O primeiro em terras brasileiras.
Depois de muita expectativa, no último final de semana o P29BR recebeu um exemplar do maravilhoso garfo de carbono da californiana Niner.
No dia 18 de março deste ano a Niner anunciou oficialmente o seu garfo de carbono, uma peça de engenharia com um design realmente espetacular que foi por mim classificada como o provável "Produto do Ano" para as 29ers.
Pois bem, nessa mesma data o P29BR entrou em contrato com a fábrica, foi exemplarmente atendido e conseguiu entrar na fila para rodar com uma das primeiras unidades a serem distribuídas a partir do final do mês de abril.
A demanda surpreendeu a própria Niner e o fornecimento da série inicial do garfo de carbono sofreu alguns atrasos, fato que não é exclusivo das fábricas brasileiras.
Tal atraso acabou por solifidicar minha amizade com o pessoal da Niner, uma vez que estivemos semanalmente em contato nos últimos 5 meses!
No começo deste mês recebi a notícia de que o garfo de carbono do P29BR estava pronto e seria despachado. Dias depois, após passar por toda a burocracia aduaneira, aqui está ele, o primeiro a desembarcar no Brasil. Para se ter uma idéia, na etiqueta da caixa consta a inscrição "Test Only", de qualquer forma trata-se da versão final que está aportando agora no mercado americano.
Quanto ao produto em si, nem sei que adjetivos empregar. É definitivamente uma obra de arte, algo que agrada aos olhos. É totalmente produzido em fibra de carbono, inclusive a espiga, que necessita de um plug de compressão especial para a montagem na caixa de direção.
A instalação deve ser cuidadosa e seguir com exatidão as instruções da fábrica, que inclusive fornece uma pasta de contato que permite montar a mesa com até 30% menos de tensão nos parafusos, o que evita qualquer colapso na espiga do garfo.
O peso? Apenas 580 gramas! Nenhum garfo para mountain bikes rivaliza com o Niner nesse quesito, são quase 1.200 gramas a menos que um Rock Shox Reba e outras 300 gramas abaixo de outros garfos de carbono disponíveis nas lojas.
Nos próximos dias publicarei minhas impressões. O que posso adiantar é que os meus primeiros 20 Km com o garfo de carbono da Niner se converteram em uma experiência surpreendente. Claro que existe aquela sensação boa de produto novo, então prefiro rodar mais para emitir uma opinião balizada. Ainda assim, minha Reba não fez nenhuma falta...
Keep 29eriding!
Adil, não sei muito o que dizer além de que me sinto um pouco realizado também com a sua realização...
ResponderExcluirVendo as fotos e coisa e tal sinto um pouco da sensação de: Cara que dá hora! Como se fosse comigo.. rs
É isso aí! =)
Ronaldo, muito obrigado em nome da comunidade brasileira, vamos marcar um test-drive.
ResponderExcluirAbs,
Adil
Eu tenho um garfo de carbono da Merida para a 26" para freio a disco, ele pesa 630 gramas.
ResponderExcluirEsse com 580, para 29er, está muito leve, e vendo o vídeo das "martelada" é duro prá diabo... ehehe... Muito bom!
Abraços,
Vinicius
Nossa!
ResponderExcluirE o preço final desta belezura?
Adil, vc vai virar importador oficial da Niner? he he
Desse jeito vou ficar mal acostumado hein Adil! rs Vamos marcar sim... A gente se fala!
ResponderExcluirValeu!
Luiz, eu também estou achando que vai sim... O uniforme oficial ele já tem! =)
ResponderExcluirGostei da novidade,mas gostaria de saber se esse garfo aguenta um biker de 102 kg + roupa,capacete e sapatilha,fora alguma tranqueira no bolso?
ResponderExcluirE claro a preocupação do preço que é uma coisa que atormenta demais nós simples mortais...
Fala Luiz, Ronaldo e pessoal!
ResponderExcluirO preço final deste garfo é de U$ 375,00 no EUA.
A boa notícia é que a Niner estará oficialmente representada no Brasil muito brevemente e não irá praticar preços abusivos, posso garantir.
Não serei eu o importador, mas trata-se de alguém que não tem medo do novo e ama as 29ers tanto quanto eu.
Fiquem ligados.
Abs,
Adil
Olá Adalberto!
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
De acordo com a Niner, o limite de peso para o garfo é 240Lb, algo em torno de 108Kg. Sendo assim, você ainda estará dentro do perfil.
Abs,
Adil
Também fiquei sem seber o quê dizer! Cada vez que leio o blog me animo mais. Pois acredito no formato das 29ers, adoro novidades, leio comentários respeitosos por parte de todos e vejo seu bom exemplo em realmente "correr atrás" do quê acredita. Estou muito contente que "as coisas estejam acontecendo".
ResponderExcluirTorço para que o garfo seja aprovado, pois "carregar" 1200, 1500 gr a menos é muito bom. rsrsrsrs
Obrigado pelo espaço.
Abraço a todos.
Josimar.
Muito grato pela resposta Adil,fico contente com a boa resistência do garfo pois rodo de 29 a dois anos e meio e sempre gostei de uma regulagem mais firme no meu garfo REBA e na maior parte do tempo rodo com ele travado,isso mé dá uma grande segurança,espero que a niner esteja logo com representante por aqui pois rodo com um quadro KHS alite 2000 tubos EASTON com pneu KENDA SMALL BLOCK na dianteira e MAXXIS WORM DRIVE 700x42 na traseira,não é exatamente uma 29 mas já quebra um galho,o pneu quase liso na traseira me dificulta muito a vida nas subidas mais tecnicas mas não tenho do que reclamar,quero mesmo é um quadro que aceite 29x29 para rodar mais feliz.
ResponderExcluirCada vez fico mais empolgado com este tipo de bike. Sabe informar quanto sairia um quadro deste, e mais um exemplar de suspensao para aros 29 da RST M29.
ResponderExcluirOlá Paulo,
ResponderExcluirOs quadros Saga ainda não tem preço definido, mas serão acessíveis ao consumidor.
O RST M-29 virou uma raridade no mercado, apesar de muitas tentativas, até hoje não consegui adquirir um para testar no blog.
Abs,
Adil