
O P29BR apresenta agora em detalhes cada uma das partes da Epic, a famosa e eficiente plataforma full-suspension da Specialized, agora vestida com rodas grandes.
O grafismo da Epic 29 é de muito bom gosto, a bike vermelha atrai todos os olhares por onde passa. A cada saída é preciso que o piloto esteja preparado para o questionamento e a curiosidade dos outros bikers companheiros de trilha.

A Specialized escolheu muito cuidadosamente os componentes. O cassete é o Shimano HG-61 com pinhão maior de 36 dentes, item quase que obrigatório numa 29er full-suspension como a Epic.

O cubo traseiro é o Shimano FH-M252-SL, recomendado pela fábrica para suportar o maior torque gerado pelo seu cassette 12-36.

O câmbio traseiro é o SRAM X-9.

Trabalho de engenharia no seat tube chega a ser impressionante, na parte inferior o tubo se desloca à esquerda para dar espaço ao câmbio dianteiro montado diretamente no triângulo traseiro. O cambio se movimenta junto com os chain stays e permite mudanças precisas, além de um chainline otimizado.

Detalhe do grafismo da Reba SL 29.

Reba SL 29 com 100mm de curso.

Suspensão traseira com 90mm de curso.

Amortecedor FutureShox desenvolvido em parceiria com a Fox.

O Brain, componente remoto de funcionamento "inteligente" da suspensão traseira é de regulagem incrivelmente fácil e de uma eficiência impar.

Grande parte dos componentes vem da própria Specialized, todos de altíssimo nível, como a tampa da caixa de direção com peso aliviado e a mesa com ajuste fino de angulação.

A Epic Comp 29 traz algumas das tendências mais atuais do mercado. O tubo da caixa de direção tem dupla medida, over na parte superior e super-over na inferior. Garantia de uma dianteira rígida e de direção precisa.

Os pneus são do grupo S-Works, top da marca.

O pneu dianteiro é o modelo Captain, assinado por ninguém menos que Ned Overend. Apesar de se tratar de um 29x2.0, o desenho agressivo e os cravos altos garantem curvas seguras. Mais uma escolha inteligente da Specialized.

Na traseira outro dos meus preferidos, o Fast Track LK de baixa resistência à rolagem.

Os freios Avid Elixir estão entre os meus prediletos, na Epic encontramos o modelo R SL, exclusivo para a Specialized.

Detalhe do robusto sistema de blocagem DT Swiss.

Selim Specialized Phenom com DNA de competição.

O sistema de suspensão patenteado pela Specialized, conhecido como FSR, há anos é referência, pois em função do posicionamento dos pivôs oferece um funcionamento ativo, independente da interferência dos freios como acontece em grande parte dos outros sistemas disponíveis no mercado.

Detalhe do pivô traseiro posicionado no chain stay.

Dentro de alguns dias o P29BR publica o teste completo da Specialized Epic Comp 29, fique ligado.
Keep 29eriding!