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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

P29BR 29er TEST - Specialized Rockhopper Expert 29, Impressões Finais

Conforto e agilidade sobre duas, GRANDES, rodas.


Pode-se dizer que 2010 marca a maturidade da Specialized em relação do formato 29er. Como era de se esperar de uma grande marca, a Specialized, ao invés de seguir um padrão que vinha dando certo com outras marcas, preferiu apostar no desenvolvimento de uma geometria própria para a sua linha de 29ers que neste ano ganhou novos modelos Single Speed e Full Suspension, além de aumentar o leque das já tradicionais hardtails, inclusive com modelos em carbono.

A linha Rockhopper é definida pela fábrica como um modelo de XC pensado para o biker que busca um upgrade na maneira como encara suas aventuras fora-de-estrada, desde uma trilha de final de semana, até quem sabe uma eventual competição, trata-se de uma opção mesmo para aqueles que procuram adquirir sua primeira e "real" 29er.

A Rockhopper emprestou as elegantes linhas arredondadas das novas Stumpjumpers. Montada a partir de um leve quadro produzido em alumínio proprietário M4 com tubos de espessura variável, a Specialized Rockhopper Expert 29 conta com um pacote de componentes de qualidade, talvez o melhor na sua faixa de preço, até 4.000 Reais. A grande maioria dos componentes leva a marca Specialized. Merecem destaque ainda as rodas, os freios Tektro e a relação SRAM.


SRAM essa que fez bem a lição de casa, pois ao contrário do modelo 2009, os novos trocadores da linha X-5 já contam com um click bastante perceptível, o que faz considerável diferença em ação. O câmbio dianteiro Shimano Deore e o traseiro SRAM X-5 permitem mudanças precisas e principalmente apresentam boa durabilidade.

Nada como um ano após o outro.

Em junho de 2009 o P29BR testou o modelo Stumpjumper Comp 29 (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/06/p29br-test-specialized-stumpjumper-comp.html). Na ocasião as impressões foram ótimas, entretanto neste ano, com a Rockhopper Expert 29 a Specialized conseguiu a proeza de se superar ao construir uma 29er extremamente confortável, sem esquecer de colocar uma pitada de pimenta, ou melhor, de agilidade ao conjunto. A Rockhopper 2010 segue com a tradição de possuir a medida do chainstay das mais curtas em se tratando de aro 29", apenas 442mm, conseguidos em parte pelo seat tube levemente curvado. Fato que não poderia passar em branco são as gancheiras ajustáveis, que permitem facilmente uma montagem Single Speed, além de um ajuste fino na distância entre eixos, de qualquer forma nos testes do P29BR a bike se comportou melhor com o menor entre eixos possível, 1087mm. Em relação à Stump 2009, a Rockhopper 2010 apresenta o movimento central quase 5mm mais próximo ao solo, os mesmos 71 graus no ângulo da caixa de direção e um peso na casa dos 13.3 Kg.

Pedalando a Rockhopper.

Logo nas primeiras pedaladas a bicicleta já se mostrou uma 29er bem construída, daquelas que aceleram rápido e não deixam o piloto recém-convertido às Rodas Grandes lembrar absolutamente em nenhum instante da sua antiga aro 26". Os pneus Specialized Specialized Fast Trak LK, apesar de não serem de Kevlar, continuam a impressionar, os cravos baixos permitem ótima rolagem e ainda assim transmitem considerável segurança nas curvas. Por falar em nisso, alguns pequenos detalhes fazem diferença numa bike de marca, as rodas são lindas, montadas com cubos Specialized Stout e aros Alex RHD, com 28 raios na dianteira e 32 na traseira, além de nipples de alumínio anodizado em vermelho.


Em curvas mais rápidas foi onde particularmente a Rockhopper brilhou, a bike curta e baixa se comporta quase que como um Kart, permitindo mudanças de direção precisas e muito rápidas, uma delícia nos singletracks. Aqui aqueles 5mm mais próximos do solo, que mencionei antes, foram fundamentais. A sensação é de uma bicicleta colada no chão. Apesar do top tube efetivo curto, 595mm, a geometria é tão bem afinada que mesmo nas curvas mais fortes não existe qualquer contato das pontas dos pés com a roda dianteira.

Tenho que confidenciar que a bordo da Rockhopper 29 busquei meus limites nas descidas...e a Specialized não decepcionou, é extremamente estável, ultrapassa com maestria os obstáculos e o ponto alto é o quadro absorvente e muito confortável. O garfo Rock Shox Dart 3 SL com 80mm de curso e amortecimento com mola helicoidal, chega com a aparência totalmente renovada nesta versão 2010, o grafismo de bom gosto em preto e cinza se aproxima do que é visto nos modelos TOP da marca, sem deixar de notar o arco "A La Reba". O funcionamento da suspensão está de acordo com o que se espera de um produto montado em uma bike dessa faixa de preço. O biker conta ainda com controle de pré-carga, retorno e trava.


A Rockhopper pode ainda ajudar a quebrar alguns pré-conceitos. Tem gente que pensa que a marca Tektro só produz freios genéricos e de qualidade duvidosa. A esses sugiro a experiência de usar os Tektro Auriga Comp. O conjunto de freio à disco hidráulico, que funciona com óleo mineral, montado na Specialized foi aprovado com louvor. Para começar, é vermelho (cinza em alguns exemplares). Como aparência não é tudo, se comporta com atitude e eficiência, melhor inclusive que alguns - vários - modelos de marcas mais respeitadas. Para completar o design dos rotores agrada bastante.

Nas subidas mais íngremes o também confortável guidão de 660mm de largura oferece o "leverage" ou a condição necessária a se pedalar forte e em pé, despejando potência nos pedais. Quem prefere uma pedalada mais fluida também irá se "sentir em casa" no cockpit da Rockhopper, mesa, guidão e manoplas, o conjunto é todo da marca Specialized. Para completar, o selim também se saiu bem, mesmo após três horas seguidas de pedalada, meus glúteos agradeceram!

Durante os testes a Rockhopper enfrentou também muita lama em virtude do tempo extra-chuvoso durante o mês de janeiro. O barro não causou qualquer problema à bike, a traseira escoa adequadamente a lama e os pneus mais uma vez provaram seu valor, mesmo não sendo específicos para terrenos úmidos.

Melhorando o que já é bom.

A Specialized mostrou atenção e bom-senso na composição do pacote de peças oferecido com a Rockhopper Expert 29, não há absolutamente nada que exija substituição imediata. O comprador pode passar no caixa e já cair no divertimento. Eu, Adil, trocaria na loja apenas o pedivela e o central por um modelo de eixo integrado, mais moderno e leve...além é claro de ser bonito e deixar a bike ainda mais valorizada. Não esqueça dos seus pedais de encaixe prediletos.


De qualquer forma, dependendo do uso da bicicleta, alguns upgrades podem ser bem recebidos. Apesar de não ser concebida como uma plataforma primordialmente de competição, aqui no Brasil, muito em função da boa relação custo-benefício, muitos dos compradores do modelo pretendem usar a Rockhopper também para competir, nesse caso a substituição da Dart 3 SL por um modelo com amortecimento de mola pneumática (ar) diminuiria sensivelmente o peso do conjunto e ainda melhoraria seu desempenho. Fechando, o cassette Shimano HG-61, 12-36 de nove velocidades, é um "must" em qualquer 29er.

Sucesso esperado.

Quando recebi a Rockhopper Expert 29 da Proparts, a representante Specialized no Brasil, percebi na bike um enorme potencial. Um modelo de linhas modernas e bom preço tinha tudo para se tornar sucesso de vendas por aqui. Pois bem, dias após o P29BR publicar a prévia deste teste (http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/01/p29br-29er-test-specialized-rockhopper.html), o estoque da bike já havia sido integralmente vendido às lojas, onde hoje restam pouquíssimas unidades. A Rockhopper é de fato uma das melhores portas de entrada ao formato 29er no Brasil, vários leitores assíduos do blog puderam comprovar e hoje são felizes proprietários de uma Rockhopper. Àqueles que ainda se interessam, melhor correr, novas Rockhoppers só modelo 2011...daqui vários meses.


Geometria e Especificações em:
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkModel.jsp?spid=45804&eid=4340&menuItemId=9253

Keep 29eriding!

60 comentários:

  1. É isso ai Adil! Assino em baixo como feliz proprietário... Nas curvas da vontade de deitar a bike no chão! =)

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  2. Ae Adil, achei q se fico parecido no estilo do Luciano Kdera do canal Espn ehehehe....
    Cara é isso mesmo, ja tao se esgotando e nao rola uma reposicao no estoque nao? To querendo pegar a minha em Abril sem falta, sera que ate la eu ja fiquei sem? Conte me mais sobre isso por favor...

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  3. Muito legal essa bicicleta.
    Creio que é a concorrente direta da Kona kahuna (que a MSComex ainda não me respondeu se tem a venda ja no pais).
    Agora, será que um garfo de carbono PZ Racing cairia bem? Acho que colocar uma "Tora" no lugar da "dart" aliviaria poucos gramas. O que acha?

    PS> Meu Arthur nasceu terça feira! he he he

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  4. Oi Gustavo,

    Realmente acho aconselhável você fechar o acordo com alguma loja já. Algumas aceitam um sinal e deixam a bike reservada.

    Abs,

    Adil

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  5. Oi Luiz,

    Tentei contato direto com os responsáveis pela operação da Kona, mas também não obtive qualquer resposta. Uma pena ainda acontecer esse tipo de coisa, não é mesmo!

    Um garfo rígido de carbono pode ser realmente uma boa opção, pois seriam 1.000 gramas a menos. Por outro lado, temos que pensar no biker que está começando e pode não ter habilidade suficiente para pedalar numa seção mais técnica uma bike totalmente rígida. De qualquer forma as 29ers são candidatas perfeitas a serem montadas com garfos de carbono, pois os pneus maiores são mais absorventes.

    Fiz o reconhecimento da Maratona Ravelli usando minha Niner com garfo de carbono. Nos primeiros 20Km de estrada posso dizer que detonei. Quando chegaram 5Km de um singletrack estilo rock garden meus braços foram para o espaço, mesmo usando pneus sem câmara e uma calibragem baixa.

    Em algumas situações - e distâncias - particulares, uma suspensão pode fazer diferença. No estradão, ninguém bate uma boa 29er rígida.

    Obrigado pela sempre valiosa colaboração.

    Abs,

    Adil

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  6. Gustavo nem vem comparar o Adil com o Kdera senão daqui a pouco ele começa a falar de motos Aro 29 kkkkkk
    Legal Adil! Nada contra a Tora, nem contra a Dart, acho ambas muito boas, o problema é a "velha doença do peso"... he he he
    Pra XC realmente tem que usar suspensão. Abração!

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  7. Fica aqui uma saudação especial ao Luiz e seu herdeiro Arthur!

    Abs,

    Adil

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  8. Fala Luiz! Parabéns pelo herdeiro...

    Na época em que eu estava pesquisando pra comprar a minha bike, a informação que eu tive foi de que a Kahuna iria chegar somente em abril nas lojas. O que aliás foi fator determinante pra comprar a Rockhopper.

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  9. olá, Adil, tudo bom? o que vc me diz dessa geometria? tamanho 17
    .top tube: 59.3
    .seat tube: 73.5 °
    .head tube: 71.0 °
    .chain stay: 44.4
    .fork rake: 4.5
    .altura do mov. central: 30.2
    .wheel base: 109.8
    .trail: 7.9
    .standover: 79.8
    .drop mov. central: 6.5
    .tamanho cx. direção: 13.4
    obrigado pela atenção, abraço.

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  10. Parabéns pelo pequeno Arthur, Luiz!

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  11. Oi Padhero,

    Os números estão Ok, mas pessoalmente prefiro um central um pouco mais baixo.

    Abs,

    Adil

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  12. Pessoal

    Para quem esperava a Kona Kahuna, uma notícia.

    O representante Kona para o Brasil acabou de confirmar que não tem nenhuma 29er em estoque e que novas bikes vão chegar apenas mais no final do ano, já modelo 2011.

    Abs,

    Adil

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  13. http://www.setteusa.com/razzo_frame.htm

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  14. Olá

    Tenho 1,90 e ando por estradões de terra, acho que não existe opção melhor que uma 29er para mim =D

    Me interessei por esse modelo e li que as 29ers usam aro 700, e sugiu uma curiosidade.

    Os aros dela são compatíveis com pneus de Road 700x23? Aguentariam pressões na casa de 130 PSI? O freio a disco funciona bem com pneus tão finos?

    Gosto de andar no asfalto as vezes, e a variedade de pneus bons para aro 26" é muito pequena e eles são difíceis de encontrar, se ela puder usar os pneus de road, melhor impossível.

    Parabéns pelo blog e pela divulgação das 29ers.

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  15. Olá Ricardo,

    A versatilidade é um dos pontos fortes das 29ers. De fato elas são bem interessantes para você.

    As respostas a todas as suas perguntas são as mesmas: SIM!

    Sugiro que dê uma olhada no último post sobre a Caloi Two Niner Single Speed.

    Abs,

    Adil

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  16. Adil

    Mais uma coisinha olha quando fiz meu bike fit eu precisei de 630 do selim a mesa, a minha scott aspect tem 600mm e coloquei uma mesa de 130mm, então estava dando uma olhada na geometria da Rockhopper e constatei que o quadro 21 o top tube efetivo dela é 650mm mais a mesa acho que ficaria grande para mim, já o quadro 19 o top tube efetivo é 625 dai colocaria talvez uma mesa menor??? somente tem um porem o seat tube é 483, ficaria muito ruim já que o meu cavalo é 93cm..

    Obriagado pela ajuda Adil

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  17. E ai galera dexei 1.mensage em outro local + por duvidas to deixando outra.
    Adquiri um specialized rockhopper expert 2009.
    Estou com duvidas sobre na regulagem As gancheiras deslizantes.
    Qual a VANTAGE E DESVANTAGE...
    Como regulo isso ....
    Tenho. 1,87
    peso. 87kl
    Pratico Mtb.
    Alguem poderia se souber TIRAR MINHA DUVIDA....GRATO

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  18. Ola!
    Estas gancheiras servem para esticar a corrente, em caso de você querer usar a bicicleta com uma marcha só (Single Speed).
    Nesse blog tem mais informações, se não me engano no Test da Stumpjumper Comp HT 29.
    Vlw e parabens pela aquisição.

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  19. Olá Flávio,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    Assim como comentou o Luiz, as gancheiras reguláveis permitem montar sua bike como singlespeed, mas na verdade, elas fazem muito mais que isso, ou seja, permitem modificar a maneira como a bike se comporta.

    Basicamente, deixando a gancheira na posição mais próxima possível do movimento central resulta em uma bike mais ágil, com um wheelbase (distância entre eixos) curto. Por outro lado, se você preferir uma bike mais estável, pode alongar o wheelbase com o auxílio dessas gancheiras deslizantes.

    Se puder ler o teste da Stumpjumper realizado no ano passado, falo mais detalhadamente sobre elas.

    Abs,

    Adil

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  20. adil vleu pelo esclarecimento deu pra entender 1 pouco mas sobre a bike, tenho Stumpjumper de carbono. agora comprei essa + nao sei qual sera melhor para as prova mas acredito que vou treinar com a aro.29 e correr cm aro.26 pois a aro 29 parece que depois que manter o giro ela vai melhor se for uma prova mas estradao de nao muitas subida pois acredito que ela nao seja agil como a 26, nao sei entao vou

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  21. Olá!

    Depois que passei a usar de fato uma 29er, nunca imaginei pedalar uma aro 26" outra vez.

    Quando você conseguir ter as duas com pesos similares, tenho certeza que só ira andar de 29.

    Marcas como a Specialized trabalharam dura na geometria de seus modelos de rodas grandes de forma que hoje uma 29er moderna faça tudo igual ou melhor que uma 26er já fazia.

    Abs,

    Adil

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  22. ADIL boa noite, sou o flavio que vc me deu a dica da bike 29.
    + assim aqui no parana a galera ainda nao esta na pira das 29, todos com receio esse final de semana tinha indo numa prova e vi 1 29. da caloi ai sempre a questao dei uma especulada o cara ja tava com uma a algum tempo ele disse que pra prova de retao e nao muita subida ela desenvolve bem, isso imagino mas em lugar mas curto ela nao leva vantage acredito eu ???

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  23. Oi Flávio,

    As 29ers atingiram uma maturidade a ponto de hoje irem bem em qualquer tipo de terreno. Claro, que nos retões, depois de acelerada, ela é capaz de engolir tudo o que há pela frente, inclusive outros competidores.

    Existe um filminho muito legal que mostra um pouco disso de uma maneira divertida:

    http://www.youtube.com/watch?v=7EgvJ5Rylpo&feature=player_embedded

    Abs,

    Adil

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  24. Grande mestre Adil.


    Parabéns pelo P29BR, com certeza o site mais completo do Brasil no que se refere as 29ers!

    Gostaria de dizer que sou o feliz proprietário de uma Rockhopper Pro 29 2011 graças a essa matéria!

    Novamente parabéns e keep 29er ridding!

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  25. Oi Guto,

    Parabéns pela escolha, o Ned Overend venceu o americano de Short Track na categoria PRO em 2010 exatamente com uma Rockhopper. Sentiu o potencial da bike?

    Abs,

    Adil

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  26. Adil, estou em dúvida entre uma especialized aro 29 ou uma caloi two niner?

    Qual a melhor das duas levando em consideração: resistência do quadro (alumínio) e garantia?

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  27. Se for pra comparar a Hardrock comp 29 com a Caloi 29er, a Caloi tem o melhor custo beneficio, com otimos componentes, menor peso e 150 reais mais barata que a SPZ de 8v, pedivela octalink e suspensão Suntuor.
    Agora se você tiver grana pra pegar uma Rockhopper 29, vá em frente.

    Depende tbem do seu tamanho.

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  28. Oi Davydson,

    Faço minhas as palavras do Luiz.

    Basicamente, se você quiser uma boa bike superacertada para a sua estatura, vá de Specialized Hardrock.

    Se preferir um conjunto de componentes melhores, vá de Caloi.

    Não tenha receio, são pouquíssimas as pessoas que começam a pedalar de 29er e voltam depois para o aro 26. O caso do outro blog-leitor que andou te respondendo é a mais absoluta exceção.

    Abs,

    Adil

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  29. Adil,

    Fui numa loja aqui em Recife e o proprietário da empresa me ofereceu uma SPZ hardrock sport 29er.

    Ele disse que receberia minha neo 2.4 por R$ 1.800,00, enquanto a dele custa R$ 2.640,00.

    segue a configuração abaixo:

    Specialized alumínio A1 Premium;
    freio dianteiro e traseiro Avid BB5;
    cambio e passadores SRAM Midcage X.4 8SP, SRAM X.4 gatilho 8SP, SRAM PG-820, 8 velocidades, 11-32t...


    http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=51625&scid=1000&scname=Mountain

    Ele pediu uma volta de R$ 1.000,00 e colocaria um pedal daquele integrado "oco".

    Ta valendo apenas trocar a neo por ela?

    Ele ainda falou que o quadro tem garantia vitalícia... porém a liga de alumínio é o 6061, enquanto o da neo é o 7005.

    só mais uma coisa, o que significa: alumínio A1 Premium?

    aguardo resposta!
    Abraço!

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  30. Aproveitando o ensejo,

    O quadro é o 17,5, achei confortável, pela geometria (extraída do site) o top tube superior é bem próximo ao da neo...

    OUtra dúvida diz respeito as peças de reposição, dizem que câmeras de ar, pneus, suspensão são complicados de se encontrar, é verdade?

    obg...

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  31. Ola Davidson! Bem vindo ao mundo 29er.
    O aluminio A1 da SPZ é uma liga de aluminio proprietário da marca americana. Não tenho a menor idéia se essa liga é equivalente á 6061 ou 7005, ou se existe diferença no tratamento térmico. Vou ficar devendo.

    Fez uma boa escolha, meus parabens.

    Quanto a reposição, ontem mesmo vi umas 12 camaras e 2 pneus (Kenda SmallBlock) 29 na loja que eu frequento. O dono alegou que vai receber os CST Critter 29, os mais baratos da categoria.
    Quanto a suspensão, a Proshock, RST e Rock Shox tem no mercado produtos para as rodas grandes.

    Eu acompanho o blog desde 2008, e noto que tivemos uma grande evolução, ja não da pra dizer que existe "ausencia" de peças de reposição, elas são "dificeis" de encontrar, mas ja temos mais opções no mercado do que em 2008.
    Claro, como ainda é "novidade", o preço também é alto mas temos que ter fé e "evangelizar" os colegas.
    Sempre me pergunto sobre pneus e tal, eu respondo "na internet tem bastante."

    Discordo do ponto de que 29 é "pior" na subida. Eu acho igual a 26"(e olha que estou 4 kilos mais pesado do que quando tinha minha 26 e a bike era apenas 400g mais leve).
    O proprio Ned Overend comenta num video que não vê diferenças significativas.

    Temos campeões mundiais de XC e XTERRA andando de 29er e mandando ver.

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  32. Luiz Fernando, obg pelos comentários!

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  33. Oi Davydson,

    Como adiantou o Luiz, você vai fazer um ótimo negócio, além do que, vai pegar uma bike mais adequada a sua estatura e com pedivela de eixo integrado.

    Quanto ao tipo de alumínio, é uma preocupação totalmente desnecessária.

    Se tiver dúvidas, estaremos aqui.

    Abs,

    Adil

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  34. minha dúvida paira apenas quanto a pedalada na cidade e estrada de barro, pois tenho receio por ser um quadro rígido que irá vibrar muito...

    Há outra coisa, ele sugeriu na negociação em colocar o cambio traseiro deore, bem como os passadores...

    aguardo notícias.

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  35. Meu amigo Davidson, você vai se surpreender com o conforto de uma 29er.
    Eu ando com a suspensão travada em estrada de chão e os pneus 29" absorvem bem as vibrações.

    Vai fazer o upgrade a base de troca?
    (passadores, k7 9V e Cambio Traseiro?)
    Veja se existe a opção de Shimano Alivio 2011, funciona bem e sai mais em conta.

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  36. Oi Luiz, esse sistema deore foi de uma bike semi-nova que chegou na loja. talvez saia pelo preço do alívio 2011, saberei hoje.

    Havia esquecido de comentar, a bike SPZ hardrock que vi ontem, não tem aquela parte do quadro onde encaixa o garfo de forma larga. Eu acho que não é semi-integrado, vc saber dizer se é ?

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  37. FECHEI UMA ROCKHOPPER COMP 29!

    Estava comprando uma hardrock, daí quando pensei que mais a frente iria trocar o conjunto p/ 27 velocidades, instalar os freios hidraulicos e paquerar a Rock hopper.... vi que na ponta do lapiz a vantagem é da rockhopper, sem falar que o quadro é diferente e mais resistente!

    Adil e Luiz, fechei a compra dessa bike:

    http://www.girobike.com.br/bicicletas/specialized/mountain-bike/rockhopper/bicicleta-specialized-rockhopper-comp-29er.html


    Amanhã vou providenciar o seguro!!!

    Embora eu tenha 1,70m, a SPZ com tamanho 17,5 caiu como uma luva. Sua pedalada equivale a uma full aro 26 com susp. rock shox!

    só fiquei na dúvida quanto ao câmbio traseiro, é uma alívio 2011, ouvi rumeres que está substituindo o deore, é verdade???

    abç.

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  38. Oi Davydson,

    Fez uma ótima escolha, adoro a Rockhopper e para você ter uma idéia, o Ned Overend venceu o Campeonato Americano de Short Track em 2010 exatamente com uma Rockhopper singlespeed.

    Pessoalmente, coisa que eu raramente me preocupo em trocar/melhorar numa bike é o câmbio. O Alivio 2011 é excelente, bom de verdade. A tecnologia de transmissão evoluiu demais nos últimos anos. Sem exageros, o Alivio de hoje funciona tão bem quanto um XT de alguns poucos anos atrás.

    Quanto aos rumores, acho que é bobagem...

    Bem vindo ao Universo 29er!

    Boas pedaladas.

    Abs,

    Adil

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  39. Obrigado Adil,

    Seu blog me ajudou bastante, inclusive em descobrir as 29ar.

    Não querendo "aperriar" ainda mais, quando comprei a bike vi que o suporte do freio a disco, bem como ao do câmbio traseiro são removíveis. porque? tem alguma vantagem sobre os fixos?

    abraço!

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  40. Obrigado Adil,

    Seu blog me ajudou bastante, inclusive em descobrir as 29ar.

    Não querendo "aperriar" ainda mais, quando comprei a bike vi que o suporte do freio a disco, bem como ao do câmbio traseiro não são fixos no quadro, são removíveis. porque? tem alguma vantagem sobre os fixos?

    abraço!

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  41. Pessoal, hoje foi minha primeira pedalada com minha HockHompper comp 29, andei exatos 40 km e posso resumir minha analise da bike em duas conclusões:

    1 - Nunca mais volto para uma bike de aro 26!

    2 - Especialized é a melhor marca (tecnologia e beleza, harmonia perfeita)!

    Obrigado Adil e Luiz pelos esclarecimentos em meio de várias dúvidas, mas que resultou em uma plena satisfação!

    Davydson Castro
    1,70m, 32 anos, advogado,
    iniciante na arte e esporte da bike, possuidor de uma hockhompper comp 29 (17.5)!

    Abraços!

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  42. Adil,

    Retornei hoje de uma pedalada de 40km e reitero a bike (rockhopper) é show!

    Todavia, tenho uma dúvida quanto aos pneus, se eu colocar um pneu mais estreito a performace será melhor? uma vez que minha estatura é 1,70 e meu quadro é 17.5?

    Que pneu vc sugere colocar para rodar mais livre na cidade/estrada e de muito leve uma trilhinha no barro?

    Só mais uma dúvida, se eu colocar a mesa um pouco menor ex. 75mm, eu terei melhor dirigibilidade?
    abç.

    Davydson.

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  43. Davydson, sua bike veio com um pneu 29 x2.0?
    Se sim, para 29er esse é um dos pneus mais estreitos disponiveis no mercado. Caso contrario, teria que usar pneus de cyclocross, com medidas 700x42(se não me engano da Spz).
    A não ser que você queira andar somente em asfalto, dai pode colocar pneus liso 700 ou até de Speed.

    Quanto a mesa, não vejo problemas em diminuir o comprimento. Uso 75mm e não tenho problemas.

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  44. Em tempo, no mercado brasileiro é dificil encontrar pneus 29" de medida mais estreita, acredito que haja peças 1,95 ou 1,90 fora do pais.

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  45. Oi Luiz,

    Como sempre você é bem atencioso.

    De fato meu pneu é um the captain 29x2.0.

    Acho ele um pouco pesado no asfalto, daí pode ser o pneu em si ou falta de condicionamento físico, uma vez que comecei a pedalar há +/- 15 dias. Mas convenhamos, o pneu tem muito cravo borrachudo!

    Vi um pneu da spz crosstrail que é o Specialized Borough XC Sport, 700 x 45c, 60TPI, talão em arame. Ele na parte central é liso com cravos na extremidade.

    Voce acha que esse pneu fica legal na minha rockhopper par dar mais performace na cidade? Esse pneu da crosstrail também pode ser usado em trilhas de barro/areia?

    obrigado!

    Davydson.

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  46. Adil,

    O pneu da minha rockhopper é o the captain 29x2.0.

    Acho ele um pouco pesado no asfalto, convenhamos, o pneu tem muito cravo e é borrachudo!

    Vi um pneu da spz crosstrail que é o Specialized Borough XC Sport, 700 x 45c, 60TPI, talão em arame. Ele na parte central é liso com cravos na extremidade.

    Voce acha que esse pneu fica legal na minha rockhopper para dar mais performace na cidade? Esse pneu da crosstrail também pode ser usado em trilhas de barro/areia?

    Abç.

    Davydson.

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  47. Olá Davydson,

    Se você quer ter um pneu para asfalto, que te permita rodar eventualmente por alguma estrada de terra, o Borough XC Sport pode ser uma boa opção. Por outro lado, caso queira fazer um uso mais contínuo desse pneu em trechos off-road, vai estar abrindo mão de muitas das vantagens que uma 29er pode te oferecer.

    Na minha bike pessoal eu uso o The Captain S-Works na dianteira e o Renegade S-Works na traseira. Para suas necessidades, talvez o Renegade seja perfeito, tem grande volume, baixa resistência à rolagem e cravos bem distribuídos...o díficil é encontrar ele para comprar.

    Abs,

    Adil

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  48. Obg, Adil.

    Ontem desci uns trechos de aproximadamente 30m, com pista de barro e lama. Muito acidentado por sinal.

    É um trator e o pessoal das 26 ficaram pra trás ou saíram da frente para não serem atropelados rs...

    Constatei a eficiência do pneu, da suspensão e, principalmente da grande diferença e eficiência da 29er.

    De toda sorte, gostaria de um pneu híbrido, pois como disse duas vezes por semana faço pedalada no asfalto com um grupo que roda na cidade, percurso de aproximadamente 40km e final de semana utilizo de forma mista.

    Se souberes aonde encontro esses pneus (site), dá um atoque ok?

    abç.,

    Davydson.

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  49. Oi Davydson,

    Realmente as 29ers "atropelam" tudo!

    Ainda não encontrei à venda aqui no Brasil esses pneus que você quer. Você teria que comprar de alguém que tem uma Crosstrail ou trazer de fora.

    Abs,

    Adil

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  50. Adil,
    to querendo comprar uma especialized rockhoper.

    Na loja tem uma 17,5 e minha dúvida é se ela é compativel p/ meu tamanho, tenho 1,70.

    Andei na bike e achei confortável, só não sei se em horas d pedalada vou ficar com dores, devido ao tamanho.

    obs. tenho 1,70 descalço.

    Diego.

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  51. Oi Diego,

    A 17.5" serve sim para você. A menor vai ficar pequena demais.

    Abs,

    Adil

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  52. Oi Adil,

    Quero "evoluir" nas minhas pedaladas com a 29 er.

    To querendo comprar um par de pedais, daí com sua experiência quero saber qual o melhor, considerando a facilidade para principiante, travar e destravar, durabilidade, leveza e etc...

    Vi este neste site:
    http://benvenuttibikes.com.br/pedal-crank-brothers-egg-beater-1-2011.html

    Todavia, como não sei de nada sobre este assunto gostaria da sua nobre sugestão.

    PS: aproveitando o ensejo, também gostaria de sua opnião sobre sapatilhas, shimano, specialized...

    Aguardo retorno.

    Abraço,

    Davydson.

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  53. Oi Davydson,

    Fico contente que sua 29er esteja sendo um incentivo para ir mais fundo no nosso apaixonante esporte.

    Os pedais de encaixe normalmente recomendados para principiantes são os Shimano SPD, entretanto tenho uma ótima experiência com os Crank Brothers Acid, meus prediletos. Eles tem uma plataforma larga e um peso comparativamente bom, são ótimos para situações de singletrack que exigem muita movimentação sobre a bike e facilitam a vida dos novatos. Já o eggbeater eu não recomendo ainda para você porque é muito compacto e pede mais tempo para se acostumar a ele.

    Uso sapatilha Scott e gosto bastante.

    Abs,

    Adil

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  54. Como vai Adil. Estou interessado na compra de 29ER e tenho lido assiduamente as suas reportagens e orientações. Analisando custo benefício optei pela SPZ RockHopper 29 e gostaria que voce me indicasse qual o tamanho ideal para anões, (tenho 1,68). Estou na duvida entre o 15,5 e o 17,5. Grato.
    Bassoto

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  55. Retificando Adil, na verdade tenho 1,66 m. Grato.
    Bassoto

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  56. Olá Bassoto,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Fique com a 15.5" sem dúvidas.

    Abs,

    Adil

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  57. Olá Adil,

    Adquiri a 25 dias uma Rockhopper Comp 29 2013 entrando para o mundo das 29ers, e estou adorando a bike. Estou começando a participar de provas de MTB Marathon como iniciante e já estou pensando em dar um UP reduzindo o peso dela que está por volta de 13,800kg. Gostaria de dicas para isso. Grato, André.

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    Respostas
    1. Olá André,

      Sem pensar em peso, o melhor upgrade é converter suas rodas para tubeless.

      Por outro lado, para diminuir o peso, rodas e pneus mais leves são as melhores opções.

      Abs,

      Adil

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  58. Só agora em 2019 comprei essa bike, mesmo ultrapassada comparando com os modelos atuais, ela ainda me proporciona boas pedaladas, show de bike

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