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domingo, 25 de abril de 2010

P29BR 29ER TEST / Specialized Epic Comp 29 - Parte 2

DNA de XC, desempenho de Trailbike.

Hoje, pela própria natureza das 29ers, o número de hardtails disponíveis comercialmente supera em muito o número de opções em bicicletas de suspensão integral, por isso, quando a Proparts acenou com a possibilidade do P29BR testar uma full-suspension com rodas grandes, aceitei prontamente. O fato é que não se tratava de uma bicicleta qualquer, mas sim da versão 29er de uma das mais famosas e evoluidas plataformas da marca americana, a Epic.


O modelo Comp 29er posto à prova pelo P29BR é o mais acessível da linha Epic com rodas de 29 polegadas. Contudo, o menor preço deste modelo, construído em alumínio proprietário M5, não se traduz no emprego de componentes que possam comprometer o funcionamento de um sistema de suspensão tão eficiente como este, que a Specialized vem apostando e desenvolvendo desde o início da década.

A marca caracteriza-se como uma das mais criteriosas na escolha dos componentes para suas bikes. Seguindo essa filosofia, a Epic Comp 29 partilha também todos os avanços tecnológicos encontrados na "irmã" mais cara, o modelo Marathon 29, além de empregar a mesma e atualizada geometria.

A Specialized define a plataforma Epic como "a mais eficiente e rápida bike de cross-crountry competitivo do mercado". Apesar de nascida dentro de uma linha para o XC competitivo, pessoalmente, considero esta versão, a Comp 29, quase que uma trailbike. A combinação das rodas grandes com o sistema Specialized/FOX Shox Mini Brain resultou numa bike perfeita para grandes distâncias, as epic rides -tudo a ver com o nome!- bem como para provas de longa duração.


A Specialized Epic Comp 29 mescla com maestria componentes SRAM, Shimano, Avid e muitos itens de marca própria que muito frequentemente superam em qualidade o que há de similar no mercado, bem ao contrário do que ocorre com outras fábricas, que costumam via de regra fazer uso de peças proprietárias visando baratear o custo final, movimento que normalmente não agrega nada em desempenho. Alguns detalhes como a tampa da caixa de direção com peso aliviado, as novíssimas manoplas all-mountain Grappler, o ótimo selim Phenon e até mesmo os terminais dourados dos cabos Jagwire são exemplos de um cuidado que só se encontra em produtos top de linha nos concorrentes.

No site da fábrica você vai encontrar o modelo Comp 29 somente na cor branca, entretanto as unidades disponíveis no Brasil são vermelhas. Lindas, com um grafismo capaz de atrair a atenção de quem quer que cruze com você nas trilhas. O seat tube assimétrico por si só já é uma verdadeira obra de arte de engenharia, o tubo do selim se desloca à esquerda para dar espaço ao câmbio dianteiro que se movimenta junto com o chain stay e o triângulo traseiro, um sistema chamado de DMD (Direct Mount Derailleur) que proporciona mudanças extremamente precisas, além de trabalhar com um chainline otimizado. O preço para o consumidor sugerido para a Epic Comp 29 gira em torno de nove mil Reais.


A constatação de que a Specialized atingiu em 2010 a maturidade no formato 29er, se confirmou já nas primeiras pedaladas a bordo da Epic Comp 29. O top tube compacto, com 590mm, o central baixo para uma full-suspension de rodas grandes e o head tube com ângulação de 70.5° resultaram em uma 29er vívida de reflexos, que acelera com facilidade. A bike é oferecida em apenas 3 tamanhos, XL (extra-grande), LG (grande) e a Média, testada pelo P29BR.

A princípio, a configuração do famoso e competente sistema Brain pode intimidar, passar uma falsa impressão de que seria uma tarefa exclusiva para profissionais. Ao contrário, após assitir ao vídeo no site da Specialized, fica fácil conseguir regular a suspensão traseira e sua plataforma de maneira eficiente. Partindo dos meus 75Kg, somei o peso dos meus equipamentos (capacete, sapatilha, etc) e então encontrei minha melhor calibragem para o amortecedor FutureShock. Comprovei o ajuste correto com a ajuda de uma régua especial (o Sag Meter) fornecida com a bike; através dela o proprietário pode setar com exatidão um valor para o sag que permita utilizar com sucesso os 90mm de curso traseiro, para mim foram 150 psi.


O Mini Brain é um caso, ou melhor, um item à parte, cuja correta regulagem resulta em uma plataforma firme de comportamento único, permitindo pedalar em pé de maneira agressiva sem perda de energia. Ainda assim, a Epic absorve impactos com incrível suavidade. No Brain usei 6 clicks a partir do ponto de maior firmeza.


Existem hoje duas correntes de projetistas e bikers. Aqueles que constroem e apreciam uma full-suspension com travas manuais no guidão e outros, como eu, que preferem equipamentos inteligentes do tipo "regule e esqueça". A Epic Comp 29 se encaixa com louvor nessa segunda categoria.


Nas subidas, a 29er full-suspension da Specialized se comporta como uma hardtail, graças ao Mini Brain. Ainda assim a Epic Comp 29 rende mais -e exige menos- quando o biker encontra um ritmo confortável e pedala sentado montanha acima. O ótimo pneu Fast Track LK montado na traseira da bike, permite sem titubear ou rodar em falso, pedaladas mais vigorosas, além daquele que vejo como um pré-requisito para o piloto de 29er, o de aproveitar ao máximo o movimento das rodas e atacar em pé as subidas mais curtas e retomadas. O cassette é o necessário Shimano HG-61, 12-36. A Specialized marcou mais um ponto, ou dois, na escolha do conjunto mesa-guidão, a mesa que permite uma regulagem fina de angulação já encontrada na Stump testada pelo P29BR no ano passado (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/06/p29br-test-specialized-stumpjumper-comp.html) somada ao guidão reto de 660mm, são perfeitos para a Epic Comp 29, proporcionando uma boa alavanca -leverage- para enfrentar as subidas mais íngremes, mantendo ainda a altura do guidão o mais baixa possível, mesmo com o uso de um garfo com 100mm de curso.


Por falar em pneus, aí está um ponto onde a Specialized foi outra vez muito feliz. Os pneus escolhidos para a Epic Comp 29 são do tipo S-Works, os mais leves e aderentes da marca. Para completar o pacote, na dianteira o modelo Captain 29x2.0, desenhado pelo mito Ned Overend, conta um perfil agressivo e cravos proeminentes, potencializando ainda mais o que é hoje uma das marcas registradas das mountain bikes Specialized, o brilhante desempenho em curvas. O sistema patenteado de suspensão FSR está há alguns muitos anos entre os melhores do mercado. Os pivôs do tipo Horst Link, montados nos chain stays, são os responsáveis pelo funcionamento 100% ativo do conjunto traseiro, ou seja, a suspensão não endurece quando os competentes freios Avid são acionados, o que na realidade representa um diferencial de desempenho decisivo, principalmente naqueles singletracks mais acidentados e com mudanças constantes de direção. O modelo Elixir C SL é uma exclusividade das Specializeds, funciona bem e é de fácil regulagem.


A Epic 29 é uma bike daquelas que pedem e permitem altas velocidades nas descidas. A suspensão traseira engole as irregularidades com eficiência e, ao mesmo tempo, apresenta uma suavidade encontrada somente nas melhores trailbikes aro 26 com pelo menos 5 polegadas de curso. Além de toda tecnologia e desempenho da suspensão traseira, na linha de frente brilha uma moderna Reba SL montada sob um head tube do tipo tapered, de dupla medida, 1 1/8" na parte superior e 1 1/2" na inferior, o resultado é uma dianteira firme e uma direção mais precisa, mesmo sem reforços adicionais no down tube ou o emprego de um cubo com eixo passante, mais pesado.

A Epic Comp 29 da maneira como foi concebida, não necessita upgrades. De todas as formas, sempre recomendo a meus blog-leitores uma conversão tubeless para os pneus. No caso desta Epic, o cuidado da fábrica é tão grande, que o modelo já é oferecido com todo o necessário - fitas e válvulas- para uma tranquila montagem sem câmaras. Trata-se de uma full-suspension que emprega alta tecnologia em seus sistemas de suspensão, conta com equipamentos atualizados e bem combinados. A bike testada pesou aceitáveis 12,6Kg (27.9 Libras) em se tratando de uma full-suspension com rodonas. A você que se define um piloto exclusivamente de XC, recomendo a versão Marathon 29 da Epic, com componentes mais leves, como o novo grupo SRAM XX e uma suspensão dianteira exclusiva, produzida em conjunto pela fábrica e a Rock Shox. A parte superior desse garfo é fabricada em carbono pela Specialized, com canelas e mecanismos internos Rock Shox Reba e sistema de amortecimento Black Box Motion Control. A Specialized dispõe também de uma categoria de bicicletas definidas como XC Trail, uma opção a mais para quem busca ainda mais curso, e consequentemente conforto, sem a punição de ter de carregar muito mais peso por isso. A Stumpjumper FSR 29 será testada em breve pelo P29BR.


A Specialized Epic Comp 29 é um lobo em pele de cordeiro, ou melhor, uma trailbike supereficiente em pele de um moderno modelo de XC de competição, com tudo que o proprietário tem direito para viver a experiência 29er. Vai muito bem em provas de 24 horas, corridas de aventura, ou mesmo nos seus passeios mais longos e cansativos. É uma máquina especial, cheia de tecnologia e beleza. A bordo da Epic Comp 29 é impossível não sentir uma sensação especial a cada pedalada, guardando-se as devidas proporções, mais ou menos como pilotar algum dos carros da Ferrari ou uma das motocicletas Ducati, um luxo adorável.

Keep 29eriding!

Specialized Epic Comp 29 - Parte 1, detalhes e imagens em http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/03/p29br-29er-test-specialized-epic-comp.html

Geometria e maiores informações em http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkModel.jsp?spid=45738&eid=4342&menuItemId=9247

15 comentários:

  1. Boas Adil!
    Parabéns pelo teste e a matéria impecável,feita para uma bike sem dúvida nenhuma impecável também. A Proparts aposta em 29er porque sabe que seu espaço está reservado no mercado, é só fazer uma retro e e ver que cada vez mais os RODÕES ganham terreno. O Daniel sempre acertou em apostas de mercado desde o início do MTB.

    Um grande abraço.
    Equipe J2R

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  2. Muito bacana essa Epic. Tem as cores da minha HR XC.
    Eu não gostei do guidão flat.
    Acho que um Rise Bar combinaria mais com estilo Trail bike dela.
    Enfim, uma maquina full em tanto.
    Gostei.

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  3. Olá Adil,

    Gostei muito da sua avaliação da Epic 29.

    Tinha falado com o representante SPZ aqui em Brasília e não me deram notícia sobre a Stumpjunper FSR 29. Pelo visto ela também será importada, né? Estou só esperando pra ver e quem sabe comprar uma.

    Um abraço.

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  4. l, veja aí as fotos da minha cicloviagem de 29er:
    http://public.fotki.com/MTBB/viagens/efgoyaz/

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  5. Olá Adil, aqui é o Leonardo de João Monlevade (MG), no ano passado comprei uma Stump comp 29 igual aquela que vc depois testou no blog. Gostaria de saber se este quadro faz uma diferença tão significativa pois os componentes das duas são parecidos. Outra coisa, vc poderia depois colocar uma seção para que possamos colocar fotos das bikes em ação. Um abraço.

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  6. Oi Leonardo,

    Espero que você esteja curtindo sua Stumpjumper, é uma ótima 29er.

    De qualquer forma, olhando mais de perto, os equipamentos não são tão parecidos assim. Pense por exemplo na suspensão dianteira, apesar de as duas bikes utilizarem uma Reba SL 29, na Epic o steerer tube tem dupla medida, o que faz uma diferença considerável em termos de rigidez e precisão de direção. Além do curso ser maior.

    Você está comparando uma hardtail com uma full-suspension das mais modernas. A Epic é uma plataforma para XC Competitivo, com grande versatilidade, que permite também rodar grandes distâncias. Por outro lado, sua Stump é leve e te deixa aproveitar muito bem as vantagens e benefícios das rodas maiores.

    A escolha por uma ou por outra depende mais do seu gosto pessoal e do seu bolso. As 29ers foram as responsáveis pela redenção das hardtails, a bicicleta rabo-duro voltou à evidência, graças às rodas mais absorventes, à melhora no comportamento em curvas, aumento no desempenho em retas, além da simplicidade maior do conjunto.

    Ainda assim, não posso deixar de mencionar que a Epic te oferece um leque amplo de possibilidades.

    Boa escolha. Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

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  7. Adil, uma ajuda, por favor, aproveitando o embalo da Stumpjumper... Adquiri recentemente, uma Stump. Comp 29, as dicas do seu Blog foram determinantes para a aquisição... Bem ela veio com duas válvulas para tubeless, como faço a conversão? É apenas instalar as válvulas e por o selante? Ou ainda é necessário aplicar a fita? Abraço

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  8. Oi Daniel,

    Fico satisfeito que o P29BR tenha te ajudado na escolha da sua 29er.

    Nunca realizei pessoalmente a conversão tubeless na Stumpjumper, por isso pedi ajuda ao pessoal técnico da Specialized Brasil. Em breve postarei aqui toda a instrução para você rodar sem as câmaras na sua 29er.

    Abs,

    Adil

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  9. RESPOSTA DA SPECIALIZED BRASIL


    Conversão tubeless.


    Se a Stumpjumper Comp 29 que estamos falando é do ano 2010, sim é só instalar as válvulas, instalar o pneu, aplicar o líquido selante e pronto, você estará com uma roda sem câmara.



    Se a Stumpjumper for do ano 2009, ai antes de instalar as válvulas, temos que selar o aro com um fita de aro própria. A Roval dispõe dessas fitas, assim com a Stan (fabricante dos selantes NoTubes). Após instalada a fita selante, ai o processo é o mesmo da anterior. Sugiro nesse caso procurar ajuda de pessoal especializado ou que tenha conhecimento do que esta fazendo.



    ATENÇÃO: Se o pneu não for UST, coloque o dobro da medida de selante, indicada pelo fabricante. Assim parte do líquido selará o pneu e a outra parte ficará para eventuais furos.

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  10. Nem o meu pneu nem a minha roda são tubeless, e funciona sem problema algum.
    Vai levar umas 2 semanas para o líquido VULCANIZAR todos os vazamento de ar, nesse tempo você terá que calibrar quase todo dia. Mas depois fica igual aos sistemas tubeless.
    Minha fita era 26" e serviu perfeitamente na roda 29".

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  11. GOSTARIA DA SUA AJUDA PARA PODER COMPRAR MINHA PRIMEIRA BIKE 29
    ESTOU EM DUVIDA SOBRE STUMPER JUMPER HT 29ER OU EPIC COMP 29ER
    A DUVIDA E A SEQUINTE QUAL VAI ME DAR MAIS CONFORTO.
    1 - POSIÇAO SENTADO NA BIKE QUAL EU FICO MAIS CONFORTAVEL QUERO DISER ERRETO.
    2 - A EPIC DA MUITA DIFERENÇA EM TER SUSPOENSSAO TRAZEIRA EM RELAÇAO A STUMPER JUMPER.
    3 - TENHOS TAMBEM A SCOTT SCALE 29 QUE CONCORRE COM A STUMPER QUAL DELA VOCE ME INCICA.
    TENHO UMA STUMPER JUMPER 26 E QUERO A MINHA 29 ME AJUDE A COMPRAR.

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  12. Olá Sal-Tim,

    Respondendo às suas perguntas:

    1 - Epic

    2 - A diferença você vai sentir principalmente em longas distâncias. Se você tiver budget para adquirir uma Epic de Carbono e pedala por muitas horas, ela é a melhor opção.

    3 - Adoro a Scott scale 29 Pro com quadro de carbono, é uma ótima opçõa em termos de custo benefício.

    Abs,

    Adil

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  13. olá,


    vc pode me ajudar em uma escolha?

    tive problemas de coluna e quero comprar uma bike comfortável e ao mesmo tempo competitiva porque gosto de participar de corrida de xco e xcm. O que vc me fala das 29"? Qual melhor espolha uma epic comp 29 de alumínio ou uma stump ht 29 de carbono?

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  14. Olá Paulo Júnior,

    Obrigado por acompanhar e participar do P29BR.

    Eu também tive problemas sérios com a coluna, mas curei com dois remédios: pilates e 29ers ;-)

    Para competir, eu considero essa Epic de alumínio um pouco pesada, nesse caso eu ficaria com uma Stump 29 de carbono. Não se preocupe, a hardtail também te dará conforto combinado com desempenho. Não esqueça também de converter os pneus para tubeless, qualquer que seja a bike que adquirir.

    Abs,

    Adil

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  15. obrigado pela opnião.

    eu só compito umas 5 ou 6 vezes no ano. e minha bike atual tem 12,5 kg. então não tenho problema com peso e vou vizar mesmo o problema que tive. nunca andei de 29 e nem de full. queria esperar ano que vem para comprar uma bike de uns 9000 mas acho que não vou esperar. queria uma full 26 mas depois que conheci este blog quero uma full 29. o que vc me fala da camber 29? custa quanto? pesa quanto? vc sabe?

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