Em meados de 2010, quando a Specialized apresentou a linha 2011, meu amigo e proprietário da loja Zé Bike, representante Specialized para a cidade de Sorocaba, imediatamente encomendou uma Specialized Stumpjumper Comp Carbon para ele. Zé é um entusiasta das 29ers há muito tempo e nos conhecemos justamente em função da nossa paixão em comum pelas rodonas.
Pois bem, visitando o Zé nesta semana, me deparei de surpresa com a Specialized Stumpjumper Comp Carbon 29er, a versão em carbono do modelo aro 29" de maior sucesso comercial da marca. A Stump Comp com quadro em alumínio já é uma bike extremamente competente, fico imaginando o quanto a fibra de carbono pode influir positivamente no já muito bom desempenho dessa 29er.
Apesar de não ter levado minha câmera para registrar as imagens da Stump Carbon, não queria deixar passar a oportunidade, então usei o celular para mostrar algumas das particularidades do modelo que espero testar em breve aqui no P29BR.
O top tube com perfil achatado é único e bastante interessante.
Para completar, o atualizado head tube conificado.
Keep 29eriding!
Adil, qual o valor desse briquedinho aí. Até mais.
ResponderExcluirA Spz sem duvida é um dos maiores fomentadores do conceito 29er no mundo. Graças a ela temos diversos campeões quebrando paradigmas quanto ao uso das rodas grandes.
ResponderExcluirAdil, quando vai pegar ela pra fazer um teste?
Nossa! Linda bike!
ResponderExcluirQual será a diferença de peso entre os quadros de carbono e alumínio??
adil, q tal fazer uma tabela comparativa com os grupos, peças e principalmente PREÇOS das bikes 29' q vc testou e q a gent eencontra aqui. tem muita gente querendo migrar pras rodonas, tem muita informação espalhada na internet....q tal juntar tudo aqui ???
ResponderExcluirsergio murilo
www.bikecaceres.wordpress.com
Meu amigo,que coisa mais linda eleve com certeza!Diga para nós o preço dessa beleza Adil.
ResponderExcluirO Ricardo sou eu mesmo Adil,de BJI-RJ,agora postando da conta do google.
ResponderExcluirSpecialized dispesa qualquer comentario em suas top bikes...
ResponderExcluirmais essa 29er em carbono ficou
TRILOCAAAA!!!
Oi Maxwel,
ResponderExcluirO preço sugerido para a Stump Comp Carbon 29 é de R$ 10.690,00.
Abs,
Adil
Olá Luiz,
ResponderExcluirNos próximos dias eu confirmo quando farei o teste da máquina da Specialized.
Abs,
Adil
Oi Renato,
ResponderExcluirNão tenho essa interessante informação, mas vou averiguar.
Abs,
Adil
Ola,
ResponderExcluirestava no states semana passada,
e olhando para a bike quando voce tem a sworks do lado, ela e tao feia!!!! para me nao acertaram muito na cor dela, quando voce ve a sworks!!!
Laurent
Adil, e essa relação, fica bem numa 29er? Não "falta" marcha?
ResponderExcluirAbração!
Olá Luiz,
ResponderExcluirInfelizmente as poucas que chegaram ao Brasil já foram vendidas e segundo a Specialized não sobrou nenhuma para ser usada em testes.
Vou ter que passar desta vez, mas já estou na espera dos modelos 2012 que estão saindo do forno.
Abs,
Adil
Olá Laurent,
ResponderExcluirA S-Works é de fato maravilhosa, mas este modelo Comp Carbon visto de perto é muito bonito. Nas partes pretas é possível enxergar as camadas das fibras. O contraste com o prata ficou excelente.
Estas fotos não fazem jus à beleza da bike, pois foram feitas com um celular.
Abs,
Adil
Olá Esequiél,
ResponderExcluirNeste momento estou usando uma relação 2x9 na Niner de testes do P29BR.
Por incrível que pareça, não faltam marchas. Todo o cassette pode ser utilizado com qualquer combinação na dianteira, além disso, as trocas são muito mais intuitivas.
Só senti dificuldade nas subidas realmente inclinadas, aquelas tipo as "Altas Montanhas" do Tour de France, ou seja, aquelas realmente fortes. Acontece que elas são a grande minoria na maioria dos meus treinos e passeios, por isso, ainda considero a relação desta Comp Carbon a mais eficiente em se tratando de 29er de XC.
Abs,
Adil
Adil, essa bike é mto Linda mesmo! Mas to de olho na Specialized HardRock e na concorrente dela... a Cannondale Trail SL 29'er 4... ambas regulam o preço, mas achei a combinação de componentes da Cannon mais equilibrado e um interessante garfo amortecedor da RST ea caixa de direção 1.5... dá montar uma Lefty nela, Legal!!!
ResponderExcluirFaz o teste com a Cannondale e compara com a Specialized.
Valeu Adil e Viva as 29'ers!!!
blz adil?
ResponderExcluirainda sobre as cannondale...
já andou em alguma delas? trail 2 ou trail 4?
elas sao mais curtas? o que me diria da geometria delas?
valeu! parabéns pelo blog!
Ola Adil, teria como me ajudar em uma informação: tenho um ciclocomputador cateye CC-HR200DW que usava na minha bike aro 26, porém fiz um up para aro 29 e agora a tabela do cateye não consta um numero para aro 29, você teria alguma dica ?
ResponderExcluirEdilberto, meça o perimetro do pneu dianteiro montado na roda. Veja se existe a opção de inserir essa medida.
ResponderExcluirO meu Cateye Velo 8 tem essa opção.
Abraços.
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Adil, hj fiquei sabendo da nova linha de 29er da SPZ, a Carve.
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkFamily.jsp?sid=12Carve&scid=1099&scname=2012+Early+Launch
Seria uma opção econômica para quem quer uma bike tanto pra competir quanto para passear.
Bikes com preços entre 1350 a 2000 dolares.
abraços.
Bom dia Luiz ! Obrigado pelo info !!
ResponderExcluirOlá Ale Sabia,
ResponderExcluirComparando as bikes que você selecionou, considero as duas bastante equivalentes em termos de equipamentos, com exceção do garfo que o da Cannondale que é um pouco melhor, visto que os Suntour deixam bastante a desejar em termos de desempenho.
Por outro lado, se você pensa numa Lefty, vá direto para a Cannondale Flash 29er com uma geometria mais race, menor peso e a ótima Lefty de fábrica.
Infelizmente a Cannondale Brasil não manifestou qualquer interesse em oferecer uma bike de teste ao P29BR. De qualquer forma, continuarei tentando.
Abs,
Adil
Olá Lucas Rabelo,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR.
As Trail 29er são mais longas e tem uma geometria mais relaxada que as Flash 29er. As primeiras foram projetadas com o conforto como prioridade, já as Flash tem um DNA mais voltado às competições.
Abs,
Adil
Olá Edilberto,
ResponderExcluirBom vindo ao Mundo das 29ers.
O Luiz Fernando já falou tudo.
De uma outra meneira simples, faça uma marca no pneu no ponto que ele estiver tocando o solo, depois empurre a bike em linha reta até a roda dar uma volta completa com a marca novamente em contato com o chão. Meça no chão a distância entre o ponto onde a roda começou a rodar e o ponto onde terminou a rotação completa. Esse número em milímetros é o que você vai colocar no seu Cateye.
Abs,
Adil
Olá Luiz,
ResponderExcluirA Specialized Carve apareceu há poucos meses nas mãos do Ned Overend sendo testada em provas oficiais, mesmo se tratando de uma bike abaixo das tradacionais Stumps, a Specialized colocou no modelo as tendências mais modernas do mercado a um preço bem interessante, pelo menos nos EUA.
Abs,
Adil
Bom dia Adil ! Muito obrigado pela informação !!!!
ResponderExcluirOlá a todos!
ResponderExcluirTive a oportunidade de pesar a Stump Carbon e a Alum... as duas estavam no monstruário, por isso, com pedais de "chumbo" rs... idênticos... mas, acreditem a diferença na balança de foi de 160 g!
Acredito que a maior diferença, entre a carbon e alum seja principalmente no quesito conforto. O segundo quesito de diferença seria o preço, considerando que o preço dessa beleza gira em torno de R$ 10.700 a outra em torno de R$ 6.900. Concorda com essas observações, Adil?
Abraços!
Israel F
Essa bike é linda mesmo eu vi com meus proprios olhos, aqui em Curitiba tem uma tamanho 19 por 8.500 a vista galera, a bike tá novinha.
ResponderExcluirSe alguem se interressar fale com o Fernando dono da BRYCHTA BIKES, fale que foi o Gerson que indicou ok.
Abçs
Gerson
Adil desculpa usar aqui o seu espaço, mas já que aqui é o blog das 29er queria comentar que em Curitiba tem bikes aro 29 as Cannondale,e Scott, e Stump, no Brychta e Gary e Kona na BIKETECH de Curitiba dá uma olhada no site moçada.
ResponderExcluirOlá Israel,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Você é um privilegiado de ver as duas justas, eu não consegui.
Sua comparação e observações foram perfeitas. Em termos de peso, a diferença é de fato pequena, entretanto o quadro de carbono tem uma tendência a ser mais confortável.
Abs,
Adil
Fala Gersão,
ResponderExcluirSua info serve para ajudar os inúmeros blog-leitores aí do Paraná.
Só posso te agradecer.
Abs,
Adil
Para uma pessoa que queira estar começendo no pedal, ql bike vc indicaria!?
ResponderExcluirParabéns pelo site.
ResponderExcluirProcuro por uma spz stumpjumper 29 comp, usada, souber de alguma fico a disposição.
uniformesdeciclismo@gmail.com
Ricardo Correa
Olá Thays,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR.
Se você pretende começar no Mountain Biking pedalando uma bike com rodas de 29 polegadas, duas boas opções são a Specialized Hardrock e a Caloi Two Niner.
Se precisar de maiores informações me diga sua estatura e o uso que pretende fazer da bike.
Abs,
Adil
Olá Ricardo,
ResponderExcluirSeja bem vindo ao Universo 29er.
Na página do P29BR Market sempre eixstem boas oportunidades. De qualquer forma, se eu souber de alguma Stump à venda, te aviso.
Abs,
Adil
Adil;Qual a melhor bike na faixa dos 10 mil e alguma coisa A Stump comp carbon 29 er ou a Jamis Dakota d 29 Pro?Analisando os componentes a Jamis parece levar vantagem.Qual vc escolheria?Estou com essa dúvida pois pretendo adquirir uma 29 er Full carbon em 2012.Atualmente ando numa Giant VT,ARO 26,QUE PESA 15 KGS,e dá canseira nas subidas.Ab Ricardo
ResponderExcluirOi Ricardo,
ResponderExcluirNa faixa dos 10K a minha hardtail preferida é a Scott Scale 29 Pro, uma bike simplesmente excelente em todo tipo de terreno, com um quadro de alta tecnologia.
De qualquer forma, os componentes da Jamis são de fato muito bons.
No seu caso, teria que considerar o que for mais importante para você, um quadro superior ou componentes de um nível mais alto.
Abs,
Adil
Bom dia Adil, primeiro parabéns pelo blog...muita informação boa!!
ResponderExcluirEstou querendo comprar uma Stump comp 29er,mas,tò com uma dúvida.A diferença de preço entre a Carbono e Aluminio, vale o preço?
Anônimo:Não me intrometendo na sua pergunta ao Adil:Tive a mesma dúvida que vc ao comprar minha Stump ht COMP 29 er,no mes passado .Optei pelo quadro de carbono pela maior rigidez,melhor absorção de impactos e conforto muito superior além do baixo peso,é claro!Vc paga mais caro mas ganha uma bike bem superior.
ResponderExcluirOlá Anônimo e Ricardo,
ResponderExcluirA diferença de peso entre a Comp Carbon e a de alumínio é de menos de 200 gramas, mas o benefício em termos de conforto vale, sem dúvida, pagar a mais pela de carbono conforme o próprio Ricardo mencionou.
Abs,
Adil
Ricardo e Adil,
ResponderExcluirobrigado pela resposta, pois como nunca andei em uma bike de carbono, eu não tenho essa noção...
Estou com um amigo indo para Miami e ele trará a bike para mim. Faltava só decidir.
e esses cubos Specialized, são legais ou vale um up no futuro?
muito obrigado mesmo pelas dicas!
Fabio Giovanni
Alguma diferença significativa entre os modelos 2011 e 2012 na
ResponderExcluirSJ Comp Carbono 29er?
Fabio Giovanni
Olá Fabio,
ResponderExcluirOs cubos não comprometem, mas obviamente se você puder evoluir para um American Classic ou um DT 240, melhor ainda.
Abs,
Adil
Olá Fabio,
ResponderExcluirO quadro 2012 está mais moderno, com central BB30 e rodas Roval. Ainda assim, a Stump Comp Carbon 29 ano 2011 é muito boa também.
Abs,
Adil
Bom dia Adil.
ResponderExcluirGraças as informações do Blog, me convenci e consegui comprar a 29er que melhor atendesse o tipo de pedal que faço...já está na mão uma Stj Comp carbono 29er 2012...realmente anda muito.
Dúvida: para converter a roda, preciso da fita de borracha ou só o bico basta?
grande abraço
Fabio
Bom dia Adil.
ResponderExcluirGraças aos comentários e posts do blog, me convenci a migrar para as 29er... já está na mão minha Stj Comp Carbon 29er 2012...muito linda e anda prá cacete!!
Dúvida: para converter os pneus, eu preciso da fita de borracha ou só do bico?
Valeu
Fabio Giovanni
adil,
ResponderExcluircomprei a SJ COMP CARB no começo do ano, e estou curtindo muito. gostatia que me tirasse uma dúvida.
Nas rodas Roval, os 64 raios pesam aproximadamente 896g certo? Substituindo esses raios por DT Super Comp (64 ~ 318g),consigo tirar aproximadamente 600g com gasto relativamente baixo(trazendo os raios de fora)...isso mesmo!?
abraço
Fabio
Olá Fábio,
ResponderExcluirInfelizmente não tenho a informação do peso dos raios originais da sua Roval, contudo sem dúvida você consegue uma redução considerável utilizando raios top. Caso não seja um ciclista pesado, os raios DT Swiss modelo Revolution dão conta do recado tranquilamente, além de serem mais leves que os Super Comp.
Abs,
Adil