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terça-feira, 11 de agosto de 2009

P29BR SHORT TEST - Pneu Schwalbe Furious Fred 29er

Simplesmente o mais leve.

No segundo semestre de 2008 a alemã Schwalbe anunciou que estaria produzindo uma versão de 29 polegadas para o seu modelo semi-slick, o Furious Fred. Além do nome curioso, o que já é um costume na família de produtos Schwalbe, a promessa era de que a nova versão do pneu seria a mais leve produzida para as bicicletas de Rodas Grandes.

Pois bem, a promessa foi cumprida e em 2009 desembarcou o pneu 29x2.0 com borracha de composto triplo e peso declarado de impressionantes 335 gramas!


De qualquer forma, a documentação relativa ao Furious Fred 29 destaca um aviso importante: "O Furious Fred é o mais rápido pneu para MTB produzido até hoje, entretanto avisamos que não se trata de um produto para uso all mountain, a aderência é limitada e o risco de furo é alto".

Há um certo tempo o P29BR tentava obter um par de Schwalbes FF 29 (vou chamá-los assim) para um teste, mas somente com a ajuda de Laurent Tarnaud, um francês radicado no Brasil e amante das 29ers, é que finalmente conseguimos colocar as mãos (e as rodas) nesse pneu que tanto alarde causou no mercado internacional.

Primeiro veio o teste da balança, queria literalmente ver para crer. Meus exemplares pesaram 330 gramas cada um, quase 170 gramas a menos que meu pneu predileto, o Bontrager XR-1 Team Issue (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/06/p29br-test-pneus-bontrager-xr1-team.html), que já tem um peso dos mais respeitáveis. No conjunto seriam 340 gramas de material rodante a menos, o que por si só já seria muito relevante, uma vez que o baixo peso das rodas é um pré-requisito fundamental para aqueles que pretendem fazer um uso mais "race" das 29ers.


Examinando a carcaça, já era de se esperar que encontraria paredes relativamente estreitas. Em contrapartida, já rodei com outros pneus, principalmente alguns outros Brontragers, que não os XR, com paredes ainda mais estreitas, só que com um peso sensivelmente maior. Tudo isso evidencia o alto nível tecnológico alcançado pela Schwalbe na produção do modelo Furious Fred. A marca vem ganhando notoriedade entre as principais fábricas e, por exemplo, já equipa as bikes de linha da gigante Scott.

Chegou a hora de cair na trilha. O pneu montado em rodas Mavic C29SSMax mediu 50 mm de largura, 3 mm a mais que o Bontrager XR-1. Mesmo com uma secção de boa largura, a banda com cravos pequenos e espaçados nas laterais assusta um pouco. É impossível não agir de maneira cética e cautelosa nas primeiras pedaladas com o FF 29. A própria fábrica não se furta de deixar as coisas bem claras.


Em reta o pneu se mostrou realmente um foguete, acelerando de forma rápida e conservando muito a bem a velocidade. Não chego a considerar o mais rápido do mercado como a Schwalbe propaga a quatro ventos, mas seguramente o FF 29 está entre os TOP3 neste quesito.

Começaram as subidas e os pneus se comportaram relativamente bem até o momento em que me coloquei de pé nos pedais. Pedalar em pé diminui o peso na roda traseira e pneus com cravos mais baixos como os do FF 29 podem sofrer decisiva perda de tração. Foi exatamente o que ocorreu, mesmo tentando compensar a pedalada com o movimento de corpo, o Schwalbe rodou em falso inúmeras vezes. Numa 29er rígida o biker é impelido a usar relações mais pesadas, aproveitar as características da bicicleta e não pedalar sempre sentado nas subidas, o mesmo ocorreria com uma singlespeed. Esse tipo de comportamento do ciclista que pedala de pé ou da bike com velocidade única, literalmente inviabilizaria o uso do Furious Fred como pneu traseiro.

Veio o primeiro downhill numa estrada de terra batida com algumas pedras soltas, mas nada para assustar. Comecei a ganhar velocidade rapidamente e confesso que fiz as primeiras curvas de maneira mais conservadora, os quilômetros foram se sucedendo e a confiança aumentando. A versão de 29 polegadas do Furious Fred se aproveita muito bem do maior diâmetro das rodas e de uma boa disposição dos cravos, para até permitir alguns abusos nas curvas. Em alguns momentos cheguei a esquecer que estava rodando com um pneu semi-slick.


Como a fábrica desaconselha usar o FF 29 nas "Epic Rides" e a carcaça é relativamente desprotegida, a preocupação com os furos era grande, mas estava preparado com câmaras reserva, cartuchos de CO2 e espátulas. Depois de 80 km de abusos, nem um furo sequer. Ainda assim, o FF 29 é o candidato perfeito a uma conversão para tubeless através do nosso admirado Kit NoTubes, o que aumentaria a proteção contra pequenos furos, melhoraria a já fantástica capacidade de rolagem do pneu e para completar permitiria o uso de pressões mais baixas, aumentando o conforto, o que seria muito bem-vindo caso o biker venha a optar por uma 29er totalmente rígida como a Raleigh XXIX+G usada neste teste.


Normalmente um pneu considerado ótimo pode até ser desenvolvido e produzido para um tipo de terreno específico, entretanto se comporta de maneira mais que satisfatória em quase todos os outros, como é o caso do clássico Kenda Nevegal (principalmente na versão de 26 polegadas).

O Furious Fred foi criado para terrenos secos e compactos, onde realmente roda com excelência, mas deixa muito a desejar em aderência quando o biker encontra trilhas mais úmidas, com folhas caídas, troncos, etc. Na lama, em virtude da considerável largura de banda e dos cravos baixos, o "Fred" abandona de vez o adjetivo "Furious" e se converte em um pneu quase que medíocre.

O Furious Fred é tão mais leve que os concorrentes no segmento das Rodas Grandes, que se para você peso é o item mais importante na escolha de um pneu, este modelo da Schwalbe deve ser, sem dúvida, o eleito.

Em se comparado com outros pneus similares, como os Maxxis MaxxLite disponíveis apenas na versão de 26" ou mesmo os NoTubes "The Crow" (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/01/p29br-teste-pneu-stans-notubes-crow-o_11.html), o Furious Fred é superior em se tratando de terrenos secos e compactos, combinando muito bem com o aro 29".


Apesar considerados estritamente de competição, os FF 29 podem perfeitamente encarar trechos mais longos, desde que em terreno compatível. Se o preço sugerido na casa dos 80 dólares não te assustar, estes Schwalbes valem a pedalada, contanto que você também mantenha disponíveis em sua garagem outro par de pneus mais ecléticos.

Keep 29eriding!

8 comentários:

  1. Confesso que sempre desconfiei um pouco dos pneus semi-slick. Mas o "Fred Nervosão" parece ter o seu lugar ao sol principalmente pelo peso e dependendo da situação...

    Eu acho que seria mais um coringa =)

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  2. Acho que seriam perfeitos para um pedal longo em estrada da terra, como gosto de fazer. O peso, ou falta dele, é realmente de impressionar.
    Gostou do garfo rígido mesmo, heim Adil? rsrsrs
    Quando puder, nos passe suas impressões sobre a sua Raleigh.

    Abraços. Josimar.

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  3. Fala Josimar,

    Para você ter uma idéia em 1994 eu já andava de full suspension e definitivamente não imaginava voltar para uma hardtail nunca.

    As 29ers mudaram radicalmente minhas convicções quanto ao Mountain Biking, de forma que hoje nos trechos de estrada acho as hardtails de rodas grandes insuperáveis.

    É até surreal perceber que elas podem se comportar muito bem com um garfo rígido. Realmente estou redescobrindo o Mountain Biking com a minha 29er 100% rígida.

    Mesmo assim, quero deixar claro que as bikes full suspension sempre serão muito importantes e necessárias...mas se for uma full 29er, melhor ainda.

    Abs,

    Adil

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  4. Beleza Adil?

    Nem imaginava que em 1994 você já andava de full suspension...

    Depois de "sonhar por anos", comecei a fazer trilhas em 2000. Desde o início sonhava com uma bike full suspension. Só pude realizar esse sonho em 2007, quando comprei um quadro full com 4 pol. Embora eu não tivesse peças tops ficou muito bom. Vi o MTB com outros olhos. Infelizmente o quadro quebrou, e como tinha saido de linha, peguei (na garantia) outro modelo da mesma marca, porém com características diferentes, 3 pol de curso, mais leve e com um funcionamento mais firme. Até conhecer o Projeto 29 Brasil, eu também não imaginava a possibilidade de pedalar uma hardtail novamente. Porém com seus relatos já estou pensando nisso.
    Suas informações estão sendo muito valiosas para que eu possa ver novamente, o MTB com outros olhos. Eu estou com uma bike muito boa e tenho que agradecer a Deus por isso. Porém, estou me convencendo de que ainda não é o modelo ideal.

    Quanto ao post, o par de rodas usado no teste também é de ótima qualidade e sem dúvida deve ter sua parcela de contribuição no resultado.

    Obrigado.
    Josimar.

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  5. Bom dia Adil!
    Estou começando o ano e precisando trocar meus pneus. Como tenho andado muito em asfalto e estradão, estou pensando em um par de Furious Fred ou um jogo com The Crow/Heaven para usar com selante.Vi que já testou os dois. Qual seria melhor em termos de durabilidade. Estou usando atualmente um par de Renegade, e gosto muito.
    Fabio Giovanni

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    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Na verdade os Furious Fred são pneus exclusivamente de competição, não aguentam o dia a dia e tem uma tendência grande de furos. Os pneus NoTubes são muito mais confiáveis e duráveis.

      Abs,

      Adil

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  6. Adil, acha que valeria a pena eu usar uns pneus bem leves assim, mas usando fitas anti-furo, para que ele não sofra com furos?? Eu estava pensando em pegar os Chayang Merlin, que saem bem mais baratos ($29,99) e pesam 340g cada. E então, a fita anti-furo resolveria a questão dos furos, ou o pneu rasgaria do mesmo jeito?? Ando mais em estradões de terra e trilhas leves.

    Att, Ramai

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    Respostas
    1. Olá Ramai,

      Sinceramente considero essas fitas anti-furo coisa do passado. Se você decide usar um pneu super leve, seria um contra-senso colocar a fita, além disso a parte mais frágil desse tipo de pneu são as laterais e não a banda de rodagem propriamente dita. Se quiser arriscar, um bom selante seria o suficiente.

      Abs,

      Adil

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