A Niner Bikes, responsável pera redenção da moderna 29er a partir de meados da década passada, além de ser talvez a fábrica que melhor traduz o conceito das rodas grandes em favor das necessidades dos pilotos, continua se mostrando uma marca bastante singular por uma série de aspectos, entre eles o contínuo trabalho de evolução pelo qual frequentemente passam seus quadros e partes, chega a impressionar a frequência com que a Niner apresenta novidades representativas e impactantes.
Além de produzir quadros, exclusivamente 29ers, a Niner também vem consolidando seu espaço por oferecer uma linha de componentes desenvolvidos com tecnologia de ponta e design elaborado. O garfo rígido de carbono da marca é paradigma em termos de aparência e alta performance, hoje a melhor opção na categoria. Já é possível inclusive montar sua bike com um cockpit integralmente Niner utilizando os guidões retos e mesas da marca, ambos disponíveis em versões de carbono ou alumínio.
A expansão da carteira de produtos da Niner culminou com o lançamento de uma série de canotes, entre eles o RDO. Os componentes batizados com a sigla RDO, a abreviação de "Race Day Optimized", algo como que "Otimizados para Competição", estão no topo de suas respectivas linhas e são projetados primordialmente com foco em performance, por isso também são os mais leves da marca. O exemplar de testes do P29BR pesou apenas 220 gramas.
As camadas de fibra de carbono no canote Niner RDO estão dispostas de maneira que a energia gerada por eventuais impactos seja dispersada através de toda a estrutura da peça que apresenta uma deflexão controlada, duas vezes maior se comparada a produtos similares. Por conta do que a fábrica chamou de "Unstiff Carbon Layup", essa deformação, que pode chegar a cerca de 8mm (veja o vídeo), atua no sentido de minimizar as vibrações decorrentes das irregularidades do terreno.
O que na teoria parece incrível, na prática é uma realidade. O canote Niner RDO pode ser definido como "a suspensão que você não vê, mas sente". E como sente! Ainda que nossos olhos não tenham a capacidade de perceber a prometida deflexão, o conforto extra proporcionado é nítido e muito bem vindo, podendo ser facilmente notado, independente do nível de experiência do ciclista que estiver provando o produto ou o tamanho das rodas de sua bicicleta. No caso da Niner One 9 de testes do P29BR, um quadro tamanho pequeno no qual o canote ficou quase que completamente exposto, a capacidade de minimizar a transferência de impactos para o piloto se mostrou ainda mais evidente.
O canote Niner Carbon RDO é fabricado em três medidas: duas das tradicionais, ou seja, 27.2 e 31.6mm com 400mm de comprimento, além de uma versão de 30.9mm, esta última mais comumente empregada nos modelos da Specialized. O produto está coberto pela mesma garantia C5 (de 5 anos) oferecida para os quadros da marca. Seu preço no Brasil gira em torno de 600 Reais, um investimento alto, mas perfeitamente justificado pelo benefício que representa a qualquer bike, principalmente em se considerando modelos com a traseira rígida.
Keep 29eriding!
Um belo e funcional componente para Hardtail´s. Assim como tudo da Niner. Curti.
ResponderExcluirAdil, me desculpe a ignorância, mas a pressão exercida pelo ciclista sobre o canote, não é mais vertical que horizontal? Porque pelo vídeo, vemos a flexibilidade horizontal sim é grande, mas é a mais importante para o conforto?
ResponderExcluirFala Alexei,
ExcluirNa verdade, esse teste foi planejado para colocar os canotes nas condições mais extremas possíveis. Se você reparar, em virtude do ângulo do tubo do selim nas bikes de XC estar normalmente na casa dos setenta e poucos graus, o esforço sobre o canote vai fazê-lo fletir exatamente como nos ensaios da fábrica.
Abs,
Adil
Olá Adil! Acompanho a tempo o p29er, sempre esperando pelas ótimas matérias postadas! Possuo uma KHS-Alite Team-29 a 3 anos e confesso que quando vejo as matérias e fotos Niner, não consigo me conter! É meu sonho de consumo!!! Abraço!
ResponderExcluirOlá Luciano,
ExcluirObrigado por acompanhar e participar do P29BR.
De fato os produtos da Niner são de altíssimo padrão.
Abs,
Adil
Bom dia Adil, aonde encontramos este canote para venda aqui no BR?
ResponderExcluirOlá Tperes,
ExcluirA Niner tem alguns representantes espalhados pelo Brasil, eles poderão te ajudar. Sugiro que envie uma mensagem para contato@ninerbikes.com.br e manifeste interesse no produto.
Abs,
Adil
Adil, em todas as revistas e sites, este canote aparece com 215gr,
ResponderExcluiro teu qual tamanho e diametro era? confirma o peso??
grato
Laurent
Fala Laurent,
ExcluirIsso mesmo, o meu canote pesou 220 gramas. Dá uma olhada na tabela publicada em http://www.29er.com.br/2012/07/p29br-29er-bike-niner-one-9.html
Valeu!
Abs,
Adil
Adil, e esse banco Ergon, esta gostando? É confortavel? Voce acha ele mais confortavel que o Specialized Henge? Obrigado.
ResponderExcluirOlá,
ExcluirO selim Ergon é no mínimo muito interessante. Num primeiro momento, parece que sua cobertura é dura demais, contudo bastaram algumas pedaladas para perceber que não é nada disso. Apesar de firme, é muito confortável, a ponto de até esquecer que estou pedalando com ele. Em termos de formato o selim é perfeito, tanto para subir, quanto para descer e pedalar em trechos planos.
Um detalhe, se você pedalar na cidade com o selim Ergon, mas sem uma bermuda devidamente acolchoada, a experiência não será boa.
Em comparação com o ótimo Henge, sim, posso dizer que o Ergon consegue ser melhor para longas distâncias.
Abs,
Adil
Gostei muito desse tópico, acho que meu primeiro upgrade será com esse canote, juntamente com as correntes KMC visto que para preservar meu cassete irei fazer um rodízio de 1500km com cada corrente, atualmente estou usando correntes XT. Muito bom saber por vcs o que podemos melhorar, visto que em lojas no varejo somos um pouco limitados ao popular, pra quem conhece ebay o céu é o limite...
ResponderExcluirAdil vc que é todo elogios ao canote Niner Rdo pela sua flexao, no caso do guidao Rdo ele apresenta a mesma flexao para melhora do conforto?
ResponderExcluirOlá Overr,
ExcluirO guidão Niner RDO não tem flexão, até porque tornaria a direção menos precisa. É o guidão mais leve da marca, com ótimas características de rigidez e dispersão de impactos.
Abs!
Adil, finalmente entrei pro mundo 29er, acabei comprando uma Soul SL200. A bike anda demais, no plano não consigo esgotar, falta perna pra fazer sobrar no pedal... impressionante a diferença. O amortecimento é muito mais eficiente, senti facilidades nas subidas leves (pesadas ainda não peguei), acho que apenas a bike demora pra acelerar se baixar o giro, de resto é tudo muito melhor que a minha 26...
ResponderExcluirAgora gostaria de 2 ajudas, 1ª onde se encontra este produto... não achei em lugar nenhum pela internet. gostaria de colocar um canote destes ou semelhante, pra aliviar a bunda.
Segunda ajuda, meu selim é um Fiziki Gobi XM e ele está correndo (se move) durante o pedal para trás. Quando acabo de pedalar vejo que ele se deslocou, mesmo eu tendo dado todo o aperto possível no parafuso do canote. No trilho do selim tem um revestimento tipo de plástico por cima do metal, eu acho que pode ser isto que está fazendo ele correr, mas se tiver alguma dica, agradeço. Testei ele no canote da bike antiga e da bike nova tá acontecendo a mesma coisa.
Valeu, parabéns pelo blog e vamos de 29 agora.
Olá Luís,
ExcluirObrigado por participar do P29BR.
Você poderá entrar em contato direto com o importador da Niner no Brasil através do e-mail contato@ninerbikes.com.br, diga que leu no P29BR e eles te indicarão onde adquirir o canote RDO.
Em relação ao selim, acredito que não faz sentido um revestimento plástico nos trilhos. De uma olhada nesta foto, o seu deveria estar assim:
http://brightonmtborg.files.wordpress.com/2011/02/img_2633.jpg
Abs!
Adil, fiquei com uma dúvida em relação ao canote, tem limitação de peso para o ciclista? Pois o peso vai influenciar diretamente na flexão mesmo em terrenos planos devido a inclinação natural do canote...
ResponderExcluirOlá Rony,
ExcluirA documentação da Niner não fala nada a respeito de limitação de peso, contudo imagino que somente um ciclista com um peso enorme, tipo uns 200Kg, pudesse impor algum tipo de flexão ao canote. Não se preocupe com isso.
Abs!
Olá, Adil.
ResponderExcluirE o canote COBL BOBL da Specialized? Ele tem flexão maior que o RDO (18mm ao invés de 8mm) e com peso um pouco menor de 200g. Não seria mais indicado?
Valeu!
Olá Gui,
ExcluirO canote COBL GOBL da Specialized foi desenvolvido primordialmente para bikes de estrada. O conceito parece bastante interessante, contudo só é oferecido na medida 27.2mm com comprimento de 350mm, o que limita bastante seu uso em mountain bikes.
Abs,
Adil
Parabéns pala análise! eu tenho um deste e recomendo.
ResponderExcluirAdil seu site tá muito bom, parabéns mais uma vez!
Olá Marcelo,
ExcluirObrigado por sempre acompanhar o P29BR!
Keep 29eriding!
Abs,
Adil
Prezado Adil,
ResponderExcluirEm primeiro lugar, parabéns pelo Blog. Excelente!
Comprei uma Caloi Elite 30 (Quadro de alumínio). Eu poderia usar esse Canote de Carbono da Niner?
Eu peso 92 kg.
Valeu!
Olá Keke Roseberg,
ExcluirObrigado por acompanhar o P29BR!
Sim, na sua Caloi Elite 30 você poderia montar um canote Niner RDO, mesmo pesando 92 Kg.
Abs,
Adil
Eu não recomendaria o uso desse canote (e qualquer outro que tenha grande flexibilidade) em quadros de alumínio, ainda mais quando o biker é pesado (80Kg ou mais).
ExcluirO motivo está explicado no meu post mais abaixo.
Pessoal,
ExcluirObrigado pelas dicas.
Na verdade vou fazer pequenos Ups na CE30 e esperar a Full para ver como a Caloi a apresentará.
Ola Adil, tudo bem?
ResponderExcluirPensando em adquirir um canote de carbono com um preço acessivel, vi que além deste modelo RDO a Niner tem o modelo Carbon Seatpost, qual a sua opinião sobre este outro modelo? Melhora o conforto comparado ao de aluminio?
Abraços,
Aurelio
Olá Aurelio,
ExcluirO canote que você menciona é excelente em termos construtivos, contudo é mais tradicional, ou seja, não apresenta o mesmo grau de deflexão controlada do RDO, mas de todas as formas vai colaborar para diminuir o peso total da sua bike, caso substitua um modelo de alumínio.
Abs,
Adil
Ola Adil,
ExcluirEntão entendo que a vantagem seria somente no peso e não no conforto, certo?
Abraços, Aurelio
Só uma observação: quanto maior a flexibilidade do canote, mais conforto ele proporciona PORÉM maior chance de trincar/quebrar o quadro na junção superior frontal do top tube com o seat tube, principalmente quadros de materiais mais rígidos (por exemplo, alumínio) e que possuem uma grande prolongação do seat tube acima do top tube.
ResponderExcluirIsso ocorre porque o quadro terá menor capacidade de flexibilidade que o canote, então a parte do canote que está do top tube para baixo (dentro do seat tube) fica firme por ter apoio de ambos os lados, já a parte do seat tube que se encontra acima do top tube será forçada justamente por essa flexibilidade do canote, ocasionando o problema.
Boa colocação esta do colega de MG. Sabe informar isso ocorre somente com o RDO ou também com o CF-3 pro carbon da Ergon ou o Cobl Gobl da Specialized?
ExcluirEstou indeciso entre estes três. Obrigado!
É um conjunto de fatores influenciam e podem ocasionar o problema: canote flexível + quadro com grande prolongamento do seat tube após o top tube + ciclista pesado.
ExcluirQuanto mais flexível o canote, mais rígido e longo o prolongamento do seat tube de um quadro, e mais pesado o ciclista, maiores as chances do problema ocorrer.
Olá Pessoal,
ExcluirDe qualquer forma, deixo aqui um pouco da minha experiência com o produto.
Peso 78Kg e costumo explorar bastante as bikes que testo. Até agora só usei o canote da Niner em quadros de alumínio, tanto da própria Niner, quanto de concorrentes. Não quebrei ou trinquei nenhum até o momento.
Entendo a sua linha de raciocínio, mas pessoalmente, não seria uma preocupação para mim se escolhesse um canote desse tipo.
Abs,
Adil
Olá, Adil.
ResponderExcluirAndei comparando este RDO com o CF-3 Pro Carbon da Ergon que ganhou o prêmio na eurobike de 2012. Pode me ajudar em saber qual tem a melhor tecnologia e eficiência visando o maior conforto? Obrigado!
Olá Gui,
ExcluirO canote da Ergon é quase uma obra de arte, mas projetado para bikes de estrada. Para uso off-road ainda sou mais o Niner, caso contrário, o Ergon cairia superbem numa bike de speed.
Abs,
Adil
Bom dia, essa qualidade , também está presente nos outros canotes Niners de carbono?
ResponderExcluirOlá Rogério,
ExcluirEstá presente somente nos canotes RDO da Niner.
Abs,
Adil