Nunca as 29ers foram tão cultuadas!
Terminou o Sea Otter Classic, o balanço dos lançamentos e prévias apresentados pelas principais fábricas é amplamente favorável às 29ers. Os produtos de maior destaque na área de exposição foram definitivamente os voltados às Rodas Grandes.
A tendência das top bike houses em oferecer novos e elaborados modelos 29er, ilustra bem o futuro e o impacto que as rodas de 29 polegadas terão no mountain biking como um todo.
As novidades começaram com as Specialized já antecipadas no post anterior e passaram por Rocky Mountain, Niner, Rock Shox, entre outras marcas.
A Rocky Mountain mostrou as totalmente novas 29ers que irão compor a linha 2010 da respeitada marca canadense. As tradicionais Altitude e Vertex agora em "Grande" estilo.
Conhecida por adotar um design mais conservador nas plataformas de XC nos últimos anos, a Rocky Mountain surpreendeu ao aparecer com um novo sistema de suspensão traseira denominado SmoothLink, com uma cara de Horst Link e a promessa de um funcionamento ativo, sem interferência dos freios, assim como já ocorre com as bikes da concorrente americana Specialized.
Aliado ao novo sistema de amortecimento, está a geometria StraightUp criada com base em um seat tube com um superelevado ângulo de 76 graus, que posiciona o biker de uma maneira sobre os pedais que favorece o funcionamento da suspensão e a eficiência da pedalada, segundo os engenheiros da Rocky Mountain.
O curso da suspensão são longos 120mm!
A Niner, padrão mundial para o formato 29er, apresentou a evolução dos modelos tradicionais de linha, como a RIP, agora com um bonito trabalho de Hydroforming nos tubos, rolamentos selados e uma das mais evidenciadas tendências, o head tube de dupla medida (over na parte superior e superover na inferior).
No stand da Niner foram apresentados modelos de garfos das marcas Rock Shox, Marzocchi e Fox, todos já preparados para os novos head tubes de duplo diâmetro.
Outra das jóias apresentadas pela fábrica foi o modelo Air9 "vestido" para um total de inacreditáveis 17Lb, ou menos de 8Kg, uma marca surpreendente!
O mercado de 29ers está definitivamente aquecido nos EUA, então esperamos que toda empolgação em terras americanas se alastre para fora do país e, quem sabe, chegue também a nosso país.
O P29BR nunca tentou bancar o visionário, mas dia após dia está ficando claro que as 29ers são uma evolução que veio para revolucionar a forma como se anda de mountain bike.
Keep 29eriding!
Tava vendo.. a maioria tem 2 coroas apenas!
ResponderExcluirDuvidazinha boba! Pq do duplo diametro das espigas das suspensões?
Olá Luiz,
ResponderExcluirO head tube de dupla medida adiciona rigidez à frente da bike com um mínimo de ganho de peso.
O diâmetro maior na parte inferior da caixa de direção significa um aumento na interface entre o garfo e o quadro, traduzindo-se em aumento de rigidez e, principalmente, em precisão na direção.
Abs,
Adil
Acredito ainda que a medida maior na parte inferior to crown da suspensão (onde o quadro mais recebe pancadas, mesmo com suspa) ajuda na distribuição do impacto recebido neste ponto, uma idéia que começou inclusive com as caixas de direção integradas
ResponderExcluirCompletando...parabens pela reportagem e postagem impecável: direta e clara com boas imagens
Olá Amigo,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR e complementar meu raciocínio de maneira perfeita!
É isso mesmo pessoal, o blog é colaborativo e precisa da opinião e do conhecimento de todos.
Abs,
Adil
Ola Adilson! Cara to fissurado numa 29, ja venho pesquisando e agora com o teu blog foi d+. Queria mto trocar uma ideia contigo pra ver onde compro uma ou se vale a pena montar, eu por enquanto so vi ao vivo um kit khs 29 nunca andei numa 29 mas to louco pra comprar a minha logo. Por favor vamos conversar pra eu te pedir algumas dicas! Se for possivel me adicione no MSN: gm.novaes@uol.com.br ou me passe seu email ou mande me um email para trocarmos uma ideia blz? valeu cara otimo blog, favoritado já! Abraços.
ResponderExcluirAff me desculpa ADIL! Nao sei de onde tirei Adilson, q viagem rs rs!
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