Primeiro Dia.
A Bike Expo Brasil deixou as trilhas. Agora as atenções estão voltadas para o Centro de Convenções Frei Caneca próximo ao centro financeiro da metrópole paulistana. Neste ano são mais de 70 stands antecipando o que o mercado brasileiro irá oferecer ao consumidor final em 2010.
O P29BR aproveitou o primeiro dia de feira para fazer um levantamento das 29ers presentes ao evento. Dentre centenas de bicicletas, não foi surpresa constatar que o número de bikes equipadas com aros de 29 polegadas era pequeno, até pequeno demais. As empresas geridas por quem realmente pedala e que estão mais atentas ao que acontece nos grandes centros do mountain biking no exterior (diga-se EUA), são aquelas que efetivamente apostam no formato das Rodas Grandes. Inclusive "apostar" não é a melhor palavra uma vez que aposta é algo imprevisível e as 29ers já podem ser consideradas uma realidade que vem transformando a maneira de pedalar mundo afora.
Em meu tour pela Bike Expo Brasil 2009 encontrei apenas 6 exemplares de 29ers "puras" e não mais que outras 3 híbridas com rodas 700C que mereceriam menção. É fato também que algunas das principais marcas do cenário 29er que estarão presentes no mercado brasileiro em 2010 não estão na feira. A Niner que recém assinou o contrato de representação no Brasil e não teve tempo hábil para se juntar à feira, a Haro que trará o modelo Ally XC 29er de bom custo X benefício e a Saga, são as ausências mais sentidas, além, é claro, da Caloi.
Em contrapartida, dentre as marcas que participam da feira, a Specialized é uma das mais entusiasmadas com as Rodas Grandes.
Estão expostos dois modelos. A Stumpjumper Comp 29 ano 2010 com um quadro lindíssimo, remodelado em relação ao modelo 2009 testado pelo P29BR, segue as linhas da top de linha construída em carbono.
A Rockhopper 29er também será vendida por aqui. A um custo mais acessível, mas com o mesmo charme da prima rica, o biker com um menor budget ainda assim terá toda aura Spacialized à disposição para pedalar uma 29er de qualidade. Repare na cor dos manetes de freio.
A Ciclo Leiriense, distribuidora Giant para o Brasil, trouxe o modelo XTC 29 1.
Trata-se de uma bike interessante, um quadro "hydroformado" mesclando componentes de boa qualidade, com alguns equipamentos especiais como a suspensão Fox com sistema de blocagem 15QR e as rodas Giant desenvolvidas exclusivamente para essa 29er.
A Kona trouxe um modelo com potencial para competir com a Caloi Two Niner, falo da Kahuna 29 equipada com um Rock Shox Dart 3.
A Cannondale lamentou que os modelos 29er 2010 não chegaram à tempo para a feira, entretanto é outra marca que virá forte no próximo ano e aposta no crescimento do segmento de Rodas Grandes. Na feira está exposta Cannondale 29er 4, que já é vendida no Brasil por pouco menos de 4.000 Reais e conta com freios à disco hidráulicos Avid, pneus Continental e suspensão Dart 3.
Um surpresa para o P29BR foi encontrar a Banshee Paradox 29, uma 29er robusta montada com componentes de alto nível e uma alma freerider, uma bike interessante de se ver e provavelmente de se pedalar.
A Scott que terá a partir do primeiro semestre de 2010 um dos mais bonitos e aguardados modelos do mercado, a Scale 29, trouxe para a feira duas híbridas interessantes, a Sub 30, um modelo mais urbano equipado com rodas 700C e a Sportster P4 com pneus mais agressivos e um design bastante "Scott", ou seja, de muito bom gosto.
Keep 29eriding!
Olá Adil,
ResponderExcluirMuito boa as informações!
É legal saber que teremos mais opções de modelo e preço no Brasil das 29er.
Comecei a procurar as MTB de roda grande ao testar uma há pouco mais de um mês numa prova de Maratona e adorei.
Porém, não conseguia achar quadros do meu tamanho. Mas agora irei esperar a Saga tamanho G que sai até o final do ano!
Parabéns pelo blog!!! Excelente!!!
Abraços,
Ronald
E eu querendo ver "os quadros" NINER montados....
ResponderExcluirMas, pelo menos da para perceber que realmente não se trata de modismo! 29er veio para ficar.!!!
Eng. Mauro,
ResponderExcluirBoa tarde!
Você já possui uma 29er?
Andei numa KHS Alite Team, mas não gostei muito. Não sei dizer ao certo pois não sou muito entendido do assunto. Mas de cara o grafismo não me agradou!
Abraços,
Ronald
Adil, alguma idéia de quando essas 29er vão chegar? Será que passa de fevereiro?
ResponderExcluirAcho que vou ter de acalmar os ânimos até ano que vem para trocar de bike. Não vai ter jeito... rsrs
Vlw =)
O que gostei da minha Windsor 29R é que com ela tenho uma bicicleta bastante versátil. Já usei e aprovei nas trilhas, agora fiz um teste de como seria para um uso mais urbano oo em cicloviagem. Apesar da falta da imponência dos pneus Kenda Nevegal 2.20 ela ficou bonitinha com a roupa de viagem.
ResponderExcluirConfiram aqui: http://is.pinkbike.com/photo/4203/pbpic4203954.jpg
Gostei destes pneus da Windsor, Silvio. São Pneus 29 ou de Ciclocross?
ResponderExcluirOlha quanto as hibridas, eu não sou fã da Scott, mas achei a linha Sub muito bonita.
Oi Ronald!
ResponderExcluirEntão,peguei o kit da Raleing que estava a venda aki,to terminando de montar ela com single speed. Mas a SAGA sem dúvida é a opção mais correta no momento..
Abraço.
Luiz Fernando,
ResponderExcluirEsses são pneus híbridos da Kenda, modelo K-180, 700 x 38C. Nem são para ciclocross e nem para bicicletas speed. Foi o que eu consegui encontrar num tamanho que gostei.
"A Kona trouxe um modelo com potencial para competir com a Caloi Two Niner, falo da Kahuna 29 equipada com um Rock Shox Dart 3."
ResponderExcluirPelos componentes e pelo preço aproximado de 850 dolares (pouco mais de 1400 reais), se for bem cotada pela MS comex, vai ser uma pedra no sapato da Caloi.
Silvio,
ResponderExcluirParabéns, ficou muito legal a bike com roupa de viagem!
Vejo que a maioria do pessoal utiliza a susp reba nas 29ers. Mas estou inclinado a usar garfo rígido para as competições de maratona. O que vcs acham?
Abraços,
Ronald
Obrigado por ler e participar, Ronald!
ResponderExcluirQualquer dúvida, entre em contato, terei prazer em te responder.
Abs
Olá Mauro,
ResponderExcluirMontei minha nova Niner SIR9 como singlespeed, em breve postarei fotos e detalhes. O peso dela, que é de cromo, é exatamente o mesmo da sua Raleigh.
Abs
Olá Macrô,
ResponderExcluirA maioria dos importadores com os quais conversei prometeram as novas 29ers para o primeiro trimestre de 2010, alguns receberão os primeiros exemplares a partir de dezembro.
Abs
Oi Silvio,
ResponderExcluirAcho que vou emprestar sua bonita Windsor para fazer o Caminho da Fé agora em novembro ;¬)
Quem quiser participar, está convidado.
Abs
Oi Luiz,
ResponderExcluirSugiro que assista o vídeo da Scott que vou subir hoje, ele traz informações interessantes sobre as híbridas da marca.
Abs
Olá Ronald,
ResponderExcluirO garfo rígido é bastante viável uso em maratonas, desde que você esteja pedalando uma 29er.
Recomendo!
Abs
Ola Ronald!
ResponderExcluirSe for usar garfo, experimenta um de Carbono (PZ Racing por exemplo).
Tem uns caras que usam um garfo Merida de Carbono em provas de Maratona. Levando em conta que ja foi testado aqui nesse blog esse equipamento em uma 29", é sem duvida uma boa opção.
Adil
ResponderExcluirEsse quadro da Ninee é espetacular!! o eixo excêntrico e show de bola!!
Acho que pra semana a raleing estará montada,isso se a conversão para SS de certo!!
rs..
P.S: Tu vai usar qual relação?
Eu irei usar 39/21 (optei pela coroa de 39 pelo fato do pedivela ser um de Speed para reduzir o peso!)
Adil, a bicicleta está à disposição. É só vir buscar de depois devovler lavada.
ResponderExcluirheheheh
Um abraço.
Olá Mauro,
ResponderExcluirPrimeiramente montei a singlespeed com 38x18...ficou pesada.
Depois passei para 32x18, continuou pesada, mas já foi bem melhor!
Vou fazer uns testes e depois publico aqui.
Abs
Grande ADIL, e ai como faço p/ entrar em contato com vç UMA VEZ QUE NÃO CONSIGO ACESSAR O LINK MARKET ??? agradeço se retornar, abraços em potencial
ResponderExcluirQuem precisar falar comigo, pode me contactar através do endereço:
ResponderExcluiradilfiloso (a) gmail . com
ABS!