Poucos pros, alguns contras.
Uma das perguntas que via de regra se repetem e recebo com maior frequência, diz respeito ao uso de pneus mais estreitos nas 29ers. Antes de continuar, um aparte: as bikes aro 29" são assim classificadas pelo fato do diâmetro externo de um pneu de MTB perfil 2.0 polegadas montado em um aro com a mesma circunferência dos 700C de estrada resultar numa medida próxima a 740mm, que se convertidos, são as ditas 29 polegadas. Pois bem, se eu escolher montar pneus mais finos e baixos na minha 29er, posso teoricamente estar transformando a bike numa aro 28 ou até 27, figurativamente falando. Estaria abdicando do amortecimento superior dos pneus de grande volume e da alta rolagem das rodas nas 29ers puras em favor de pneus pouco mais leves, mas muito mais limitados.
Para emitir uma opinião realmente embasada sobre o tema, seria necessário trocar a teoria pela prática. Meu amigo Laurent, outro apaixonado pelas 29ers, ofereceu um par de pneus Schwalbe Racing Ralph 700x35C para a Niner de testes do P29BR. Os RRs específicos para encarar as durezas do Cyclocross possuem os cravos dispostos de maneira completamente distinta à versão para mountain bikes. Perfil baixo, cravos triangulares na zona central e baixo peso (meus exemplares pesaram 320 e 340 gramas), fazem do produto da Schwalbe uma boa opção para aqueles que enfrentam longos trechos mistos de asfalto e terra e não tem a preocupação de andar no limite e tirar tudo que a bike de rodas grandes poderia dar.
Para experimentar esses pneus com medida equivalente a um 700x1.38", programei de primeira uma pedalada passando por terrenos bem variados, começando por um longo trecho de asfalto, seguido por terra batida, um singletrack para variar e dificultar, mais mistura de asfalto e terra no final. No trecho urbano logicamente que a rolagem ficou facilitada pelo uso do Racing Ralph de perfil mais fino, entretanto sentia no selim cada um dos cravos tocando o chão, um comportamento até certo ponto comum quando se pedala no asfalto com pneus de cravos proeminentes. Chegou então a primeira estrada de terra, para minha surpresa os Schwalbes se saíram muito bem acelerando rápida e decisivamente. À medida que o terreno ficava mais irregular, a menor capacidade de absorção dos pneus de Cyclocross podia ser traduzida em uma dose menor de conforto em relação à 29er "padrão", deixando evidente uma maior perda de energia, o que tornava mais difícil a tarefa de aproveitar o momento, como invariável e frequentemente estaria fazendo a bordo de outra 29er equipada com pneus de MTB. Nos singletracks mais técnicos, recheados de troncos e obstáculos os pneus de Cyclocross mostraram a maior dose de ineficiência, não me permitindo pedalar em trechos que já havia zerado antes e tornando a bike instável, dificil mesmo de controlar em certos momentos. Experimentei os pneus tanto com câmaras, quanto convertidos para tubeless. O perfil baixo e estreito dos RRs inviabiliza o uso de pressões mais baixas como costumo adotar no dia-a-dia, o que inclusive deixaria os aros mais expostos a danos. A pressão mínima recomendada pela fábrica está na casa de 50 psi.
Você, blog-leitor, deve estar pensando então que a experiência foi péssima, mas afirmo que nem tanto. Procurei a todo instante tirar proveito das lições impostas pelas limitações do equipamento. Com esse tipo de atitude em mente, você pode cogitar usar pneus de Cyclocross em alguns de seus treinamentos, o fato de ter que escolher melhor as linhas pode colaborar para aprimorar seu domínio sobre a 29er. Também numa cicloviagem, como por exemplo o Caminho da Fé, esse tipo de pneu seria bem-vindo, uma vez que existem vários trechos de asfalto e nos de terra o biker-peregrino com alforges na bicicleta não precisaria exagerar nas curvas, downhills, etc. Apesar de tudo, minha opinião se mantém imutável, 29er só é 29er com pneu específico para MTB.
Keep 29eriding!
Eu tb pensava a respeito dos pneus de ciclocross, mas de forma diferente...
ResponderExcluirPenso se há benefício em usar esses pneus somente na traseira em condições de mtaaaaa lama, onde um pneu largo começa de ter limitação de giro quando a lama acumula entre o pneu e o quadro.
Voce já estará com a dirigibilidade degradada devido ao baixo atrito com o solo em condição de mta lama, então acho que um pneu mais fino não perderá em aderência e não juntará tanta lama.
Já que ainda não tem um medusa 1.55 x 29... quem sabe um de ciclocross ajude...
O que acha Adil?
Fala Euler,
ResponderExcluirExcelente questionamento!
Até o momento somente a Bontrager disponibilizou um pneu 29 específico para condições de lama, portanto sua idéia faz todo sentido e pode, numa necessidade, se converter em uma opção viável, principalmente quando o quadro que estiver usando ofereça pouco espaço para escoamento de barro. Ainda assim mantenho minha teoria, se puder perfira sempre um pneu 29.
Os mecânicos e pilotos de equipes profissionais muitas vezes "adaptam" seus pneus de seco a condições de lama, aparando com alicates alguns dos cravos. Algo que para funcionar pede muita experimentação, paciência e pneus para descartar.
Abs,
Adil
Parabens Adil pelo post sempre nos ajudando e esclarencendo as duvidas dos mais leigos rss como eu.
ResponderExcluirGosto muito de ler seus comentarios e testes são muito bem explicativos, vc podia ser o bike teste da Bike action rss...
Abçs
Gerson
Olá Adil, to ficando fã das bikes 29'ers... se eu fosse montar uma bike hj, seria uma roda grande, com certeza!!! mas o mercado de peças tá muito timido, não dá pra arriscar, o que é uma pena... Mas "Viva a 29'ers!!!"
ResponderExcluirSobre os pneus, tenho uma experiencia parecida com minha Astro Jumper, que foi uma bike de Soft-FreeRide e atualmente é uma, digamos, Super-XC... Eu, usava pneus 2.10 imaginado que mais finos as descidas ficariam prejudicadas, com isso o up-hill ficou meia boca... Resolvi testar pneus mais finos, Maxxis Larsen TT com 1.9 de medida, e fiquei supreso com a melhora... Acelera rapido, subidas mais rapidas e com muita tração, trechos planos com ritmo forte sem perdas,eo melhor!!!! descidas tão precisas quanto um pneu de maior medida!!! Meu colega DownHileiro ficou bobo de ver as descidas por onde passei, com pneus finos!!!
Se tivesse esse Maxxis Larsen TT pra rodas grandes, mas medida 1.9, com certeza seriam minha opção.
E Viva as 29'ers!!!!
Oi Gersão,
ResponderExcluirObrigado por acompanhar sempre o P29BR. Imagino que a revista prefira não se aprofundar demais nos testes ;-)
Valeu pela força.
Abs,
Adil
Gostei desta matéria Adil.
ResponderExcluirVou instalar os pneus 700x32 slick na minha futura 29 para usar em asfalto. (leia-se Desafio marcio May).
Você sabe se existem pneus Slick genuinamente para 29er? (como é o caso do Levorin praiero para 26")
Olá Alexandre,
ResponderExcluirHá um tempo atrás, até se justificaria essa história de falta de peças, mas agora sinceramente acho que avançamos bastante e isso está longe de ser um problema.
Pense bem, o que você precisa para a sua 29er que é necessariamente diferente da sua aro 26 atual? Basicamente os aros, pneus, câmaras e o garfo, sem contar o quadro.
Os aros, você compra direto da VZAN sem grandes dificuldades ou custo. Pneus estão disponíveis nas lojas brasileiras os CST, Maxxis, Geax, Specialized e Kenda, ou seja, várias opções. O mais difícil e dispendioso seria o garfo, um componente que "sofre" muito com o chamado "Custo Brasil", mas ainda assim pode ser encontrado sem grandes esforços nas lojas aqui de São Paulo.
Por outro lado, digamos que você adquira uma 29er completa, como a Caloi Two Niner, a Specialized Hardrock, entre outras. Você eventualmente poderá necessitar vez ou outra de uma câmara ou de um pneu diferente, nada que vai deixar você parado semanas, não são peças que estão indisponíveis no Brasil.
Espero que você conquiste logo a sua 29er!
Abs,
Adil
Oi Luiz,
ResponderExcluirAté pelo fato das 29ers possuirem rodas totalmente compatíveis com pneus de estrada, ninguém se aventurou a lançar um pneu 29 totalmente slick, o mais próximo disso são os NoTubes "The Crow" (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/01/p29br-teste-pneu-stans-notubes-crow-o_11.html). Para o Desafio vista um pneu de Speed mesmo :-D
Dependendo do seu uso, pneus híbridos como o Borough da Specialized poderão te interessar também.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirGotei muito dessa postagem, parabéns. Certas dúvidas a todos sempre sempre estarão sendo bem esclarecidas por vc, independente de mais ou menos conhecimentos que qualquer um de nós venha a ter.
Aproveitando a oportunidade e dando uma força no incentivo para o Alexandre, se for dodesejo dele posso tentar ajudar na montagem de uma 29er aproveitando peças que ele já tenha. Agora eentre out/nov vai chegar as JAMIS tb no pedaço.
Obrigado e Abs,
Júnior.
Adil,
ResponderExcluirEstava conversando ante-ontem com Iken da loja (http://www.ikenfix.com.br/) e ele me falou q vai usar os pneus de Ciclocross na sua 29, testará em corridas onde o percurso tem mais estradão, onde certamente sua aplicabilidade obtém o máximo de rendimento. Estou programando fazer uma cicloviagem entre Pedro Leopoldo à Diamantina e comentei com ele o interesse em usar esses pneus, pois vou rodar 220km (em um dia) sendo 100km de terra e 120 de asfalto, depois do papo e após ler a reportagem, já estou definido q irei com esses pneus.
Abs,
Wesley
Tunar os pneus?? Ahhh Adil... não dá idéia!!! rsrs
ResponderExcluirOi Adil,
ResponderExcluirSerá que usando outra marca de pneu, mais largo, chegam ate 45 mm, e calibragem mais baixa, alguns cyclo-cross ainda andam com 25 lbs, possa conseguir-se uma adherencia melhor?
Abraços,
Richard
ola Adil, tenho acompanhado seu blog há algum tempo e o acho muito interessante.Você saberia me dizer o preço de uma Kona 29 Unit e o peso, pois pesquisei na internet e tive dificuldades de encontrar esses dados. Novamente parabéns pelo blog e antecipadamente agradeço. André
ResponderExcluirHhuummmmm. Tenho extamente um jogo destes em casa.... COmo meu uso sao ruas ruins, paralelepipedo e estradoes, acho qu evou testar tambem..... Afinal minha saga 16 ja ta aqui... que felicidade....
ResponderExcluirBom teste, mais uma vez, adyl..
Parabens.....
Boa idéia! he he he.
ResponderExcluirEntão Adil, o pneu mais fino 29er que encontramos no Brasil é o 29 x 2.0?
as grandes vantagens das 29er é justamente no maior diametro, conforto e momentum maior... colocar pneus de ciclocross instigam em uma atitude extreme racing onde a conotação cdf é levada a seria e ao coxis rss
ResponderExcluirfoi muito valida a avaliação feita pelo Adil.. aprendi mais algumas coisas e amadureci ainda mais a ideia de ter um 29er
parabens Adil!
Oi Wesley,
ResponderExcluirBoa escolha para sua cicloviagem!
Se a competição em estradão do Iken estiver mesclada com trechos técnicos, certamente o que ele tiver ganho antes, perderá depois. Tenho bastante reserva quanto a isso. Prefiro então partir para pneus tipo os Bontragers XR-1 29x1.9 (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/06/p29br-test-pneus-bontrager-xr1-team.html), supervelozes e ainda 29 polegadas.
Abs,
Adil
Oi Richard,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Sim, é possível, mas ainda assim, considero que estarão distantes do desempenho de um bom pneu 29 polegadas.
Abs,
Adil
Oi André,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Infelizmente o importador Kona trouxe muito pouca coisa e nada de Unit. De qualquer forma, ela pesa 11.5Kg.
Abs,
Adil
Olá Blog do Charles!
ResponderExcluirDivirta-se com sua Saga e depois me mande fotos.
Abs,
Adil
Oi Luiz,
ResponderExcluirAqui no Brasil o pneu 29 mais estreito é o Geax Barro Race (29x2.0) que será testado a partir desta semana pelo P29BR, um pneu para competição.
Abs,
Adil
Valeu Fabiano,
ResponderExcluirContinue acompanhando o P29BR.
Abs,
Adil
Adil, sou um feliz dono de uma Specialized Crosstrail, uma quase 29' com pneus Borough, excelentes para "terra firme" - asfalto, terra batida, gramados - mais que isso ela fica escorregadia. Vc acha que somente trocando o pneu dianteiro eu conseguiria obter uma melhor performance em trilhas? Caso positivo vc teria alguma sugestao de pneu?
ResponderExcluirAbs e parabens pelo sempre alto nivel das informacoes!
Olá Renato,
ResponderExcluirAdoro os pneus híbridos Specialized Borough, entretanto para terra primordialmente, você poderia experimentar pneus de Cyclocross como esses que eu testei. Sugiro tanto na dianteira, quanto na traseira. Pneus mais largos não irão servir na sua bike.
Abs,
Adil
Adil, vou participar da prova da Claro (100km), e vou com minha 29, uma Specialized Rockhopper Expert 29. A prova é toda em asfalto de boa qualidade. Pergunto: basta trocar os pneus originais da bike por pneus "speed", tipo um Continental Ultra Sport (700x25C)?
ResponderExcluirAbraço, e mais uma vez parabéns pelo ótimo blog, que me fez comprar a bike e agora só quero 29... (estou esperando chagar a Stumpjumper Comp 29...).
Gustavo
Isso mesmo Gustavo,
ResponderExcluirBasta colocar os pneus de Speed nos seus aros. Esse é mais um exemplo da versatilidade das 29ers.
Abs,
Adil
Olá, primeiro parabenizo pelo excelente blog. Estou para começar a pedalar, a bike que vou comprar é uma Specialized Rockhopper 29, gostei da nova tendência das 29, Estou começando bem? É mto difícil achar pneus para esse tamanho? Obrigado. Abraço!
ResponderExcluirOlá Rhudi,
ResponderExcluirObrigado por acompenhar o P29BR!
Sua escolha é bastante acertada, tenho sentido entre aqueles que chegam ao esporte agora, a tendência de entrada direta no Mundo das 29ers. A Rockhopper vai bem para suas pedaladas do dia-a-dia e ainda te oferece condições de encarar algumas provas.
Os pneus aro 29 estão disponíveis em diversas lojas aqui em São Paulo e muitas outras na web. Não se preocupe com isso.
Abs,
Adil
Ola Adil, primeiramente parabéns pelo blog, cara comprei uma khs aguila aro 29, utilizava a minha bike antiga uma mtb para trabalho e viagens em estrada, estou com grandes dificuldades de encontrar pneus slicks aro 29 aqui em são paulo, vc teria uma indicação?
ResponderExcluirOlá Michael,
ResponderExcluirComo o diâmetro da roda de uma 29er é idêntico ao de uma bike de Speed, normalmente quem quer usar pneu liso, usa os modelos de estrada, tomando cuidado para escolher um pneu com largura maior que do aro. Pneus 700C de bikes híbridas são excelentes opções.
Caso prefira um pneu mais largo, não conheço nenhum totalmente liso, mas pode tentar um NoTubes The Crow (http://www.29er.com.br/2009/01/p29br-teste-pneu-stans-notubes-crow-o_11.html).
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs,
Adil
Tenho uma soul copenhague que é uma urbana que possui pneus aro 700X38 hibridos e ao fazer trilhas com terra verifiquei que fica realmente dificil, por isso gostaria de apenas trocar os pneus, por algum desses 29X1.9 poderia simplesmente troca-lo ou terei que ter um jogo completamente novo de aros e pneus? Obrigado
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