Uma velocidade, muitas possibilidades.
A chegada da Niner S.I.R.9 ao P29BR gerou enormes expectativas em relação às possibilidades de configuração do quadro que pelo terceiro ano consecutivo foi agraciado com o selo "The Best of MTBR" na categoria 29er. Os produtos com as melhores médias de avaliação por parte dos leitores do MTBR (http://www.mtbr.com) são os vencedores escolhidos anualmente.
A S.I.R.9 é construída em cromo nobre com tubos Reynolds 853 e possui um movimento central excêntrico, o levíssimo Bio-Centric, que permite que a bike seja tranquilamente montada com ou sem marchas. A possibilidade de rodar com uma genuína Singlespeed 29er, me encorajou a idealizar um final de semana onde o P29BR pudesse explorar ao máximo, na prática, o conceito da velocidade única.
Singlespeed é um termo considerado "Cult" entre os praticantes do Mountain Biking, quase todo mundo idolatra, quase todo mundo quer ter, mas quase ninguém experimentou de verdade, principalmente em se tratando da realidade brasileira.
Como mencionei em outras oportunidades, as 29ers são perfeitas como bicicletas de uma só velocidade, inclusive na última edição da Interbike em Las Vegas grandes marcas mostraram modelos Singlespeed, muitos deles híbridos com forte vocação urbana.
Voltando ao meu Final de Semana Singlespeed, a idéia seria a de configurar a Niner com apenas uma velocidade e utilizá-la em todo tipo possível de terreno. Para terminar, imaginei que poderia responder à grande questão, uma Singlespeed 29er é para todos?
Iniciamente, depois de algunas suposições e testes, montei a S.I.R.9 com a relação 38x18. Dei algumas pedaladas dentro da cidade, no asfalto, e adorei. Tinha em minhas mãos uma bike ágil, silenciosa e rápida.
Imaginando que havia acertado de primeira, fui direto encarar a terra. Veio então a primeira subida mais forte e imediatamente percebi que mesmo contando com uma guidão Easton largo de 685mm, um equipamento fundamental para uma Singlespeed eficiente, e uma bike leve, na casa dos 10.3Kg, a pedalada estava difícil. Foram quase 2 horas judiando das pernas.
Voltei para casa decidido a mudar isso. Troquei a coroa de 38 dentes por uma de 32 e...voilà! Na trilha a bike ficou outra, pedalei no dia seguinte na Mata da Câmara, um conhecido parque na cidade de São Roque onde o singletrack é extremamente técnico e praticamente zerei o percurso sem ter que empurrar a bike. Claro que fiquei mais cansado que o habitual, entretanto quanto mais voltas acumulava, mais usava o terreno a meu favor, aproveitando todo momento e embalo possíveis. A relação 32x18 funcionou muito bem na terra, mas pode ser considerada leve demais para o asfalto.
Aqui vai uma dica importante, a coroa de 32 dentes que eu empreguei no teste, foi tirada de um pedivela de linha Shimano LX. Apesar de funcionar bem, numa das subidas mais fortes a corrente escapou e quase fui para o chão. Se você quiser montar uma verdadeira Singlespeed, o ideal é não aproveitar uma coroa feita para pedivelas triplos e preferivelmente montar uma coroa específica para velocidade única, daquelas que apresentam dentes mais pronunciados.
Quero ainda experimentar os pinhões Niner de 21 ou 22 dentes na traseira, mas de qualquer forma, a escolha da relação numa Singlespeed é um tema muito particular e definitivamente o que me parece bom pode não ser para você, além do que, tem muito a ver com o relevo e terreno onde a bike vai ser prioritariamente utilizada.
Rodar de Singlespeed é um aprendizado diário, algo que depois você transporta para sua bike com marchas e percebe que de fato evoluiu tecnicamente. Por outro lado, eu que tenho as costas um pouco frágeis, senti durante a semana seguinte os reflexos do Final de Semana Singlespeed, onde pedalar de pé foi mandatório para um bom desempenho.
Respondendo à pergunta, pedalar uma Singlespeed 29er não é para todos! De qualquer forma é uma daquelas experiências quase que obrigatórias para quem leva o Mountain Biking a sério. A simplicidade e a leveza do conjunto resultam em um prazer de rodar tão único quanto a relação da bike. Experimente!
Keep 29eriding.
podes me enviar fotos da bike, com detalhamento dos componentes... te agradeço... gilberto@ciclosinos.com.br
ResponderExcluirLegal Adil e parabéns pelo post!
ResponderExcluirE ae curtiu as novas rodas da Vzan?
Abraço! =)
Conheci caras que pedalavam mais forte em suas Caloi´s Barra Forte, do que eu com vinte e tantas velocidades. No interior do Brasil há grandes ciclistas escondidos, pedalando para o trabalho em suas bicicletas simples.
ResponderExcluirOpa. Alguem me chamou? he he he.
ResponderExcluirA minha Single speed de aço é guerreira, queria que ela fosse 29". Quem sabe...
Sou entusiasta de Singlespeed´s. Álias, onde compro um quadro Niner s.i.r 9 desses? Você é representante da Niner?
ResponderExcluirOlá. Depois que li sobre esse blog na Bike Action o que era curiosidade virou objeto de desejo. Gostaria de ajuda p/ montar uma 29, inicialmente singlespeed e rígida, que pretendo rodar principalmente no asfalto. Existe alguma loja em SP onde encontro garfo rígido e pneus 29? E o movimento central, precisa ser desse tipo excêntrico? Será que sairá um kit Saga singlespeed?
ResponderExcluirParabéns pelo site e abs a todos 29ers,
Renato
Na Anderson Bicicletas tem o PZ Racing de Carbono
ResponderExcluirOi Gilberto,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
Seguem as especificações da Niner utilizada neste teste:
Quadro Niner S.I.R. 9 tamanho M
Garfo Niner de cromo 470mm (eixo-coroa)
Rodas VZAN Extreme 29" 2010
Pneus Bontrager XR-1 Team Issue
Pedivela Shimano LX
Coroa Shimano 32 dentes
Pedais Crank Brohters Acid 2
Adaptador Singlespeed MOB + Pinhão MOB 18 dentes
Canote Kore i-Beam 27.2
Selim SDG i-Beam de carbono
Caixa de direção Cane Creek S-2
Mesa Easton EA-70 90mm
Guidão Easton EA-70 685mm
Manoplas brancas/douradas MOB
Freios Hayes Stroker Trail brancos com rotores de 160mm
Abs,
Adil
Fala Macrô,
ResponderExcluirJá está rodando de 29er?
As rodas são ótimas, firmes, com bom peso e preço extremamente competitivo. Para completar ainda vão contar com uma linha de peças de reposição, como rolamentos, etc. Ótima opção para 2010.
Abs!
Olá Jânio,
ResponderExcluirParticipei certa ocasião de uma prova dura e no meio do caminho topamos com um senhor de Barraforte. Claro que ele não tinha rodado 50Km como a gente, mas ainda assim mostrou uma força surreal, dando caldo em muito competidor, pessoalmente fiquei espantado.
Abs!
Fala Luiz,
ResponderExcluirTe espero no "Clube 29er" há algum tempo, torço para que até o final do ano você já esteja de Roda Grande.
Abs!
Olá Jânio,
ResponderExcluirA Niner ainda está se organizando para distribuir no Brasil, entretanto, caso você tenha pressa, pode entrar em contato direto com o importador através do endereço: contato@ninerbikes.com.br
Abs!
Olá Renato,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
O garfo rígido que o Luiz recomendou não é um 29er "puro", ele tem 445mm de altura do eixo das rodas até a coroa, o ideal é que tenha 465/470mm. De qualquer forma, ele pode ser usado na sua 29er. No máximo irá aumentar em 1 grau o ângulo da caixa de direção.
Pneus 29 polegadas já podem ser encontrados em várias lojas. Eu também sempre tenho alguns para atender a meus leitores.
Sua Singlespeed 29er pode ter um central comum. Nesse caso, você teria duas opções: um quadro com gancheiras horizontais ou substituir seu câmbio por um esticador de corrente, a MOB faz um ótimo.
A Saga ainda não tem previsão de construir uma versão Singlespeed.
Continue acompanhando o blog.
Se precisar de qualquer ajuda, avise!
Abs!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFala Adil... Ainda não estou de 29er, mas quase lá.
ResponderExcluirEstou escolhendo uma boa opção custo / benefício para mim.
Estou bem tendenciado a comprar uma Specialized Rockhopper 29er 2010. Falei com o pessoal da ProParts e agora no começo de dezembro chegam as primeiras unidades com valor girando em torno de R$ 4.000,00. Vamos ver!
Mas tenha certeza de que assim que eu comprar a minha 29er, marco de fazermos um pedal juntos. rs
Abraço! =)
Ola Adil sou um novo leitor do seu blog,estou conhecendo o mundo das 29s com uma Kahuna e gostaria de algumas dicas sua a respeito de pressão dos pneus são os ignitors da maxxis 2.10 eu peso 81kilos.
ResponderExcluirQuanto a rodas achei muito legal as da VZAN ,tenho a impressão que elas seriam bem mais leves que as originais da kahuna ,o que voce acha?
Olá Proprietário da Kahuna!
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
Peso 73Kg e normalmente usaria esses pneus com 35 libras, você poderia tentar um pouquinho mais, algo em torno de 38.
Por outro lado, sou 100% adepto dos pneus sem câmaras. Você poderia usar um kit NoTubes para converter seus aros e pneus atuais, então seria possível rodar com uma pressão na casa das 30 libras, o que tornaria sua 29er ainda mais confortável.
Sim, a roda a ser lançada pela VZAN é mais leve que as originais da sua bike. Lembro que o melhor lugar para se tirar peso de uma 29er é sempre nas rodas.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs,
Adil
Olá amigo, quanto vc pagou na Kona Kahuna 29?
ResponderExcluirCriei outra comunidade no Orkut.
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96440895
Bicicletas Aro 29" Brasil.
Entrem e participem também.
Pow o cara vem e posta que comprou uma Kona Kahuna e nada de dizer quanto pagou?
ResponderExcluirOi Luiz,
ResponderExcluirA Kona Kahuna custa em torno de R$ 3.700
Abs,
Adil
Até que enfim uma resposta.
ResponderExcluirAchei que a Kona sairia mais barata que a Caloi. fora do pais tem sites vendendo entre 500 a 899 dolares.
Vou ter que fazer um "extrato de Tomato" he he he
Obrigado Adil
Vi a Kona Unit no site(single speed)em CroMo, muito bonita.
Agora que vi as configurações da Kahuna.
ResponderExcluirRealmente, vai valer a pena desembolsar um troco a mais pra ter ela ao inves da Caloi.
Ola Adil linda bike,como faço pra saber o preço deste kit quadro e garfo de cromo?
ResponderExcluirOi Eduardo,
ResponderExcluirO SIR 9 é o quadro mais versátil e confortável da linha Niner, pelo menos até o lançamento da AIR 9 Carbon.
Aqui no Brasil o quadro deve ser vendido com um valor em torno de R$ 1.700. Se você quiser encomendar um escreva para contato@ninerbikes.com.br
Abs,
Adil
Olá. Boa noite.
ResponderExcluirEstou pesquisando uma Kona Kahuna 29er. Possuo 1,77m e 70kg. A configuração da bike é a seguinte: 30 velocidades, Movi. integrado, caixa de dir. cônica, grupo Sram x5, freio hidra Avid Elixir 1 e susp Rock Shox XC 100mm. Preço 4319,00 R$. Será que vale a pena o investimento? Ps: é a minha primeira 29er.
Obrigado! Abraços. Meu email: turcorondini@hotmail.com
Olá Jf Rondini,
ExcluirSim, a Kona é uma boa opção. Caso queira gastar menos e prefira um modelo nacional, a Caloi Elite pode te atender também. Não esqueça de pesquisar os modelos da KHS que tem excelente custoXbenefício.
Abs,
Adil
Excelente amigo!
Excluir