Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

P29BR 29ER TESTE / Scott Scale 29 Team - Parte 2


Passaporte para a excelência em rodas grandes.

A Scott apresentou neste ano de 2010 seu primeiro modelo de 29er, a Scale 29. A bike testada anteriormente pelo P29BR (http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/06/p29br-29er-test-scott-scale-29-parte-2.html) mostrou que a marca começava a trilhar o caminho certo em termos de aro 29". A linha 2011 chegou, ampliada e aperfeiçoada, alçando seguramente a Scott ao posto de um dos protagonistas no mercado de 29ers.


São agora cinco opções para os amantes das rodonas, duas construídas em carbono e outras três com quadro em liga de alumínio 6061 hydroformado com espessura de parede variável, entre elas a Scale 29 Team, modelo intermediário que além de tecnicamente sólido, enfatiza claramente o compromisso da fábrica com o design e a apresentação do produto, as cores e grafismos são coordenados entre quadro, garfo, manoplas e selim, todos em tons de azul.


Somente as bikes de alumínio da linha 2011 de 29ers da Scott estarão disponíveis também em tamanho Small (Pequeno), além dos tradicionais M, L e XL. O quadro Scott Scale 29 tamanho S, equivale ao tamanho 15.6" (medida compreendida entre o eixo do movimento central e o topo do seat tube) e, segundo um útil Size Chart encontrado no site do fabricante, é recomendado para bikers com estatura compreendida entre 1,60m e 1,75m.

A Scott continua apostando no diferencial de 29ers equipadas com suspensões com 100mm de curso e ângulo de tubo de direção mais relaxado, o que de saída já conferia estabilidade ao conjunto. Nos novos modelos o comprimento da bonita mesa Scott Comp está ligeiramente menor, resultando em ganho de agilidade e manobrabilidade, ampliando o horizonte de possibilidades da Scale 29. Chama a atenção uma escolha criteriosa dos componentes que equipam as novas  29ers da Scott. A bike tamanho S testada pelo P29BR, além contar com uma mesa de 70mm, apresenta um pedivela de eixo integrado Shimano com 170mm de comprimento, seguindo um  conceito de proporcionalidade e ressaltando uma preocupação da marca em "vestir" corretamente o piloto de menor estatura. A bike pesou 12,3Kg, dos quais o quadro corresponde a apenas 1,5Kg, o que demonstra o enorme potencial dessas novas 29ers da Scott.


A traseira curta da Scale 29 Team parece transmitir integralmente às rodas da bike cada Watt de força despejada nos pedais, naquela que pode ser considerada uma das principais virtudes da linha de 29ers da Scott. A bike acelera sem qualquer hesitação apoiada pela confiável transmissão Shimano com destaque para o câmbio traseiro SLX Shadow, talvez o de melhor custo X benefício da marca japonesa. Não posso deixar de citar os pneus, os Schwalbe Rocket Ron são simplesmente os melhores que já experimentei até hoje para o XC, com baixa resistência à rolagem, um volume considerável e cravos inteligentemente distribuídos.

Já foi o tempo em que se imaginavam as bicicletas de rodas grandes ineficientes nas subidas. A Scale 29 Team pode ser considerada mais uma daquelas 29ers modernas e bem concebidas a contrariar essa equivocada teoria com uma relação equilibrada entre o comprimento do top tube e da mesa, posicionando o piloto no cockpit de maneira confortável, ainda que perfeitamente adaptada ao uso competitivo. Colaborou ainda para um alto grau de conforto em subida o guidão Scott Pilot 15 Team, que a despeito de não estar entre os mais largos, é de fato muito bom.


Nas descidas a 29er da Scott mais uma vez se mostrou equilibrada. A suspensão Tora TK, apesar de contestada de antemão por vários blog-leitores por conta do seu peso, brilhou, fato que até era de se esperar de um garfo que se aproveita bem das qualidades do amortecimento via mola helicoidal. O produto da Rock Shox conta ainda com hastes de 32mm, controle de retorno, sem contar a já conhecida e útil trava PopLoc no guidão. O detalhe fica por conta da dureza da mola escolhida pela fábrica para Tora, eu com 75Kg não consegui utilizar os 100mm de curso disponível em nenhuma oportunidade, ainda assim, a Scale 29 Team engolia as irregularidades da trilha e fazia curvas incríveis, resultado também de uma distância entre eixos até certo ponto compacta e mais uma vez da decisiva colaboração dos pneus Rocket Ron.

A Scott prefere apostar em rotores de freio maiores na dianteira, 185mm, para compensar a alavanca consideravelmente maior gerada pelas rodas de 29". Os freios da Scale 29 Team são os básicos BR-M445 da Shimano, entretanto se converteram desde o princípio em uma das surpresas do teste. Funcionaram extremamente bem, com modulação e potência superiores ao modelo Shimano Deore 2010 que havia utilizado algumas semanas antes em outra bike.


O que já está bom, pode ainda ficar melhor. Lembrando que a pedalada numa 29er é cerca de 10% mais pesada que numa bicicleta aro 26", o cassette HG-61 12-36 da Shimano seria muito bem vindo aqui, além do que, nesse caso não haveria um acréscimo de peso que pudesse ser considerado prejudicial ao desempenho do conjunto, muito pelo contrário. Os excelentes pneus Schwalbe são de arame, por isso, caso pense prioritariamente em competir, diminuir o "peso rodante" seria uma prioridade, assim um upgrade para a versão de kevlar do mesmo Rocket Ron faria todo sentido. Sem esquecer a conversão das rodas para tubeless, algo que considero fundamental para melhorar o desempenho de qualquer que seja a sua 29er e pode ser implementado mesmo com os pneus de arame. Poderia falar também das manoplas de guidão que não são do tipo lock-on, entretanto as originais montadas na Scale 29 Team são lindas, compõe bem com o resto da bike e além de tudo são muito confortáveis, por tudo isso, vale fixá-las com spray de cabelo e continuar usando as mesmas. Para fechar, como se trata de um quadro tamanho pequeno, só havia espaço para um suporte de caramanhola.


A Scott entra em 2011 prometendo briga dura com a concorrência, apostando em uma linha mais abrangente de 29ers com uma geometria amadurecida e tudo para levar tanto o proprietário, quanto a marca, ao topo. A intermediária Scale 29 Team é uma opção das mais interessantes para aqueles que buscam uma 29er confiável, atual, apta a percorrer grandes distâncias e ainda enfrentar uma prova num final de semana qualquer. A Scale 29 Team, que tem como coração um quadro lindo e leve, chegou às lojas brasileiras custando R$ 4.999,90.

Keep 29eriding!

54 comentários:

  1. Linda bike,Adil,difícil escolher entre ela e a spz Rockhopper,e ainda temos a Giant Talon 29 er para complicar a escolha.Parabéns pelo teste ,o blog está cada vez melhor.Ab Ricardo-Bom jesus do Itabapoana-RJ

    ResponderExcluir
  2. Eaí Adil...
    Parabéns por mais este belo teste... mas pra ser sincero estamos ansiosos em ver o da Scott Pro. Acelera aí vai. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Mais um review fantástico Adil,parabéns.
    Faz agora o da scott de carbono, que deve ser fantástica tambem.

    ResponderExcluir
  4. Adil vc fala que sentiu ela mais rapida, isso quer dizer que ouve mudancas na geometria no modelo 2011?

    ResponderExcluir
  5. grande Adil , vamos adiante e mostra a de carbono que o buraco deve ser mais em baixo ... abs

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito dessas marcas que diminuem o seat tube e mantém o tubo horizontal igual às demais.
    Scott: tubo horizontal 600mm e seat tube 17,3.
    Niner: tubo horizontal 603mm e seat tube 16,5.
    Sette Razzo: tubo horizontal 600mm e seat tube 18" (cabe uma garrafa 500mL)
    Saga: tubo horizontal 603mm e seat tube 18" (sem suporte para caramanhola no seat tube).
    Recomendo a Scale 29er tam. 17.3" para ciclistas com 1,75 metro de altura ou mais; O tamanho 15.6" (small) para ciclistas com menos de 1,75 de altura.

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma idêntica à essa do teste, porém tamanho M,há 15 dias e no outro dia saí para uma cicloviagem entre praia de pipa e Fortaleza. Foram 700km pedalando na areia, pedras, asfalto, piçarra, cascalho e a bike foi perfeita. Eu estava com dois amigos e eles disseram que eu deveria estar com um motorzinho na bike, pois eles não conseguiam seguir o meu ritmo, apesar de eu pesar 105kg e eles serem magros.
    Tenho 1,70 e o quadro M ficou perfeito em mim.
    Voltei sem dores no corpo, apesar de ter dia que ficamos mais de 7h em cima da bike... Recomendo fortemente.
    Vejam detalhes e fotos da viagem em www.sergiofotografo.com/pifu

    ResponderExcluir
  8. A Scale 29 Team de um cliente de uma loja parceira minha deve chegar até dia 15/12/2010 segundo o gerente.
    Vai faltar 29er pro Natal!

    ResponderExcluir
  9. Prefiro as geometrias mais tradicionais.
    Giant Talon 29er.
    Seat tube 18", tubo horizontal 597mm.
    Seat tube 16", tubo horizontal 571,5mm.


    Tomac (Flint): seat tube 17", tubo horizontal 600mm (23.62ins).

    Mas que a Scott é bonita, isso é!

    Giant: http://www.giant-bicycles.com/en-US/bikes/model/talon.29er.1/7377/44105/
    Tomac (Flint): http://www.tomac.com/bikes.php?year=2011&model=flint-29

    ResponderExcluir
  10. Olá Ricardo,

    Obrigado por sempre participar do P29BR!

    Na realidade, hoje considero que tanto a Scott, quanto a Specialized, estão num patamar acima da Giant em matéria de 29er, de qualquer forma, como só experimentei as bikes ano 2010 da Giant, preciso andar com uma 2011 para tirar conclusões definitivas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Olá Pessoal,

    A Scale 29 Team é realmente muito boa.

    Mudando de assunto, já andei uma dezena de prazerosos quilômetros com o modelo da carbono de 29er da Scott. Em breve falarei mais detidamente sobre ela.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Olá Overr,

    Oficialmente, a geometria de Scale 29 não mudou, entretanto o modelo 2010 testado e medido aqui no P29BR apresentou algumas diferenças em relação aos números divulgados pela marca na ocasião. Na Scale 29 2010, por exemplo, o top tube efetivo obtido por mim era 10mm menor que o declarado pela fábrica.

    Agora, na Scale 29 2011 a geometria confere exatamente com os dados da fábrica. Basicamente, top tube longo, head tube relaxado, mesa curta, garfo de 100mm de curso e traseira curtíssima. A combinação se mostrou de fato excelente, os engenheiros Suíços acertaram a mão!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Olá César,

    Tenho uma opinião frontalmente oposta à sua em termos de geometria. Vou explicar.

    Sempre defendi o fato de que as 29ers deveriam ser tratadas de maneira única, ou seja, na minha opinião as melhores 29ers do mercado são justamente daquelas marcas que desenvolveram suas bikes de rodas grandes sem se preocuparem em criar espelhos dos modelos com rodas de 26 polegadas.

    Para você ter uma idéia, as novas bicicletas de algumas das principais marcas do mercado, como, por exemplo, as da Specialized, o comprimento do top tube efetivo nos exemplares de bikes aro 26 “esticou” gradativamente e é hoje muito similar ao encontrado nos modelos equipados com rodonas, não o contrário como se esperaria tempos atrás.

    Finalmente, procuro basear sempre as minhas análises nos modelos de 29ers que eu realmente experimentei e foram algumas dezenas desde 2007, então quando eventualmente me perguntam sobre uma marca que eu ainda não provei, prefiro usar de prudência nos comentários, como no caso da Tomac e da Giant 2011.

    De todas as formas respeito seu ponto de vista, apesar de não concordar com ele.

    Obrigado por participar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Olá Sérgio,

    Obrigado por participar do P29BR e deixar seu depoimento.

    Ótimas fotos, comida de primeira, mas furos demais ;-) Uma conversão tubeless com NoTubes faria bem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Salve Adil...

    Então, essa Scott é linda mesmo, ela usa a transmissão bem semelhante a que eu uso, Deore 2010 e SLX, porem eu to usando o cassete HG61 12/36 que me deu mais giro nas marchas mais pesadas, agora uso por mais tempo a coroa maior, e desço menos pra coroa menor quando um morro vem... detalhe minha bike é aro 26"...

    Concorrentes... Specialized RockHopper e Giante Talon...Tem componentes bem semelhantes, mas elas são bem diferentes nas ideias e concepções,o que resta é o consumidor andar e sentir qual mais agrada!

    Adil, puxa a orelha desses brigoes que estão no blog, lavar roupa suja aqui... não pode!!! Né verdade?

    No mais... Viva as 29ers!!!!

    PS.: Quero o teste com a HardRock 29er...!!! É linda e cabe no orçamento!!!

    ResponderExcluir
  16. Adil,
    O que eu quis dizer, acho que fui BEM claro, é que não gosto de marcas que encolhem o seat tube, fazendo com que o quadro pareça menor, mas mantém o mesmo tubo horizontal das demais.
    A Scott fez isso com a Scale 29er, de uma forma que não prejudicou nem a colocação de uma caramanhola no seat tube, foi uma questão de design que eles resolveram de uma forma beeeem sutil, ficou bom! O problema disso é que o sujeito compra uma bike 17,6 polegadas e acha que é igual ao tamanho de uma MTB aro 26", e ao verificar o tubo horizontal é igual ao de uma bike aro 26" só que de tamanho 20"!!!!
    Se você pegar a marca NINER a situação é pior ainda. Um quadro NINER Hard Tail para a minha altura (1,73m) o indicado seria 15,6", o tamanho médio 16,5" que tem 603mm de tubo horizontal seria indicado para ciclistas com 1,75m ou mais!!! Olha só o risco de um comprador desavisado comprar o quadro errado para o seu tamanho, o risco é IMENSO! Até eu cometi esse erro!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cesar,

    Para aqueles que continuarem comparando quadros aro 29 com outros aro 26, realmente os primeiros vão parecer digamos "fora de medida", de qualquer forma, como disse antes, as 29ers devem ser tratadas de maneira distinta.

    A Niner é uma das grandes responsáveis pela geometria das 29ers modernas, aquela que encontrou o caminho para eliminar os pontos fracos que as primeiras bikes aro 29" apresentavam e serviu de base para muito do que temos hoje. Sua percepção que eles encolhem o seat tube e mantém o comprimento do top tube de um tamanho a outro não condiz com a realidade. Além disso tanto a citada marca, quanto a própria Scott disponibilizam tabelas que relacionam tamanho de quadro com altura e que servem de apoio inicial ao comprador.

    Para completar procuro evitar afirmações definitivas, tipo esse tamanho serve ou aquele não serve, acho que todos poderíamos seguir essa linha.

    Da minha parte é isso.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal,

    Estamos falando sobre a Scott Scale 29, um excelente exemplo de 29er, por isso acho bem importante mantermos o foco.

    Agradeço a todos!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Oi Adil. Estou com problemas em visualizar o Blog em alguns computadores. Só aparece o background.(tive que ficar passando o mouse até achar o link original).
    -------
    A pergunta é:
    Você aprova os 100 mm de curso na suspensão da Scott?
    A primeira vista parece até exagero não é?

    ResponderExcluir
  20. Opa, melhorou aqui o visual...he he


    Quanto ao modelo de entrada,o Scott Scale 29 Comp, tem previsão de lançamento?

    ResponderExcluir
  21. "Sua percepção que eles encolhem o seat tube e mantém o comprimento do top tube de um tamanho a outro não condiz com a realidade."
    Tudo bem , sou mentiroso ou estou "viajando na maionese"; estou ficando VELHO, mas DOIDO NÃO!!!!
    Então veja o texto que VOCÊ mesmo postou.


    "Segue a recomendação de tamanho de quadro X estatura oferecida pela Niner para suas hardtails.


    # Tamanho S (Pequeno) - Top Tube Efetivo 587mm - Quadro 15.5" - Faixa de altura recomendada até 1,75m.

    # Tamanho M (Médio) - Top Tube Efetivo 603mm - Quadro 16.5" - Faixa de altura recomendada de 1,73m até 1,83m.

    # Tamanho L (Grande) - Top Tube Efetivo 622mm - Quadro 18.5" - Faixa de altura recomendada de 1,80m até 1,91m.

    # Tamanho XL (Extra Grande) - Top Tube Efetivo 641mm - Quadro 21" - Faixa de altura recomendada a partir de 1,91m.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil "

    Perceba que o tamanho indicado para minha altura 1,73m, tem MÍNIMOS 15,5" de seat tube. Bem complicado um canote que sirva em um quadro desses para um ciclista com 80cm de cavalo e 1,73 de altura. Talvez um canote de 400mm não "dê conta do recado".


    Com toda educação, se o Sr. também estiver seguindo a "política" do "gente boa", e isso for um recado para eu não postar mais nada, é só falar!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi César,

    Para fechar o tema, perceba que a Niner recomenda canotes de 400mm para as suas hardtails.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  23. Eu tive uma BMC TrailFox 2 que tinha o seat tube de 16,2" e o canote ficava no limite!!!! http://lp1.pinkbike.org/photo/4291/pbpic4291393.jpg

    Então uma 15,5" deve ser beeeeeem complicado para arrumar um canote que sirva.

    Não é tão simples assim, MEU BROTHER!

    ResponderExcluir
  24. Ola luiz
    Mudei de 80mm para 100mm
    Eu nao tive nenhum problema
    Mas acho que depende muito do qudro!!!
    Laurent

    ResponderExcluir
  25. Algumas marcas (Specialized por exemplo) usam suspensões de 80mm para quadros até tam. 16" e para quadros maiores suspensões 100mm, em suas bikes hard tail.
    O quadro menor com uma suspensão 100mm PODE ter prejudicada sua geometria, PRINCIPALMENTE em subidas.
    Tem MUITA lógica isso!

    ResponderExcluir
  26. Quanto maior (mais alta) a suspensão (crown to axle), mais alta a frente da bike e mais inclinada ela ficará, PRINCIPALMENTE em quadros pequenos (menores de 17" por exemplo).

    ResponderExcluir
  27. Oi Luiz e "demais",

    Excelente questionamento!

    Essa história do curso da suspensão nas 29ers não é uma ciência exata, não tem sim ou não.

    Geralmente 80mm de curso são bastante úteis e suficientes numa hardtail com rodas grandes, entretanto desde que a geometria do seu quadro permita, desde que ele tenha sido projetado nesse sentido, o emprego de uma garfo de maior curso é muito bem vindo, principalmente se você anda forte e encara muitas trilhas técnicas.

    Na Scott o ângulo da caixa de direção mais relaxado se contrapõe aos curtíssimos chainstays e cria um conjunto equilibrado, mesmo em quadro menores, como o que eu testei. A Specialized prefere diminuir o curso no menor tamanho da linha de 29ers top e a Niner abre a opção e deixa por conta do proprietário a possibilidade de escolher se prefere um garfo de até 100mm de curso e a frente 1 grau mais relaxada, ou o contrário com um garfo de 80mm. Nos três casos citados as escolhas das fábricas não foram empíricas e tem total embasamento técnico, por isso, não é à toa que estão entre os principais players do mercado de rodas grandes.

    Respondendo sua pergunta: sim, aprovo, na Scott os 100mm de curso vão muito bem.

    Como disse o sábio Laurent, é algo de vai de quadro a quadro, marca a marca.

    Para completar, no máximo até janeiro a Scott Comp estará disponível nas lojas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  28. uma suspensão com curso maior tem um maior AXLE-TO-CROWN (eixo da roda ao fim da espiga), então ela deixa a frente da bike mais alta e joga mais o centro de gravidade (peso) da bike para trás.
    Isso é questão de física, leis da física não são "derrubadas" com uma simples mudança de geometria (formato).
    Se você mudar algo, terá sempre uma consequência.
    Sugestão: compare a altura das suspensões, as fábricas chamam isso de "axle-to-crown lenght".
    A altura de uma suspa 100mm 29'er é mais ou menos 265mm, altura de uma suspa 130mm para aro 26".
    Tabela: http://cgi.ebay.com/eXotic-29er-Rigid-Alu-MTB-Bike-Fork-Disc-V-Mounts-/200547577787?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item2eb1912fbb

    ResponderExcluir
  29. Oi César,

    Obrigado pela colaboração. Sugiro que deixe seu e-mail, assim quem quiser mais detalhes entra em contato e você pode dar uma atenção especial.

    Não esqueça nas suas aulas de geometria que essa medida axle-to-crow que você mencionou é só um pouquinho maior nas 29ers, está na casa dos 490mm para um garfo de 80mm de curso.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Tem razão!
    Manitou Minute 29'er:
    80mm White Quick-release Disc only (post-mount) 1690 3.7 490




    100mm White Quick-release Disc only (post-mount) 1715 3.75 510


    Mas achei pouca a diferença da 80mm para a 100mm. Pra mim era maior a diferença.
    Abç

    ResponderExcluir
  31. melhor ver no site. hehehehe
    http://www.manitoumtb.com/index.php?page=fork&fork=Minute+29er&discipline=all

    ResponderExcluir
  32. Adil pedi uma ajuda por mail depois da uma conferida se vc recebeu,

    Seu site é minha pagina home aqui de casa, parabéns por ele, continue divulgando as 29'er cada vez +

    Abs.

    Raphael Loureiro

    ResponderExcluir
  33. Esta bicicleta custa en Montevideo U$S 1.499,00

    ResponderExcluir
  34. montaria uma melhor , mais leve e com rodas tubeless XT pela metade do preço.

    ResponderExcluir
  35. Adil,

    Essa conversa de geometria é antiga, já vi varios "post" em outros blogs e o assunto é o mesmo... Credo que falta de criatividade!!!

    Veja a foto da minha bike e fala o que achou...

    http://api.ning.com/files/e2Wyx7Jy*W0Sa2MuKEgPDWinQwySLJfHNRq6qq1mCcVpGFWHodsy390qX5PK6qdCfANG3JlmeYUcOTL5kIea6E4afQqDmZ6swnDkXxYyc4U_/EueminhaAstro1.jpg

    Eu particularmente prefiro o DH doque o XC, mas na minha região tenho que deslocar muito longe pra aproveitar as descidas, optei por um quadro com geometria relaxada, com afinidade com descidas e trechos planos, deixando as subidas pra curtir o visual da trilha...

    Minha Astro é um modelo Jumper, tam.18", cx direção de 69º, tubo do selim de 71º, tubo superior de 600mm, avanco do guidão de 105mm, suspensão de 100mm, com entreeixos de 1099mm...

    Visualmente é uma bike grande confortavel, que causa curiosidade entre os outros bikers de XC.

    Acho que estou mais proximo de uma roda 29" tecnicamente doque meus amigos de pedal, por isso surgiu o interesse de ter uma.

    Adil, valeu a atenção...
    Viva as 29er!!! Viva...

    ResponderExcluir
  36. eu prefiro subir, principalmente de hard tail!!!! Com certeza!
    http://farm4.static.flickr.com/3394/4639866976_82fa602934_z.jpg

    E a 29er sobe tão bem quanto uma 26".

    ResponderExcluir
  37. Ale, vc é o Sabiá da comunidade da Caloi? Que fim deu na sua Full?

    Vais curtir muito a Intense Spider.
    O Jr de Sorocaba tbem é Downhileiro (eita "tiozinho" radical...he he).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Caro Adil estou ingressando no mundo 29 er e necessito de informacoes sobre aquisicao de quadros avulsos p/ este tipo de bikes. De acordo c/ seu amplo conhecimento o qual ja venho acompanhando aos 2 anos poderia me dar maiores informacoes de fornecedores nacionais. O restante das pecas ja as tenho inclusive suspa!
    Atenciosamente

    Jardel Sierra

    ResponderExcluir
  39. Opá, fala ai Luiz...

    Sou eu mesmo, tinha uma SK que usava pra DH, mas o quadro quebrou... olha que durou bastante tempo e passando em cada lugar!!!!

    Ai comprei uma Astro Jumper, montei com configuração de DH da Caloi SK, voltei a ativa... mas deslocar pra longe e as descidas aqui em Lavras são curtas me fez voltar ao XC, mas de uma forma mais agressiva, atropelando tudo(até uns gambás....rs), passando por lugares onde as XC normais não passão.

    Minha bike agora é tá mais XC, pneu 1.9, transmissão de 27spd, canote lá no alto, avanço mais longo e(?...)guidão reto!!!! Risos!!!

    Mas tenho uma Monaco Black Bird, pra anda forte nas descidas!!!! e logo terei uma 29", espero que seja uma Specialized HardRock... Deus me escute!!!

    Falou Luiz!!!
    Viva as 29er!!!

    ResponderExcluir
  40. Caro Adil

    Parabens pela matéria o que gosto de ver em suas materia é que voce fala o que pode ser mudado, não fica somente nos elogios para agradar certas marcas de bikes. Gostei muito das suas observaçoes como melhorar a bike se ter que gastar muito VALEU ADIL

    E Viva as 29er pedalando contra o aquecimento Global

    ResponderExcluir
  41. Olá Jardel e blog leitores,

    Peço desculpe por demorar a responder os últimos posts, mas estava em viagem internacional e o tempo era escasso.

    Na realidade o mercado de quadros deve aquecer no Brasil até meados de 2011, quando deverão começar a chegar ao Brasil quadros de custo mais acessível.

    Hoje sua opção são as bikes montadas da Scott, Specialized e Caloi entre outras.

    A Saga promete novas unidades em breve também.

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  42. Olá Gerson,

    Muito obrigado pela força!

    Também confio no potencial das bikes para colaborar com o planeta.

    Conte comigo.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  43. Giant Talon e Giant XTC 29'er não????
    XTC: http://www.giant-bicycles.com/en-US/bikes/model/xtc.29er.1/7366/44091/
    Talon: http://www.giant-bicycles.com/en-US/bikes/model/talon.29er.1/7377/44105/
    Full Suspension Anthem 29er: http://www.giant-bicycles.com/en-US/bikes/model/anthem.x.29er.1/7508/44088/

    Gosto muito das Giant.

    ResponderExcluir
  44. Motobecane: http://www.motobecane.com/29/oc29.html

    MotoBecane OutCast.

    ResponderExcluir
  45. Vi essa bike ao vivo, montei em cima mas não andei pq tava sem os pedais.
    Posso dizer que o Tamanho M ficou bom pra mim num primeiro contato com a bike.

    ResponderExcluir
  46. bike fit Scott Scale 29er: http://farm2.static.flickr.com/1427/5163730877_84b09e6f14_b.jpg

    ResponderExcluir
  47. Adil,comprei uma bike igual a essa, porém modelo 2012, ela é tamanho L, pois sou um pouco alto tenho 188,5cm de altura,aqueles numeros que vem atrás do canote do selim uso entre o 9 e 10, e diria 9,5 , qdo faço trilhas mais longas ele começa a dar uns estalinhos, passei um pouco de graxa branca e dei um leve aperto no parafuso, parece que desapareceu, porém tenho medo que usar nessa medida possa acarretar algum problema ao quadro, lembrando que falta um pouco pro limite minimo!Grande abraço!Roberto

    ResponderExcluir
  48. Olá Roberto,

    Como a altura do canote está dentro da faixa de segurança, ou seja, você não atingiu aquela marcação de exposição máxima, não há qualquer problema.

    Caso se sinta mais seguro com uma parcela maior de canote dentro do quadro, troque o seu de 350mm por outro de 400mm.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  49. Prezado Adil.
    perguntei a amigos que bike eu deveria comprar e varios me responderam: NÃO COMPRE NADA ANTES DE EXPERIMENTAR UMA 29.
    Desde então tenho lido seu blog e considero uma fonte de informação excelente!
    Mas para mim que estou há anos parado, e ainda penso 26,o tamanho das 29 é um mistério.
    Pelas suas postagens dá pra perceber que as 29 seguem uma lógica diferente.
    Doz Bike fits virtuais que fiz todos ainda pensam 26 também.
    Vc poderia postar a sua altura e as suas medidas do Cavalo, externo, e braço? Estas medidas me dariam um parametro de comparação. Acho que temos mais ou menos o mesmo tipo físico.
    Estou disposto a investir mas quero investir certo.

    Abraços

    André.

    ResponderExcluir
  50. Olá André,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Sem dúvida me parece que você tem amigos muito sábios!

    Em relação à minha estatura, tenho 1.76m e 84 cm de cavalo, 143cm de esterno e 57 de braço.

    No caso das 29ers, prefiro quadros com tamanho em torno de 16", ou seja, menor que o indicado por esses bike fits virtuais.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  51. Pois é.
    Eu tenho 1,75 e 78 de cavalo, 141 de externo e 55.5 de braço.
    Tõ pensando em pegar uma Stump Jumper 15.5 que tem 570 de Top Tube mais 75 de avanço vai dar 645 até o guidão.
    O que vc acha.

    Abraço e obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  52. Vou dar uma de coveiro....mas .. sobre o Axle to Crown...não necessariamente uma suspensão de curso maior tem maior AXC....uma fox 120mm aro 26 tem exatamente o mesmo do que uma manitou R7 100mm...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR