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quarta-feira, 26 de maio de 2010

P29BR 29ER TEST / Scott Scale 29 Race Tuning

Uma 29er de potencial.


Desde a primeira pedalada nos testes que o P29BR vem realizando há quase um mês com a 29er da Scott, chamou atenção o fato da bike ser leve para um modelo de Rodas Grandes em sua faixa de preço, a Scale 29 vem de fábrica pesando 11,7 Kg sem os pedais. O quadro de grafismo ímpar em tons de verde, preto e branco, deixou transparecer que havia margem para ser ainda mais explorado. Por isso, ao contrário de outros testes, desta vez resolvi aproveitar a disponibilidade da bike e experimentar na prática alguns upgrades que poderiam transformar numa máquina de competição a já bem montada e competente Scott Scale 29.


Basicamente foram efetuadas modificações em três frentes. A suspensão Reba SL 29 deu lugar a um garfo de carbono Niner, apenas com esta troca o peso total da bicicleta baixou mais de 1,2Kg. As rodas e pneus originais foram substituídos por um conjunto composto por aros NoTubes Arch, cubos American Classic, pneus Maxxis CrossMark e Aspen (eXCeption Series) montados sem câmaras, além de discos de freio Ashima de 160mm na dianteira e 140mm na traseira. Um cassette Shimano HG-61 12-36 completa o pacote rodante. Para fechar, o confortável selim original deu lugar a um modelo SKN da Selle San Marco, pesando apenas 185 gramas e combinando com as cores da bike, assim como as manoplas brancas MOB Punch Pro do tipo lock-on.


Com os upgrades em questão a Scale 29 atingiu a incrível marca de 9,8Kg sem os pedais. Tenho que enfatizar que não foi empregado nenhum componente de carbono além do garfo, foram mantidos guidão, mesa, canote, etc. Tudo de alumínio, todos originais Scott. Peças de qualidade, incluindo as de linha, aliadas a um quadro levíssimo e extremamente bem construído, produziram uma autêntica máquina de competição, com potencial de sobra para emagrecer ainda mais.


O contexto deste post é preferencialmente voltado ao peso da bike, as impressões sobre o comportamento da Scale 29 vou deixar para a parte final do teste que será publicada nas próximas semanas. De qualquer forma, a versão da Scale 29 tunada pelo P29BR ganhou em agilidade e desempenho final, colaboraram o do ângulo da caixa de direção mais elevado, o movimento central ainda mais baixo e a distância entre eixos consideravelmente diminuída.

Segue quadro com a geometria da Scott Scale 29 modificada, acompanhada dos números originais entre parênteses.


Keep 29eriding!

35 comentários:

  1. Como sempre muito bom Adil...

    O novo design do blog ficou "dá hora"! =)

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  2. Valeu Ronaldo,

    Ótimo te ver por aqui. Você é um dos meus primeiros e fieis blog-leitores, hoje já são mais de 10.000 page views/mês para o P29BR.

    Abs,

    Adil

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  3. Ahh vi seco, e Adil ainda deixou pra semana q veem as impressoes da maquina!! ja tava ancioso desde que recebeu a scale. principalmente pelo chain stay incrivelmente curto que apresenta e geometria diferenteciada

    Antes da modificacoes com garfo e rodas, testou o conjunto como saiu da caixa?

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  4. Boa noite Adil, nos conhecemos na prova do Pedal Leve, São Roque, na oportunidade eu estava de 26, mas a 5 dias sou o feliz proprietário de uma stumpujumper 29, que comprei respaldado pele seu teste, fato que agradeço muito.
    Bom, mas vamos lá, você poderia me dizer onde encontro o garfo da Niner???, acho que a stumpjumper vai ficar mais "divertida", rsrsr.

    Obrigado e até breve.

    Ricardo Barbosa

    Piracicaba.

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  5. Esse Garfo Niner é pau pra toda obra hein?
    Qual o peso das rodas montadas?
    Agora é esperar o resultado final do test drive.

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  6. Show Adil, tbém
    gostaria de saber onde
    encontro o garfo niner...
    Abrço

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  7. Olá Overr,

    Pedalei quase 30 dias na configuração original, posso adiantar que gostei! Em breve conto tudo.

    Abs,

    Adil

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  8. Oi Ricardo,

    Bem vindo ao Mundo 29er, fico realmente feliz que o P29BR tenha te ajudado.

    O garfo Niner está sendo um incrível sucesso de vendas, por isso os estoques da fábrica se esgotaram. Até agosto deverá estar disponível outra vez e sendo distribuído por aqui.

    Abs,

    Adil

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  9. Oi Luiz,

    O garfo Niner é de longe o melhor upgrade para qualquer um que vá usar sua 29er para XC. A diferença de peso é considerável, mesmo em comparação com outros modelos de garfos de carbono disponíveis no mercado.

    As rodas que estão na versão tuning da Scale 29 pesam 1.750 gramas o conjunto.

    Abs,

    Adil

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  10. Oi Albert,

    O garfo de carbono Niner deverá estar disponível no Brasil a partir de agosto.

    Caso algum blog-leitor não aguente esperar e queira muito um, o P29BR se dispõe a vender o exemplar que foi usado no teste. Me mande um e-mail se precisar.

    Abs,

    Adil

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  11. Acabou de chegar meu cassete HG-61 12-36. http://picasaweb.google.com.br/silviopsa/HG61#

    Me lasquei com imposto, ICMS e desembaraço aduaneiro. Então se alguém quiser comprar, veja se tem na Tripp Aventura.

    Agora é instalar e colocar pra rodar.

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  12. Olá Adil

    Você acha que o garfo de carbono vale mais a pena do que uma suspensão no caso de trilhas (sem jumps ou drops)?

    Abraços

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  13. Silvio, quanto saiu o K-7 12-36 importado com os impostos e demais taxas?

    Eu tava vendo no site da Niner esse garfo e suas diversas cores.
    Confesso que mesmo sendo mais caro de todos(U$ 375,00) eu gostaria de adquirir um.
    O endereço da loja virtual da Niner é:
    http://store.ninerbikes.com/Components/Carbon-Forks

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  14. Adil,

    Procede que essa "sumida" do garfo da niner foi pq houve uma modificação no garfo na medida do eixo até o crown (traduzir como topo??) de 490 para 470? Ficando mais baixo? E q tb houve mudança no offset de 39mm para 45mm? Eu reparei que a altura do movimento central da Scott baixou bem da susp 510 de eixo até o crown com o uso do garfo. Me aprece que pelo tempo que vc recebeu esse garfo ele é o modelo mais alto e de menor offset, o modelo novo não começa de comprometer a altura do central será??Até mais!

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  15. Adil, procede dizer que o Off Set deste garfo Niner é "melhor" que o das concorrentes?

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  16. Ola Adil que pena que a impressão voce vai deixar para outra semana, mas queria ver o teste ela como veio, não curto muito esses garfos rigidos, bom vou ficar na espera de suas impreçoes.

    Inte

    Gerson

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  17. Caraca, Adil! Eu achei q tinha tunado a minha Scale 29 e tu arrasa com essa! Parabéns! Tu pode me dar mais informaçoes sobre esse garfo? Como conseguir, qual o valor?
    Abraço e parabéns mais uma vez!

    Esequiél
    http://poilama.blogspot.com/

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  18. Luiz Fernando, essa conta eu não queria fazer para não ver o quanto eu me lasquei, mas vamos lá. A compra foi feita na Jenson Usa.
    Cassete Shimano 12-36 - US$ 54,99
    Frete Fedex - US$ 25,79
    Total - US$ 80,78 - R$ 156,55

    No Brasil estão vendendo por algo em torno de R$ 153.

    Ainda paguei mais R$ 82,19 dividido assim:
    Imposto de importação - R$ 34,26 (declararam o valor do cassete como US$ 30,52)
    ICMS/GNRE - R$ 18,71
    Desembaraço aduaneiro - R$ 28,07

    Somando tudo o cassete saiu por R$ 238,74.

    Me lasquei bonito. E por causa disso vou ter que usar o K7 até ele ficar banguela.

    Para meu azar só fiquei sabendo que vendia no Brasil um dia depois de ter comprado lá fora.

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  19. Sobre compras internacionais, por experiência própria, aconselho não solicitar a entrega por empresas tais como: UPS, DHL, FEDEX e TNT, essas empresas possuem um sistema de desembaraço alfandegário que além de cobrarem pelo serviço ainda incluem o ICMS(mais uns 17%). O ideal é solicitar a entrega via USPS Internacional, vai demorar de dois a três meses para chegar, mas caso tenha pressa para receber a mercadoria procure um site que envie via USPS Express, chega com uns vinte dias. E pela USPS que é o correio americano, você não paga o ICMS e ainda corre o risco de não pagar os 60% de imposto de importação recebendo a mercadoria diretamente na porta da sua casa. Qualquer compra internacional você precisa ponderar muito bem os custos e benefícios.

    Abraço
    Daniel

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  20. Muitissimo Obrigado Daniel!
    Suas informações foram de Extremissima Utilidade para mim que quer se aventurar a fazer compra pela internet em lojas estrangeiras.

    Ontem vi o site da Niner e fiquei de cara com os quadros.
    Gostei bastante do E.M.D. (Eat My Dust).

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  21. Oi Breno,

    Tudo depende do uso que você faz da sua bike, muitas vezes, para gente que encara poucos ou pequenos obstáculos a economia de peso, mais que 1Kg numa única peça, pode fazer uma diferença considerável sobre seu desempenho. Eu uso o garfo de carbono Niner quase todo o tempo na minha bike pessoal.

    Abs,

    Adil

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  22. Oi Euler,

    Como eu disse antes, a "sumida" do garfo se deveu 100% a seu sucesso de vendas.

    A Niner, como pioneira nas Rodas Grandes, nunca usou offset de 39mm em nenhum dos seus garfos. O novo valor da altura eixo-coroa, que você mencionou, foi implementado nos garfos da marca a partir do lançamento do Carbon, entretanto eles ainda oferecem o modelo em cromo com 490mm.

    O garfo de carbono da Niner desde o princípio está disponível somente com eixo-coroa de 470mm e offset de 45mm. Sendo assim, não tem modelo novo, o garfo é exatamente o mesmo desde o início da produção.

    Está saindo do forno agora uma versão com steerer tube de dupla medida para ser montado nas novas Air 9 Carbon.

    A altura do central da Scott Scale 29 ficou ótima, a bike está fazendo curvas incríveis e o pedivela não encosta no chão quando vou ultrapassar obstáculos.

    A Scale 29 continua nota 10!

    Abs,

    Adil

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  23. Oi Luiz,

    O offset da Niner foi pensado desde o início para compensar o fato de que o trail nas 29ers é maior, o que deixaria a bike mais lenta. Explico em detalhes esse assunto em:

    http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/10/p29br-29er-test-garfo-de-carbono-niner.html

    A maioria das outras marcas acompanharam e hoje oferecem garfos com o offset modificado. Caso você, por exemplo, comprar uma Rock Shox Reba 2008, ainda vai de offset antigo.

    Uma boa 29er funciona superbem mesmo com essa Reba 2008 que eu falei, entretanto se você puder montar um garfo com um offset "29er friendly" na sua bike estará potencializando as qualidades dela.

    Abs,

    Adil

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  24. Olá Esequiél,

    A sua Scale também ficou um arraso, parabéns.

    No momento acho que você consegue o garfo nos EUA, o valor é de U$ 375. A partir de agosto o representante Niner no Brasil também terá os garfos disponíveis aqui.

    Abs,

    Adil

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  25. Este comentário foi removido pelo autor.

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  26. Quanto vale essa bike? (valor sem as modificações)

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  27. Oi Paulo,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    A Scale 29 custa em torno de 6.000 Reais.

    Abs,

    Adil

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  28. Ok, Adil,
    Não estou conseguindo
    acessar seu email, se puder
    passar p o meu, o preço do garfo Niner, agradeço...
    alberescudeiro@aasp.org.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Hummmm...
    Então entendi o peso.
    Pois falou que tem 11.700kg que realmente é um bom peso.
    Mas tenho uma Cannondale XL que pesa 10,700kg sem os pedais. Que é um monstro de tamanho mas pesa pouco.
    Mas a diferença de preço é grande, por isso uma mais leve que a outra.
    PS: Tenho a 29 ER1

    Muito bacana o blog, ficarei de olho por aqui...

    Abraço

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  30. Adil e leitores!

    Desculpem postar assunto diverso, mas é que me sinto entre amigos e tentado a relatar minha primeira experiência de verdade com minha 29Depois de cinco meses sem pedalar, ontem fiz uma pedalada padrão, de 45 km que sempre fazia, estava receoso de não conseguir completá-la ou ter dificuldades. Amigos minha impressão da Bike: Adil, ao contrário da minha specialized 26, 80% do tempo, pedalei na coroa grande e no cassete menor, no plano tem uma inércia maravilhosa, sinceramente, nas subidas, não senti diferença, subi todas, da mesma forma que subia com minha 26, nas descidas, ah... "quanta direfença", é de soltar e deixar descer, senti uma firmeza, segurança e um controle indescritível, sente-se muito menos as irregularidades. Minhas pedaladas são basicamente em estrada de chão, nada muito técnico, para este tipo de pedal, não tenho dúvida nenhuma da superioridade das grandonas! estou muito contente, com minha DB, de imediato, se tivesse $$, trocaria o movimento central e o banco. No mais está 10!

    Adil! cria um fórum pra nós~

    Abraços!

    Tuquinha

    ResponderExcluir
  31. Caros colegas,

    Qual seria a finalidade de um garfo Niner de carbono? Apenas perda de peso em detrimento ao conforto?

    Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir
  32. Olá Tuquinha,

    De fato, como era de se esperar, que valeu a espera pela sua 29er. As Rodas Grandes modificam completamente a maneira que cada biker se relaciona com as trilhas. Vai ser daí para melhor.

    Agradeço pelas sugestões e keep 29eriding!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  33. Oi Daniel,

    A finalidade é aproveitar o fato dos pneus e rodas maiores serem mais absorventes e poder carregar às vezes 1,5Kg a menos no peso do conjunto; e no caso do produto da Niner, sem considerável detrimento do conforto. Posso te garantir que nas descidas os proprietários de bikes aro 26" mesmo com suspensão ficam para trás!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  34. Daniel,

    nao e so o peso que ganha com o garfo niner, quando comprei achei que era legal, para ficar abaixo dos 9kg,
    mas agora gostou tanto que com a FOX.
    A rigidez e surprendente e meu apetito para as subidas sao impressionantes, a bike anda muito forte, e tambem e muito preciso.
    Eu desco do mesmo jeito com a rigida, so pegar o jeito!! Passou muita gente na descida com pedra!!!
    E na subida nao tem para ninguem!!!!achei tambem que o peso da bike ficou muito bem equilibrada. Muito mas facil de achar o ponto certo sem se jogar pra frente para achar um compromisso. isso tudo numa single speed!!! Agora tem que ter braços, as primeiras trilhas sao fortes de emocoes, depois e so abusar!!!!
    Laurent

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