Equipe bem entrosada.A Specialized entrou no jogo das Rodas Grandes em 2008 com o modelo Stumpjumper Comp 29. Um ano depois, a linha cresceu e, principalmente, evoluiu. A Comp 29 passou por pequenos ajustes de geometria, ganhou novos componentes e se consolidou como um dos protagonistas do já disputado mercado americano de 29ers.

A bike construída com tubos manipulados de alumínio proprietário M5 de espessura variável, apresenta úteis gancheiras reguláveis e chega recheada de componentes desenvolvidos pela própria fábrica, mesa, guidão, manoplas, um robusto cubo dianteiro, selim, canote e pneus. Acompanhando toda essa “SPZ stuff”, um câmbio traseiro SRAM X9, exclusivos freios Avid Elixir R SL e um leve conjunto de rodas (pré-requisito para uma 29er competitiva) que emprega raios e aros DT Swiss X470 customizados para a Specialized.

Além do cubo Specialized Hi Lo Disc, montado com rolamentos selados e o eficiente sistema de blocagem DT RWS com eixo de 9mm, o destaque fica para a mesa da Specialized. O blog-leitor vai se perguntar: como uma simples mesa pode se destacar entre outros tantos componentes?
O fato é que se trata de um produto muito bem pensado e desenvolvido para permitir um ajuste fino na posição de pilotagem através de uma luva excêntrica (com parede mais fina de um lado que de outro) colocada entre o tubo do garfo e a mesa propriamente dita. Montando-se a parte mais estreita à frente, o guidão ganha uma posição ligeiramente mais alta, ao contrário, se a luva for posicionada com as paredes mais largas à frente, temos como resultado um guidão pouco mais próximo do solo.
Treino é treino, jogo é jogo.O conjunto da Comp 29 gerou expectativa, entretanto somente com a máquina da Specialized à prova na terra é que realmente seria possível confirmar ou negar minhas impressões iniciais.
O “jogo” começou em uma das subidas mais fortes da região, com grande inclinação e extensão. Assim logo na primeira rodada, de testes, já teria uma idéia se tinha com um conjunto vencedor nas mãos.
O desempenho da Specialized nas subidas mais longas foi surpreendente, um dos melhores dentre as diversas 29ers que o
P29BR já testou. Com um top tube efetivo de 590mm e a correta mesa de 90mm de comprimento, o ciclista acaba posicionado de maneira centrada sobre o quadro, o que permite uma pedalada bastante eficiente, tanto sentado, quanto em pé. Nessas condições também os pneus S-Works Fast Track LK começaram a mostrar os cravos.

Uma das modificações neste modelo 2009, em relação ao 2008, ocorreu no ângulo da caixa de direção, que baixou para os “tradicionais” 71°. Em se tratando de 29ers o número a princípio poderia parecer relaxado a ponto de causar certa lentidão nas curvas, comportamento não evidenciado na prática, muito em função do novo Rock Shox Reba, cuja versão 2009, além do grafismo atualizado, já apresenta o novo padrão de offset para o aro 29, 46mm.
A Comp 29 faz curvas como se estivesse sobre trilhos, com uma resposta rápida nas mudanças de direção. Brilham neste quesito também os pneus 29x2.0 de cravos baixos (Low Knob), que já haviam se comportado bem nas subidas. Apesar da largura de banda aparentemente estreita, eles “colam” no chão, evidenciando um desenho inteligente e a qualidade da borracha Specialized.

Para fechar o assunto, os pneus S-Works Fast Trak LK apresentam baixa resistência à rolagem, transformando a bike em um foguete nos trechos mais planos. Ainda assim, nosso foguete demorou a decolar, foi quando entraram em campo as gancheiras reguláveis.
Apesar de todo desempenho nas subidas, retas e curvas, a Comp 29 ainda devia algo no quesito aceleração. Numa 29er normal essa carência não teria remédio, mas nesta máquina da Specialized o biker pode alterar a distância entre os eixos de forma a encontrar um ponto de equilíbrio entre estabilidade e aceleração do conjunto. Comecei com um wheelbase de 1140mm, desloquei as gancheiras para frente, passando para o extremo inferior na casa dos 1090mm, o que no geral melhorou a aceleração, piorou o desempenho nas subidas em função de haver alterado a distribuição do peso do ciclista sobre a bike.

O hotspot sugerido pelo
P29BR para o wheelbase da Comp 29 está entre 1100mm e 1110mm, ficando a cargo do biker adequá-lo às suas características pessoais de pedalada.
Finalmente, as descidas com 29ers costumam ser bastante prazerosas, mesmo a bordo de uma rabo-duro como esta bike da Specialized. O bom conjunto de rodas DT aliado ao cubo dianteiro Stout com eixo de 9mm permitem um tocada segura, sem a necessidade de se buscar as melhores linhas na trilha, simplesmente aponte e passe, algo impossível de se fazer com uma hardtail de aros de 26 polegadas.
Quais poderiam ser os substituídos?A Specialized Stumpjumper Comp 29 é do tipo de bicicleta para a qual vale o título de “pegar e andar”, não há a necessidade imediata de qualquer upgrade, entretanto caso você como técnico, ou melhor, biker, queiria tornar o conjunto ainda mais sólido, aqui vão as sugestões do
P29BR.
O Phenom é selim extremamente “race”, entretanto se você costuma pedalar trechos mais longos, as epic rides, sugiro algo com um pouco mais de suporte. Uma boa opção seria modelo Format da própria Specialized.
Na mesma linha das grandes distâncias, um suporte de caramanhola adicional viria bem a calhar. A italiana Elite tem um modelo muito prático, os Vip Bottlecage Clips, já testados pelo
P29BR (
http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/01/p29br-short-test-elite-vip-bottlecage.html).
Em comparação com a irmã de aro 26, uma 29er montada com a mesma relação de coroas e pinhões apresenta uma pedalada mais pesada, tudo em virtude do maior diâmetro das rodas. De qualquer forma, depois de aceleradas, as bicicletas de aro 29 costumam encorajar os bikers a pedalar em combinações de marcha ainda mais pesadas do que de costume. Nesse caso, um guidão um pouco mais largo permitiria um melhor aproveitamento da energia transmitida pela parte superior do corpo do biker, algo bastante recomendável também caso o proprietário transforme a Comp 29 numa singlespeed. Um guidão com largura em torno dos 660mm seria a escolha mais equilibrada.
Para completar o esquadrão, os supereficientes pneus Fast Track poderiam ser convertidos para tubeless com o sempre recomendado kit NoTubes.
Este último, é o upgrade que o
P29BR sugere em 100% dos casos e 100% das bikes, pois melhora decisivamente conforto e desempenho em qualquer conjunto de rodas, independentemente do diâmetro. Além do menor peso, as rodas convertidas apresentam ainda uma menor resistência à rolagem e permitem o uso de pressões baixas, algo na casa dos 25 psi para um biker de 70Kg.
Em time que está ganhando não se mexe.Esta máxima do futebol definitivamente não se aplica ao Mundo das Duas Rodas. A Specialized, uma das fábricas que mais investem em desenvolvimento e pesquisa, promete para 2010 uma linha considerável de modelos equipados com Rodas Grandes, entre eles a esperada versão 29er da vencedora plataforma Epic e também uma hardtail em carbono.

A Stumpjumper Comp 29 realmente surpreendeu nos testes realizados pelo
P29BR, o conjunto equilibrado é de fato uma ótima opção para competidores de XC em pistas rápidas, provas de maratona e também para corredores de aventura, que necessitam de um equipamento descomplicado e eficiente como esta 29er hardtail da Specialized.
Keep 29eriding