Aro VZAN Two Niner + NoTubes = Casamento Perfeito
Os novos aros Two Niner que recebemos em primeira mão da VZAN foram montados com os levíssimos cubos American Classic e raios genéricos de espessura única. O conjunto pesou 2 Kg, uma marca de excelente custo x benefício em se tratando de rodas de 29 polegadas.
Uma das minhas premissas ao montar os aros VZAN era a de experimentá-los com o kit NoTubes de conversão tubeless. Nunca tinha convertido aros nacionais e isso era um desafio para mim, se funcionassem em um conjunto sem câmaras, ficaria realmente satisfeito, uma vez que 29ers com rodas tubeless conservam ainda melhor o momento de inércia quando aceleradas.
A primeira coisa que percebi é que a seção central dos meus aros VZAN era menos profunda que nos meus Mavic, por exemplo. Isso facilitaria a conversão, porque ao invés das habituais duas (ou até três) camadas de fita de aro, precisei apenas de uma camada única antes de acomodar o sistema de borracha/válvula NoTubes. Aí economizei no peso, poucas gramas, mas é claro, valeu!
Depois de montar o pneu NoTubes "The Crow" no aro Two Niner e acrescentar 1 1/2 medida de selante veio a hora crítica, ou seja, cobrir as laterais do pneu com espuma e tentar inflá-lo.
A fábrica desaconselha o uso de cartuchos de CO2 na montagem porque o gás altera o PH do selante e diminui a vida útil do líquido, entretanto, costumo usar o CO2 sem qualquer problema, pois de fato é a maneira mais rápida e garantida de vedar o pneu.
Algumas vezes, dependendo da combinação Aro/Pneu a vedação pode se tornar um processo trabalhoso, ao contrário, o conjunto traseiro (aro VZAN + pneu NoTubes) vedou imediatamente, foi uma ação simples e rápida!
No caso do conjunto diânteiro (aro VZAN + pneu Maxxis Crossmark), experimentei inflá-lo com um compressor, deu um pouquinho mais de trabalho em relação ao cartucho de CO2, mas mesmo assim, nada considerável.
Então pronto, tudo montado, rodas tubeless com aros nacionais, um show!
Chegou a hora de ir para a trilha. Calibrei os pneus com as tradicionais pressões baixas permitidas pelo tubeless, usei 23 libras! Com uma calibragem dessas já amassei alguns aros Mavic e WTB. No caso do VZAN, poderiam acontecer dois contratempos, eu amassaria outro aro ou o aro perderia ar em virtude da baixa pressão dos pneus e do terreno acidentado.
Busquei logo condições extremas para o teste, um rock garden (jardim de predras) daqueles, cheio de pedras soltas, prontas para estragar a minha festa (e a da VZAN)...aí...veio a surpresa, nenhum vazamento, nenhum calombo no aro.
Depois do teste extremo, andei vários dias em variados terrenos e a roda continuava alí, 100% alinhada, me permitindo escolher bem a linhas.
O aro VZAN Two Niner pode ser completamente definido por uma única palavra: RESISTÊNCIA. Trata-se de um aro extremamente forte e confiável, um produto brasileiro de primeira linha. Para atingir a perfeição, faltaria apenas passar por uma dieta e perder alguns gramas, sem, é claro, que a resistência fosse comprometida.
Veredito final: Aro VZAN Two Niner - Produto aprovado e recomendado pelo P29BR
Keep 29eriding!
Adil, lendo seu post deu até uma sensação extasiante de: Cara, que demais! Saber que tem produto nacional de qualidade é reconfortante... Querendo ou não brasileiro é meio cético às vezes. rsrsrs.
ResponderExcluirA curiosidade só aumentou pra ver o resultado dos testes da Caloi 29er...
Valeu! E continua mandando ver...
Adil você recomendaria o uso de pneus com camara?
ResponderExcluirQuanto furos tem esse aor que vc testou?
Um cubo Vzan seria um cubo bom para a montagem da roda com o aro da propria Vzan??
Olá Macrobiótico,
ResponderExcluirTambém costumo ter uma postura mais cética quanto a alguns produtos nacionais, entretanto esse aro se mostrou de qualidade.
Infelizmente no caso da Caloi, tenho más notícias :¬(
Segundo a fábrica o desenvolvimento da Two Niner foi estendido e a bike só estará disponível mesmo em julho.
É uma pena, pois já tivemos um primeiro contato com ela na Bike Expo Brasil em 2008 e nunca imaginaríamos que a produção fosse demorar tanto. Em breve postarei mais notícias sobre o tema.
Obrigado por ler e participar!
Oi Luiz,
ResponderExcluirRealizei o teste com o NoTubes porque considero o melhor upgrade para qualquer tipo de bike, entretanto, se você deseja rodar com câmaras, não há nenhum problema.
No meu caso uso tubeless (convertido via NoTubes desde 2005) e já não mais me imagino rodando de outra forma.
O aro do teste tem 32 furos, mas existe uma opção de 36.
A VZAN não disponibiliza apenas os cubos, mas em relação às rodas, segue a resposta oficial da fábrica:
"Essa questão logo vamos ter uma resposta, talvez a Caloi vai fazer rodas montadas com furação paralela e de 28 furos, outro detalhe é que o mercado tem que querer isso, mas creio que vai ter aro e rodas montadas, só não temos uma previsão mas será em breve".
Ou seja, acho que mais dia, menos dia, vai rolar!
Uma das dicas que dei para o Fábio da Caloi foi de que eles montassem a bike de produção com a rodas mais leves possíveis, então vamos aguardar.
Abs,
Adil
Adil,
ResponderExcluirVc esta me devendo essa,
ja faz quasi um ano que estou usando o aro da vzan na minha 69 tandem,
Nao precisa usar este novo, ja o da caloi 10 da Vzan e show de bola!!!!
E realmente indestructivel, somente entorta os raios, o aro nunca, na corrida do Ravelli, peguei um valeta a 60km/h de 30 cm com os 200 kilos na tandem e nada, como novo, viva o naciona!!!
Primeira vez que da para falar isso,
agora no notubes vc e o primeiro mesmo!!!
Estou louco para colocar isso na Crossmax 29!!!
Abraco
Vamosssss 29!!!!
Boa noite Adil,
ResponderExcluirConhece essa loja?
Acho que com o tempo a Vzan chega lá... faz uma roda montada to tipo "EVEREST 29er", mas por enquanto, pra quem pode investir um pouquinho mais... acho que o custo benefício "mata a pau" nessa...rss
Já conhecia?
http://www.universalcycles.com/shopping/product_details.php?id=13986&category=3041
Pena que esse é praticamente slick... adicionar uns cravinhos que fechassem os 400g ia ser perfeito!
http://www.universalcycles.com/shopping/product_details.php?id=27273
Abraço, Euler
Olá Euler,
ResponderExcluirEntão, no post http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/01/p29br-dream-29er-as-rodas-dos-sonhos.html eu deixei um comentário sobre as rodas American Classic, minhas prediletas, apesar de custarem em torno de 600 dólares.
Quanto ao Schwalbe Furious Fred, é um pneu de peso sensacional e o desenho nem é tão slick assim, o problema é que a fábrica recomenda somente para competições e não para epic rides em longas distâncias.
Valeu por colaborar!
Abs,
Adil