
ResponderExcluirNa realidade a mesa é de 100mm e pesa 120 gramas. Por muito tempo usei a Niner tamanho 16.5", mas tenho preferido agora a 15.5", que está no limite para minha estatura, mas na trilha tem se mostrado muito rápida.
Abs,
Adil
Fala amigo Portela,
ResponderExcluirSem dúvida posso falar mais sobre a coroa elíptica, enquanto isso, sugiro uma lida no seguinte post:
http://www.29er.com.br/2010/07/p29br-29er-short-test-coroa-eliptica.html
Abs,
Adil
Valeu Adil!
ResponderExcluirJá devorei (mais um excelente) o artigo.
A Superfly continua 1X9, com coroa de 32...
A depender do que você narrar, testo a coroa elípitica e também já está nos planos um cassete de 10v.
Grande abraço!
Adil, não sei se tem um motivo para você não publicar os preços, então, me desculpe caso tenha. Mas você saber me dizer quanto custaria esta bicicleta com estas mesmas configurações pronta? Muito obrigado!
ResponderExcluirFala Eduardo!
ResponderExcluirNa verdade não tem absolutamente nenhum problema em divulgar valores, apenas pelo fato de ser uma bike montada, não me preocupei em incluir essa informação no texto.
O preço estimado para uma montagem como essa estaria na casa de 8.000 Reais.
Abs,
Adil
Adil, a bike esta linda...
ResponderExcluirAdil, estou com um problema, tenho uma roda Vzan Extreme 29,particularmente acho ela mto boa, mas ando tendo problemas com blocagem original, e ela esta abrindo. Pq será? Vc já teve com as blocagens da Vzan?
Olá Vanderson,
ResponderExcluirConcordo com você em relação à qualidade das rodas VZAN, são excelentes, contudo tive o mesmo problema com a minha blocagem dianteira. Já comuniquei à VZAN, sendo assim, por segurança, aconselho você a usar outra marca de blocagem, pelo menos na dianteira.
Abs,
Adil
Ola Adil,
ResponderExcluirParabéns a bike é lindíssima!
Estou tentando montar uma bike assim, singlespeed, mas estou tendo dificuldade em conseguir componentes. Já disponho do quadro 29 ER, freios a disco, rodas, ccanote, mesa, guidão, mas não consigo encontrar o garfo Niner e os componentes da transmissão como pedivela, coroa, pinhão e os espaçadores.
Você recomenda algum local para encontrar essas peças ? Ou será que terei que importar mesmo ?
Pra mim é complicado porque na minha cidade existem poucas opções de lojas.
Olá A.Fernando Oliveira,
ResponderExcluirBem vindo ao Universo SS.
Tenho garfo Niner, coroa e pinhão à venda.
Caso te interesse, me mande um e-mail.
Abs,
Adil
Olá, Adil.
ResponderExcluirÉ a primeira vez que posto aqui.
Hoje, como estou sozinho em casa, passei boas horas lendo matérias suas aqui, e como a grande maioria, vejo como que na obrigação de lhe agradecer pelo trabalho desenvolvido.
Támbém estou muito interessado em produtos da Niner, sobretudo, o garfo dianteiro e o canote, em fibra de carbono, para instalar em minha Caloi 29er. Sabe onde os encontro, uma vez que localizei o site da Niner, mas há a opção apenas de cadastro de logistas, não localizei nenhum campo de visualização de distribuidores, enfim.
Estou em Curitiba-PR.
Muito obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns!
Augusto Duarte.
Olá Augusto,
ExcluirObrigado por acompanhar e participar do P29BR!
Eu tenho alguns dos produtos Niner, caso tenha interesse, entre em contanto comigo via e-mail.
Abs,
Adil
Adil, a Niner diz para não colocar espaçador acima da mesa, porém, nas fotos acima, a instalação parece estar em contradição não? Comprei um garfo Niner porém não instalei ainda na minha SPZ e também não serrei ainda a espiga. Então, posso deixar como na foto acima? Abraços
ResponderExcluirOlá Breno,
ExcluirO P29BR foi proprietário do primeiro garfo de carbono Niner em terras brasileiras, isso em meados de 2010, logo após seu lançamento. Desde então adquiri grande experiência com o produto, foram alguns milhares de quilômetros com o garfo montado nas mais variadas bikes, sempre com a espiga serrada entre 175 e 190mm. Se necessário montava sim com espaçadores acima da mesa e nunca tive qualquer problema. Acredito que a instrução da Niner seja para preservar o produto no caso da utilização por um ciclista mais pesado, por exemplo.
Imagine que você pedala hoje uma bike com o head tube curto e por isso corta sua espiga curta também. Caso no futuro troque de bike e o head tube seja mais alto, não poderá aproveitar seu belo garfo de carbono Niner. Se por exemplo, você trocar de guidão, eventualmente terá também que substituir a mesa, porque a espiga curta não de daria opção de ajuste da altura do novo guidão. Por essas e outras, mesmo contrariando a fábrica, prefiro não deixar justa a espiga.
Abs,
Adil
Obrigado Adil,
ResponderExcluirSua resposta foi muito esclarecedora.
Abs
Boa tarde Adil, tudo bem? Me auxilie numa dúvida técnica por favor. Importei um garfo niner e instalei na bike. Ok. Fiz conforme manual. Percebi que o expansor está folgando e subindo, fazendo com que a caixa de direção folgue também e nisso, creio que não estou apertando bem ou de acordo. Posso apertar mais esse expansor em relação ao parafuso do top cap, correto? Sem o uso do torquimeto, como saber se não estou apertando demais? Há risco da espiga sofrer danos de dentro para fora? Obrigado.Abs.Gustavo
ResponderExcluirOlá Gustavo,
ExcluirRecomendo que utilize no expansor um pouco da graxa de atrito FSA fornecida junto com o garfo, ela permite que você aplique menos torque com mais segurança.
Sua pergunta em relação ao aperto sem um torquímetro não é de uma resposta exata, visto que a noção de quanto apertar depende muito da sua experiência como mecânico e feeling. Falando de maneira simplista, respondo que sim, o expansor fica mais apertado se comparado com o parafuso do top cap e os parafusos da mesa, inclusive por que o steerer tube de carbono aguenta mais torque de dentro para fora do que de fora para dentro.
Espero ter ajudado.
Abs,
Adil
Adil, qual a sua altura e cavalo? Já percebi q vc gosta de bikes justas. Eu tenho 1,73 e cavalo curtíssimo: 77cm. É mto difícil achar uma bike confortável pra mim. Já comprei diversas bikes erradamente. Me dá umas dicas?!?!? Que tamanho de quadro vc me indicaria? Acho q eu ficaria lá para 16", mas é mto difícil uma marca com essa numeração por aqui. E vc indicaria alguma marca de MTB para esse perfil? Gosto de pedalar confortável para ter prazer pedalando, posso fazer 100km de asfalto e xco, mas sem estar confortável, não consigo nem 20km. rsrs. Abraço. Miguel
ResponderExcluirOlá Miguel,
ExcluirTenho 1.77m de estatura e 82cm de cavalo. Uma Niner tamanho Small, 15.5", como esta do teste, funcionaria perfeitamente para você. Mesmo com 77cm, teria pelo menos 3cm de espaço entre seu cavalo e o top tube da bike quando estivessem em pé sobre ela(standover clearance). O ideal nesse caso seria usar uma suspensão de 80mm de curso.
Em termos de Brasil, a Caloi Elite tamanho 15 também te atenderia porque tem um quadro bastante compacto em relação à concorrência.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs,
Adil
Adil...
ResponderExcluirEstou montando uma Niner Air Carbon 9 com um garfo RDO e estou com dúvida em qual roda utilizar. Tenho disponível a Cobalt 3 e a SLR Crossmax. A Cobalt é muito linda e se fosse só isso já estava resolvido. Mas será que ela vai aguentar o "tranco" de um garfo rígido? Ou será que não faz diferença?
Encaminhei para o ADIL mas quem quiser opinar/sugerir/ajudar agradeço.
Abraços
Rafael
Fala Rafael,
ResponderExcluirEntre as duas, fico sem dúvida com a Mavic, principalmente em termos de durabilidade. Pessoalmente, gosto demais também dos aros NoTubes.
Abs,
Adil