Um aluno aplicado.
Quando estive na Bike Expo Brasil em outubro do ano passado fotografei uma das versões iniciais da bicicleta que viria a ser a primeira 29er produzida em nosso país. Foram meses de espera, alguns adiamentos e muita curiosidade. Finalmente setembro chegou e a Caloi Two Niner veio junto.

Desde o primeiro contato com a nova bike já foi possível perceber que a Caloi estudou e de fato fez bem a "lição de casa". Além de um pacote inteligente de peças, a própria geometria da bike está muito próxima da escolhida pelos principais players do mercado de 29ers, aquelas marcas que já produzem bikes de Rodas Grandes há alguns anos. Assim não há como errar.
Qual a vocação da Two Niner?
A Caloi Two Niner é uma bike versátil e da maneira como vem de fábrica pode fazer bem o papel de uma trailbike, enfrentando todo o tipo de terreno e longas distâncias com conforto e desempenho, tudo isso com a providencial ajuda das rodas de 29 polegadas. Caso o proprietário tenha em mente algo mais competitivo, a Two Niner tem também potencial para se adaptar a um uso mais cross-country.
Antes de avaliar qualquer bicicleta, é fundamental o biker perceber a categoria em que ela se encaixa, considerando o custo e qualidade do equipamento. A Caloi Two Niner, que pesa em torno de 13,5Kg sem os pedais, poderia ser comparada e concorreria no mercado internacional com outras bicicletas, como a Marin Alpine Trail 29er, que utilizam equipamentos inferiores e pesam mais.
O quadro branco.
É evidente a mudança ocorrida desde a apresentação das primeiras versões da Two Niner até o produto final. O quadro que tinha uma aparência comum, ganhou linhas muito mais marcantes, há quem não goste do resultado que une dois conceitos, entretanto pessoalmente aprovei a solução proposta para o top tube, concebido "A La Haro Beasley", culminando em uma medida de standover clearance muito interessante para um quadro 29er tamanho 18". O down tube segue as linhas adotadas pela Niner, Specialized e Giant, entre outros.

A pintura eletrostática em branco fosco chama a atenção, apesar da limpeza ser um pouco mais trabalhosa. Os adesivos clear coat ajudaram a compor um conjunto harmonioso. Outros detalhes merecem destaque. Os cabos passando juntos pela parte inferior do top tube além de funcionais são elegantes. Algo que pode ser considerado pequeno, mas que também conta é a abraçadeira do canote do selim com a marca da Caloi e um design agradável. Faltou apenas um necessário protetor de chain stay.


A única ressalva quanto ao quadro reside no fato de que o head tube é longo em se tratando de uma 29er (125mm), uma posição de competição exigiria do biker a montagem da mesa invertida, abaixo de todos os espaçadores, colocando-se o guidão mais próximo ao solo.
Lista de material.
Até hoje, entre todas as bicicletas da Caloi que pilotei, a Two Niner é de longe a que apresenta o pacote de componentes mais equilibrado e bem escolhido. Grupo, pneus, freios, suspensão, os componentes possuem um bom nível de qualidade, alguns são ótimos, inclusive o antes contestado selim foi trocado na versão final por um modelo de perfil mais race, que casou melhor com o propósito da bike.
O grupo Shimano Deore 2010 é um achado, principalmente os componentes da série M590, que de quebra apresentam um visual moderno. O pedivela se destaca no conjunto da Two Niner. Os equipamentos Truvativ sao ótimos, tem bom peso e um visual mais atual que os componentes da mesma marca anteriormente utilizados em outros modelos da Caloi.
Comportamento em classe...terra.
Nos primeiros dias de testes rodei com a Two Niner exatamente como recebida da fábrica, sem alterar qualquer um dos componentes, apenas incluindo meu pedal de encaixe preferido. Considerei a principio a Caloi uma bike neutra, daquelas que se comportam satisfatoriamente em quase todos os tipos de situação, com destaque para a estabilidade nas descidas, graças aos chain stays relativamente longos (450mm).
Quem estiver migrando de formato, do aro 26" para as 29ers, principalmente aquele que rodava de hardtail, vai sentir uma brutal diferença e irá se surpreender descendo muito melhor, para esse biker a Caloi Two Niner representa definitivamente um ganho.

A equação rodas grandes + suspensão de qualidade tem o conforto como resultado. O Rock Shox Dart 3 surpreende, com um design moderno que lembra a prima rica Reba, apresenta além da trava e da regulagem de pré-carga, um controle de retorno digno de modelos mais caros. O Dart usa mola-helicodal, tem espiga de aço e pesa 2.3Kg.
Como uma boa 29er o modelo da Caloi é muito seguro nas curvas. Em estradão a impressão é a de estar rodando sobre trilhos, já os singletracks pedem um pouco mais de atenção e algum tempo para se acostumar com a manobrabilidade da bike.
Aquela foto de pré-produção onde aparecia um pedal com firma-pé praticamente tocando o pneu dianteiro da Two Niner foi tremendamente infeliz, passando a idéia errônea de que havia algo errado com as medidas da bike. Posso garantir que não acontece qualquer contato das pontas dos pés com a roda dianteira, mesmo nas mudanças de direção mais contundentes, os switchbacks.
A dita neutralidade do conjunto garantiu um bom desempenho inicial nas subidas, entretanto decidi realizar uma experiência e substituí os ótimos, aderentes e largos pneus 2.25 por outros 1.90, foi então que a Two Niner começou definitivamente a brilhar nas escaladas. O desempenho nos aclives melhorou consideravelmente, tanto sentado quando em pé. Para completar, a troca dos pneus resultou em 500 gramas de peso "rodante" a menos na bicicleta. Mesmo com pneus mais estreitos ainda assim encontrei tração suficiente sempre que necessário.
A largura do guidão Truvativ Stylo SL escolhido pela Caloi é perfeita para uma 29er, são 670mm, colaborando decisivamente para uma tocada mais agressiva, permitindo ao piloto pedalar em pé, bombando nas marchas mais pesadas.
Melhorando as notas.
A mesa Truvativ de 110mm é muito comprida para uma bicicleta tamanho 18" com top tube efetivo de 600mm, favorecendo o biker de maior estatura, aquele que ainda assim poderia optar pela Two Niner tamanho 20". Considero que uma mesa de 100mm seria a opção mais democrática para o quadro 18". Além de melhorar bastante a manobrabilidade da Caloi Two Niner, o emprego de uma mesa mais curta resultaria em um aumento no desempenho em curvas e tornaria a bike um pouco mais rápida no geral.
Os grandalhões que optarem pela Two Niner tamanho 18" eventualmente poderão necessitar de um canote com comprimento de 400mm, um pouco maior que o de série.
Antes de tirar a bike da loja, recomendo negociar com o vendedor a troca do cassette 11-32 de linha por um 11-34, mais amigável e adequado às 29ers, uma vez que o maior diâmetro das rodas torna a relação mais pesada que numa aro 26".
Aprovada com louvor.
A Caloi mostrou-se atenta ao movimento do mercado internacional de mountain bikes (principalmente o norte-americano) desenvolvendo uma plataforma 29er realmente de qualidade antes que muitas marcas de renome. Mais forte aqui que em muitos países da própria Europa, o movimento das Rodas Grandes ganha força extra no Brasil com o lançamento da Two Niner, uma bicicleta com uma relação custo X benefício das melhores, capaz de fazer frente a qualquer outra 29er do mesmo segmento. Se o custo da Two Niner está dentro do seu budget, está aqui um ótima opção para se pedalar em alto (e Grande) nível.
Keep 29eriding!
PS.: Durante os próximos meses o
P29BR tem ainda programadas outras séries de artigos, num deles irei "vestir" a Two Niner com uma configuração 100% XC, visando atingir o menor peso possível, em outro transformarei a bike numa Singlespeed. Conto com sua leitura.