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sexta-feira, 22 de maio de 2009

P29BR TEST - Specialized Stumpjumper Comp 29 em detalhes, muitos detalhes

O P29BR mostra tudo que uma bike de linha de marca TOP pode oferecer.

As grandes fábricas são capazes de oferecer produtos onde os detalhes contam. É o caso desta Stump.


Começando pela aparência, considero o grafismo de extremo bom gosto, as cores combinam muito bem com os tubos de formato variável.


Os tubos são manipulados em alumínio proprietário M5.


Os seatstays curvados contam com espaço suficiente para evitar problemas de acúmulo de barro.


Na dianteira está montado um garfo RockShox Reba SL, modelo 2009, facilmente identificável pelo também novo projeto gráfico, as canelas de dupla espessura externa, o novo arco, agora com mais espaço para pneus largos e para completar o novo offset de 46mm, já seguindo um padrão que vem sendo adotado como o hotspot para as mountain bikes de roda grande.


O cockpit é todo Specialized, começando pela maravilhosa mesa com regulagem fina de altura (um luxo funcional), um guidão reto de 600mm e manoplas do tipo bolt-on. Os trocadores são SRAM X7 e os freios mais uma vez se destacam, uma versão especial e exclusiva dos Avid Elixir, chamada de Elixir R SL.


Aros DT, com o detalhe do cubo dianteiro Specialized Stout, que conta com o robusto sistema de blocagem RWS da DT Swiss.


Os pneus são os S-Works Fast Track LK (Low knob, ou cravos baixos), de bom peso e baixa resistência à rolagem.


O pedivela é um Shimano Shimano FC-M542 de 175mm, montado com um eficiente câmbio dianteiro SLX.


Na traseira o câmbio SRAM X9, acompanhado de um cassette Shimano HG-61, fecham o grupo.


Um item que faz a diferença, em minha opinião, são as ganhcheiras reguláveis, assim o biker pode curtir uma singlespeed quando quiser, sem precisar trocar de bicicleta.


Outro item especial, o protetor de chainstay que parece se integrar ao quadro.


No detalhe o bem executado reforço no quadro, junto ao disco traseiro.


A bike vem montada com um selim totalmente "race", o Specialized Phenom.


A variação no perfil e formato dos tubos é impressionante, criando um conjunto dos mais harmoniosos.


O peso total da bike a ser testada é de 25 libras sem os pedais, ou seja, bastante respeitáveis 11.340g.

Minha primeira impressão ao rodar com a Stump 29 foi a de que se trata da "29er mais 26er que eu já andei". Quem nunca andou de Roda Grande seguramente se adaptará imediatamente à máquina da Specialized. Mas o teste real será nas trilhas que vem por aí!

Nos próximos dias estarei publicando tudo que todos querem saber sobre o comportamento da bicicleta!

Keep 29eriding!

3 comentários:

  1. Parabens pelo teste da stump , linda bike e com qualidade induscutivel !!!

    Venho neste comentario dirar algumas duvidas e pedir ajuda aos experientes !!!
    Um amigo viajou para o exterior e deixou a bike dele para eu utilizara vontade e possivelmente comprar dele, se trata de uma Trek Alfa 7100 ma bike hibrida com rodas 700 !!! Gostaria de saber a diferença das rodas 700 para as 29 !!! e como ela esta com pneu 700x25 gostaria de colocar um pneu para uso em terra, trilhas, o uso desta bike será em sua maior parte em trilhas, pensei e pesquisei os 700x35 para cima !! consigo desempenho bom nestes pneus !!!! A suspa que veio é a original dela uma RST Neon, em um futuro gostaria de trocar !!!

    essas sao minhas duvidas iniciais hehehe quero ir continuando trocand ideias !!

    Abraçosss

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  2. Olá Carlos,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Em novembro passado publiquei um post que fala sobre o assunto do tamanho da rodas 700C (http://projeto29brasil.blogspot.com/2008/11/quando-uma-29er-pode-no-ser-uma-29er.html), na ocasião expliquei que o formato 700C e as 29ers compartilham do mesmo diâmetro de aro, ou seja, 622mm.

    O que faz uma 29er ser de fato uma 29er, é que os pneus específicos para o formato possuem diâmetros externos entre 28.5" (724 mm) e 29.15" (740mm).

    No caso da sua Trek, não existe espaço para se montar um pneu de 29 polegadas, o que você poderia experimentar são pneus específicos para Cyclocross, como o WTB Cross Wolf, um 700x32. Entretanto seu desempenho off-road estará ainda assim distante de uma 29er pura.

    A RST Neon tem apenas 50mm de curso e serve apenas para o uso em condições leves.

    Caso você entenda, como nós, que as 29ers são o futuro, sugiro investir num modelo específico.

    Abs,

    Adil

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  3. Tudo bom Adil !!!
    Obrigado pela atenção, fico feliz em poder encontrar no blog informações especificas sobre o assunto relacionado.

    Como você tem paixão pelas 29er, eu possuo pelas cannondales, e por felicidade eu encontrei o quadro que desejava fazia tempos e com ele meu objetivo é montar uma otima bike, estou aos poucos importando peças e creio que no inicio de julho consiga ter a bike montada.

    Mas ai surgiu essa Trek caindo do céu literalmente, eu não conhecia o modelo e achei interessande o quadro e a possibilidade de usar rodas 700, os componentes são de entrada e a suspa relamente deixa a desejar no uso de mtb competitivo.

    Mas minhas duvidas surgiram, pois como estou sem bike montada poderia ir usando a trek em trilhas e estradas de terra!! comecei a efetuar uma pesquisa em cima de pneus off-road , e encontrei alguns de 29 e alguns de 700, os de 29 como vc comentou tem diamentro externo maior foi onde pensei em utiliza-los no local dos originais de 700x35 que estão na bike !!! Me falaram que possivelmente os de Ciclocross serviria, e encontrei um 700x42C, mas estou com medo de comprar fora e não servir !!!
    Minha vontade é não investir muito nessa bike, pois estou terminando de montar a minha, pensei nos pneus com cravos para poder utilizar em terra, mas nunca vi ninguem de 700 na terra por esse motivo gostaria de compartilhar experiencias com alguem pelo menos proximo hehehehe q tenha utilizado pneus de 700 x 38 a 42 ,, em terra !!!

    Desde já muito obrigado
    C.Thomaz

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