Dissecando uma 29er.Há exatamente 3 meses a Two Niner se tornou a bike de testes do
P29BR, durante estes últimos 90 dias o modelo de Rodas Grandes da Caloi foi exposto aos mais diversos tipos de condições, desde estradas, singletracks, até competições e cicloviagens. Período em que pude me familiarizar com os comportamentos da bike e procurei expressá-los aqui no blog.

As diversas reações da Two Niner já são conhecidas, percebi entretanto que compradores, interessados e aficionados no formato poderiam conhecer de maneira mais intima uma típica 29er e a partir desse conhecimento extrair mais da própria bike.
A idéia deste post é demonstrar como são compostos os aproximadamente 13,5Kg da primeira 29er brasileira. O
P29BR desmontou completamente a bicicleta, pesou cada um dos componentes e descobriu a porcentagem que cada parte agrega à composição do peso total do conjunto. De posse dessas informações o blog-leitor pode avaliar a melhor maneira, a mais econômica ou a mais eficiente, de realizar um eventual upgrade e cortar gordura da bike onde o peso incide com mais intensidade.

Com um quadro de peso bastante aceitável para o padrão 29er, 1.950 gramas, fica claro que o potencial da Caloi Two Niner é grande. É no garfo onde se concentra a maior parcela de peso do conjunto. Um upgrade para uma suspensão com amortecimento a ar, de cara cortaria em torno de meio kilograma e colaboraria para uma efetiva melhora no desempenho da bicicleta, tanto pelo biker carregar menos peso, quanto pelo fato do uso de uma suspensão tecnicamente superior.

O principal segredo para uma 29er de alto desempenho está nas rodas, o ideal é contar com o menor "peso rodante" possível, o que se reflete diretamente na facilidade de aceleração da bike. Um par de rodas, como o novo modelo da VZAN, com peso abaixo dos 2.000 gramas, eliminaria mais de meio kilo de peso. Somando-se rodas mais garfo, teríamos uma economia de mais de 1.000 gramas no peso total sem que o bolso do proprietário fosse severamente prejudicado. Tudo isso sem contar que dependendo do uso, as 29ers combinam bem com garfos rígidos, neste caso, o emagrecimento da Two Niner seria ainda mais contundente e, inclusive, com um custo ainda mais acessível.
Por falar em custo relativamente baixo, os pneus são outro ponto que pode ser atacado. Perto de 300 gramas do total seriam eliminados com uma troca por outros modelos que batem na casa dos 600 gramas. Existem ainda pneus mais leves, entretanto o upgrade deve ser feito com cuidado para não evitar uma perda de eficiência.
A tabela deixa claro que a substituição de componentes de menor impacto no peso total (como trocadores, câmbios, mesa, etc) além de dispendiosa, pode resultar em pouca economia de massa. Claro que os fanáticos por bikes leves vão argumentar que cada grama conta, de fato, é uma verdade, entretanto o raciocínio aqui visa atingir o biker comum, aquele que não tem um budget ilimitado, mas que busca melhorar sempre a 29er que já possui ou ainda possuirá.

É a sua vez blog-leitor, pegue sua planilha, brinque com o números e decida com consciência o melhor caminho a seguir com sua Caloi Two Niner, ou qualquer outra boa 29er.
Keep 29eriding!