Com essa pergunta em mente, solicitei ao representante Hayes no Brasil um par dos freios Dyno para montar na MOB Stamina 29 do P29BR. A ideia era experimentar freios hidráulicos de entrada numa 29er de mesma categoria, um pacote economicamente acessível e viável para aqueles que pretendem migrar para o aro 29 polegadas, mas dispõe de um orçamento limitado.
O Hayes Dyno tem preço sugerido de R$ 199 para cada lado (manete, mangueira e pistão). Trata-se de um produto acessível, ainda assim a tradicional fabricante de freios considera o equipamento tão confiável que oferece garantia "lifetime" (vitalícia) contra vazamentos. O fluido utilizado é um DOT 4, com alta resistência ao aquecimento, visando garantir uma frenagem eficiente e sempre segura. O peso do conjunto dianteiro ou traseiro está na casa de 400 gramas, variando um pouco em função do comprimento dos conduítes.
O design compacto e elegante dos manetes do Dyno lembra o de outros já consagrados e anteriormente produzidos pela própria Hayes, contudo as partes internas foram completamente atualizadas e desenvolvidas especificamente para este novo modelo que conta com a mesma tecnologia dos respeitados Hayes Prime. Segundo a fábrica, o conceito tecnológico empregado foi emprestado dos freios das míticas motocicletas Harley Davidson.
A montagem do Hayes Dyno se mostrou bastante simples, em minutos o conjunto estava instalado. Para a dianteira preferi um rotor de 180mm, na traseira mantive o padrão de disco de 160mm. Num primeiro momento, mesmo estando ainda dentro do chamado período de "burnish" (50 primeiras frenagens), o funcionamento do sistema apoiado por pastilhas semi-metálicas de longa duração me pareceu relativamente silencioso, ao contrário do que em geral ocorre com modelos econômicos de outras marcas.
Keep 29eriding!
Adil, que garfo é esse??
ResponderExcluirTiago Tofanetto
Oi Tiago,
ResponderExcluirO garfo na foto é um Voodoo 500 de cromo.
Abs,
Adil
Esse Hayes lembra muito os antigos Shimano BL-M486, que são muito bons!!!
ResponderExcluirTenho um conjunto Shimano desse modelo, nunca tive problemas de frenagem, sempre foram eficientes em varias condições.
Mas o Hayes fica com cara de velho diante dos Shimanos 445, bem mais elegantes e com preço bastante parecidos.
Se tivesse que escolher... Fico com os Shimanos.
Esse Hayes Dyno devia ter o visual dos irmãos mais caros, ai sim ficaria uma duvida cruel, o Hayes Stroke é muito bonito!!!
Cara não sei se sou o único com esse problema mas comprei a two niner da caloi e adorei os freios hidraulicos( não sei como vivia sem eles) mas o lance que me irrida é porque os freios dianteiros tem que ser sempre os da esquerda e os trazeiros sempre os da direita?
ResponderExcluirNas motos o dianteiro é da direita.
Falo isso porque não tem logica vc usar os freios dianteiros na esquerda, veja só:
Os freios que vc imprime mais força é o dianteiro, se vc for destro vc terá mais musculos, logo, mais força com a mão direita, salvo se vc for canhoto aí tudo bem.
A logica é assim, vc faz um freio ABS humano mais correto desta maneira se vc for destro. Maior controle e foça com o freio dianteiro com a mão direita e traseiro, que requer menos força e menos travamento com o traseiro.
Fica o tema para debater com a galera...
Questão de costume Anderson. Nada impede que você troque a posição das mangueiras, um colega meu usa desse jeito, ele é canhoto. Detalhe, na inglaterra é usado desse jeito!
ResponderExcluirOlá Anderson,
ResponderExcluirMuito bem observado.
Quando comecei a andar de mountain bike, no início da década de 90, também preferia montar meus freios seguindo o padrão das motocicletas.
Hoje, caso queria utilizar seus freios dessa maneira, muitas marcas oferecem opções "ambidestras" de montagem em seus modelos de categoria superior.
Se o seu freio não permite a utilização no estilo moto, existe ainda a opção de levá-los a um mecânico para trocar de lado as mangueiras.
Abs,
Adil
Perguntinha fora do contexto. Onde você conseguiu essas manoplas?
ResponderExcluirOlá Luiz,
ResponderExcluirComprei as manoplas ESI nos Estados Unidos. É o modelo Chunky, mais confortável que o Racer.
Abs,
Adil
Olá Adil,
ResponderExcluirCara o seu blog é muito bom, parabéns...Se me permite gostaria de tirar uma duvida, tenho uma Fuji 29 Nevada 1.5, escolhi essa bike porque no momento era o melhor custo beneficio para mim em uma 29. Gostei muito da 29 anda demais chego a pegar 70km na descida e apesar de ser uma bike de entrada costumo andar de igual para igual com pessoal que tem bikes tops; Ela tá com 500km rodados em exatos 25 dias, estou pegando firme rsrsrsr...Mas no ultimo role tive um grande susto ela vem com os freios Hayes Dyno, pois bem, comecei a descer uma estrada de terra longa e muito inclinada com um cotovelo a esquerda de da medo no final, até ai tudo que um biker gosta, se não fosse pela falta de freio do meio para baixo, fiquei muito assustado e estou até agora, pois a estrada era muito estreita e se tivesse vindo um carro de encontro acho que seria trágico. Li em outros blog que tem haver com aquecimento e a pilotagem com o freio muito acionado. Tenho 1,85m peso 99kg e a bike equipada 14,5kg. O que vc acha que pode ter ocorrido? Valeu Abraço. Ayres Junior - Mogi Guaçu-Sp
Olá Ayres,
ExcluirPelo seu peso e da bike, o ideal seria utilizar um rotor maior, se possível do tipo "floating" que dissipa muito melhor o calor.
Nunca tive problemas de superaquecimento com o exemplar de testes.
Abs,
Adil
Boa tarde Adil.
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelo excelente blog.
Gostaria de saber se você já tem alguma nova informação a cerca desses freios.
Estou curioso pois terminei de comprar uma Soul SL 500 que pode vir com esses freios ou com o Shimano M446. Assim, queria saber se, caso minha bike venha com o Hayes, devo mantê-lo ou trocá-lo.
Att
Micael
Olá Micael,
ExcluirObrigado por participar do P29BR!
No seu caso, eu manteria o Hayes.
Abs,
Adil
TENHO UMA KHS ALITE 1000 E VIERAM COM OS FREIOS HAEYS DINO,ACABARAM AS PASTILHAS E AGORA NÃO ENCONTRO EM LUGAR NENHUMMM! LIXO !
ResponderExcluirMTBtrip.com.br entra em contato com eles, eles tem!
ExcluirRevivendo o post de 2012! rsrsrs Amigo, quem representa a Hayes aqui no Brasil? Encontrei uma FEPASE, mas ao enviar e-mails eles não me respondem! Possuo um par de freios Stroker Trail e não consigo achar peças de reposição (o'rins, pistões). Abraço!
ResponderExcluirOlá Esdras,
ExcluirSegundo apuerei a FEPASE ainda é a representante da marca.
Você pode entrar em contato direto com a assistência técnica deles: henrique@fepase.com.br
Qualquer dificuldade, me avise.
Abs,
Adil
Adil, muito obrigado pelas informações! Qualquer novidade posto aqui. Mais uma vez obrigado!
ExcluirMinha Trek Mamba 2013 veio com esses Hayes e até hoje eles funcionam perfeitamente.
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