Continuando com a minha procura pela melhor combinação de pneus para as 29ers de XC, adquiri no mercado internacional um exemplar denominado "The Crow", primeiro modelo produzido pelo mago do tubeless, Stan Koziatek.
Trata-se de um pneu do tipo semi-slick (ou semi-knob, como preferem os americanos). Usa borracha de 120 tpi na carcaça (em um próximo post eu explico os "tpi"s), banda com borracha de duplo composto com borracha ultra-leve entre os pequenos cravos.
De princípio relutei em usar pneus mais estreitos na minha aro 29. Alguns dos que conheço e compartilham da minha paixão pelas Rodas Grandes já haviam usado pneus de Cyclo-cross e/ou Híbridos em algumas oportunidades.
Pessoalmente, considero que uma 29er hardtail com pneus de largura 2.25 polegadas como um dos meus Schwalbes montados sem câmara, apresenta um nível de amortecimento e conforto compatível com muitas full-suspensions de aro 26. Entretanto em virtude da largura podem apresentar mais resistência à rolagem o que, em algumas situações, pode se traduzir em esforço extra para o biker.
Confesso que meu primeiro contato com o "The Crow" foi cercado de desconfiança, mas como busco sempre oferecer o melhor conhecimento do formato à comunidade 29er, embarquei fundo na experiência.
Fora da caixa o pneu me pareceu muito estreito, para se ter uma idéia, montados nos meus aros os Schwalbes apresentam entre 58mm de largura da carcaça (modelo 2.40) e 56mm (modelo 2.25), já o "The Crow" ficou na casa do 48mm!
Seguindo a lógica de rodar um pneu mais largo e de desenho mais robusto na dianteira (o que favorece nas curvas) e outro mais rápido e de cravos menores na roda de atrás (pensando na aceleração), o "The Crow" foi montado na traseira. De cara já notei que a folga entre o pneu e meus chainstays aumentou consideravelmente em relação aos pneumáticos alemães.
A montagem tubeless com o uso do kit NoTubes, como não poderia deixar de ser, foi extremamente fácil, posso dizer que a mais tranquila que encarei até agora nesses quase quatro anos de experiência com o produto. Para se ter uma idéia, inflei o pneu com uma bomba de pé simples de marca genérica. Usei espuma nas paredes como recomendado, dei algumas bombadas e pronto, lá estava ele, vedado. Os Schwalbe inflam muito bem, mas pedem o uso de ar comprimido na primeira montagem.
Apesar do baixo peso, menos de 500 gramas, as paredes laterais são firmes e nada porosas, as tradicionais micro-bolhas de selante nem apareceram. Tubeless de primeira! E o melhor, sem peso extra!
A aparência é de um pneu de competição. Quanto ao desempenho, saberei em breve, quando estarei publicando minhas primeiras impressões de um teste mais longo que estarei levando a cabo.
Blog-leitores fiquem ligados.
Keep 29eriding
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