Prazer e arte customizados.
Richard Dunner, um engajado e experiente ciclista de estrada, sempre se sentiu inseguro pilotando mountain bikes com aro 26". O fato de buscar uma alternativa para uso off-road, aliado à maturidade atingida pelo formato 29er, fez com que o biker procurasse mais uma vez, na cidade de Pedreira no interior de São Paulo, Klaus Poloni, provavelmente o mais tradicional e respeitado framebuilder brasileiro. Juntos, durante o ano de 2008, desenvolveram o projeto que resultou neste sóbrio, mas belíssimo, exemplar de Rodas Grandes.
Os tubos utilizados no projeto são um caso a parte. Trata-se do Columbus XCr, um aço inoxídável nobre que permite um acabamento fantástico, é tão leve quanto o titânio, tão resistente quanto o titânio, com a mesma resistência à corrosão, mas o melhor, não é titânio!
Hoje, depois de mais de 800Km rodados em 3 eventos Audax e algumas maratonas, Richard sente-se plenamente realizado, tanto com a bike, quanto com o formato. "Como um ciclista MTB de pouca experiencia, posso diser, que o conjunto 29" deu-me muito mais segurança. Os pneus mais largos, 2.2 polegadas e as rodas de maior circumferência fazem uma diferença grande ao cruzar obstáculos e buracos. A bicicleta trepida menos e fica, portanto, mais estável, segura e divertida".
Richard pedala uma bike versátil, para utilizar tanto em terra quanto asfalto, sem que se façam necessárias grandes modificações, uma das premissas do projeto.
Entre as curiosidades e seguramente um destaque na bike é a transmissão que conta com o amado, eficiente, caro e, às vezes, um pouquinho barulhento, cubo Rohloff. São 14 marchas internas, baixa manutenção e nenhum sofrimento com poeira e lama. Conheço gente que já rodou mais de 5.000Km de Rohloff sem qualquer problema, nesse caso, o duo durabilidade-eficiência é capaz de diluir o alto o custo inicial e converter o cubo alemão em um investimento inteligente. Existe ainda a questão do peso do conjunto, que deve ser atentamente considerada, antes da opção pela transmissão interna.
Especificações da Klaus Poloni MTB 29er:
Quadro: Feito sob medida, com tubos Columbus XCr, aço inoxídável, peso 1,72 kgs, equivalente a um quadro speed de 57 cm, distancia entre eixos de 107 cm (muito compacta).
Transmissão: Rohloff Speed Hub 500/14, 14 marchas, pinhão 17 dentes, coroa 42 dentes. A relação coroa/pinhão não pode ficar abaixo de 2.35 para 1 devido ao torque. Circunferencia: 2.3 m com pneus MTB, menor marcha: 1.58 m e maior marcha 8.32 m.
Pedivela: Shimano XT, 175 mm, com uma coroa de 42 dentes
Rodas: Aros Velocity Dyad 700C, 32 furos, 24 mm de largura, 480 gr. / Raios DT Revolution 2,0-1,5 / Cubo traseiro Rohloff / Cubo dianteiro DT 240s
Raiação: Frente cruzado x3, atrás cruzado x2 (conforme manual Rohloff).
Pneus: MTB - Bontrager Jones ACX29, 2.2 polegadas ou Maxxis Crossmark 29, 2.1 polegadas / Estrada - Continental 4Seasons, ou Continental Gatorskin, 28 mm.
Freios: V-Brakes Shimano Deore XT / Manetes Shimano Deore LX
Selim: Fizik Gobi para MTB / Fizik Aliante ou Brooks B-17 narrow de cromo para estrada.
Suspensão: Marzocchi Bomber 2005, MX Comp, curso 85mm, de molas com aste de aço, peso 2.2 kgs, sem bloqueio.
Direção: Guidão Rockrider b'Twin Decathlon / Mesa Easton EA70, 100 mm / Manoplas Neoprene / Headset Winwood
Quem tiver interesse ou necessitar de qualquer informação poderá contatar Klaus Poloni pelo telefone (19) 3893-3464.
As fotos são do arquivo pessoal de Richard Dunner.
Keep 29eriding!
Muito interessante.
ResponderExcluirSempre quis saber algo a respeito desse cubo.
Josimar
PelamordeDeus!
ResponderExcluirEstou babando até agora!
Simplesmente perfeita.
Quero uma igual, melhor, uma personalizada só pra mim, com seat tube sem canote, igual as Scott, os Cubos Rohloff pra freio a disco he he he!
Ja da pra sonhar!
vida longa aos Framebuilders!
Simplesmente Linda essa Bike!!!
ResponderExcluirMeu projeto para 29er e básicamente isso ae (com freios a disco e garfo rígido!!).
P.S:Adill to te devendo as fotos da minha Cyclocross!!!
Linda bike...
Nunca ouvi falar desse cubo,mas parece bem interessante, procurei na net e material em alemão é triste eim!! rsss
ResponderExcluirVc podia fazer uma materiazinha falando mais sobre esse cubo né Adil!Um comparativo basicão de funcionalidade, custo e peso deste conta o sistema de "descarriladores" comuns...
Bom, não sei se é pedir demais, mas seria bem legal!
O mais legal de customizar é saber que você montou uma bike com a sua cara... E essa do Klaus é sem dúvida bem diferente do convencional...
ResponderExcluirSó não sabia que tinha framebuilder em terra tupiniquins também! rs
Muito bom =)
Tem um outro Framebuilder brasileiro chamado Ygor Miyamura, ele desenvolveu para a Revista Bike Action uma Cyclocross.
ResponderExcluirQuerem saber mais acessem seu blog
http://igormiyamura.blogspot.com/
E uma reportagem da Pedal.com
http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=2045
Ei Euler, no site da Rohloff existe a opção para o idioma Ingles.
Adil, essa Marzocchi Bomber é específica pra 29 ou é 26? Você tem conhecimento de alguma suspa 26 que "aceite" as rodas 29 com alguma segurança? Abraço
ResponderExcluirOi Fernando,
ResponderExcluirEssa Bomber é específica 29" e foi uma das primeiras a entrarem oficialmente no mercado, mas em função de ser um pouco pesada e a demanda na época ser mais baixa, já saiu de linha.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirO cambio Rohloff e muito silencioso, e não barulhento. Fácil, não precisa trocar de pinhão e coroa ao contrario do sistema convencional, onde a corrente faz muito barulho. Em termos de qualidae e custo, tem que ser comparado igual com igual. Comparando a qualidade do Rohloff com Shimano XTR, estamos iguais. As peças da Rohloff são de primeirissima qualidade. Em termos de custos, quanto custa um sistema XTR completo, e quanto o Rohloff + freios?
A única diferença que vejo, fica no peso. Onde devido ao peso do cubo temos ainda uma diferença.
Abraços,
Richard
Prezados, acabei de adquirir uma stumpjumper 29. Gostaria de obter informações sobre o ETRTO dos pneus 29".
ResponderExcluirObrigado e parabens pelo site.
Caro Klaus:
ResponderExcluirSe possível, gostaria de algumas informações. Tenho 60 anos, pratico cicloturismo.
Qto. vc. gastou nesta bike, principalmente quadro e suspenção. Sei que o Rohloff gira em torno de U$ 1.100. Tenho uma Astro Centurion, suspensão Proshock E80R e todo um conjunto Shimano XT 2008. É uma boa bike , mas estou pensando em entrar na 29 e no Rohloff. Gostaria do seu parecer.
Grato pela atenção.
Antônio Carlos Heil
Joinville/SC
Só acho um paradoxo, dizer que não tem experiência em MTB, e achar que a aro 29 é melhor que uma aro 26. No mínimo espero que um experiente usuário de aro 26, possa dizer com riqueza de detalhes as reais diferenças entre uma e outra. Para fazer propaganda do Klaus Poloni, não precisa apelar.
ResponderExcluirOlá Blog-Leitor,
ResponderExcluirQuando postar um comentário, sugiro assinar.
Certamente você nunca andou de 29er ou no máximo andou meia horinha. De qualquer forma, se quiser saber as principais diferenças, leia os demais posts, acredito que você irá entender.
Para completar, nem conheço pessoalmente o Klaus e essa bike foi mostrada no blog por ser um produto único e interessante.
Obrigado por participar, mesmo que anonimamente.
Boas pedaladas.
Abs!
Acabo de ver o comentario anónimo do dia 28de dezembro 2009. Aquí a minha resposta.
ResponderExcluirConcordo que não tenho muita experiencia de MTB, mas já fiz distancias de mais de 50 km com a minha bike MTB 26' como de MTB 29' na região de Monte Verde, MG, varias vezes foi o mesmo percurso, outras percursos similares, tanto com a bicicleta de 26' como a de 29'. Sou mais um estradeiro, me considero mais um ciclo turista, ando entre 4,000 e 6,000 km ao ano, e acho que tenho suficiente sensibilidade e conhecimento para perceber uma diferença entre bicicletas e equipamentos. Alias gosto de testar constantemente. E como escreví para Adil, para a reportagem, me sinto mais seguro, e achei muito mais estável a 29 polegadas.
Relativo a mencionar Klaus Poloni no artigo, já que foi ele que planejou e fez o quadro, como qualquer outro fabricante, merece ter o seu nome mencionado.
Quer se fazer uma opinião? Mostre a cara, alguma terça ou quinta no Alto da Boavista no treino da Ciclo Ravena.