A nova 29er da MOB que vai chegar às lojas brasileiras nos próximos meses, promete ser uma opção acessível e de qualidade para aqueles que desejam montar uma bike com rodas grandes.
O P29BR foi incumbido de testar o protótipo que irá se transformar em breve no modelo de produção da MOB.
Por questões éticas, minhas impressões eu transmitirei diretamente à fábrica. De todas as formas, quero apresentar a você blog-leitor detalhes interessantes da bike montada.
O exemplar testado que tem quadro tamanho 16", é bastante compacto e serviu no limite para meus 1,76m, lembrando muito minha primeira 29er, uma Felt Nine Pro.
O down tube começa na região do head tube como um perfil ovalizado em relação ao eixo vertical, assumindo novo formato à medida que se aproxima da concha do movimento central, mantendo o mesmo aspecto oval, contudo agora em relação ao eixo horizontal, o que confere uma dose extra de rigidez ao central.
Depois que o P29BR publicou o primeiro post sobre este quadro (http://projeto29brasil.blogspot.com/2011/05/p29br-29er-spy-nova-29er-da-mob.html), surgiram críticas em relação aos suportes para v-brakes. É importante enfatizar se trata apenas de um protótipo através do qual são colocados à prova vários conceitos, que podem ou não fazer parte do modelo de linha. A MOB confirma que a bike será compatível exclusivamente com freios à disco.
Mesmo sem contar com um seat tube curvado, os chain stays da 29er da MOB medem somente 440mm no comprimento, conferindo agilidade e boa capacidade de aceleração à bike. Notem o perfil achatado dos stays.
A caixa de direção é semi-integrada, com reforço na junção com o down tube.
Cores e grafismo serão diferentes nos quadros de linha. O peso atual de 1.950 gramas também vai baixar. A bike completa, com garfo rígido pesou 11,5 Kg. Por prováveis 650 Reais, a MOB 29er parece vir para se tornar sucesso imediato de vendas.
Keep 29eriding!
Legal, legal, gostei. As soldas parecem ta muito boas...
ResponderExcluircom esses componentes qualquer quadro fica bom...hehehehe.
ResponderExcluirAdil,
ResponderExcluirDesde a matéria anterior que fiquei na dúvida. Vai ser comercializado só o quadro ou a bike completa?
[ ]s
Olá Adil!!! A bike ficou show, agora me diz, o que você esta achando dos freios Avid BB7? Você esta usando qual tamanho de rotor? e qual cassete você esta usando nas rodas Vzan? abraço
ResponderExcluirSó não achei bom aquele reforço entre head/down tube.
ResponderExcluirO reforço é válido, mas parece que tem um pedaço aberto na parte inferior... ali pra encher de barro e nunca mais conseguir limpar é bem fácil, e tb a pintura com ctz não vai entrar bem pra proteger lá.
Um reforço fechado, como é na maioria que possui este reforço, resolve facilmente a questão.
Euler
Oi Luciano,
ResponderExcluirA MOB não comercializa bikes completas, neste caso será apenas o quadro. Eles também terão disponível um garfo rígido compatível com rodas de 29 polegadas.
Abs,
Adil
Oi Wagon,
ResponderExcluirEsses freios são os Avid BB5, mais simples que os BB7, mas ainda assim muito bons em se considerando o fato de serem mecânicos. É o tipo do produto que chamo de "trouble free", daqueles que nunca dão problema e tem boa performance. O importante para funcionarem bem é que os cabos estejam sempre lubrificados. Aconselho também usá-los em conjunto com os manetes da própria Avid com Speed Dial. Meus rotores são de 160mm.
Nessa bike estou usando um cassette Shimano 11-34.
Abs,
Adil
Oi Euler,
ResponderExcluirCertamente a MOB está atenta aos seus comentários.
Abs,
Adil
Adil, muito interessante este quadro MOB. Quanto ao peso, atualmente é o mesmo da Caloi, porém a geometria muito diferente. Gostei muito. Vou esperar o lançamento.....heheheeh Abraço Luiz Antonio
ResponderExcluirAdil:O lançamento desse quadro é uma boa oportunidade para que eu monte uma bike 29 er com um custo relativamente baixo,em comparação com as MTB 29 er de entrada.Para asfalto e mesmo trilhas leves,usando um garfo rígido,e componentes leves,para manter um peso menos que 12 kg.Vc sabe se vai ter no tamanho 19 ou 21 ,para meus 1,85 ms?O blog está bombando,parabéns.Ricardo-BJI-RJ
ResponderExcluirOra.. Nada de novo neste quadro ao Brasil, afinal já existe aro 29 produzido aqui.
ResponderExcluirEste quadro apresentado apenas comporta uma roda maior e nada mais, sequer é de liga de alumínio Triple Butted Tubes Hydro-Edge II - Top Down reforçado feito para este tipo de rodas. Ou de titânio, sendo que também não é concebido como "Full Suspension", vital para uma Montain.
Pior, o garfo dianteiro também não possui suspensão. Se tivesse alguma destas características, daí sim seria uma boa novidade ao mercado Brasileiro que desconhece quadros assim feitos para "rodalhões" como estes.
Mas não estou aqui para tirar mérito algum, apenas registar o que nos falta.
Até porque, "antes tarde e mancando, do que nunca".
Olá Ricardo,
ResponderExcluirObrigado por participar sempre do P29BR.
Peço perdão pela demora na resposta.
A MOB está programando um quadro tamanho 20", mas para os seus 1,85m, o 18" serve perfeitamente.
Os quadros já estão em produção e devem chegar em breve ao Brasil.
Abs,
Adil
Ola Anônimo,
ResponderExcluirObrigado por deixar sua opinião, na próxima vez, assine, assim os outros blog-leitores saberão quem é você e poderão interagir melhor contigo.
No momento nós temos apenas uma 29er produzida no Brasil, a Caloi Two Niner, que só é vendida como bike completa. Em termos de oferta de quadros, não há, uma vez que a Saga deixou de produzir. Portanto, a MOB oferecer um quadro de entrada para o Universo 29er é algo extremamente relevante para o mercado nacional e todos aqueles que pretendem migrar para o formato, mas querem investir pouco.
O quadro não possui apenas uma roda maior, mas sim uma geometria desenvolvida para suportar essa roda maior. Em relação ao "Triple Butted Tubes Hydro-Edge II" que mencionou e copiou das especificações de um modelo da Marin Bikes, não se trata de uma liga de alumínio, quer dizer apenas que são tubos hydroformados de tripla espessura, presentes logicamente em bikes mais caras.
Por falar em preço, como o quadro da MOB vai custar em torno de 600 Reais, seria impossível que ele fosse de titânio, você não acha? Ou mesmo uma full-suspension. Aproveitando, te convido a acompanhar o blog com mais frequência e dar uma olhada na grande quantidade de informação disponível, assim irá perceber que a evolução das 29ers deu sangue novo às hardtails.
Abs,
Adil
OI Amigo gostaria de parabenizar pelo produto e pelo diferencial que me chamou atenção a gancheira para o v-brake, acredito na força das 29 para o cicloturismo futuro do Brasil, tambem tem a proshock apostando na mesma! com o lançamento da suspensão proshock one 29er com gancheira para o V-Brake e suporte p disco! só dando uma idéia se possivel mantenha o v brake, duvida: tem a possibilidade de usar essas rodas da vzan p o v brake? Abraços
ResponderExcluirOlá Andrews,
ResponderExcluirA MOB decidiu pela eliminação dos suportes para montagem dos V-Brakes na versão final do quadro Stamina 29. De qualquer forma, os freios à disco, mesmo os mecânicos, vem ganhando espaço inclusive em modalidades onde não eram antes coonsiderados, como no Cyclocross.
As rodas VZAN para o aro 29 não são compatíveis com V-Brakes.
Abs,
Adil
O AVID BB7 com manetes DEORE freiam tão bem quanto com as manetes AVID SPEED DIAL 7?
ResponderExcluirOlá Claud,
ResponderExcluirOs manetes Avid Speed Dial oferecem mais modulação que os Deore, além disso o Avid oferece a possibilidade de regular melhor o funcionamento do freio.
Abs,
Adil
Olá Adil,
ResponderExcluirEstou pensando em montar uma 29er mas não quero gastar muito. Por isso decidi que só monto com garfo rígido de alumínio. Você pode me indicar algum para freio a disco?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.
Olá expressãoviária,
ResponderExcluirObrigado por participar.
Se te interessar, tenho um garfo de cromo Voodoo:
http://www.pedal.com.br/forum/topic50759.html
Abs,
adil
Olá Adil...
ResponderExcluirGostaria de aproveitar que você, com seus 1,87, testou esse quadro da mob tam. 16 pra saber tua opinião:
Hoje ando num quadro caloi elite tam. 18, cujo top tube efetivo de ~577mm encaixa perfeitamente em mim.
Sendo assim eu escolheria o tamanho 16 do Mob Stamina 29, que tem o top tube de 585 (efetivo).
Mas considerando a altura do selim normalmente usada no xc (selim um pouco acima da linha do guidão, joelhos o mínimo flexionados) eu estou com dúvidas se o tam. 16, especificamente o tamanho do "seat tube", seria adequado, considerando 2 parâmetros:
- tamanhos de canote disponíveis.
- estética.
Tenho 82cm de cavalo e 1,73 de altura.
Gostaria de acertar no tamanho. O que você acha?