Blog-leitor do P29BR consegue imagem do modelo final de produção da Caloi.
Não foi a fábrica, nem sua assessoria de imprensa, mas sim um blog-leitor do P29BR, antenado ao mercado nacional de mountain bikes, quem conseguiu a primeira foto de uma das bikes mais esperadas (e demoradas) do ano, a Caloi Two Niner.
Em se comparado com o modelo exposto na Bike Expo Brasil do ano passado, as mudanças na versão definitiva são bastante evidentes e, teoricamente, inteligentes.
O top tube, agora curvado, melhorou muito o chamado standover clearence, facilitando a maneabilidade da bike.
Não tivemos acesso à geometria, mas o ângulo do head tube me parece elevado, como deveria realmente ser em se tratando de uma 29er de reações rápidas, exatamente como sugerimos na época de pré-produção.
Outro destaque são as rodas de 28 furos da VZAN, ponto sobre o qual vamos oferecer maiores detalhes em breve. O conjunto da VZAN é visualmente interessante e a principio, promete.
Alguns dos componentes são Truvativ, acompanhados de discos Avid a cabo, grupo Deore e suspensão RockShox Dart 3.
A Caloi Two Niner estará disponível nos tamanhos 18 e 20. E o preço de venda será da ordem de R$ 3.500,00.
A comunidade 29er do Brasil agradece ao blog-leitor que nos brindou com as informações aqui publicadas.
Keep 29eriding.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante essa "nova" geometria da Caloi 29ers.
ResponderExcluirMas confesso que achei o Top Tube parecido com uma bike de passeio.
Mas gostei do Down tube, com aquela geometria acertada para evitar que a ponta do pé (sapatilha) bata no pneu dianteiro (toy dumping???).
Outra coisa legal foi os cabos passando por baixo da bike, como p andré Piva sempre comenta na Bike Action.
Gostei dos pneus Maxxis.
Será que 2.25 é uma largura boa?
Outra coisa que achei legal é que colocaram a Suspensão Dart 3 na cor branca.
O Pedivela Shimano também é bacana, mas poderia ser o com movimento central integrado.
Quando eu puder pegar ela, vou colocar um cambio traseiro SLX e tentar inventir em um K7 11-36 (que ha de vir...he he).
O preço é bem mais em conta
Por enquanto, só as revendas autorizadas vão comercializar este modelo.
yfNão posso crer no que meu olhos vêem... rsrs
ResponderExcluirAcho que serve para não deixar esfriar os ânimos.
Mas (sempre tem um mas né? rs), concordo com você Luiz, não gostei muito de top tube não... Mas se for funcional, posso conviver com isso. Vamos aguardar os testes do Adil!
Sem falar no preço que é muito mais acessível ao público entusiasta. Onde me coloco no meio. rsrs
Eu tava vendo a KHS Flagstaff (que é full suspension) e notei que o top tube também é no mesmo estilo.
ResponderExcluirAcredito que isso deva ajudar nos trechos mais tecnicos de pilotagem.
Não acredito que esta seja a versão definitiva, ainda existe uma repulsa grande no brasil, pelo menos em um nível "entusiasta", quanto aos freios a disco mecânicos... A falta de um pedivela integrado também é notavel, no mais gostei sim da bike, se for este preço mesmo vou ter que abrir vaga na garagem,kkk
ResponderExcluirEu creio que é a versão que vai as lojas em junho sim!( a fonte parece confiavel!)
ResponderExcluirQuando a Caloi lançou a Elite 3.0, tbem lançou com este pedivela octalink.
Se o freio for Avid, é muito bom, mesmo sendo mecânico!
Adil, pra variar, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirNão sei se essa foto diminui ou aumenta a espectativa... Só sei que ficou bem bacana! Só um comentário sobre os freios: Nunca usei outros freios mecânicos, porém tenho esse Avis na minha prophet e são freios de respeito.
Abraço
Olá amigos P 29ers BR,
ResponderExcluirPessoalmente estou adorando o buzz que este post está gerando.
A Caloi me surpreendeu positivamente com as mudanças na geometria do quadro. Os tubos curvos são realmente harmônicos e funcionais.
Falando de pneus, aí está o item que eu trocaria de cara na Caloi Two Niner se fosse fazer um uso mais racing.
O ponto nevrálgico de uma 29er é o peso das rodas. Neste quesito, a escolha da fábrica poderia ser melhor se recaísse sobre o Maxxis CrossMark com peso declarado de 575 gramas, ao invés do Ardent com seus 765 gramas, seriam quase 400 gramas a menos no peso rodante. Posso afirmar por experiência própria que faz uma diferença considerável e os Cross Mark ainda são muito seguros.
No caso das peças, definitivamente não esperava muito, pelo próprio histórico dos outros modelos da marca.
Penso que a Caloi se mostrou atualizada ao desenvolver uma 29er antes que outros gigantes do mercado mundial, como a Scott. Entretanto em pleno 2009 vender uma bike como esta com firma-pés é totalmente fora de propósito, os tempos são outros e um pedal de encaixe, mesmo que genérico, custaria muito barato para uma fábrica do porte da nossa Caloi.
Concordo com o Fernando no que diz respeito aos freios, esses Avid's são os melhores da categoria.
Caberia também um pedivela Deore integrado...mas sejamos otimistas, o projeto como um todo, apesar de lento, evoluiu muito bem!
Agora é esperar e curtir.
Muuuuuito obrigado a todos pelas valiosas participações. Vocês também fazem o blog.
Abs,
Adil
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão gostei do designer do quadro,acho que para "acertar" em uma nova tendência de mercado que são as 29er,a fábrica deveria adotar um quadro mais "clean",ou seja,tradicional com geometrias atuais!!
ResponderExcluirAtt
Mauro Maio
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm comentario bem simples: com os dois tubos, top tube e down tube curvados o quadro proporciona uma distancia entre eixos menor
ResponderExcluirComo começei a andar de 29er agora não sei se isso é bom ou ruim..Adil o que vc acha?
abs a todos
Olá Lucas,
ResponderExcluirUma menor distância entre eixos se traduz em uma bike que acelera mais rápido, a Felt tamanho "P" do P29BR se comporta exatamente assim por possuir um wheelbase menor que o da concorrência. Apesar disso, só depois de colocar as mãos na Caloi Two Niner é que poderemos ter mais certeza quanto às nuances de comportamento do conjunto.
A geometria da Caloi parece juntar os conceitos da Haro Beasley no que diz respeito ao top tube e da Niner Air em relação ao down tube. Esteticamente, alguns podem discordar, entretanto ainda considero as duas soluções interessantes.
Espero testar logo o produto, assim matamos todas as curiosidades.
Abs,
Adil
PALAVRA OFICIAL DA VZAN SOBRE AS RODAS MOSTRADAS NA FOTO DA CALOI TWO NINER:
ResponderExcluir"Infelizmente esse modelo de roda foi somente um protótipo de teste na bicicleta da Caloi.... a produção da bicicleta Two Niner vai ocorrer somente o aro com 32 raios testado pelo P29BR, estamos aguardando o lançamento da Two Niner para ver como o mercado vai se comportar para talvez lançarmos a roda montada VZAN 29", mas adianto que já esta em nossos planos e dependendo como as coisas acontecerem, para o começo de 2010 já pode estar no mercado."
Pois é, logo vi que não era o aro que o Adil testou.
ResponderExcluirRealmente o foco da Caloi não é uma bike de competição e sim algo mais "all mountain", pois não temos mais nenhum modelo "todo XTR" por exemplo.
Agora quanto a tantas especulações e o fato da foto da bike mostrar um firma pé "encostando no pneu dianteiro", só mesmo andando em cima da bike pra ver!
Quero ver qual vai ser a reação do mercado interno! (volare, sundown, houston, Vzan e ProShock).
Gostei muito do design do quadro (não posso opinar sobre funcionalidade, mas sim sobre estética). Achei muito bonito, quebra um pouco o gelo. Gostei das cores, embora esse logo da caloi esteja muito ultrapassado.
ResponderExcluirFiquei bem empolgado com esse aro, estou montando uma híbrida com freio a disco, e achei tão legal o aro todo preto com essa disposição de raios... pena que é só um protótipo mesmo :(
A bike realmente parece ser muito interessante. Mas os freios certamente deixarão a desejar.
ResponderExcluirTenho uma niner com disco mecânico, e é um sufoco (pra não dizer perigoso) - o upgrade já tá na agulha.
Mas achei uma ótima iniciativa da Caloi, parabéns.
Olá Bruno,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Deixei a VZAN a par da impressão positiva que esses aros nos causaram.
Pessoalmente acredito que num futuro próximo a fábrica vai oferecer uma roda do gênero dessa que aparece na foto da Caloi.
Abs,
Adil
Alguam novidade sobre a Caloi Two Niner? Quandoe stará nas lojas? Ou pelo menos o test driver do Adil?
ResponderExcluirEu estou ansioso pela cehgada dessa bicicleta. Sempre fui fã da marca e agora espero pela chegada dessa bicicleta pra aumentar a frota lá em casa.
Concordo que alguma peças apresentadas mereçam um upgrade posterior, mas para começar a rodar de 29 tá de bom tamanho.
Achei muito bacanaa cor branca e os detalhes em dourado. Agora é conter a ansiedade e ir engordando o porquinho até ela chegar.
Abraços.
Olá MTBB!
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Então a Caloi me prometeu a bike para o início de julho, entretanto em virtude dos "n" atrasos, não posso te dar uma certeza!
O lançamento deverá ocorrer até o final do próximo mês.
Graficamente a bike também me surpreendeu, vamos ver na terra!
Abs,
Adil
Ja tem a venda sob encomenda.
ResponderExcluirhttp://www.bikecenterribeirao.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=249&nome_categoria=Aro%2029
E então? Essa Caloi 29er sai ou não sai? Assim me matam de ansiedade.
ResponderExcluirAlguém tem notícias frescas? Alguma data? Confirmada a configuração dela?
Olá MTBB,
ResponderExcluirObrigado por fazer parte do P29BR!
Depois do seu comentário, recebi uma comunicação oficial da Caloi que o lançamento ocorrerá definitivamente em agosto próximo, entretanto a promessa é que neste mês de julho o P29BR já consiga rodar com a Two Niner.
Abs,
Adil
a bike é legal gostei do quadro muito bonito mas o preço é esse mesmo valew tudo isso qual a opnião de vcs e me tirem uma duvida a caloi ja teve uma aluminium com aro maior ñ teve era 29 tbm ? gostaria de adquirir uma daquela
ResponderExcluirOi Kadu,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
O teste dessa Caloi poderá ser lido em http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/09/p29br-test-caloi-two-niner-pedalando.html
A outra bike que você está falando pode ser o modelo Fitness que utiliza rodas 700C.
Abs,
Adil
Kadu
ResponderExcluirRealmente a Caloi fabricou uma Caloi Aluminum com rodagem 700c e pneus 700X35 no início dos anos 90.
Tenho a minha até hoje , comprada em 1993, cujo maior problema que tive foi quebrar o quadro junto à blocagem, mas por culpa minha pois sou alto e subi um canote curto em excesso.
É um dos tombos mais ridículos que pode acontecer...
o colega falou e K-7 Deore hg-61, pesa mais de 450 gramas. Com um bom 11-34 XT ou SRAM PG-980 de menos de 300 gramas você já sobe o que tiver pela frente, e carregando bem menos peso, e peso rotativo que influencia diretamente na agilidade da bike!!!
ResponderExcluirFica aí a dica!!!
ok pessoal...faço viagens de no mínimo 170 kms vou testá-la e dou meu parecer,indenpendente se seja válido ou não
ResponderExcluir