Neste final de semana participei pela segunda vez de uma prova com a minha 29er. Numa corrida de formato maratona sem singletracks ou subidas absurdas, a 29 pôde mostrar o seu valor, chegando ao ponto de "engolir" as 26 nos terrenos mais rápidos. Para se ter uma idéia, num trecho longo em descida com uma pequena inclinação, depois de embalar a 29er passava pelos outros pilotos sem eu ter sequer que pedalar, usando apenas a inércia enquanto os demais se esgotavam nos pedais.
Entretanto, mais uma vez ressurgiu a dúvida dos pneus. Nas provas tipo maratona, vale mais a pena usar pneus largos (como os 2.25 disponíveis), mais finos (1.85, mas ainda específicos para mountain bikes) ou os pneus de cyclocross (700x35, por exemplo).
Um estudo científico (que vou traduzir e publicar aqui no blog) realizado a pedido da marca alemã Schwalbe, demonstrou que para situações off-road os pneus mais largos se usados com baixa pressão (tubeless necessariamente) teriam um rendimento de rolagem melhor que, por exemplo, um pneu mais estreito que pede pressões mais altas. O estudo concluiu que os pneus largos e com menor calibragem se adaptam melhor às irregularidades do terreno e, por isso, desperdiçam uma quantidade menor de energia.
Tenho amigos nos EUA que realizaram alguns testes práticos em um circuito de XC usando os Bontragers 1.85, Kendas 2.0 e WTB 2.3. Apesar de facilitar a pedalada em alguns trechos, os pneus mais estreitos realmente não se mostraram mais eficientes e os melhores tempos foram conseguidos com os pneus mais largos.
Então pode-se concluir que as bikes de aro 29 nasceram para usar pneus mais largos e fim de papo? Definitivamente, não. Aí entra a história da corrida de ontem. Para minha alegria, encontrei mais um "believer" da rodas grandes, o Zé, da loja Zé Bike de Sorocaba. A KHS do Zé está equipada com um Kenda Karma na dianteira e um pneu 700C de bikes híbridas na traseira. Em uma prova de maior distância, realizada preferencialmente em estradas de terra batida, os pneus ultrafinos na traseira podem representar vantagem no conjunto da ópera. Pudemos comprovar essa teoria à medida que a prova se desenvolvia, nas subidas mais longas o Zé pedalava sentado, rendia muito bem e abria vantagem, entretanto quando o terreno mudava e ficava mais plano, eu com meus pneus largos ganhava espaço e passava à frente. Minha velocidade máxima nessa prova foi de 71 Km/h, o que levando-se em conta as inclinações, é um valor bastante expressivo.
No final o Zé chegou pouco mais de um minuto na minha frente e, pelo menos nessa prova, acho que ele fez a escolha certa.
Estou estudando os pneus de cyclocross que são leves (na casa dos 350g) e ainda apresentam um desenho agressivo para se comportar de maneira eficiente nas mais diversas condições (asfalto, terra e barro) enfrentadas pelos adeptos da modalidade muito difundida no hemisfério norte.
Em breve estarei importando um modelo para experimentar no aro 29. Manterei vocês, leitores, informados.
Keep 29eriding
Ola, gostei bastante de sua explicação, pois neste Sabado (08/11), estive com o Zé Bike, e pude testar essa bicicleta com rodas aro 29, e a sensação foi bem positiva.
ResponderExcluirEle esta com um kit, quadro+rodas 29+suspenção dianteira, e me propos trocar a minha Scoot (Aspect 40)por esse kit, talves valha a pena, pois é bem confortávedl a pedalada, embora é necessário umesforço um pouco maior para vencer a inercia.
Parabens
Paulo
Fala Paulo!!!!
ResponderExcluirSe as rodas que ele quer trocar não forem muito pesadas, você estará fazendo um negócio interessante. Um conselho aqui, e para qualquer formato, seria adquirir um kit Notubes, que nem é tão caro, e transformar as rodas em tubeless. Não é difícil de se montar e melhora absurdamente o desempenho de qualquer mountain bike, sem a necessidade de pneus específicos.
Além do que, depois que você passar a andar freqüentemente com uma 29er, não vai querer outra coisa.
Outro detalhe recomendável, é fazer um teste em singletrack, pois algumas bikes 29 ainda são lentas em trilhas mais estreitas, como é o caso da Cannondale.
Continue lendo o blog e caso tenha qualquer dúvida sobre o formato, estou aqui para ajudar, afinal a idéia é difundir as rodas grandes entre os bikers brasileiros.
Keep 29eriding
olas..desulpe reativar um tópico tão antigo, mas surgiu uma dúvida.
ResponderExcluirQual pneu seria indicado para provas smente de asfalto. Comprei uma cloi 29er recentemente e pretendo fazer o Audax 200 com ela.
Obrigado
Marcelo Viramesa
Maringá-PR
Oi Marcelo,
ResponderExcluirNa realidade, nessas condições, eu usaria um pneu de Speed puro, tipo um 700x23.
Você vai adorar fazer um Audax com a Two Niner.
Abs,
Adil
Fala Brodher, Eu tenho Uma Giant , Aro 29Er, Ela veio com Pneus KENDA 29x2.10 54-622, Eu ando No Asfalto ,Quanto na Terra e Na lama, Achei ele um Otimo Pneu, So q Você Me Recomenda Algum Pneu melhor ,Tipo Mas Leve e Melhor q Esse Na terra , Minha Giant Revel, Da uma Olhada no google q vc vai ver o Pneu , Vlw Grato Deis de Ja
ResponderExcluirOlá 556nando,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR!
Uma boa opção seriam os modelos Aspen ou Ikon da Maxxis.
Abs,
Adil