Tornando sua 29er ainda mais eficiente.
Com mais de 20 anos de mercado, a Manitou iniciou sua trajetória como uma das protagonistas na grande revolução tecnológica que sacudiu nosso esporte no começo da década de 90, a marca produziu a primeira suspensão realmente viável em termos de peso e desempenho para utilização em bicicletas de competição, na ocasião um modelo que funcionava com elastômeros. Todo esse pioneirismo aliado à inventividade de seu idealizador, o até hoje respeitadíssimo Doug Bradbury, resultou sempre em belos garfos, além de vários outros produtos à frente do seu tempo. Para quem não sabe, ou não vivia o Mountain Biking há duas décadas, a Manitou chegou até a desenvolver lindos quadros, alguns inclusive com suspensão integral.
A empresa atingiu seu auge com o lançamento do SPV, "Stable Platform Valve", ou Sistema de Plataforma Estável, tecnologia que mais uma vez chacoalhou a indústria de suspensões para bicicletas no começo do Século XXI. A partir daí o cenário se modificou, a Manitou que perdeu mercado para os concorrentes, enfrentou problemas administrativos e viu se esvair muito da representatividade que havia conquistado no decorrer dos anos de sucesso. Felizmente as coisas começaram a mudar para muito melhor quando a fábrica foi adquirida pelo sólido Hayes Bycicle Group, controlador de outras grandes e tradicionais marcas, como Hayes, Sun Ringlé, Wheelsmith e Answer.
Depois de um período de reformulação administrativa e uma renovação completa em sua linha, a Manitou dá claros sinais que volta para reconquistar uma posição de destaque no concorrido mercado internacional de suspensões. Em termos de Brasil, a marca é oficialmente representada pela empresa paulistana Fepase, que além de contar com uma boa rede de revendedores, se preocupou primordialmente em estruturar um serviço de assistência técnica de fato eficiente, chefiado pelo experiente mecânico Henrique Yamagushi e apoiado por um amplo estoque de peças de reposição.
Com as credenciais da Manitou na mesa, o
P29BR se volta agora ao objeto do teste propriamente dito, a Tower, substituta direta da descontinuada Drake e da clássica Minute, que passou a ser fabricada apenas para o aro 26. Estão disponíveis ao consumidor brasileiro duas versões da Manitou Tower, a Expert, mais acessível, e esta, a Tower Pro. A principal diferença técnica entre as duas está no sistema de amortecimento, ACT Air na Expert e MARS na Pro, esta última conta ainda com uma coroa mais leve, suas hastes de 32mm de diâmetro são produzidas em alumínio 7050 com paredes espessura variável, o tubo de direção está igualmente construído em alumínio, características que juntas conferem um peso menor à Tower Pro. O exemplar de testes do
P29BR com 80mm de curso, registrou interessantes 1.690 gramas. O detalhe é que para atingir esse número na balança, os tubos e as partes internas de cada exemplar são especificamente dimensionados, de forma que não é possível alterar o curso original de fábrica, contudo a Manitou Tower pode ser encontrada também numa versão com 100mm de curso.
A aparência dos garfos Manitou continua sendo singular. O arco reverso, além de fugir do lugar comum em termos estéticos, confere rigidez adicional ao conjunto. Falando nisso, os ciclistas mais pesados ou ainda aqueles interessados em uma direção mais precisa, já podem adquirir no Brasil a Tower com opção de um sempre recomendável eixo passante de 15mm e tubo de direção tapered. O suporte para freio à disco é do tipo post-mount. No quesito grafismo a suspensão da Manitou não decepciona, tem aparência moderna e compõe bastante bem qualquer que seja seu quadro. As bordas dos adesivos sofreram um pouco com o uso, mas a aparência geral da suspensão se mantém muito boa mesmo depois de algumas centenas de quilômetros.
No momento de rodar com a Manitou Tower Pro, o que quase que imediatamente chama atenção do piloto é suavidade proporcionada pelo MARS, ou melhor, Manitou Air Response System, um sistema de amortecimento com características únicas, combinando mola pneumática (cartucho de ar) e mola helicoidal. Esse arranjo pouco comum se mostrou tão competente na trilha, que me permitirei usar um termo comum nos EUA para definir seu funcionamento: "like butter", ou seja, a Tower Pro trabalha como se estivesse com as hastes "amanteigadas". A mola helicoidal controla o funcionamento da suspensão na porção inicial do curso e garante um desempenho superior nessas condições, enquanto que a mola pneumática regulável confere progressividade a partir da porção intermediária de curso de tal modo que, pessoalmente, não atingi o final de curso em nenhuma situação.
Tendo por base meus 78Kg de peso, encontrei a calibragem ideal para a Manitou Tower Pro na casa de 90 psi para o XC, com o controle de retorno setado numa posição intermediária, tendendo levemente para o lado mais lento. Localizada na parte superior da haste direita, a alavanca vermelha de regulagem de compressão Absolute+ permite que o piloto escolha, mesmo em movimento, se deseja manter o sistema aberto ou diminuir progressivamente sua sensibilidade até o travamento total, bastando para isso girar essa alavanca por completo no sentido horário. Não enxerguei muita utilidade para o Absolute+ em suas posições intermediárias, por isso considero a Tower Pro muito mais uma suspensão com compressão do tipo "on-off", sendo assim, depois de um mês de testes, foi muito bem vinda a instalação de uma funcional trava de guidão Milo, que além de compacta e ergonômica, oferece mais conveniência para o piloto. A trava é comercializada por 210 Reais, já instalada, bastando para isso enviar seu garfo diretamente à Central Técnica de Serviços da Fepase.
Por falar em travamento, o bloqueio total na Manitou Tower é muito mais efetivo que o de alguns dos seus principais concorrentes, tornando o garfo rígido, ainda que não totalmente livre de movimentação, característica muito apreciada por aqueles que competem e querem aproveitar ao máximo a energia gerada em cada pedalada. Instalei a Tower Pro em uma Singlespeed, o tipo de bike no qual pedalar em pé é mais do que uma constante, o interessante é que mesmo nessas condições, na maioria do tempo eu utilizava a suspensão destravada. É importante destacar que a Manitou Tower Pro assimila com propriedade as ondulações do terreno, principalmente aquelas consideradas de "baixa velocidade", potencializando a tração, mesmo a bordo de uma bike com transmissão de velocidade única.
Controle de retorno localizado na parte inferior da bengala direita poderia ser de operação mais intuitiva, contudo faltam marcações que facilitem a regulagem, além da ausência de uma delimitação clara para cada um dos limites. Uma dificuldade fácil de remediar com canetas marcadoras permanentes.
Ainda que grande apreciador do sistema de plataforma estável desenvolvido anteriormente pela Manitou, o SPV, uma funcionalidade do tipo "regule e esqueça", confesso que nem cheguei a me importar em utilizar a trava remota na Tower, consequência direta do bom desempenho do conjunto. Apesar de contar com uma arranjo de amortecimento incomum, o peso da suspensão é ainda bastante interessante. A Manitou Tower está disponível no Brasil em três versões com preços variando entre 1.479 e 2.414 Reais e se mostrou de fato um upgrade de significativa relevância para sua 29er.
Keep 29eriding!
Ótima reportagem Adil!
ResponderExcluirMuito bom termos a avaliação de novos produtos de marcas que estão voltando ao mercado com força.
Agora fazendo uma comparação desta suspensão com uma rock shox, ela estaria no mesmo patamar de uma Reba por exemplo?
Olá tperes,
ResponderExcluirÓtima pergunta.
Sem pensar muito, te respondo que a Manitou Tower está num patamar de excelência similar ao da RockShox Reba, contudo na minha opinião é superior em termos de qualidade de amortecimento e durabilidade, perdendo um pouco apenas em termos de possibilidades de regulagem.
Abs,
Adil
Realmente a Manitou manda muito bem nas suas suspensões,no mesmo nível do Rock sox.Já tive uma Giant full 26 que tinha um amortecedor central Manitou SPV que era show nas trilhas.
ResponderExcluirOla Adil, o Blogger de cara nova, ficou simplismente otimo, parabéns.
ResponderExcluirOlá Alain Pozzatti,
ResponderExcluirObrigado! A ideia é facilitar para o blog-leitor o acesso à quantidade de informação já extensa disponível no P29BR.
Abs,
Adil
Ola Adil! Tudo bem?
ResponderExcluirParabens pelo novo formato do blog, acompanho sempre.
Acabei de comprar a tower pro, na primeira analise vocêja mandou muito bem a ponto de me incentivar a pesquisar mais sobre a mesma.
Acabei de integrar o grupo das 29 e tenho que agradece-lo pelas informações do blog!
Ótimo teste, como sempre de primeira qualidade! Tenho uma Carve com garfo de carbono e pretendo adquirir essa suspensão, estou tendo dificuldade em encontra-la na versão Pro, encontrei apenas a Expert. Abraço.
ResponderExcluirespero que não esteja indo contra as normas do blog, se sim pode apagar esse post.
ResponderExcluirBRP, a minha Pro comprei com o Junior do Bike Shop http://www.bikeshoping.com.br/
A loja é muito boa e o vendedor atencioso e honesto, pode dizer que o Vandir que recomendou.
Abs espero ter ajudado
Olá Vando,
ResponderExcluirObrigado por colaborar com o BRP.
Fiquei aguardando um retorno do importador, mas creio que sua resposta irá ajudá-lo.
Abs,
Adil
Que bom !
ResponderExcluirEspero ter ajudado,
Nessa prox semana chega a susp, assim que testa-la posto minha experiência.
Abs
Olá Adil, estou perto de fazer a troca da minha suspa, to querendo uma com eixo de 15mm, pelo que li vc diz ser melhor, menos torção, o meu é de 9mm , teria que substituir o cubo, esse Shimano Deore XT HB-M758 serviria?Outra pergunta que ha algum tempo estou pra te fazer, vc acha que os quadros de aluminio ainda tem espaço ou é coisa do passado?abraço Rodrigo
ResponderExcluirAdil, tenho interesse em mudar para 29er, estou comprando um quadro specialized carve e uma suspensão que gostaria da sua opinião spinner aeris 29er, dizem que essa marca é muito boa, fabricava as rock shox no passado e esta com preço e peso excelente, o que vc acha dessa suspensão? Obrigado R. Lincoln
ResponderExcluirAcabei de montar uma soul 29er carbon e usei uma spinner Aeris 300.
ResponderExcluirO custo benefício dela é excelente e ainda dava para ficar mais leve, tirando os adaptadores para V-brake e o sistema IS.
Olá Rodrigo,
ResponderExcluirSim, esse cubo Deore XT HB-M758 serviria, apesar de não estar entre os mais leves.
Os quadros de alumínio ainda tem um espeço enorme no mercado, as fábricas conseguem fazer maravilhas em termos de moldagem e soldas. Eu utilizo uma Niner One 9 de alumínio e considero excelente.
Abs,
Adil
Olá Ramon Lincoln,
ResponderExcluirAs suspensões Spinner são satisfatórias, mas de todas as formas esse papo de que fabricavam Rock Shox eu penso que é coisa de vendedor. De qualquer forma, se o preço foi aceitável, não acredito que vá comprometer para um uso não muito pesado.
Abs,
Adil
blz Adil,estou iniciando no mundo das 29ers,minha primeira duvida, comprei uma suspa com eixo de 15 mm, porem minhas rodas são de 9mm(alexrims), estou pensando em pegar o cubo da sram x9 15mm, precisaria fazer a troca dos raios da minha roda, ou eles serviriam no cubo novo?obrigado Lucas
ResponderExcluirOlá Lucas,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR.
Essa sua dúvida eu não consigo responder sem conhecer as medidas dos dois cubos, mas como regra geral, não é provável que consiga reaproveitar todos os raios.
De todas as formas, sugiro que você entre em contato com um especialista em rodas. O Edu do Spa da Bike (https://www.facebook.com/spadabike) poderá te ajudar.
Abs,
Adil
O que você indica?
ResponderExcluirManitow Tower Pro ou X-Fusion Slide RL2 para uma bike Kona Satori Full?
No caso ambas 29 e 120mm?
Até mais...
OLá Ronaldo,
ExcluirGosto das duas suspensões. Se alguma delas tiver eixo passante e/ou você for um ciclista pesado, escolha essa, vai ser mais adequada à sua bike.
Abs,
Adil
Não sou pesado, tenho 72kg e 1,72m. Eu comprei o quadro novo e estou comprando as peças para montar, mas quero peças boas, entende?
ExcluirA Kona Satori 2012 (ano do meu quadro) vinha com rock shox revelation 130mm, a 2013 com Fox 140mm. Ambas tem o valor aproximado de US$750.00 a US$800.00. Muito caro! Acho que para o meu uso, uma suspensão de 120mm vai dar bem. Aí me deparei com a X-Fusion por US$300.00 e a Manitou por US$500.00. O preço é muito bom, concorda? Da X-Fusion melhor ainda... rs...
Não sei se algumas das duas tem eixo passante... nem sei o que é, pra ser sincero!
Depois dessa explanação toda, o que vc sugere, levando em conta marca, manutenção, regulagem e preço?
Até mais,
RONALDO
Fala Ronaldo,
ResponderExcluirNessas condições, sem dúvida a X-Fusion.
Abs,
Adil
Obrigado pela ajuda... Vou procurar mais alguma oferta no Ebay... se não achar nada vantajoso vou cair na X-Fusion mesmo...
ExcluirBonita, vc testou e gostou, combina com meu quadro...
Dá uma olhada na bike original...
http://bikeworksls.com/media/data/thumbnails/2/SN850763.JPG
Até mais,
RONALDO
Olá amigo, parabéns pelo site, depois que comprei uma 29 estou sempre ligado aqui.
ResponderExcluirAtualmente tenho uma rockshox xc28, mais básica da categoria. Quero trocá-la, porém estou totalmente perdido: Recon de $1200, x-fusion de $1500, manitou de $1500, proshox onix de $1700 e finalmente reba de $1800.
Sou leve 65 kg, porém ando tanto em estradas como em trilhas.
Ok vc acha???
Olá Anônimo interessado em suspas,
ExcluirObrigado por acompanhar o P29BR!
Pensando em termos de custo X benefício, eu ficaria com as de preço intermediário, ou seja, a X-Fusion ou a Manitou. Não investiria um valor acima desse numa Proshock.
Abs,
Adil
Obrigado Adil,
ResponderExcluirComprei a Manitou e instalei essa semana, ainda não testei nas trilhas, mas vou fazê-lo esse final de semana.
Aparentemente muito boa a suspa. Porém, como tenho ligo em vários lugares, a representação no Brasil da marca está péssima. Fiz o teste e enviei email para a fepasa perguntando sobre assistência técnica, nunca fui respondido.
Abraço
Olá Marcondes,
ExcluirObrigado por deixar sua opinião.
Os serviços de manutenção do representante da Manitou se mostraram eficientes, contudo vou comunicá-los pessoalmente em relação a essa falha no atendimento de pós-venda.
Abs,
Adil
Adil, Parabéns pelo review, mas ainda estou na dúvida entre a manitou tower pro - proshock one - xfusion Rl2...tenho 92kg 1,87, minha atual suspa é de 100mm, estou optando por 120mm para um up, mas o dinheiro tá na mão e quanto mais leio sobre, mas fico na dúvida. O que vc recomenda no meu caso?
ResponderExcluirOlá Guilherme,
ExcluirEu restringiria a escolha entre a Manitou e a X-Fusion, com uma leve tendência à segunda, um modelo estruturalmente mais forte.
Em relação a aumentar o curso, tenha certeza que sua bike é compatível com uma suspensão de 120mm, caso contrário poderá prejudicar a geometria da bike, bem como violar os termos de garantida dela.
Abs,
Adil
Obrigado pela rápida resposta Adil, eu tenho uma Elite 20 e a suspensão seria meu primeiro up na bike, depois de 1200km rodados com ela...vou procurar pela x-fusion, tem alguma dica de onde encontrar ela com preço bom aqui no BR? Abraços!!!
ResponderExcluirE ai Adil, Blz??
ResponderExcluirkra vc recomenda essa suspensão Manitou pra um ciclista de 1,86 de altura e 99KG ???
ela ñ vai torce muito??? uso roda com eixo de 9mm.
Abs
Olá,
ExcluirPara ciclistas mais pesados que ainda não migraram para os eixos passantes de 15mm, costumo recomendar a X-Fusion Slide, uma suspensão de construção robusta e ótimo funcionamento.
Abs,
Adil