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quinta-feira, 18 de março de 2010

P29BR 29ER D.I.Y. - Caloi Two Niner Singlespeed

Simplicidade e eficiência no asfalto ou na terra.


Uma das qualidades que considero mais legais nas 29ers é a versatilidade do conjunto. Conforme discutimos em posts anteriores, é clara a compatibilidade entre o aro 29 polegadas e uma transmissão de velocidade única. Desta vez o intuito do P29BR é demonstrar como é fácil transformar sua mountain bike com rodonas em uma divertidíssima - e leve - Single Speed.


Aproveitei a chegada do primeiro exemplar do El Tenedor 29, garfo rígido da MOB específico para 29ers, para levar a cabo meus planos de transformar a Caloi Two Niner numa Single Speed para uso tanto na cidade, quanto na trilha. Em bikes de velocidade única, muito frequentemente o piloto pedala em pé, razão mais que suficiente para justificar o emprego de um garfo rígido. Existe ainda a questão do peso, O El Tenedor 29, produzido em cromo nobre, pesa apenas 1.100 gramas, ou seja, apenas com a troca do garfo a Two Niner "emagreceu" mais de 1 kilograma. Uma das características principais desse garfo em especial é a robustez.


Acompanhei o El Tenedor 29, desde o nascimento do projeto. A preocupação com a geometria sempre esteve em pauta. O garfo tem 470mm de medida eixo-coroa e um offset de 45mm, perfeito para as 29ers. A Caloi Two Niner ganhou em agilidade com o ângulo da caixa de direção subindo para 72 graus.

Para uma conversão ser bem sucedida, basicamente você irá necessitar de:


- Coroa dianteira única, com dentes proeminentes. Escolhi uma de 38 dentes da MOB.


- Pinhão traseiro específico para Single Speed. A Niner vende um dos melhores do mercado e oferece várias opções em relação ao número de dentes. Preferi um de 22 dentes.

- Espaçadores para montagem do pinhão em um cubo normal de 9 velocidades. A MOB oferece um kit contendo um pinhão e mais dois estilosos espaçadores, além da uma tampa com rosca para travá-los na roda livre do cubo.


- Esticador de corrente. A Caloi Two Niner, como a grande maioria das 29ers, não possui gancheiras horizontais ou - como alguns modelos da americana Niner - movimento central excêntrico, por isso, o esticador de corrente é fundamental para viabilizar a conversão. Trata-se de um produto barato e de simples instalação, substituindo o câmbio traseiro. Mais uma vez a escolha recaiu sobre um modelo da MOB.


A escolha da relação numa Single Speed é uma escolha muito particular, mas tem um ponto de partida, o 2:1. Você pode começar com uma relação 32x16, 36X18, etc. Entretanto na minha concepção, é mais importante manter uma cadência alta numa bike de uma só velocidade, do que pedalar numa relação mais pesada. Para agravar, o relevo da minha cidade tem trechos bastante inclinados, por isso escolhi um conjunto 38x22. Eventualmente até o 32X21 faz sentido, dependendo sempre do trajeto a ser vencido.


Existem outros componentes que podem melhorar a experiência de se pedalar em velocidade única, entretanto os listados acima podem ser considerados os primordiais.


Por conta das constantes pedaladas em pé, um guidão mais largo, que ofereça uma maior alavanca, é sempre muito bem-vindo. Mais uma vez a Niner sai na frente, com um guidão reto de incríveis 710mm e, claro, 9 graus de angulação. O Niner Y.A.W.Y.D. completa o pacote e permite personalizar a tampa de sua caixa de direção com qualquer tampinha de garrafa (a da cerveja Devassa fica ótima). Pele mesmo motivo - pedalar em pé - escolhi um pedal com uma plataforma maior, o modelo Acid da Crank Brothers, que oferece mais apoio à pedalada.


O fato do diâmetro das rodas de Speed ser idêntico ao das 29ers, permite a motagem dos mais diversos tipos de pneus nas mesmas rodas. Para a versão urbana da Two Niner escolhi pneus de Speed 700x23, já para a off-road da minha "nova" Single Speed, fiquei com os originais e absorventes 29x2.25 da Maxxis. Existem ainda pneus híbridos na ordem de 700x45 que também poderiam ser empregados nesta conversão.


O peso total da bike na versão road, sem câmbios, conduítes e trocadores, caiu para 10,5 Kg, o que faz grande diferença no desempenho da bike. A sensação de rodar sem a corrente batendo no chain stay é sensacional, um "silêncio" agradável, combinado com a visão de um guidão limpo.


Um nível de simplicidade que recomendo a todos os que já pedalam de 29er, ou planejam fazê-lo algum dia. Para fechar o assunto, é patente que quanto mais você pedalar uma Single Speed, melhor utilizará as dezenas de marchas de qualquer outra mountain bike equipada com câmbios.

Keep 29eriding!

41 comentários:

  1. Pois é Adil...todo mundo assusta com a minha bike,já me chamaram de doido,falaram que isso é uma bobagem enoreme.Eu só rio e tento explicar que gosto da simplicidade,que consigo pedalar normalmente,nao desço da bike nas subidas,que é uma bike top como qualquer outra,só que sem as marchas.Como já tinha te falado,a minha ficou com uma relação 32x17 em aros 29,estranhei,pq na minha antiga bike era 32x18 em aros 26.Mas nada paga o silencio e simplicidade dessas bikes.Deu até vontade de transformar a Two Niner da loja em que trabalho em uma SS tbm...rsrs

    Abs

    Junão

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  2. Nossa! Ontem vi a bike do Junão no orkut e achei simplismente divina! Meu projeto começou. Chegaram os aros, agora vou atrás do El Tenedor 29ers!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Hehehe..fiz os espaçadores do cubo à partir de dois cassetes XT usados,sem recuperaçao,tirei as catracas e mandei tornear o miolo de aluminio nos tamanhos exatos.Acabei gastando só 15 reais com a mão de obra,sendo que os dois cassetes ganhei de sucatas.E nao é que acabou ficando as duas peças até bonitas?!

    Junao

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  5. D.I.Y. = Do It Yourself = Faça Você Mesmo ;-)

    Abs!

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  6. Parabéns Junão pela inventividade na sua adaptação.

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  7. Adorei, ficou linda, comprei tambem o guidao louco da niner,
    a minha chega final do mes!!!!
    Estou ate pensando colocar ums pneus largos!!!
    Laurent

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  8. Adil, e o preço dessa transformação? Onde encontrar essas peças?
    Um abraço,

    Silvio

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  9. Ótima pergunta, Silvio.

    As duas coroas, espaçadores e o esticador ficam em torno de R$ 200.

    Os produtos MOB tem várias revendas, inclusive na web:

    http://www.mobbike.com.br/dealers.html

    O equipamento Niner pode ser encomendado em:

    contato@ninerbikes.com.br

    Abs,

    Adil

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  10. Desculpas pela minha falta de conhecimento, mas a finalidade de uma gancheira horizontal é manter a corrente esticada? Abraço.

    Daniel

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  11. pedalar com 27 velocidades, coroa maior 42 dentes do pedivele triplo e um k-7 12-34 com câmbio long cage, JÁ É DIFÍCIL co uma 29er, imagine SINGLESPEED!!!

    Tá louco!!!

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  12. Adil, nessa transformação vc usou corrente específica para ss ou é uma corrente de marchas mesmo?

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  13. Para quem anda de aro 26 com relação 40x18 não, he he he

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  14. A Caloi arrumou mais um problema. Semana passada vi na loja de um amigo a Jamis Exile 1. É uma 29er, 24 marchas, mas com peças do nível da Caloi, algumas um pouco abaixo mas nada que comprometa. Só que custa R$ 2.890 e é mais bonita. Uma ótima opção pra quem quer experimentar.

    Ao vivo ela é mais bonita que a foto do site: http://migre.me/qk4B

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  15. Oi Daniel,

    Isso mesmo, em quadros preparados para Single Speed, existem duas opções para manter a corrente esticada, a concha excêntrica do central ou as gancheiras horizontais, estas últimas tem uma desvantagem, pois normalmente dificultam a regulagem dos freios à disco.

    Abs,

    Adil

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  16. Olá Padhero,

    Não existe qualquer necessidade de sua usar correntes específicas para Single Speed, nem mesmo os PROs americanos fazem questão delas.

    No caso desta montagem, usei a corrente original da Caloi Two Niner e nem mesmo tirei alguns elos, assim se quiser remontar a bike com câmbios, vai ser tranquilo.

    Abs,

    Adil

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  17. Fala Silvio,

    Obrigado pela informação!

    Abs,

    Adil

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  18. Adil,

    Para ajudar na explicação da montagem de bicicleta single speed eu recomendo esse link: http://mountain.bike198.com/building-a-single-speed-specific-mountain-bike-frame/

    Quanto a Jamis, também tinha a Exile 2, com câmbios XT, peças SLX, Tora

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  19. minha bike de asfalto: http://cesarbike.pinkbike.com/album/minha-bike-de-asfalto/

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  20. Gostei da Hibrida do rapaz! Queria uma dessas antes de conhecer as 29ers.

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  21. Luiz Fernando, pegue uma 29er, coloquei pneus para rodar em asfalto e também terá a sua híbrida.
    http://silviosa.pinkbike.com/album/29-para-viagem/

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  22. Pode Crer! he he!
    Mesmo por que a principio, rodar direto com os pneus 29" sai meio caro não acha?
    Abraços!

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  23. Alguns consumidores me procuram e me indagam na possibilidade de RODÕES mais em "conta" no mercado. Resolvi dar um de louco para atender este público e tem dado certo. Tenho montado RODÕES até com V-BRAKE,acreditem, e os caras se divertem tb. Nas rodas uso alguns modelos 700 (speed) e dá certo com pneus até 2.10. Estou postando isso porque acho que qualquer um pode ser feliz dentro daquilo que pode gastar. Saindo de R$1800,00 vc pode se divertir e ser feliz !!!! he he!

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  24. Ah essa eu queria ver. Vc tem quadros 29er pra vender Junior?

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  25. Por enquanto estou trabalhando apenas com a SAGA e algumas Two Niner canabalizadas para baratear tb.

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  26. Aí quadro 29er na área!!!!

    Cannondale Cafeine 09 xl 1.6 kg br/verm. R$ 1900,00.

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  27. Aí quadro 29er na área!!!!

    Cannondale Cafeine 09 xl 1.6 kg br/verm. R$ 1900,00.

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  28. Embora pareçam novidades, as Nines ou 29er, não são nada mais do que bicicletas aro 28 ou 700 com jogos de pneus mais largos. Assim, as Bicicletas antigas com os famosos "Pneus Balão" já eram todas 29.
    É claro que não me refiro às Speeds cujos aros são muito estreito, mas nos demais aros 700/28 ainda é perfeitamente possível usar estas novidades dos Pneus 29er, desde que o quadro da bicicleta comporte um Pneu mais largo. Mas quanto ao garfo dianteiro das atuais 700/28com suspensão, a adaptação ocorre tranquila. Alguns casos aceitam até Pneus 29 x 3.0 ou mais.

    - ATENÇÃO - Como tudo na vida e principalmente nas compras no Brasil, é necessário estar atento. Pois este recente mercado das 29er está apresentando agora, quadros da linha "Full Suspension" para os quais é aconselhável redobrada atenção na sua aquisição. Observem com cuidado, se aponta inferior do triângulo traseiro não ultrapassa a distância do solo do eixo central. Pois nestes casos a sua "RODONA" se torna bem mais baixa que o recomendado. Embora as rodas sejam mais altas, não serão suficientes para evitar os incômodos e até desastráveis "raspões" e trancos em terrenos acidentados. Principalmente nas rampas de passeios públicos para garagens e quebra-molas.
    Espero ter colaborado.

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  29. Recomendo a leitura:

    http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-comparision-29-x-275-x-26.html

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  30. Olá "Mestre" César,

    Obrigado pela aula, mas não vamos simplificar tanto as coisas, ok?

    O formato 29er desenvolveu-se e está completamente consolidado em torno de uma geometria própria, não se trata apenas de um caso de usar pneus mais largos ou maiores, está muito longe disso.

    Espero que um dia você consiga, sem ressentimentos ou pré-conceitos, enxergar o quando as 29ers revolucionaram o mountain biking.

    Abs,

    Adil

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  31. Fiquei na dúvida ...
    Como assim usou pneu 700x23 ?

    Tem como enviar algumas fotos da sua roda 29 montada com esses pneus?
    Estou pensando em fazer uma "speed" aro 29er ... só que se o "tamanho" da roda não aumentar, não adianta pro meu caso ...

    rcavaleiro.rj@gmail.com

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  32. Oi Cavaleiro. O Adil usou a roda da Caloi Two Niner original.
    O aro é o Speed 700 mas com o perfil fresado.
    Aqui da pra ver mais ou menos.

    http://1.bp.blogspot.com/__K91gWffRDw/S6K-F1rN3fI/AAAAAAAABIs/SFB6EKcW9Bg/s400/p29br_caloitwoniner_singlespeed_13.jpg
    Outro exemplo esta aqui: http://www.29er.com.br/2011/05/p29br-29er-display-saga-randonneur-29.html

    Se tiver facebook, entre para nosso grupo. https://www.facebook.com/groups/104036283004783/

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  33. Olá Rodrigo,

    Obrigado por participar do P29BR!

    O Luiz Fernando já respondeu sua dúvida com propriedade.

    Se precisar de algo mais, nos escreva.

    Abs,

    Adil

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  34. Que pneu é esse que vc usou? O aro é o original que vem na caloi two niner?

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  35. Olá,

    O pneu de estrada era um Michelin 700C e o de mountain é o Maxxis Ardent, assim como as rodas, equipamento original da Caloi Two Niner.

    Abs,

    Adil

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  36. Posso colocar qualquer pneu 700 c ou tem alguma largura específica?

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  37. A única preocupação em relação à largura do pneu é que o mesmo não seja mais estreito que o aro. Esse da matéria era um 700x25, mas hoje eu prefiro um Kenda Kwick Trax 700x38 com proteção anti-furos, ele nem é tão mais pesado.

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  38. Adil, onde encontro esse Kenda Kwick Trax? Não vi pra vender em nenhum lugar.
    Abs.
    Bruno

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