Quatro meses depois...
Em meu post anterior (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/02/p29br-test-29er-em-busca-da-relacao.html), contei um pouco a respeito da experiência de se rodar com apenas duas coroas numa 29er.
Depois de quatro meses de testes, pouca coisa mudou em relação a minha opinião geral sobre o conjunto, entretanto algum pontos devem ser mencionados.
Vivo na região de São Roque, no estado de São Paulo, rodeado por montanhas. Treino e testo os equipamentos em trechos cheios de subidas de grande inclinação e descidas variadas, nesta "montanha-russa" as duas coroas são perfeitas e suprem todas as minhas necessidades.
Pois bem, há duas semanas participei de uma competição na cidade paulista de Capão Bonito, aí percebi claramente que o conjunto 2x9 deixava de ser uma unanimidade para mim. E por que? Simplesmente porque o circuito pelo qual acontecia a competição apresentava subidas muito leves. Numa prova realizada sobre um terreno pouco inclinado me faltou a coroa 44 para poder manter um ritmo suficiente e acompanhar os ponteiros, pela primeira vez a coroa 20 não fez diferença em relação à 22 e a 36 mostrou-se insuficiente. Com menos inclinação fica mais difícil se aproveitar do fato das 29ers conservarem melhor o momento de inércia.
Conclusão, a relação 2x9 é bastante efetiva em terrenos mais acidentados e menos funcional em chão mais plano, então a escolha da relação perfeita para você vai depender mais do tipo de desafios que costuma enfrentar.
Outro ponto que preciso expor diz respeito ao uso do bashguard (protetor de coroas). Na configuração inicial do conjunto tentei rodar sem o protetor e a corrente frequentemente caia fora da coroa grande e raspava no pedivela. Além de desagradável, ainda tinha influência negativa sobre o desempenho, tudo porque os câmbios dianteiros das mountain bikes são feitos para três coroas, não duas. O bashguard foi a solução encontrada para conter a corrente.
Estava na hora de fazer evoluir meu conjunto...e os gênios japoneses da Shimano mais uma vez me ajudaram!
Está disponível na linha SLX um câmbio dianteiro (na verdade são dois) desenvolvido exclusivamente para coroas duplas. Os modelos FD-M667 e FD-M665 apresentam um cage totalmente reformulado e operam numa faixa de movimento que facilita as trocas e, principalmente, permitem que o bashguard seja dispensado. Menos 150 gramas no total do conjunto, um visual mais XC e um desempenho realmente compensador.
Não posso esquecer de dizer que o limite máximo desses câmbios é de 36 dentes para a coroa maior.
Da mesma forma que admiro de maneira declarada as bikes da Niner e da Felt (e sou às vezes criticado pelos blog-leitores mais extremistas), também tenho um apreço declarado pelo conjunto motor da Shimano. Tudo é opinião pessoal e pode ser discutido extensamente, mas para mim, a melhor relação ainda vem da japonesa Shimano.
É isso, meu 2x9 evoluído continua muito viável e eficiente, entretanto se você costuma encarar terrenos menos íngremes "meus" 36 dentes podem ser pouco para você.
Keep 29eriding!
Acho o prato 44 demais, só é util na estrada, estou à espera de oportunidade para comprar um com 42 dentes isso sim vai ser o ideal, espero eu. Creio que esse prato é mais importante que o 20. Digo isto depois de 6 meses e 1500 km com roda 29.
ResponderExcluirOlá Amigo de Portugal!
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR e contar um pouco da sua experiência com as rodas grandes aí no continente europeu.
Sua observação é realmente pertinente, 42 dentes pode ser a conta ideal para a coroa grande nas 29ers com 3 pratos.
Espero ouvir mais de você quando tiver novas observações para postar.
Abs,
Adil
Adil, acho que para Maratonas e Corridas de Aventura as 3 coroas terão bastante utilidade não acha?
ResponderExcluirJa pra "All Mountain" ou Freeride, eu tenho curiosidade em ver como uma 29ers se comportaria usando o novo pedivela Truvativ HammerSchimidt.
Abraços e que venham mais 29ers pro mercado.
Fala Luiz!
ResponderExcluirSim, para as provas mais fluídas, certamente. Entretanto a sugestão do nosso amigo de Portugal é muito válida, a coroa 42 cairia melhor que uma 44. Já se você roda em "pirambeiras", o conjunto duplo ainda é minha escolha.
No caso da HammerSchimidt o custo ainda é alto, a confiabilidade é uma incógnita e, principalmente, ela não pode ser instalada em qualquer quadro, só naqueles que tem de fábrica preparação para os suportes de guias de corrente junto ao movimento central.
Não posso divulgar ainda, mas sei de "rumores" fortes que já existem outros construtores brasileiros menores trabalhando para lançar 29ers. Se a Caloi deixar de cumprir os prazos outra vez, pode perder definitivamente o timing e ter surpresas...
Abs,
Adil
Eu tenho uma 29er,uso coroa xt 40/28 e catraca 11/34!
ResponderExcluirpara mim não existe relação melhor para as 29!
Te serve em qualquer terreno.
olá amigo tudo bem....eu estou usando na minha bike 29 esse esquema de duas coroas...36-24 no meu pedivela deore.. e limitei o cambio para duas coroas..se eu colocar o cambio de 2x10 vai ficar melhor...pq tem horas que a corrente sai mais com trepidações..tipo quando vou começar a descer uma ladeira e tenho que voltar para coroa grande ela sai tirando isso fica de boa...estou querendo comprar um cambio slx 2x10 para resolver isso...ai te pergunto como vc ja fez isso vai adiantar ou nao
ResponderExcluirOlá Guy,
ExcluirNa realidade, não acredito que o câmbio dedicado irá resolver totalmente seu problema. O fato é que mais importante que o câmbio dianteiro, um pedivela feito especialmente para dupla coroa apresenta um chain line melhorado em relação ao seu que foi adaptado. De todas as formas, você pode tentar, afinal o investimento em um câmbio dianteiro é bem menor que num pedivela.
Abs,
Adil