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terça-feira, 28 de julho de 2009
P29BR SHORT NEWS - Projeto 29 Brasil no Shimano Short Track
As últimas novidades para os 29ermaníacos do meu Brasil.
No último final de semana o P29BR marcou presença no Shimano Short Track, um evento realmente singular, de organização primorosa e nível internacional ocorrido no São Silvano Bike Park na cidade de Morungaba. Apesar de alguma chuva, o clima lembrava aqueles finais de semana em que ocorrem provas do campeonato americano de MTB, onde se "respira" bicicleta o tempo todo.
Além de apresentar o protótipo da Saga que gerou um interesse surpreendente, o final de semana serviu para o P29BR conhecer melhor seu público e também manter contato direto com profissionais de expressividade no segmento de mountain bikes e peças.
Desses encontros ficaram algumas constatações e informações importantes que agora compartilho com você, blog-leitor:
- A Shimano Latin America, uma subsidiária da Shimano Inc do Japão e patrocidarora principal do evento, conta agora com uma grande equipe de profissionais no baseados no Brasil. Meu principal interesse nas conversas com os técnicos da Shimano era o de obter mais informações com respeito ao novo cassette de 36 dentes, quase que uma necessidade nas bikes de Rodas Grandes. O produto é uma realidade, inclusive já existe um exemplar de demonstração no escritório da marca em São Paulo. Recentemente recebi um e-mail questionando se tal cassette pediria um cubo especial, pois bem, transmiti a pergunta diretamente ao pessoal da Shimano. A resposta é afirmativa, o novo cassette com pinhão de 36 dentes pede de fato um cubo específico com uma flange mais robusta para que, segundo os técnicos da fábrica, suporte melhor os maiores esforços gerados pelo novo cassette.
- O P29BR esteve também cara-a-cara com diversos representantes da Caloi, inclusive um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aguardado modelo equipado com rodas de 29 polegadas, a Caloi Two Niner. Tive a possibilidade de externar toda a decepção e preocupação do público 29er com relação ao atraso no lançamento do produto, bem como esclarecer algumas dúvidas técnicas levantadas após a publicação da foto do modelo de pré-produção, conseguida em primeira mão pelo P29BR com a ajuda do blog-leitor Luiz Fernando Fernandes (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/05/p29br-spy-primeira-foto-da-caloi-two.html). Se depender do que ouvi, podemos teoricamente ficar mais tranquilos e otimistas. De acordo com a fábrica a geometria do modelo foi estudada e inspirada nos projetos mais bem sucedidos das marcas internacionais que já atuam no seguimento de bicicletas de Rodas Grandes.
- A Caloi Two Niner já foi para estúdio para produção de material impresso e estará finalmente adentrando a linha de produção na fábrica em inícios de agosto. Então nos resta cruzar os dedos.
- Encontrei um dos engenheiros da Proshock e questionei sobre a possibilidade da produção de uma suspensão nacional especificamente desenvolvida para as bikes aro 29, uma vez que o fabricante só possui um modelo para híbridas que também pode ser usado nas 29ers, mas em minha opinião trata-se de um produto ainda muito aquém do mínimo necessário para uma bike de XC. Conforme esse engenheiro, os custos de ferramental para produção de um garfo com canelas de 32mm é alto em se falando de mercado nacional. O valor apenas de ferramenta para a injeção e moldagem do magnésio ultrapassa facilmente os 100.000 Reais. Foi então que ouvi uma expressão que normalmente me tira do sério. De acordo com esse profissional, a Proshock somente irá pensar numa suspensão para as 29ers depois que a "moda" pegar no Brasil. Do ponto de vista de negócios, eu entendi perfeitamente a linha de pensamento da fábrica, entretanto somente posso lamentar quando encontro alguém que está inserido no mercado e mesmo assim é desinformado o suficiente para considerar o formato de rodas 29 polegadas como uma onda que pode vir e voltar.
- Ouvi sugestões e o que pareceu uma dose de boa vontade por parte dos organizadores para a inclusão de uma categoria 29er e também a Singlespeed nas próximas edições. Sou 100% a favor de um categoria para as bikes com velocidade única, pois aí está a essência do esporte, além de ser muito divertido, rodar numa Singlespeed é um ato de superação contínua, uma experiência que melhora os skills de qualquer mountain biker. Já com relação à categoria 29er, sou extremamente reticente. E por que? Se a título de incentivo, nas provas de MTB pelo Brasil afora fossem instituídos prêmios para os bikers que competissem com 29ers nos moldes do que acontece na corrida de São Silvestre com os atletas de nacionalidade brasileira, tudo Ok! Cada um competiria em sua categoria (júnior, elite, master, etc) e no final ainda concorreria a um prêmio no geral entre os que pedalaram 29ers. Tudo lindo até aí, o formato estaria recebendo incentivo e todos ficaríamos felizes. Por outro lado, uma categoria 29er "pura" separada das 26ers não faz nenhum sentido, simplesmente porque como deveria saber aquele citado engenheiro, as 29ers não são, nem nunca foram, uma moda, são uma evolução das bicicletas com aro 26 e não poderiam nunca competir em separado ou serem tratadas como uma entidade distinta!
- 29er é bike, da mesma forma que as "velhas" aro 26 também são.
Ficam os parabéns do P29BR à Shimano e ao Bobby Nogueira pela organização e empenho em alçar o mountain biking nacional a outro patamar. Eu e meu filho Rafael agradecemos também pela acolhida e pelo sensacional almoço de domingo. E finalmente, nós amantes das 29ers, ficamos na torcida para que todos de alguma forma envolvidos com o mountain biking nacional (entusiastas, competidores, importadores, fabricantes) percebam e apostem no potencial do aro 29, assim como acontece hoje nos EUA, onde a evolução chegou antes da moda.
Keep 29eriding!
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Opa!
ResponderExcluirboas e tristes noticias!
Agora é aguardar!
Olá amigo, sou de Porto Alegre - Capital do Rio Grande do Sul - BRASIL,
ResponderExcluirDescobri seu blog, lendo o blog AS MINHAS PEDALADAS, pratico triathlon e corridas de MTB, como o XTERRA.
Achei interessante suas postagens
Vamos manter contato e trocar experiências, pois estamos em paises diferentes, mas com um um ideal em comum...BIKE
Abraços
Alexandre Bittencourt
E aí Adil?
ResponderExcluirGostei deste post. É animador vê-lo "correndo atrás" do seu sonho. Não esquente a cabeça com as más respostas que ouviu. Tenho esperança que em pouco tempo, um bom número de bikers irá se interessar pelas 29er, "forçando" as marcas a disponibilizarem um maior números de bikes e peças. A semente você já está plantando...
Hoje pedalei uns 64km em estrada de terra e confesso, gostaria de que tivesse sido em uma 29er. Estou destreinado e com o passar dos quilômetros e por culpa das "inúmeras costelas" no caminho, fui perdendo as forças, o embalo e a paciência. rsrsrs
Quem sabe até o fim do ano estarei de bike nova...
Com relação a peças, você tem dificuldade em comprá-las? Tem que importar muita coisa?
Abraços.
Josimar. Varginha MG
Olá Josimar,
ResponderExcluirObrigado por acompanhar e participar do P29BR!
Tenho certeza que muito em breve você também terá sua 29er e irá experimenrtar o mountain biking de outra maneira.
Muito boa pergunta, essa história de falta de peças não pode ser levada a sério. Uma 29er utiliza apenas alguns componentes exclusivos, todos voltados às rodas, portanto posso precisar eventualmente de pneus, ainda tenho que importá-los, mas já existem algumas opções (ainda que caras) nas lojas. Câmaras de aro 26 podem ser usadas em alguma urgência, mesmo assim, tenho várias e inclusive forneço elas aos leitores do blog que me pedem. Para completar existem os aros que a VZAN faz com maestria.
Por tudo isso, depois de conseguir seu quadro e garfo, o resto fica fácil, muito mais fácil que os pessimistas imaginam.
Escreva sempre que quiser!
Abs,
Adil