Em meu post anterior (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/02/p29br-test-29er-em-busca-da-relacao.html), contei um pouco a respeito da experiência de se rodar com apenas duas coroas numa 29er.
Depois de quatro meses de testes, pouca coisa mudou em relação a minha opinião geral sobre o conjunto, entretanto algum pontos devem ser mencionados.
Vivo na região de São Roque, no estado de São Paulo, rodeado por montanhas. Treino e testo os equipamentos em trechos cheios de subidas de grande inclinação e descidas variadas, nesta "montanha-russa" as duas coroas são perfeitas e suprem todas as minhas necessidades.
Pois bem, há duas semanas participei de uma competição na cidade paulista de Capão Bonito, aí percebi claramente que o conjunto 2x9 deixava de ser uma unanimidade para mim. E por que? Simplesmente porque o circuito pelo qual acontecia a competição apresentava subidas muito leves. Numa prova realizada sobre um terreno pouco inclinado me faltou a coroa 44 para poder manter um ritmo suficiente e acompanhar os ponteiros, pela primeira vez a coroa 20 não fez diferença em relação à 22 e a 36 mostrou-se insuficiente. Com menos inclinação fica mais difícil se aproveitar do fato das 29ers conservarem melhor o momento de inércia.

Conclusão, a relação 2x9 é bastante efetiva em terrenos mais acidentados e menos funcional em chão mais plano, então a escolha da relação perfeita para você vai depender mais do tipo de desafios que costuma enfrentar.
Outro ponto que preciso expor diz respeito ao uso do bashguard (protetor de coroas). Na configuração inicial do conjunto tentei rodar sem o protetor e a corrente frequentemente caia fora da coroa grande e raspava no pedivela. Além de desagradável, ainda tinha influência negativa sobre o desempenho, tudo porque os câmbios dianteiros das mountain bikes são feitos para três coroas, não duas. O bashguard foi a solução encontrada para conter a corrente.
Estava na hora de fazer evoluir meu conjunto...e os gênios japoneses da Shimano mais uma vez me ajudaram!
Está disponível na linha SLX um câmbio dianteiro (na verdade são dois) desenvolvido exclusivamente para coroas duplas. Os modelos FD-M667 e FD-M665 apresentam um cage totalmente reformulado e operam numa faixa de movimento que facilita as trocas e, principalmente, permitem que o bashguard seja dispensado. Menos 150 gramas no total do conjunto, um visual mais XC e um desempenho realmente compensador.

Não posso esquecer de dizer que o limite máximo desses câmbios é de 36 dentes para a coroa maior.
Da mesma forma que admiro de maneira declarada as bikes da Niner e da Felt (e sou às vezes criticado pelos blog-leitores mais extremistas), também tenho um apreço declarado pelo conjunto motor da Shimano. Tudo é opinião pessoal e pode ser discutido extensamente, mas para mim, a melhor relação ainda vem da japonesa Shimano.
É isso, meu 2x9 evoluído continua muito viável e eficiente, entretanto se você costuma encarar terrenos menos íngremes "meus" 36 dentes podem ser pouco para você.
Keep 29eriding!