O P29BR recebeu para testes um dos três exemplares existentes da novíssima One 29er, suspensão produzida pela brasileira ProShock, que chega cercada de grande expectativa e promete aquecer ainda mais o mercado de rodas grandes em nosso país.
O contato inicial com o protótipo do modelo que se encontra em fase final de testes, demonstrou claramente que se trata de um produto de características bastante particulares. O peso chamou minha atenção de imediato, são apenas 1740 gramas com a espiga cortada em 200 mm, mais leve que grande parte das suspensões top de linha específicas para o aro 29" das principais marcas presentes no mercado internacional. Seguindo, outro destaque vai para o fato da One 29er ainda permitir o uso de V-Brakes, algo raríssimo entre mountain bikes equipadas com rodas grandes, mas para alguns, ainda um diferencial em relação à concorrência. O sistema de amortecimento é um híbrido, combinando de um lado uma câmara hidropneumática com uma mola helicoidal no outro. Além de uma bem-vinda regulagem de pré-carga através da pressão de ar, a One 29er dispõe de um botão que controla conjuntamente o retorno e o acionamento da trava. Por falar nos concorrentes, qualquer análise do produto da ProShock deve antes levar em consideração em que faixa ele irá se encaixar.
Apesar da fábrica ainda não ter definido um preço de venda ao consumidor, as características do produto nacional estão muito próximas às do modelo da Spinner. A despeito do garfo para 29ers da Spinner não estar disponível comercialmente no Brasil, ele por sua vez funciona de maneira muito similar à RST M-29, já provada anteriormente pelo P29BR. Sendo assim, considero interessante uma comparação entre os produtos citados, incluindo também a Dart 29 da RockShox que equipa algumas das bikes vendidas por aqui, como é o caso da Caloi Two Niner. No quadro comparativo abaixo, levando em consideração somente as características técnicas de cada modelo, a ProShock se iguala e, por vezes, até suplanta os concorrentes em alguns dos quesitos, a exceção seria o diâmetro das hastes, ainda que nessa faixa de desempenho -e provavelmente preço- apenas a suspensão da RST conta com bengalas de 32mm de diâmetro.
As gancheiras produzidas em aluminio de alta resistência são usinadas em CNC e, como lembrou um dos blog-leitores do P29BR, conferem um ar de DT Swiss ao produto da Proshock. Um preocupação recorrente entre aqueles iniciados que buscam garfos para suas 29ers, o offset da One 29er está na casa dos 44mm. Não me custa relembrar que a palavra "offset", sempre presente quando o assunto gira em torno do aro 29", é uma variável que exerce influência fundamental sob a medida do "trail", que por sua vez está diretamente ligado ao comportamento da bike. O chamado "offset" ou "rake" nos garfos é traduzido pela distância perpendicular medida entre o eixo da caixa de direção e o eixo da roda dianteira. Por sua vez, o "trail" é a horizontal medida entre a projeção do eixo da caixa de direção sobre o solo e o eixo da roda dianteira.
Pensando da maneira mais simplista possível, quanto maior o offset de um garfo, menor a medida do trail na bike e , consequentemente, mais rápida de direção e manobras será essa bicicleta. O emprego das rodas de 29 polegadas resulta em torno de 10 milímetros a mais de "trail" em comparação com uma bike aro 26. Para neutralizar uma eventual lentidão de respostas nas 29ers, a partir principalmente de 2008, as fábricas aumentaram o "offset" usualmente empregado nos garfos, adotando como padrão valores entre 42 e 46mm, chegando a 51mm nos modelos da Fox construídos para as bikes aro 29 de geometria G2 da Gary Fisher, em oposição aos antigos 38mm. Algumas marcas, como a Felt e a Niner, já adotavam um ângulo de caixa de direção mais elevado, na casa dos 72 graus, o que também torna mais rápidas de respostas as bicicletas dessas marcas.
Em princípio, a ProSchock One 29er parece ter potencial para se tornar um hit entre os aficionados no Brasil, visto que ainda existe em nosso país uma lacuma a ser preenchida em se tratando de garfos para 29ers, de qualquer forma, até o momento o P29BR não atingiu com a One 29er uma quilometragem que permita formar opinião definitiva a respeito do seu comportamento em ação, entretanto o vídeo filmado a bordo da Saga Limone de testes não deixa dúvidas que a ProSchock está no caminho certo.
Acompanhe nos próximos posts do P29BR tudo sobre o desempenho real do produto em trilha.
Keep 29eriding!
Muito bom saber que temos no Brasil uma suspensão que faz frente a grandes marcas no mercado.
ResponderExcluirVamos aguardar um preço competitivo e também outros sistemas de funcionamento com base nesse projeto, como por exemplo uma Proshock Ultra 29".
Amigo Adil, o senhor tá rodando no meu projeto de bike! Pô, não errou nem na cor! :)
ResponderExcluirCom relação a ProShock, percebo uma pequena deficiência dela em relação aos modelos importados mais TOP (e por consequência, mais caros).
Rodei por um bom tempo com a ProShock Ultra XC 26 e percebia nela uma certa "ineficiência" na leitura das pequenas irregularidades, tipo asfalto ruim e estradão... Talvez pela maior capacidade de absorção das 29er essa questão acabe sendo sanada.
Agora, quanto ao peso, a funcionalidade no uso mais intenso e a torção, acho-a MUITO boa! (Só não vale comparar com a Lefty, que ai é covardia... rs...).
Aguardamos ansiosos pelas suas observações!
Abraços e bom pedal a todos
Olá Fernando,
ResponderExcluirQuando quiser vir fazer um test-drive com a "sua" Limone, está convidado.
Sua observação foi perfeita, compartilho com você, até o momento, a opinião de que a sensibilidade em baixa velocidade poderia ser maior, ainda assim o desempenho geral é bastante bom em se considerando a categoria onde a One 29er vai se encaixar.
Abs,
Adil
Ola!
ResponderExcluirOutra caracteristica que noto nos modelos que se transforam nesse modelo para 29er da proshock e uma certa torcao, claramente visivel em freiadas bruscas, esse modelo com uma alavanca extra apreseta esse comportamento
Olá Overr,
ResponderExcluirApesar da alavanca adicional, a impressão é que as novas gancheiras agregaram rigidez ao conjunto. Até o momento não senti na One 29er efeitos negativos de uma eventual torção.
Outro detalhe importante, é que na comparação com os concorrentes inseridos na mesma categoria, o produto da ProShock de fato se destaca, com um desempenho bastante satisfatório.
Abs,
Adil
Tomara que não custe uma fortuna!
ResponderExcluirSe custar o preço de uma Tora 29er ou de uma RST M29, vai ser vantagem!
Oi Luiz,
ResponderExcluirEstou me esforçando pessoalmente para que o preço fique abaixo desse patamar.
Abs,
Adil
Adil,
ResponderExcluirEssas suspensão me pareceu muito interessante. Espero que surja como uma opção viável no mundo 29er.
Uma coisa que talvez seja percebida como frescura, mas que muita gente leva em consideração é a aparência do produto. Esses adesivos da proshock não são bonitos. Há tantos bons exemplos no mercado e dar uma caprichada nisso denota mais preciosismo com o próprio produto.
Um abraço e continue com esse trabalho de alto nível!!
Oi Carlos,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
Como Designer de profissão, eu partilho da mesma opinião que você, realmente o grafismo pode ser também um fator de decisão na hora da compra. De qualquer forma, o garfo que eu estou testando ainda é um protótipo e o produto final certamente terá a aparência trabalhada segunda informação da própria fábrica.
Abs,
Adil
Olá, Adil e pessoal do blog!
ResponderExcluirNós da ProShock agradecemos muito os comentários de vocês por aqui. Tenham certeza de que nos ajudarão muito!
Vi que vários de vocês falaram sobre o valor da suspensão 29er. Gostaria de saber qual o valor que vocês pagariam numa suspensão dessa. Podem dizer? Seria interessante ter esse feedback, pois trabalharemos para tentar chegar a um valor bacana no mercado, sem desvalorizar o produto. Se puderem nos ajudar, será muito bom!
Sobre o visual que o pessoal também comentou, esse é um protótipo. Já estamos trabalhando em adesivos exclusivos para essa linha.
Agradeço antecipadamente o retorno de vocês!
Grande abraço e ótimas pedaladas
Carlos Ghiraldelli - Marketing & Vendas ProShock System
Olá Proshock!
ResponderExcluirQue tal R$ 929,00? Otimo pra incentivar o publico?
Na minha opinião o IDEAL seria:
ResponderExcluirUma susp. de entrada mola + óleo, regulagem de maciez em uma canela só, com trava no crown memso.
Uma susp. mais top, a ar, com todas as regulagens possíveis e trava no guidão.
O meu pensamento é que quem está entrando para o mundo das 29er não é um ciclista iniciante... é um cara que já pedala, já tem um equipamento e ve passar para a 29er como UPGRADE, inclusive de tecnologias... eu ando a anos com 26 e susp. a óleo/mola, quando comprar uma suspensão para 29er vou comprar a ar, mesmo pagando mais por isso, pois é a melhor tecnologia e mais leve.
Isso que eu disse seria o meu ideal, vejam o que podem fazer!
Outra coisa... já que os "longadores" são feitos separados e depois unidos às canelas... e as canelas não são de 32mm... pq não fazer os alongadores com opção para eixo de 15mm? Aumentaria a rigidez e já tem bastante suspensão no exterior com essa tendência (é uma coisa que eu apreciaria mto tb em minha próxima susp.)
Saudações 29ers a todos,
ResponderExcluirConcordo com o Luiz um Preço na faixa de R$900,00 seria bem aceito pelo no mercado nacional.
Parabéns pela iniciativa.
Abs,
Júnior.
Já tive a oportunidade de ter uma One Air 26", só troquei por outra marca por causa da falta de uma trava remota, que a meu ver é importantíssima para quem faz trilhas, principalmente na hora de aproveitar o embalo e subir em pé, você simplesmente não tem como tirar a mão do guidão.
ResponderExcluirSubindo na posição sentado, onde seria mais prático o acionamento da trava no crown, a importância do lock é muito menor pois quase não há bombeio atrapalhando a performance do ciclista.
Com relação às bengalas de 28 mm, é claro que fazem diferença comparando com as de 32 mm, mas aí já é uma questão de custos internos da Empresa. Tenho uma 29er com garfo rígido e estou à procura de uma suspensão um pouco mais leve que as disponíveis no mercado como a RST M29 e mais barartas que as RS Reba também...
Se o preço final for convidativo, minha opção será a PS, porém fica faltando a trava remota...
Quem sabe uma Onix 29er não é Claudio?
ResponderExcluirAbraços.
Eu ainda não sou um 29'er, mas em breve minha Merida será trocada por, pelo menos, uma Caloi Two Niner.
ResponderExcluirVejo a Proshock com simpatia, tem produtos de qualidade e bons em estética. Porém acho-os um pouco caros.
Dependendo do preço irei trocar a RS dart 3 da Two Niner pela PS One 29er.
PS: Obrigado a todos por tanta informação realmente útil.
Genaro
Srs da ProShock
ResponderExcluirparabéns por acreditar e investir no formato 29er, gostaria de "aconselha-los" (dentro da minha ignorancia), aos seguintes pontos:
* boss de v-brake inutil(não temos quadros 29 para v-brake).
*controle remoto ( o Claudio Space T já explicou e concordo com ele.
*Preço condizente com o brasileiro assalariado.
Espero ter ajudado, um grande abraço a todos Tiago Figueiredo Fontana, Ribeirão Preto SP
falai Adil, parabens pelo blog e parabens a PROSHOCK pelo lancamento, estou muito ancioso pela chegada desta suspa ao mercado, a galera que acompanha ta realmente afiada e os comentarios estao em um nivel tecnico muito bom.
ResponderExcluirE o meu parecer eh que preco e o visual apelam muito, tecnicamente soh de a PROSHOCK fazer este formato dinamico com a galera ja me diz o real empenho de fazer um produto que realmente atenda o publico brazuca 29er.
um abracao pro BRENO, CARLOS, PAULÃO e toda a aquipe da PROSHOCK da muita alegria de saber que essa empresa eh brasileira e esta crescendo muito bem.
Quero uma dessas na minha bike
Olá, Adil e todo o pessoal do P29BR!
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, agradecemos imensamente o canal aberto e a disposição do pessoal em auxiliar os projetos de uma empresa orgulhosamente 100% brasileira. Com certeza será muito produtivo para todos nós!
Após conversa com César Tonoli, o engenheiro responsável pelos projetos ProShock, viemos dar um feedback dos comentários feitos por vocês:
Luiz Fernando, J2R Bike Shop, Valdir: estamos trabalhando para tornar o custo o menor possível e tentar chegar o mais próximo possível dos valores citados por vocês.
Eulercwb: Em relação a ter uma suspensão top, temos essa ideia de fazer isso em curto/médio prazo. Para este primeiro lançamento, porém, teremos apenas um modelo, que deve ser muito próximo aos protótipos já existentes: ar/óleo e mola helicoidal, com trava na suspensão.
A sugestão do eixo de 15mm é muito interessante e com certeza será tópico para discussões internas em relação a futuros lançamentos.
Cláudio SpaceT: Falando de suspensões aro 26”, estamos relançando a linha One Air, que terá o exclusivo sistema TSI e a possibilidade de incluir trava no guidão. Sobre as 29er, como dissemos para o Eulercwb, temos planos de lançar um modelo com trava no guidão em um curto/médio espaço de tempo.
Genaro: A ProShock nos últimos anos tem investido alto em desenvolvimento, inovação e tecnologia de ponta. Ao mesmo tempo, incessantemente buscamos soluções para diminuir os custos internos e, consequentemente, oferecer valores mais atrativos ao biker brasileiro.
Tiago Fontana: O suporte para pino boss é uma questão delicada, mas ainda existem muitos ciclistas brasileiros que utilizam o sistema de freios v-brake. Dentro do fórum Pedal existem usuários pedindo para a manutenção do boss para v-brake. Em relação às demais sugestões, iremos manter conversas a respeito.
Estamos à disposição!
Abraço e ótimas pedaladas!
Carlos Ghiraldelli – Marketing & Vendas ProShock
PS: Desculpem-nos o tamanho do comentário...
Carlos, temos uma resalva quando se trata de 29er e freios V-Brake.
ResponderExcluirA maioria dos quadros para 29er não tem boss para freios V-Brake.
Sugiro vocês consultarem o forum da Pedal.com.br na seção bikes aro 29, onde abri um topico sobre a ProShock essa semana.
Abraçõs.
Olá, Luiz Fernando!
ResponderExcluirÉ verdade, a maioria dos quadros 29er não possui boss para v-brake. Entretanto, existem alguns que possuem e alguns ciclistas que optam por este tipo de freio.
Por isso, se optarmos por deixar a suspensão apenas com possibilidade de colocar freio a disco, deixaremos quem usa v-brake sem ter a chance de usar suspensão ProShock.
Existe a hipótese de lançarmos os dois modelos de suspensão, com e sem suporte para v-brake, como fazemos nos modelos One Air e Onix - depende da viabilidade econômica.
Obrigado pelos conselhos!
Abraço
Carlos Ghiraldelli - ProShock
Fico feliz com a prestatividade da Proshock!
ResponderExcluirAguardamos ansiosamente o lançamento dos produtos 29er no mercado.
As canelas (stanchions OU upper tubes) das Rock Shox há muito tempo que são de 32mm.
ResponderExcluirAté as da ultra XC SID já passaram para 32mm há muito tempo.
Por metade do preço eu compro uma Sr. Suntour 29'er com eixo 15mm.
ResponderExcluirTendência mundial eixo de 15mm em bikes de Enduro/All mountain e até XC.
Esse preço de R$1000 da pro shock NÃO está competitivo.
Se olharmos bem parece uma 26 pol com um alongador na parte de baixo... que na verdade a versão final nem terá post para v brake ...
ResponderExcluirÉ isso mesmo...lembrando de longe DT Swiss. Estou com esta mesma suspensão. Esta funcionando muito bem. Hoje em dia não tem mais com V-Brake e saiu a linha com as canelas 32mm.
Excluir