Outra daquelas questões frequentes entre aqueles que desejam migrar para uma 29er, diz respeito ao uso de V-Brakes. Num mundo perfeito, esse simples e inteligente sistema de freios funcionaria muito bem, entretanto seu emprego em mountain bikes equipadas com rodas de maior diâmetro é desaconselhado. Um aro ligeiramente desalinhado ou amassado fatalmente resultaria em mau funcionamento do conjunto, sem mencionar nesses casos um comportamento até certo ponto irritante sentido diretamente nos manetes e potencializado pelas rodas grandes. Para completar, em situações de umidade e chuva os V-Brakes perdem bastante em efetividade, por tudo isso, e mais um pouco do que verá abaixo, um conjunto de freios à disco de qualidade é praticamente mandatário para o proprietário de uma 29er interessado em desempenho.
O Avid Exilir R é um ótimo exemplo de equipamento “29er friendly”. Segundo Elixir na linha de sucessão da Avid, o modelo R chega ostentando a mesma tecnologia utilizada nos exemplares de linha superior, Elixir CR e XX, dispensando apenas o controle de ajuste de contato das pastilhas. A ausência do Contact Point Adjustment na realidade não influencia negativamente sobre a performance do Elixir R, além de manter o preço do produto numa faixa mais atraente ao consumidor que busca um conjunto de freios moderno, eficiente e leve.
Os manetes do Elixir R são ergonomicamente posicionados para operar da maneira mais natural aos dedos de acordo com o que a Avid chama de Power Reserve Geometry, dispõe de controle de altura toll-free, ou seja, podem ser regulados a qualquer momento, para qualquer gosto, tudo sem o uso de ferramentas; além disso, são “ambidestros”, ou seja, podem ser montados dos dois lados do guidão de acordo com o gosto do freguês, ou melhor, do biker. Outra funcionalidade interessante para quem usa trocadores SRAM e prefere um cockpit mais limpo, é a compatibilidade com o MatchMaker, sistema que permite montar freios e trocadores juntos, economizando espaço e mais algumas gramas.
Uma das qualidades sempre aplaudida nos freios da marca é a facilidade de instalação, o sistema conhecido como Tri-Align conta com um jogo de arruelas côncavas e convexas que fazem do posicionamento do caliper uma tarefa das mais simples e rápidas. Depois de montados, mesmo em condições adversas de poeira (e olha que enfrentei muita nesses últimos dias secos) ou umidade, não sofri com vibrações e, principalmente, com ruídos indesejáveis.
Quanto à manutenção, depois de quase 1.000 Km as pastilhas de composto sintético parecem ter ainda uma boa quantidade de horas pela frente. Em caso de necessidade de troca, o acesso pela parte superior do caliper mostra-se conveniente e facilita a reposição. Uma eventual troca do óleo é um procedimento sem complicações, contanto que seja usado o kit de sangria da própria Avid.
Com uma bastante favorável relação peso/ preço/desempenho, o Elixir R foi o modelo de freio escolhido para integrar o novíssimo grupo SRAM X-7 de 10 velocidades, se configurando também como uma opção das mais interessantes para equipar sua 29er.
Keep 29eriding!
Bacana esses freios!
ResponderExcluirGrande Adil!
ResponderExcluirBelo artigo.
Usar freios à disco é novidade para mim. O avid elixir 3, que acompanha a scott elite 29er, passa no seu crivo de freio bom?
Uma dúvida que me recorre bastante: qual é o tipo de pastilha que recomenda para uso nesses freios?
Muito obrigado!
Um abraço.
Desculpe Adil, desculpe Avid (SRAM e Proparts): freio é HAYES.
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirTenho o avid xx na minha 29
O melhor freio aque tive te agora, e tenho Hayes na tandem que eu adorou!!
Realmente este freio ultrapassou os ultimos da mesma marca
Fizeram um passo para frente muito grande
Eu tive problema no inicio para dosar a freagem, vc tem que usar um dedo so, e tenho mas de 2500 km com a mesma pastilha!!!!
Acabei de voltar de um role de 40km com minhs meais de inverno e meu goro abaixo do capacete, fazia 8 graus
Aqui comeco o automno e so tem folhas na trilha! Escorrega bastante, mas senti a 29 bem superior em tracao nas folhas e na lama!!
Viva 29!!!
laurent
Infelizmente o comentario dos freios dot são errado,vejo que não entendes de mecanica ,esses freios com dit alem de ser altamente Toxico,ele corroe a pintura dos freios,alem de ser freios esponjosos,dão muita manutenção tendo que ir direto a Mecanica.
ResponderExcluirPara freios durarem acima de 1000 Km vcs devem andar somente em asfalto,pois na primeira trilha longa com Chuva,vc ficara sem Freios.
Cuidado com pessoas que são patrocinada com produtos,pois a melhor esperencia para verificar se é relamente bom seria Foruns U.S.A, que tem mais experiencia que outros site que são pagos para falar que realmente Bom.
Olá ANÔNIMO,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR!
Como sempre repito aos Césars, Carlos, enfim a todos aqueles que não se identificam e ainda assim deixam suas impressões, seria muito mais coerente assinar seus comentários, estimulando o debate sadio.
Um componente pode ser bom para mim e ruim para você, dependendo muito inclusive do seu gosto pessoal, entretanto características técnicas são iguais para você ou para mim, um conjunto de freios, desde que corretamente setado, vai funcionar tanto para mim, quanto para você.
Não entendi muito bem a sua forma de se expressar, mas tentarei te responder da melhor forma possível :-D
Parece que você gosta mais dos freios que funcionam com óleo mineral, como os Shimano, do que freios que usam dot, tipo Avid e Hayes. De fato o dot é corrosivo, entretanto o óleo não vaza dos conduítes, manetes, calipers, etc. Você nunca vai entrar em contato com o óleo, a menos que tenha um grande acidente ou queira fazer manutenção sem estar preparado para isso. Freios esponjosos? Por exemplo, tem muito mais a ver com o nível de óleo no sistema, do que com o tipo de óleo. Manutenção? Tenho vários conjuntos aqui, Avid e Hayes que com milhares de quilômetros e ainda assim nunca precisaram passar por um mecânico, o mais engraçado é que 90% do meu uso ocorre em TERRA. Qual grande fábrica vai vender atualmente um conjunto de freios que só pode ser usado no asfalto? Quem entre as grandes marcas vai vender freios descartáveis? Acho que a era dos mitos, ou dos pré-conceitos, já acabou há algum tempo, não é mesmo?
Estamos quase em 2011, hoje a facilidade de se obter informação é incrível, seja ela boa ou ruim, você avalia e decide. Se você prefere a "esperencia" de sites internacionais, sugiro que dê uma olhadinha em dois:
Bike Radar
http://www.bikeradar.com/gear/category/components/disc-brake-systems/product/elixir-r-10-37524
"Avid’s Elixir is power- and control-rich plus it’s super-reliable and reasonably light, making it a great all-rounder."
Aqui o Avid Elixir R foi muito bem avaliado. Seria um veículo tendendioso também?
MTBr
http://www.mtbr.com/cat/brakes/disc-brake-system/avid/elixirr/PRD_426161_1507crx.aspx
Average Rating 4/5
Um daqueles sites onde todos podem deixar sua opinião de preferência após, de fato, usar um determinado produto. Nesse conceituado site, o Avid Elixir R tem conceito 4.11, em 5 possíveis. Votaram 103 usuários. Acho que se o produto não fosse tão ruim quanto afirmou, a nota estaria bem pior, você não acha?
O objetivo principal do P29BR é fornecer informação de qualidade para os iniciados nas 29ers ou não.
Espero ter ajudado a compor seu repertório ;-)
Volte sempre! Se identifique sempre!
Abs,
Adil
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDepois de 4 anos andando de V-Brake, agora que comprei meus humildes Shimano M-575 hidraulicos.
ResponderExcluir160mm de disco, deve ta bom né?
Pinças e manetes brancos para "aumentar a belezura" da bicicleta vermelha tomate...he he
Tem quem ache os Formula R1 superiores não é?
Ou os Magura Marta?
Tem que use Tektro e é feliz.
Enfim, o importante é ter uma frenagem precisa pra segurar as 29er, pq morro abaixo só um bom freio a disco.
Olá Adil gostei muito desses freios,eles são originais da Rochopper 2011?Ab Ricardo-BJI-RJ
ResponderExcluirOi Ricardo,
ResponderExcluirSomente a Rockhopper LTD 29er e a Pro 29er, contam com freios Avid, mas são os Juicy 3 SL um pouco mais simples.
Abs,
Adil
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Adil, me tira uma dúvida sobre esse freio, ele tem uma estágio para frente na manete, quando a empurramos para frente! Para que serve isso? Comprei um Avid Elixir 5 e ele tb tem essa função, fiquei curioso!
ResponderExcluirOlá Thiago,
ResponderExcluirBoa pergunta!
O movimento para frente da articulação é uma espécie de trava que segura o manete no lugar durante a manutenção/sangria do freio. É uma funcionalidade que existe em todos os modelos hidráulicos da Avid.
Abs,
Adil
Pessoal, queria pedir uma ajuda... Estou com uma specialized stumpjumper comp 29er 2011 e estou gostando demais dela, porém, o freio traseiro (avid elixir R SL) faz um barulho de buzina de caminhão quando o aciono de forma intermediária. Além do barulho, o quadro vibra muito... Já tentei limpar de todas as formas, inclusive com aquele produto da finish line próprio pra isso... já troquei as pinças de trás pra frente e nada... por último, troquei os rolamentos do meu cubo traseiro que tinha uma pequena folga e tensionei os raios da roda, mas o problema persiste. Não sei mais o que fazer... será que troco o disco (é um avid G3CS de 160mm). Ou será que tento usar aquelas pastilhas orgânicas? Abraços,
ResponderExcluirMarcus.
Marcus, tivemos vários problemas com StumpJumpers 2011... de freios a cubos, raios, niples e roldanas.. coloquei tudo no blog. Segue um dos post de uma igual a sua!
Excluirhttp://moscajustforfun.blogspot.com.br/2011/10/specialized-stumpjumper-fsr-2011-29.html
Abs
Mosca
moscajustforfun.com.br
Olá Marcus,
ResponderExcluirJá tive esse problema antes, mas apenas quando as rodas que eu estava usando tinham um certo jogo no cubo traseiro.
No seu caso, se as pastilhas não estão contaminadas, os rotores foram limpos com álcool isopropílico e o cubo não apresenta folgas, pode ser que o suporte do seu freio traseiro não tenha vindo de fábrica perfeitamente alinhado.
Sugiro um teste. Se possível empreste de um amigo e instale na sua Stump outro freio totalmente diferente, de outra marca. Se o problema persistir, você saberá que o suporte de freio no quadro não está perfeitamente alinhado.
Espero ter ajudado.
Me mantenha informado.
Abs,
Adil
Adil, tenho esse freio e ele é espetacular em termos de frenagem... estão com rotor 185 mm e não tenho do que reclamar nesse quesito... no meu grupo de pedal são 5 bikes com esses freios...
ResponderExcluirO problema dele realmente é a manutenção.. estão sempre fazendo barulho, sempre pagando um pouco e a cada pedal preciso fazer algum ajuste... principalmente depois que esquentam. Das 5 bikes do grupo, 4 apresentaram esse problema.
Estou trocando meu conjunto pelo XT e aí vamos ver como ficam depois de um tempo.
Uso esses freios tem exatos 1 ano!
Abs
Mosca
moscajustforfun.com.br
Olá Mosca,
ExcluirObrigado pelo depoimento.
De qualquer forma, tenho tido sucesso em resolver barulhos utilizando pastilhas "aftermarket" de outras marcas, outra vezes faço um rodízio de pastilhas mesclando dianteiras e traseira usadas.
Abs,
Adil