A marca Ashima, representada oficialmente no Brasil pela Scitex, criou fama no mercado internacional por desenvolver produtos realmente inovadores e de baixo peso. Com o lançamento do novo conjunto de freios à disco hidráulicos PanCake Brake a tradição foi mantida, já que trata-se do primeiro freio do mercado a operar sem pistões.
No PanCake Brake o movimento das pastilhas é controlado por um diafragma de borracha, o que se traduz em redução de peso nos calipers e eliminação completa de eventuais focos de corrosão encontrados nos pistões comuns.
O corpo da unidade principal onde estão manetes é construído em plástico de engenharia de alta resistência, uma tendência surgida recentemente e seguida inclusive pelos novos modelos da gigante Magura. O emprego desse tipo de material colabora decisivamente para a redução do peso total do conjunto, que completo com todo o hardware e um rotor Ashima de 160mm pesou apenas 309 gramas.
Ainda com relação ao quesito peso, vale salientar que os adaptadores e rotores Ashima estão entre os mais leves do mercado. Outro diferencial é estético, o PanCake Brake é fornecido com os parafusos dos rotores anodizados na cor vermelha. Para completar a customização, os revendedores Ashima tem também à disposição, como opção, parafusos dourados, azuis ou pretos.
A montagem dos freios é bastante simples e rápida. Em termos de ergonomia, os manetes são bastante confortáveis e bem dimensionados, além de oferecerem a liberdade de montagem tanto do lado esquerdo quanto direito do guidão, contudo não se adaptam perfeitamente a todos os tipos de trocadores, como por exemplo, alguns dos modelos da Shimano com OGD (Optical Gear Display), aqueles mostradores de marchas que hoje, felizmente já podem ser removidos pelo proprietário. Com os trocadores SRAM X.7 ano 2011 originais da Specialized Stumpjumper Comp 29er não houve qualquer incompatibilidade. A distância dos manetes às manoplas pode ser ajustada com facilidade através de uma chave Allen de 2mm.
A curva de potência no PanCake Brake é menos acentuada, ou se preferir, mais linear em se comparando com os modelos tradicionais à pistão, por isso, do em momento que as pastilhas começam a atuar até o ponto onde os manetes atingem seu curso final e a bike é de fato desacelerada, a parcela de força efetivamente transferida aos rotores cresce numa proporção menor que a de costume em outros sistemas. Não significa falta de potência, mas para me adaptar a esse comportamento, passei a frear alguns décimos de segundo antes que o normal, algo que horas depois já tinha se tornado natural.
Keep 29eriding!
Muito interessante esses Pancake brake,vc sabe o preço?Onde pode ser encontrado?Ricardo -BJI-RJ
ResponderExcluire aí Adil....estou usando um par Ashima e tô gostando muito, só achei que o parafusa allen de regulagem da manete poderia ser mais fixo.Direto tenho reapertar. Já pensei em colar com loctite.
ResponderExcluirfoi mal,não respondi. Paguei
ResponderExcluirR$800,00 de um chegado que trouxe de fora.
Oi Ricardo,
ResponderExcluirO freio infelizmente não está disponível em nenhuma loja carioca, mas você pode comprá-lo na loja virtual da Bikerspoint.
Abs,
Adil
Olá Rodrigo,
ResponderExcluirObrigado pelo depoimento.
Abs,
Adil
Freio fantático! Já evitei vários capotes por estar usando o PCB.
ResponderExcluirLi em algum lugar que esse freio é inovador pois seria como um freio abs para carro, seria mais ou menos isso? Não deixa travar as rodas e desacelera gradativamente?
ResponderExcluirOlá Rony,
ExcluirO freio é inovador por não utilizar pistões comuns, mas sim um diafragma de borracha, contudo não chega a funcionar como um ABS.
Abs,
Adil
Tenho um par de Frios Ashima PCB para venda, acabaram de voltar de revisão feito pelo Importador do Brasil a SCITEX. Vai na caixa original, só os freios sem os discos.
ResponderExcluirMuito leve e progressivo como relatado no texto acima.
Valor R$ 600,00 o par.
Se quiserem fotos peçam pelo e-mail julianodk@gmail.com