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sábado, 29 de novembro de 2008

Previsões para 2009: equipamentos que estarão nas melhores 29ers no próximo ano!


Apesar de parecer, ainda não consegui fazer minha aro 29 flutuar ou mesmo prever o futuro, entretanto para mim está claro que a evolução tecnológica de alguns equipamentos irão diminuir, ou mesmo eliminar, alguns pontos ainda negativos das 29ers em relação à “concorrência”.

Nesse sentido, dois itens chamam particularmente minha atenção:

- Garfos e cubos de eixo passante: os amantes das modalidades de downhill e freeriding há algum tempo já estão íntimos dos cubos do tipo “Through axle”, que oferecem rigidez ao conjunto dianteiro da bike e conseqüentemente aumentam em muito a precisão de direção e até a própria segurança da bicicleta como um todo.

Acontece que os primeiros cubos e garfos de eixo de 20mm eram logicamente mais pesados que os tradicionais e nunca chegaram a ser cogitados por atletas de XC. Inteligentemente, uma nova geração de cubos “Through axle” está chegando, a Rock Shox já tinha o Maxle e agora desenvolveu o Maxle Lite, uma versão mais leve do sistema de eixo passante.


Hoje a flexão dos garfos específicos das 29ers ainda é um ponto a se considerar, sendo assim a Rock Shox acabou de colocar no mercado uma versão 29 do Reba com o eixo Maxle Lite. Quem já testou sustenta que a mudança é realmente efetiva, o ganho em rigidez faz realmente a diferença na dirigibilidade da bike. Entretanto os desavisados podem pensar “e se eu furar um pneu, imagine o tempo que vou perder para tirar a roda”, o caso é que também esse fator foi levado em consideração pelos desenvolvedores do produto e quem já operou o Maxle Lite sabe que ele funciona quase que como uma blocagem comum, a retirada da roda é rápida e tranqüila.


Até as próprias 29ers full-suspensions poderiam se beneficiar do eixo passante integrado. Existem rumores que a Salsa, que recentemente lançou uma nova e, como de praxe, linda bike, a Big Mama, esteja trabalhando numa versão com eixo traseiro de 20mm também.


Os “Through axle” estão tão em evidência que a Fox e a Shimano desenvolveram juntas o QR15 de 15mm e operação extremamente fácil. Vamos ficar atentos aos garfos que serão oferecidos pela supercompetente Fox em 2009!



- Pneus e Aros tubeless: o sistema tubeless já é há algum tempo uma realidade para o mountain biking. Como já mencionei em posts anteriores, o Calcanhar de Aquiles das 29ers são as rodas. Uma roda mais pesada pode arruinar um bem concebido quadro, sendo assim, desde minha primeira montagem já venho usando o kit Notubes desenvolvido pelo gênio Stan Koziatek.


Aqui no Brasil, muita, mas muita gente mesmo demonstra receio em converter pneus e aros comuns usando o Notubes. Sempre que sou questionado explico que a partir do momento que você pára e procura entender o funcionamento do kit, percebe a simplicidade e eficiência do produto, entretanto aí entram alguns fatores que afetam os 29ermaníacos.
Hoje existem pouquíssimos pneus de 29 polegadas certificados e efetivamente preparados para o uso tubeless. Aí você me pergunta “mas o sistema Notubes não é concebido para a conversão de pneus e câmaras normais para o padrão tubeless?”. Sim, ele é, entretanto no caso das 29ers os fabricantes de pneus desencorajam a conversão, pois afirmam existir uma maior possibilidade de colapso das paredes dos pneus 29 comuns quando submetidos a essa conversão. Inclusive muitos dos fabricantes consideram violação da garantia desses pneus 29 quando o usuário realiza a dita conversão.

Com tudo isso em mente, a Geax está para lançar no mercado americano duas novas versões do já consagrado e respeitado Saguaro 29, uma denominada TNT e outra certificada UST. A TNT, que significa (Tube, No Tube) tem as paredes construídas para uso tubeless com selante sem o emprego de uma camada extra de borracha (e peso!) que caracteriza a versão UST (aprovada seguindo os rígidos padrões propostos pela Mavic, dona da patente do sistema).


No caso do Saguaro, a versão normal de kevlar pesa 660 gramas, a TNT 770 gramas e a UST 930 gramas. Será que vale a pena esse peso extra? Pessoalmente acho que não.


Quando for converter leve em consideração que o pneu escolhido deve entrar justo no aro, ou seja, deve ter uma pequena tolerância de medida. É por isso que às vezes algumas marcas dão mais trabalho que outras no momento de se montar e inflar o pneu com o uso do Notubes, chegando a ponto do Stan não recomendar conversões com algumas marcas, entre elas a Hutchinson, que eu mesmo já vi a parede rasgar com o uso sem câmara em 29ers.


Uma outra opção seriam os pneus desenvolvidos pelo próprio Stan, os Notubes “The Crow” e “The Raven”. Acabei de importar um Crow que deverá estar chegando à minha porta nos próximos dias, com menos de 500 gramas e excelente capacidade de retenção de ar, pode estar aí uma grande opção para as 29ers perderem peso nas rodas e, ao mesmo tempo, ganharem em eficiência de amortecimento.


Os Racing Ralph da Schwalbe, meus pneus atuais, também converteram muito bem, mas caíram naquele caso de quebra da garantia.

Esperamos então que em 2009 os fabricantes percebam a dependência entre o formato 29 e os pneus sem câmara, e disponibilizem rodas e pneus adequados e leves para nós, amantes das maravilhosas Rodas Grandes.

É isso por hoje blog-leitores!

Se você tiver qualquer dúvida sobre o uso Notubes, me pergunte, estou aqui para ajudar, quer você ande de 29 ou não!

E não esqueça...

Keep 29eriding

2 comentários:

  1. Olá Adil. Excelente blog.
    Tenho algumas dúvidas em relação ao Kit de conversão: 1- Qual a perda efetiva de peso? 2- Realmente funciona para os furos mais comuns("bit snake", pedaços de arame e pregos).3- Duração do produto.4 - Posso aplicar em pneus maxxis e SPZ fast track...? 4 Qual pressão máxima que posso aplicar nos pneus convertidos?
    Muito obrigado e parabéns pelo excelente blog!!
    keep 29eriding!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,

    Primeiramente agradeço seus elogios e espero que continue sempre lendo o P29BR.

    Vamos às suas respostas:

    1 - Considerando 2 camadas de fita de aro, mais a fita de borracha NoTubes, e mais 1 1/2 medida de selante, o peso seria de aproximadamente 140g para cada roda.

    No caso de você optar por uma fita de aro comum, mais a câmara (das super-leves, caras e mais difíceis de se encontrar), o peso agregado à sua roda seria de 180g. Sendo assim, com o sistema NoTubes você sairia ganhando 160g no total das duas rodas.

    2 - Os furos praticamente desaparecem, nem lembro a última vez que fiquei na estrada por algum. Os menores tapam sozinhos e para os maiores (tipo pregos) você pode "ajudar" a acelerar o processo com um pedacinho de pano velho dentro do suposto furo. Além de não ficar na estrada, mesmo que você perca ar ainda conseguirá pedalar por algum tempo.

    3 - A cada 3 meses eu aconselho completar o nível de selante nos pneus.

    4 - Já converti as duas marcas e ambas funcionaram muito bem. Para você ter uma idéia, até um pneu WTB de arame eu já consegui inflar com o NoTubes.

    5 - A pressão máxima depende do que estiver escrito na lateral do seu pneu. Basicamente ando com 25 psi, mas dependendo do terreno posso baixar até 20.

    Qualquer dúvida, é só gritar!

    Abs e Keep 29eriding,

    Adil

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