Uma 29er hi-tech.
O P29BR apresenta agora em detalhes cada uma das partes da Epic, a famosa e eficiente plataforma full-suspension da Specialized, agora vestida com rodas grandes.
O grafismo da Epic 29 é de muito bom gosto, a bike vermelha atrai todos os olhares por onde passa. A cada saída é preciso que o piloto esteja preparado para o questionamento e a curiosidade dos outros bikers companheiros de trilha.
A Specialized escolheu muito cuidadosamente os componentes. O cassete é o Shimano HG-61 com pinhão maior de 36 dentes, item quase que obrigatório numa 29er full-suspension como a Epic.
O cubo traseiro é o Shimano FH-M252-SL, recomendado pela fábrica para suportar o maior torque gerado pelo seu cassette 12-36.
O câmbio traseiro é o SRAM X-9.
Trabalho de engenharia no seat tube chega a ser impressionante, na parte inferior o tubo se desloca à esquerda para dar espaço ao câmbio dianteiro montado diretamente no triângulo traseiro. O cambio se movimenta junto com os chain stays e permite mudanças precisas, além de um chainline otimizado.
Detalhe do grafismo da Reba SL 29.
Reba SL 29 com 100mm de curso.
Suspensão traseira com 90mm de curso.
Amortecedor FutureShox desenvolvido em parceiria com a Fox.
O Brain, componente remoto de funcionamento "inteligente" da suspensão traseira é de regulagem incrivelmente fácil e de uma eficiência impar.
Grande parte dos componentes vem da própria Specialized, todos de altíssimo nível, como a tampa da caixa de direção com peso aliviado e a mesa com ajuste fino de angulação.
A Epic Comp 29 traz algumas das tendências mais atuais do mercado. O tubo da caixa de direção tem dupla medida, over na parte superior e super-over na inferior. Garantia de uma dianteira rígida e de direção precisa.
Os pneus são do grupo S-Works, top da marca.
O pneu dianteiro é o modelo Captain, assinado por ninguém menos que Ned Overend. Apesar de se tratar de um 29x2.0, o desenho agressivo e os cravos altos garantem curvas seguras. Mais uma escolha inteligente da Specialized.
Na traseira outro dos meus preferidos, o Fast Track LK de baixa resistência à rolagem.
Os freios Avid Elixir estão entre os meus prediletos, na Epic encontramos o modelo R SL, exclusivo para a Specialized.
Detalhe do robusto sistema de blocagem DT Swiss.
Selim Specialized Phenom com DNA de competição.
O sistema de suspensão patenteado pela Specialized, conhecido como FSR, há anos é referência, pois em função do posicionamento dos pivôs oferece um funcionamento ativo, independente da interferência dos freios como acontece em grande parte dos outros sistemas disponíveis no mercado.
Detalhe do pivô traseiro posicionado no chain stay.
Dentro de alguns dias o P29BR publica o teste completo da Specialized Epic Comp 29, fique ligado.
Keep 29eriding!
Vi uma dessas no pedal de quarta com a galera noturna. É lindona mesmo!
ResponderExcluirE um fato curioso é que a cada pedal noturno, mais gente pergunta sobre as 29ers, inclusive o felizardo que comprou a Epic que vi na quarta perguntou alguma coisa antes de comprar a dele. Não sou especialista, mas falei minhas humildes impressões...
Já foram alguns que deram aquela voltinha na minha Rockhopper pra sentir o gostinho da aro 29. =)
Realmente eu estou infectado pelos virus da 29er. Essa semana eu comecei a me informar sobre as opções de bicicletas 29 full suspension. Me apresentaram essa opção, a Epic Comp 29.
ResponderExcluirNão era bem o que eu queria, mas o representante da Specialized no Brasil não está importando o modelo que eu gostaria, que é a Stumpjumper FSR Comp 29.
Vamos ver o que acontece daqui pra frente. Pelas fotos a Epic é linda, agora vai ser esperar pelo teste. Mas ainda sonho com que tragam a Stump FSR.
Fora da minha humilde realidade esta maquina, porem, não deixa de ser linda.
ResponderExcluirDeve ser uma limosine de tão confortavel!
Gostaria de postar um comentario sobre o pneu Fast Track LK, tem uma Stumpjumper Expert 29 e estes pneus são muito finos, tem facilidade em furar, principalmente na região do cerrado.
ResponderExcluirNão é uma exclusividade das 29, mais no resto estou muito satisfeito com a magrela.
Pois é, tenho dois destes aposentados.
ResponderExcluirEsses pneus pedem um "couro de bode" (ou mr tuff...he he)
Olá pessoal!!
ResponderExcluirNão sou fã das full's...meu lance são as bikes tradicionais..
Mas,essa Specialized tá show!!!
Linda bike, mas não troco minha NINER hard tail por nenhuma outra, posso até fazer up grad mas o chassi continuará o mesmo por um bom tempo.
ResponderExcluirpreciso de pneus
ResponderExcluirLuiz Fernando,
ResponderExcluirTenho um par de Kenda Nevegal de arame muito pouco rodado. Se interessar avise.
Um abraço,
Silvio Sá.
Olá Adil! Vi sua matéria sobre a Diamond Back Overdrive e gostaria de saber se, numa relação custo-benefício, qual compensaria mais? A Diamond Back Overdrive ou uma Caloi Two Niner?
ResponderExcluirAbraço!
Fala Lorenzo!
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29Br.
Até hoje nunca furei um Fast Track LK, no teste da Epic tive um furo no Captain dianteiro, mas com o tamanho do espinho que entrou, seria impossível não furar. De qualquer forma, o cerrado é um terreno especial.
Na minha opinião - falando de uma forma generalista - os pneus com as paredes/banda de rodagem mais suscetíveis a furos são os Bontragers, mesmo assim principalmente aqueles sem a opção TLR. Os Specializeds estão entre os melhores. Considero importante andar de acordo com a calibragem impressa na lateral dos pneus.
Abs,
Adil
Olá Antonio Carlos,
ResponderExcluirA Diamond Back tem todo o charme de uma das marcas mais tradicionais do Mountain Biking, entretanto peca em alguns itens, principalmente no cassette de 8 velocidades.
Hoje a Caloi Two Niner, com um equipamento superior já pode ser encontrada em alguns revendedores por um preço na casa do 3.000 Reais.
Abs,
Adil
Demorei pra escrever mas quero deixar o meu relato: Tive o prazer de durante o Sram50k pedalar a Saga Tomato (na verdade foram duas...) e conhecer o Fábio, idealizador e produtor da Bike. Alias, conheci também o Laurent (uma figura!), que esta sempre por aqui no Blog.
ResponderExcluirA Saga é show! Um foguete no estradão, bem estável e, a meu ver, esperta até pra embalar. Agora, em função de eu estar pedalando uma full (140mm) há mais de um ano, confesso que estranhei um pouco a "rabo duro", mas ai já é covardia... Conclusão: Se o Fábio tivesse aquelas maquininhas de cartão na mão, estaria de bike nova garagem.
Logo logo vai ter Saga rodando aqui no Sul de Minas.
Abraços
Cara show de bola, agora vem a parte chata. Quanto custa um brinquedo desses?
ResponderExcluirOlá Tabira,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
Essa Epic 29 custa em torno de 9.000 Reais.
Aguarde mais informações e o teste completo dessa máquina.
Abs,
Adil
O Triatleta tricampeão mundial de cross triatlo Xterra Sulafricano Conrad Stoltz tem uma destas.
ResponderExcluirEle vira ao Brasil participar do XTERRA de Angra dos Reis.
Será que ele vira de 29?
Recentemente ele ganhou uma prova na africa com sua epic.
Sem dúvida a danada é show de bola, gostaria de um rolê para ver qual que é...
ResponderExcluirolha eu tenho uma meu que bike ,a pessoa que comprar ,vende na mesma hora a bike quadro rigido
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