Sim, o suporte perfeito existe.
A maioria absoluta dos aficionados pelo Mountain Biking tem o eterno desejo de melhorar mais e mais a sua máquina. Tirar umas gramas aqui, aumentar o desempenho alí. Essa constante busca por upgrades algumas vezes gera algumas obsessões.
Eu, como não poderia deixar de ser, também tinha uma "certa" obsessão. A minha busca era pelo suporte de caramanhola perfeito, aquele que nunca ejetasse uma garrafa, aquele que em nenhuma ocasião me deixasse inesperadamente sem água no meio de uma maratona.
Nunca me adaptei às mochilas de hidratação, por isso foram anos experimentando os mais diversos tipos de suportes de caramanhola. Os mais leves costumam ser pouco efetivos na tarefa de suportar uma garrafa cheia de água quando se enfrenta um trecho mais técnico a bordo de uma mountain bike. Mesmo os mais robustos - e pesados - falhavam com uma alguma frequência quando a trilha ficava cheia de obstáculos.
Foi então que experimentei o sistema magnético da Vincero Design (http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/11/p29br-29er-short-test-vincero-design.html). Você que leu antes o teste desse equipamento deve estar se perguntando: "Como é que ele resolveu o problema se afirmou anteriormente que o produto ainda precisava melhorar?".
Na realidade o que aconteceu é que o inteligente equipamento americano me fez parar para pensar e perceber que poderia contar na bike do P29BR com o melhor de cada sistema para suportar as minhas caramanholas, o tradicional e o magnético. Tudo o que fiz foi juntar os dois.
O sistema magnético suporta muito bem os esforços longitudinais, mas falha quando se levam em consideração as forças laterais que incidem sobre uma garrafa, pois bem, é exatamente aí onde entra o suporte tradicional. No caso, o escolhido para compor o conjunto otimizado foi um levíssimo modelo da Trigon, que por sorte pode ainda ser separado de sua base/batente, o que contribui para diminuir ainda mais o peso total dos equipamentos quando montados em conjunto. A função de batente fica agora por conta do suporte magnético da Vincero Design.
Antes de escrever este case tive o cuidado de testar nas circunstâncias mais extremas o meu "novo" suporte de caramanhola composto, em algumas competições, rock gardens, lombadas, ondulações, enfim, em toda a situação potencialmente favorável à perda de garrafas, que foram utilizadas também com os mais variados níveis de líquido. Após 4 meses de testes, sabem quantas caramanholas eu perdi nesse período, pedalando forte e encarando sem dó os obstáculos dos percursos? Simplesmente nenhuma!
Não tenho medo de afirmar que para minhas necessidades (e obsessões) esse é o sistema definitivo, mesmo me limitando a escolha e permitindo usar somente as ótimas e modernas caramanholas da Vincero Design (100% livre dos conponentes nocivos BPA, DEHA e DEHP). Tenho duas dessas caramanholas, dois suportes magnéticos e dois suportes de carbono Trigon. São mais que suficientes.
Já posso dizer a meu analista que estou curado.
Keep 29eriding!
Perfeito cara, então agora o próximo passo é patentiar a invenção hehe..
ResponderExcluirParabens pela engenhoca Adil!
ResponderExcluirNossa muito legal!
ResponderExcluirEu tb tinha essa preocupação. No meu caso sou fã das mochilas de hidratação. E quanto aos suportes de caramanhola, comprava os velhos suportes de aluminio, que eu entortava para que a caramanhola entrasse mais justa.
Abração,
Olá Rodrigo,
ResponderExcluirObrigado por participar do P29BR.
É sempre bom ter um feedback sobre as experiências dos blog-leitores.
Valeu!
Abs,
Adil
Adil, em qual loja/site eu posso adquirir o conjunto da solução de suporte de garrafinhas mencionado por você ?
ResponderExcluirUm forte abraço e continue nos trazendo tantas novidades...rsrs
Ricardo Orbea
Oi Ricardo,
ResponderExcluirObrigado por acompanhar o P29BR.
Na realidade o suporte magnético e as caramanholas você no site americano da Vincero (http://www.vincero-design.com), já o suporte de garrafa Trigon eu tenho no P29BR Market.
Fico à disposição.
Abs,
Adil
Legal adil nem sabia que existia este suporte magnético.
ResponderExcluirEu uso um barato de aluminio que encontrei na época se não me engano a marca é WG e uso a garrafa termica da Pollar.
Não perco garrafas e faço trilhas pesadas, com descidas bem acidentadas, talvez porque uso os suportes bem apertado, sobretudo no suporte do seat tube.
Agora o que não consigo é voltar as caramanholas normais sem ser termica. Acho a Pollar muito boa mesmo.
Abraços
T+
Olá Leandro,
ExcluirObrigado por participar e compartilhar sua experiência e preferências.
Abs,
Adil