Essa você não vai encontrar na loja.
Pouco antes de nos deixar, meu amigo Fabio presenteou o
P29BR com um quadro Limone. Nunca me adaptei a bicicletas de Speed, por isso, desde o princípio minha idéia era a de transformar a minha nova Saga em uma bike de asfalto, com potencial para eventualmente encarar algumas estradas de terra batida. Uma bike mais confortável para treinamento de longa distância em estrada, cicloviagens e até mesmo transporte. Partindo dessa premissa, passei para a fase de escolha dos componentes.
Pelo fato de serem fabricados de maneira quase que artesanal, ao contrário do que acontece com os modelos produzidos em larga escala numa linha de produção, os quadros da Saga não são exatamente idênticos entre si, principalmente no que diz respeito aos seus ângulos. Notei que os últimos exemplares da Saga que eu recebi para testes apresentavam o ângulo da caixa de direção sensivelmente mais elevado que os números do protótipo que eu testei e aprovei há algum tempo atrás. Em função disso, decidi que deveria usar na minha montagem um garfo rígido com a maior altura eixo-coroa possível, visando relaxar um pouco mais o head angle, tornando a bike mais dirigível e estável. A melhor opção que encontrei foi o novo garfo Voodoo Zombie 500, com altos 500mm de eixo-coroa. Para se ter uma idéia, os garfos rígidos da Niner medem apenas 470mm no exio-coroa.
Para as rodas, a eleita foi a versão 2011 da VZAN Extreme Disc 29, agora com grafismo atualizado e uma fita de aro customizada. Em termos de características técnicas, a roda da VZAN continua a mesma que foi apresentada em 2010. Trata-se de rodas extremamente confiáveis para longas distâncias e com um bom peso, além disso, são facílimas de serem convertidas para tubeless com auxílio da fita NoTubes.
Em termos de pneus, buscava um bom modelo híbrido, com grande capacidade de rolagem no asfalto e proteção adicional para encarar trechos longos e até algumas estradas de terra. O escolhido foi o Kenda Kwick-Trax 700x32 com camada interna de proteção anti-furos Iron Cap. Com quase 500 gramas, se aproxima em peso aos pneus 29" para XC, entretanto para esta aplicação em especial, é uma opção mais eficiente.
Usei um grupo Deore na transmissão e freios à disco Avid BB5 mecânicos. Um pacote confiável, de custo aceitável e baixa manutenção, bastante alinhado com os propósitos de utilização da bike.
Em virtude de uma mudança completa de "personalidade" da bike, percebi que deveria rebatizar a nova encarnação da minha Saga Limone 29. O nome Randonneur, alusivo a ciclistas e provas de longa-distância me pareceu perfeito. Tratei de adaptar o ótimo grafismo original, adequando o visual do top tube a uma condição mais Road.
Finalmente nascia assim a Saga Randonneur 29 by
P29BR.
Mais uma vez, um obrigado em especial a Fabio Yoshimoto e Denis Cardoso, que me ofereceram o quadro e tornaram possível a criação desta 29er híbrida, uma bike simplesmente deliciosa para se pedalar.
Keep 29eriding!
Ola Adil
ResponderExcluirFiz exatamente isso na minha SAGA. Ela atualmente esta com garfo rigido, e para provas de audax usei um par de pneus 700x28, especiais para cicloturismo. A bike ficou muito boa, roda muito, leve, e muito confortável. É uma ótima opção para provas longas, Ainda mais para quem não tem muito preparo, como é o meu caso, pois com speed o conforto reduz, e com as 26 normais o desempenho não é lá muito bom. Enfim, PARA MIM, a combinação certa para provas de audax.
Onde posso comprar um garfo rigido para disco e v brake e que aceite pneus 2,2"?
ResponderExcluirAdorei! Simplismente incrivel.
ResponderExcluirArriscaria até colocar um guidão de Speed e aproveitar esse freios mecanicos para usar os manetes de freio de Speed.
Aqui veio a inspiração.
http://www.youtube.com/watch?v=psTJTs0NmA4&feature=player_embedded
Quanto custa um pneu desses? Existe algum site brasileiro que venda?
ResponderExcluirAdil, já pesou ela? Aposto que está com menos de 11 kg!
ResponderExcluir[ ]s
Adil, qdo vc pos este garfo aumentou a distancia entre eixos, o que imagino torne-a mais estavel como vc colocou (estou certo?). Nao entendi o que vc chamou de dirigibilidade e qual a funcao do garfo nesse caso. Obrigado e abs!
ResponderExcluirFala Charles,
ResponderExcluirRealmente a bike vai muito bem no asfalto para pedaladas de longa distância.
Abs,
Adil
Olá Anônimo,
ResponderExcluirSe você quer um garfo rígido compatível com V-Brakes e pneus largos, pode procurar nos EUA um modelo da marca Surly.
Abs,
Adil
Oi Thiago,
ResponderExcluirOs pneus custaram 19 dólares cada um nos EUA. Infelizmente não achei aqui no Brasil, mas por esse valor você não vai pagar imposto de importação.
Abs,
Adil
Olá Luciano,
ResponderExcluirA Saga 29 Randonneur ficou com 11,3 Kg sem os pedais. O peso extra vem do garfo mais alto.
Abs,
Adil
Olá Renato,
ResponderExcluirSim, o garfo mais alto aumentou um pouquinho o entre-eixos o que teoricamente deixa a bike mais estável em descidas.
Em relação à dirigibilidade, o fato é que pedalei algumas bikes Saga com a caixa de direção muito elevada, o que deixa a direção arisca e, por exemplo, atrapalha o desempenho da suspensão caso você use uma.
Preferi montar esse garfo com 500mm de altura para relaxar a caixa de direção, deixar a bike menos arisca, mais fácil de conduzir e até mais confortável, inclinando mais o vetor de força sobre o garfo.
Abs,
Adil
Adil, ta 100% cara, ideal pra viajar e curtir...PARABÉNS!
ResponderExcluirAdil, esse garfo é muito pesado? Com um garfo mais leve de carbono será que baixa de 11 kg? Pergunto pois adoraria montar uma 29er "road bike" rígida para os dias de 100% de asfalto (e sem gastar os tubos). E nesse cenário quanto menor peso melhor, né? :)
ResponderExcluir[ ]s
Adil,
ResponderExcluirquando você fala de caixa de direção muito elevada refere-se a ângulos de caixa de 92 graus como os das bikes Niner?
Luiz
Oi Luciano,
ResponderExcluirEsse garfo pesa 1.200 gramas, o meu Trigon de carbono tem menos que a metade disso. De todas as forma, se a sua Road Bike rígida não for usada em competições, mas sim em cicloviagens e deslocamentos, pelo menos a meu ver, a diferença de peso não é uma variável tão importante assim.
Abs,
Adil
Olá Luiz,
ResponderExcluirUm detalhe apenas, o ângulo da caixa de direção na Niner é de 72 graus, muito adequado a uma 29er.
Aqui, neste caso especificamente, estou falando em valores sensivelmente maiores que isso e que acabam influindo negativamente no desempenho da bike.
Abs,
Adil
Ficou muito 10 a bike!!! mais o povo que saber...COMO ESSA BIKE FICOU PARADA SOZINHA NAS FOTOS???? rs...
ResponderExcluirÓtima pergunta, Mauro!
ResponderExcluirNa verdade, eu parei no acostamento, peguei um galho de árvore e apoiei a bike no meio da estrada.
Cada vez que vinha um carro, eu tinha que sair correndo com ela!
Mas você deve estar se perguntando o por quê de não aparecer esse galho nas fotos. A resposta é simples, Photoshop.
Se você der uma olhada atenta na foto em que a bike aparece de traseira, conseguirá perceber o apoio na região do movimento central.
Abs,
Adil
Adil,
ResponderExcluirEssa eu realmente curti demais.
Pode nos dizer o quanto custou esse setup?
Muitos amigos meus tem comprado speed, mas cada vez que no assunto me desanimo. Não é pra mim.
Agora, uma bike de ciclotur, puxa vida, é entusiasmante... Até poderia cogitar ir trabalhar com uma (90 km pra ir e voltar). Acha que seria viável?
Esse seu blog é demais!
Um abraço!
Parabéns Adil!Muito legal a bike,seria possível montar uma 29 er,com essas características dessa Saga por menos de 3 mil e além de asfalto usá-la em trilhas leves?O blog está cada vez melhor,passo aqui quase todo dia.Ab Ricardo-BJI-RJ
ResponderExcluirOi Carlos,
ResponderExcluirObrigado por curtir o P29BR!
Ótima pergunta a sua. Vou fazer um levantamento considerando o preço de loja aqui no Brasil e te digo.
Sem dúvida trabalhar com uma bike dessas seria muito bom, tanto para seu corpo, quanto para sua mente. Se você tiver um plano-B para os dias de chuva, por exemplo, dá para encarar o desafio sim.
Parabéns pela iniciativa.
Abs,
Adil
Oi Ricardo,
ResponderExcluirFico contente que continue acompanhando e gostando do que lê aqui.
Tenho certeza que é possível sim montar uma bike dessas por muito menos que 3000 Reais. Uma boa opção seria o quadro da MOB. Além dele, nos próximos meses mais uma marca estará oferecendo quadros 29er avulsos por aqui.
Abs,
Adil
Adil, voce esta andando tubeless com essas rodas e esses pneus? Qual kit voce usou? Esta usando selante? Quantas libras voce esta colocando nos pneus? Obrigado.
ResponderExcluirOlá Adil!!! Eu estou pensando em montar uma 29" e gostaria de saber de você se há algum rumor sobre o retorno da produção da Saga? abraço
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAs rodas da saga Randonneur eu não converti para tubeless, porque uso esse par de rodas VZAN em vários outros testes, por isso, preferi continuar com as câmaras. De qualquer forma, todas as minhas conversões eu faço com kits NoTubes.
Estou rodando com 70 psi nesses pneus, a calibragem mínima recomendada na lateral desse Kenda é de 65 psi.
Abs,
Adil
Olá Wagon,
ResponderExcluirA Saga a princípio tem 17 quadros prontos para serem alinhados, tratados e pintados. Eles farão parte de uma série especial como homenagem ao Fabio Yoshimoto. Provavelmente terão a cor amarelo "Livestrong". Entretanto a família do Fábio não está com pressa e ainda não tem uma previsão para terminar os quadros, ainda assim, é certo que eles serão vendidos em breve.
A retomada efetiva da produção não está decidida.
Abs,
Adil
Adil
ResponderExcluirBom dia,
Irei correr uma prova com minha 29er no asfalto (categoria mtb),sendo assim te pergunto: Tem algum regulamento atual que me impeça de utilizar minha ar 29"em correidas?
obs: pensando em usar pneus 700 x 24..
Grande abraço.
Oi Mauro,
ResponderExcluirNada te impede de utilizar sua 29er nesse tipo de corrida. Hoje não há nenhuma regulamentação internacional que proiba isso.
O único cuidado que você deve tomar é o de não utilizar um pneu mais estreito que a largura interna dos seus aros.
Go ahead!
Abs,
Adil
Boas Adil,
ResponderExcluirSou fã do blogue. Referência nacional. Faz tempão que acompanho e o que me trouxe aqui foi justamente um dos seus posts sobre as Sagas. Daí, estou com muita vontade de montar uma papa-léguas parecida com esta sua. O problema é minha altura e cavalo: 1,95m e 94cm. Já li que a Saga ia produzir quadro maiores (20"), mas acho que não foi finalizado o projeto. Você saberia dizer algo a respeito? E destes quadros que estão prontos, algum seria grande? Obrigado e desculpa tanta pergunta, mas queria homenagear o Fábio e, ao mesmo tempo, andar em um produto 100% brazuca.
Olá Luiz,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Infelizmente a produção da Saga está paralizada, sem previsão de retorno imediato. Além disso, o modelo tamanho 20" nunca chegou a sair do papel, por isso não há como você considerar essa opção.
Para os grandões a oferta de quadros ainda é menor que a procura. Seria mais fácil encontrar algum modelo de quadro no mercado internacional ou adquiri uma bike completa aqui.
Abs,
Adil
Parabéns pela bike. Apenas como sugestão de um colega Audaxiano, substitua os freios mecânicos por hidráulicos, por duas razões: 1) são muito mais leves e 2) a confiabilidade e modulação de frenagem do hidráulico não tem comparação, principalmente rodando em alta velocidade no asfalto.
ResponderExcluirAbs e bons pedais!
Obrigado pela valiosa dica caro colega Audaxiano.
ExcluirAbs,
Adil
n quer me vender n!!! po to muito louco em uma hibrida, mais a preguisa de montar uma e grande!!!
ResponderExcluirGrande Adil!
ResponderExcluirSou seu fã e seguidor de seus conselhos e idéias além de divulgar seu trabalho na minha região.
Estou montando um projeto randonneur pra mim, com quadro Venzo 29 e câmbio Sram x5 pedivela alivio. Depois posto no fórum do pedal.
Olá Vladimir,
ExcluirObrigado por participar do P29BR!
Quando seu projeto estiver finalizado, mostre para a gente.
Abs,
Adil
Alguém aí quer vender o seu quadro da SAGA em bom estado de conservação? Meu tamanho é 18", mas serve 17".
ResponderExcluirMoro em Fortaleza/CE.
pedro2505@gmail.com
Onde posso achar o garfo garfo Voodoo Zombie 500, procurei em tudo que lugar e nada
ResponderExcluirOlá Seu Direito,
ExcluirO garfo foi adquirido nos EUA, contudo depois da sua pergunta, procurei e não encontrei mais o modelo à venda.
Abs,
Adil