2009er, O Ano da França no Brasil.
Não escondo de ninguém que andar de aro 29 é para mim um Grande prazer, rodar de full suspension equipada com rodas de 29 polegadas aí já se torna um Grande divertimento, agora, pedalar uma 29er tandem full suspension é de fato uma Grande e única sensação!
Dois franceses radicados no Brasil me proporcionaram uma experiência que poucos no mundo devem ter vivenciado. Gillot, um criativo frame builder, e Laurent, um apaixonado pelas 29ers, juntaram forças e viabilizaram uma máquina única no Brasil, talvez em todo o globo. Trata-se de uma tandem especialmente projetada para usar rodas de 29 polegadas.
O projeto começou como 96er (roda dianteira 29" e traseira 26"), mas deu tão certo e o divertimento foi tão intenso que Gillot passou a trabalhar na evolução do quadro e desenvolveu uma nova balança traseira, que através de uma engenhosa troca de ponteiras, permite o uso tanto de aro 29, quanto de 26.
A bicicleta construída em liga de alumínio precisou ser montada com equipamentos de alta qualidade e confiabilidade, caso contrário o bem concebido projeto poderia naufragar.
Na dianteira uma suspensão Manitou Dorado double crown, adaptada para funcionar com as rodas maiores. Na traseira o trabalho fica por conta de uma Manitou Swinger SPV de mola helicoidal. O conjunto de downhill funciona harmoniosamente e associado às rodas grandes simplesmente engole as imperfeições do terreno. Por vezes me sentia passeando de Landau em uma auto-estrada, tamanha a suavidade do equipamento.
Imagine então parar uma bike de 24Kg, com mais de 180Kg sobre ela! Os escolhidos para a árdua tarefa foram os freios Hayes Nine Carbon, que operam com rotores de 203 mm, na dianteira e na traseira.
Nas primeiras descidas eu ainda demonstrava um certo receio, entretanto os quilômetros foram se sucedendo, a confiança aumentando e no final já estávamos tangenciando as curvas mais inclinadas de maneira surreal. A grande distância entre os eixos, o diâmetro das rodas, o funcionamento das suspensões e o próprio peso da bike garantem que os pneus fiquem colados ao solo mesmo nas situações mais extremas. Realmente um show.
Claro que nem tudo são flores e pedalar os mesmos 24Kg montanha acima requer condicionamento e sincronismo perfeito entre os bikers. De qualquer forma, a sensação de pilotar essa tandem supera qualquer dificuldade, é simplesmente animal!
Obrigado Laurent e Gillot.
Keep 29eriding!
Excellent a Reportagem
ResponderExcluirGostei demais!!!
Acertei o Freio, a pastilha dianteria estava no osso!!!!
laurent
Nossa!!!
ResponderExcluirEstou admirado com nossos Framebuilders daqui!
Confesso que sonhei com essa "gancheira traseira" numa outra bicicleta que queria converter pra 29" he he he
Muito legal mesmo!
ResponderExcluirParabéns ao verdadeiro artista pelo projeto "mais que bem sucedido"!
Sensacional essas gancheiras, heim?
É muito bom ver que o número de Framebuilders está crescendo no Brasil, e com qualidade, o que é fundamental.
Abraços. Josimar.
Tá loco!!! VCS SÃO "DOENTES" ahahaha
ResponderExcluirDevem ter pego algo do tipo Bikelococus vintenoveus
Parabéns! Nota 10 a maluquice!!!
Valeu, galera.
ResponderExcluirSó para vocês saberem, o Laurent, proprietário da bike, já atingiu quase 100Km/h com ela!
Abs,
Adil
Muito Louco!!!
ResponderExcluir100 km/h?
ResponderExcluirDownhill Kamikaze de tandem?rsrsrsrsrsrs
Josimar
Esse França é maluco msm, e muito gente boa.
ResponderExcluir- Olha o "burraco" Laurent!!!!!!!
Gostaria de entender por que um quadro tandem rígido custa (R$2500)10 vezes mais do que um quadro convencional básico.È claro que uma KB2 houston custa R$1000 mas precisa de 2 ciclistas e um maratonista pra empurrar o chumbo.
ResponderExcluirT+
Tenho uma tandem aro 26 e confesso que fiquei curiosa sobre essa aro 29, ela está a venda?
ResponderExcluirSHUT UP AND TAKE MY MONEY!
ResponderExcluirMe interesso em comprar um quadro tandem full semelhante. O Gillot faz quadros para vender?
ResponderExcluirAlguém teria uma Gillot Full Tandem usada pra me vender? Tenho uma tandem da Houston (Kb2 1° Geração) e sofro com o peso e os buracos do Rio de Janeiro (Capital). Abraços!
ResponderExcluirOlá Anderson,
ExcluirA informação que eu tenho é que o Gillot voltou para a França e deixou de fazer quadros, então só usado mesmo!
Abs,
Adil
Onde consigo essas gancheiras ?
ResponderExcluirPra comprar ?
Tenho interesse ?
Se alguém souber entre em contato comigo !
Olá,
ResponderExcluirConversei com o Laurent, segundo ele as gancheiras foram feitas em CNC, caso precise ele pode ceder o desenho.
Abs,
Adil
Onde posso comprar uma dessa??
ResponderExcluirO construtor desse quadro já não está no Brasil, mas em algumas grandes lojas é possível encontrar bicicletas tandem.
ExcluirAinda é possível encontrar um quadro desses (tandem Full suspensão aro 29 ) aqui no Brasil ?
ResponderExcluir