O passo a passo do processo.
Considero o upgrade número 1 para qualquer proprietário de uma 29er a conversão dos seus pneus para uso sem câmaras. Vez e sempre faço essa sugestão a quem me escreve ou menciono nos testes que realizo.
Muita, mas muita gente mesmo, tem ainda receio de realizar o processo em casa. Vários blog-leitores me escrevem com dúvidas, alguns inclusive já tentaram sem sucesso a conversão, sendo assim surgiu a idéia de produzir um vídeo para desmistificar o tema, mostrando o processo de maneira clara e detalhada.
Escolhi o equipamento original da Caloi Two Niner como modelo, visto que o aro VZAN Speed 700 29" é o mais acessível para o consumidor brasileiro que eventualmente esteja migrando para uma 29er. Quase que a totalidade dos aros disponíveis no mercado permite a conversão. Na página do NoTubes (http://www.notubes.com/support_selecting.php#rs05) você encontrará uma relação geral dos modelos compatíveis.
A escolha dos pneus é também um fator importante. Você não precisará adquirir um pneu específico -e mais pesado- para Tubeless visando atingir o sucesso no processo. A NoTubes apenas desaconselha conversões com pneus das marcas Intense, IRC e Hutchinson. Na prática já tive problemas também com alguns modelos da Bontrager. Por experiência própria, Maxxis e Kenda são os que permitem os melhores resultados.
A idéia é que ao final do vídeo você tenha segurança para repetir o processo em casa, o segredo é seguir estritamente cada passo. Como resultado você irá obter uma roda tubeless completamente vedada, que proporcionará um aumento na capacidade de rolagem dos pneus 29", além é claro de maior conforto. Para se ter uma idéia, com as minhas rodas convertidas, utilizo pressões na casa de 25 psi sem qualquer problema. Para completar, os selantes empregados tem a capacidade de vedar em segundos a maioria dos furos que podem ocorrer na trilha.
Dois detalhes: Quando inflar o pneu, o bico não deverá estar posicionado em "6 horas", evitando que a carga de ar atinja diretamente o líquido selante. A cada 6 meses aconselho completar os pneus com uma nova carga de selante para garantir que o conjunto continue confiável e eficiente.
Keep 29eriding!
Muito, mas muito bacana o video! Vou me arriscar por aqui....
ResponderExcluirSe alguém souber me tirar uma última dúvida.
Meu aro é um ZTR Arch no próprio aro tem um adesivo do notubes e tal. Mas ele não é um aro tubeless, tem os furos dos raios e tal. Ele vem com uma fita azul (fita de raio) essa fita é suficiente para selar o aro? Pois vi que tem para vender somente a válvula e a fita completa com o bico.
Imaginei que por ser um aro já "pronto" pra o notubes essa fita poderia ser usada.
Mas fiquei na dúvida.
Obrigado!
Gostei, vou tentar fazer isso com meus Maxxis Crossmark de arame e meus aros Vzan Speed 700 e quem sabe um rolo de Silver Tape.
ResponderExcluirObrigado Adil
Adil mto bom cara! Explica melhor pra gente o lance da espuma, qual a funcao dela ali? tipo ela faz vedar as laterais melhor?
ResponderExcluirE Adil vc ja viu o sistema Dyna-Sys da shimano? Sao os grupos shimano novos com cacete 10v. Um sistema diferente q promote mais precisao, vc ja testou nas 29ers? Acho q vai ser bom pras 29ers...
Carlo.
A Espuma não é pra detectar vazamentos?
ResponderExcluirOlá Paulo,
ResponderExcluirTambém tenho um par de rodas montadas com o ótimo ZTR Arch. Para você a tarefa da conversão será muito mais simples, não precisará de fita isolante, de fita de aro ou fita de borracha NoTubes. Você vai substituir tudo isso por uma camada única da chamada NoTubes Yellow Tape, além da fita amarela, será necessária também uma válvula vendida pelo mesmo fabricante. Daí para frente, o resto do processo segue idêntico.
O detalhe dos ZTR Arch fica para a tecnologia BST (Bead Socket Technology) que facilita o assentamento e conversão dos pneus no aro que conta com uma parede interna mais baixa.
Qualquer dúvida, pergunte!
Abs,
Adil
Bom dia Adil, positive vibrations!!
ExcluirMeu nome é Kenyo, moro do Rio de Janeiro e já fui fissurado por mountain bike...
Já fiz muita trilha aqui no RJ e quando moleque em Guarapari/ES... Mais já fazem 5 anos que estou sem bike...
Mais há 1 ano decide montar uma bike para voltar às trips... Mais é só de leve, asfalto, estrada de chão e trilha bem fácil...
Desde então comecei a pesquisar e importar as peças que sempre quis pra montar uma mountain bike irada...
Já comprei quase todas as peças...
Faltam somente os aros e raios, corrente e selim...
Como destaque, comprei pra minha bike o Internal Gear Hub Shimano Alfine SG-S700 11 speed.
Já pesquisei bastante sobre o uso e a montagem desse “cubo”, e o diferencial é que irei tentar montar esse “cubo” com um pé de vela 3x10... Já vi esse “cubo” montado com 2x10, mais nunca com 3x10...
Veja abaixo as peças que já comprei:
- Quadro Look 986 E-Post
- Suspenção RockShox Reba RLT Solo Air 100mm Fork - Black Maxle 15mm 1 1/8" 29" 2013
- Guidom RITCHEY WCS MTB handlebar carbon fibre 31.8*660mm
- Punho + Bar End Phorm G 230 Grips Black
- Freios Shimano Deore XT M785 Hydraulic Disc, XT Brake Pads, RT-79 rotors (Front and Rear)
- Rapidfire Shimano Alfine S700 11Spd Right
- Rapidfire Shimano Deore XT T780 Left
- Cubo Dianteiro Shimano Deore XT M788 CenterLock Disc 15mm Front Hub 32H
- Cubo Traseiro Alfine SGS700 32h Disc Brake 11spd Hub Black, and parts
- Câmbio Dianteiro Shimano Deore XT FD-M780
- Pé de vela Shimano XT M780 10Spd Triple Chainset - 175mm - 24.32.42t - 68/73mm - Black
- Pedal Crank Brothers Acid 2 Clipless
- Pneus Ritchey WCS Z-Max Evolution Tyre Tire (29in) x 2.1 Black
Adil, agora preciso da ajuda pra montar rodas TUBELESS...
Penso nas seguintes opções:
1ª) Aro VZAN Extreme Disc 29” ou VZAN Vzlevel Disc 29”, com kit Tubeless NOTUBES
2ª) Aro DT Swiss M 520 29”, com Kit Tubeless DT SWISS
3ª) Aro DT Swiss M 520 29”, com Kit Tubeless NOTUBES
4ª) Aro DT Swiss 465D 29”, com Kit Tubeless NOTUBES
5ª) Aro Mavic 819 29" NO TUBE
A 1ª opção é bem mais barata, mais não sei se os aros VZAN são bons e resistentes, tendo em vista que meu peso é 100kg.
A 2ª opção ficará muito boa, mais é bem mais cara, principalmente pelo alto preço do Kit Tubeless DT SWISS.
A 3ª opção ficaria mais barata que a 2ª, mais não sei se o Kit Tubeless NOTUBES é compatível com o aro DT Swiss M 520 29”.
A 4ª opção também é interessante, pois o aro DT Swiss 465D 29” é relativamente barato (£16,75 GBP)... Mais esse aro é compatível com o Kit Tubeless NOTUBES.
A 5ª opção é muito boa,não precisa de kit Tubeless, só é mais cara
Depois que eu definir qual aro irei compra, também vou pedir sua ajuda para especificar bons raios e niples para a bike, além de considerar qual o tamanho dos raios que deverão ser usados na traseira, já que o diâmetro do cubo Alfine é bem maior que os outros...
Adil, desde já muito obrigado pela atenção e ajuda.
Att,
ZEZÉ DITÃO.
ResponderExcluir
Oi Luiz,
ResponderExcluirVocê vai conseguir converter os seus CrossMark, mesmo sendo eles de arame. Basicamente acredito apenas que vai precisar de mais algumas camadas de fita isolante ou de aro abaixo da fita NoTubes, assim o pneu vestirá mais justo no aro, o que facilitará o processo.
Abs,
Adil
Oi Carlo,
ResponderExcluirA espuma funciona como um lubrificante entre o pneu e a fita NoTubes, facilitando o pneu assentar corretamente. É o passo fundamental do processo. Além disso, como comentou o Luiz Fernando, num segundo momento a espuma facilita a identificação de eventuais vazamentos que você pode sanar executando aquela "chacoalhada" na roda, exatamente como explico no vídeo.
Mudando de assunto, o sistema Dyna-Sys me parece preciso e muito bem produzido, entretanto, apesar de hoje usar Shimano, considero que a SRAM escolheu um caminho melhor com a sua relação 2x10, que em 2011 será estendida aos grupos X-9 e X-7. Infelizmente a informação dá conta de que, do lado da Shimano, somente o novo XTR será oferecido com a opção 20 marchas. Penso que duas coroas são mais que suficientes para uma 29er de XC.
Abs,
Adil
Boa noite Adil muito bacana esse video será que consigo converter a minha roda? rodas vzan extreme(necessita de alargar o furo para 3/8 tambem), e pneus cst critter funciona? e aonde encontro fita para 29? obrigado
ResponderExcluirFiz com a fita NO TUBES, mas era 26", não teve problema algum, serviu perfeitamente!!! Mais líquido Stan's No Tubes, que futuramente trocarei por líquido Caffelatex.
ResponderExcluirhttp://www.jensonusa.com/store/product/TU276B00-Caffelatex+250Ml+Foaming+Tire+Sealant.aspx
Adil, nunca andei com pneu abaixo de 35 psi, com pressão em torno de 25 psi, não fica pesada a rolagem?
ResponderExcluirAdil,
ResponderExcluirv esta patrocinado peloa Scott, e ainda pelo fabicante de saboa!
o bom que e mas barato que o liquido no tubes!!
Muito bom o video, agora acho que entendi!!
Laurent
Olá! Adil eu "denovo, novamente"!
ResponderExcluirparabéns pela inovação, na apresentação, legal! Adil, o aro da minha DB, é um Aros : 32F WTB FX-28 Doublewall 29", em comparação com o Vzan, é mais raso, mais fundo? - qual o custo desta transformação onde comprar os produtos e, abusando da ua bondade, podias nos relacionar os produtos?
Ficou uma dúvida. O alargamento do furo não pode transpassar o aro, é isto?
Obrigado e sucesso!
Tuquinha
Você substituiu a fita amarela da NoTubes pela fita isolante, foi isso?
ResponderExcluirMuito legal o video Adil, Parabens e quem sabe se a minha bike não vier com pneu not vou me aventurar a fazer a conversão..
ResponderExcluirObrigado Adil
Oi Jorge,
ResponderExcluirCom certeza você conseguirá converter suas rodas. Será necessário de fato alargar o furo na parede interna do aro.
Nunca fiz uma conversão com os pneus CST, mas devem funcionar. Se forem de arame podem servir mais largos nos aros, nesse caso seria necessária uma camada adicional de fita isolante (base) abaixo da fita de borracha NoTubes.
A Pedal Power tem disponível a fita para aro 29.
Abs,
Adil
Olá Padhero,
ResponderExcluirQuando uso pneus com câmaras sempre pedalo na pressão mínima recomendada, normalmente algo na ordem de 35 psi.
No caso dos pneus convertidos, prefiro aproveitar a vantagem de contar com uma dose maior de amortecimento e rodar com pressões menores.
No momento estou usando os Maxxis Aspen, são pneus para competição que medem apenas 29x2.1, com as pressões na casa dos 25 psi consigo um "footprint" maior, aumentando a área de contato do pneu com o solo, chego a um grip melhor com os cravos dos Maxxis Aspen, que são baixos em relação a outros modelos. Para completar, estando sem câmaras a rolagem não fica comprometida.
De qualquer forma, é tudo gosto pessoal, só acho importante sempre tirar o máximo proveito do fato de estar rodando tubeless. A sua pressão ideal vai depender muito do modelo de pneu que estiver utilizando, do seu estilo de pedalar e da própria bike.
Abs,
Adil
Olá Tuquinha,
ResponderExcluirÉ um prazer poder colaborar contigo!
O seu aro é bem mais largo e profundo que o VZAN, você então vai precisar de um tipo de fita NoTubes especial o modelo "Plus Four", além de utilizar essa fita de borracha mais larga, ainda vai precisar montar uma base mais espessa, se possível com uma camada de fita adesiva espumada do tipo "banana".
A fita NoTubes que você precisa está disponível no site deles (http://www.notubes.com/tubeless_system.php?cPath=21_59) por U$ 22,50 e você consegue comprar via web.
Para completar, o selante você encontra por aqui mesmo. Um tubo pequeno de Joe's NoFlats custa em torno de R$ 30.
A operação para alargar o furo do bico só deve ser efetuada na parede interna do aro.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs,
Adil
Oi Daniel,
ResponderExcluirA fita amarela da NoTubes deve ser usada SOMENTE por aqueles que possuem aros da mesma marca. Nos aros NoTubes apenas essa fita amarela e mais uma válvula é que são necessárias à conversão, mais nada além do selante.
Abs,
Adil
Olá Gersão,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR!
Se precisar de ajuda quando chegarem suas rodas, me avise.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirComprei uma Caloi 29 a 3 meses e estou gostando muito de pedalar nas alturas. Como uso a bike basicamente no asfalto pretendo substituir os pneus pelos Maxxis Overdrive 700x32 Aramida. É possivel fazer a conversão No Tubes nesses pneus? Sempre que substituir os pneus pelos originais para fazer uma trilha e vice-versa para o asfalto é necessário reabastecer de líquido selante?
Parabéns pelo ótimo blog.
um abraço,
Claudio
Oi Claudio,
ResponderExcluirVocê pode tranquilamente converter os Maxxis Overdrive nos aros da sua Caloi Two Niner, entretanto você precisa atentar para um fato: cada vez que for trocar os pneus de asfalto pelos de trilha terá que repetir todo o processo de conversão, por isso seria mais aconselhável nessa situação ter um par adicional de rodas.
Caso troque sempre os pneus e não tenha um jogo adicional de rodas, é preferível continuar com as câmaras.
Abs,
Adil
Importei direto do site da no tubes a fita, selante e válvulas para meu aro ZTR Arch.
ResponderExcluirSegui suas instruções e foi super fácil, nem precisei do CO2 consegui encher com a própria bomba.
Muito bacana, mas percebi que meu pneus tinhas alguns furos (mesmo sem nunca ter furado a câmara). Acha que preciso de algum cuidado especial?
O selante vedou tudo...
Tem um tempo de repouso (além dos 15min) depois de concluída a operação?
Abraço
Olá Paulo,
ResponderExcluirAlguns pneus, como os Kenda, tem microporos (alguns até grandinhos) que podem assustar quando inflados pela primeira vez, por isso aconselho colocar uma dose maior de selante na primeira montagem. Os buraquinhos vão ser tapados, fique tranquilo. Pode ser que nos primeiros dias os pneus percam ainda um pouquinho de pressão, mas isso se estabiliza.
15 minutos de cada lado já são suficientes, pode sair andar. Em todo caso, se tiver tempo, seria legal deixar as rodas descansando na horizontal por mais alguns minutos.
Você pediu o selante pelos correios americanos? Chegou na boa? Pergunto porque ainda não tinha arriscado pedir o selante por ser líquido.
Keep 29erTubelessRiding!
Fala Adil,
ResponderExcluirNa verdade esse pneuq ue estou falando era o traseiro e já tinha algumas "mordidas" de pedras e tal. Ai inverti, peguei o dianteiro que estava zerado e coloquei atrás e vice versa. Nesse já furado coloquei quase 3 conchas do liquido. Agora pela manha fui ver e o pneu está cheio ainda. Só para constar meus pneus são os que vieram na bike (Schwalbe Racing Ralph Evolution).
Agora é só rodar. Conversando com um cara aqui na minha cidade ele me recomendou que andasse com um kit de reparo da Innovations para tubeless (parece um chave de fenda e umas tripinhas de borracha). Pois caso tenha um furo um pouco maior que o selante não vede com ele dá. Não sei qual é a real, mas como é barato acabei comprando.
Sobre o selante acabei comprando dos EUA mesmo no site da no tubes. Comprei o selante, fita e válvulas. Passei um medo pois ao chegar no Brasil a caixa foi parar na Anvisa por ter liquido. Mas acabaram liberando sem se quer abrirem a caixa e nem me tarifaram. Olha o que a copa do mundo faz.
rssssss
abraço,
Legal Adil...
ResponderExcluirGostei do video, explica muito bem como converter as rodas pra tubeless.
Gostaria de saber se funciona com aros 26" pois tenho um jogo Vzan Extreme 26", e pneus CST Hammer 2.10.
Aqui no Brasil é possivel encontrar a fita adaptadora, o liquido selante da NoTube ou algum similiar?
O alivio de peso, ea possibilidade de rodar com pressão mais baixa compensam o valor investido?
Valeu Adil, E Viva as 29"
Olá Paulo,
ResponderExcluirEsse kit de reparos é legal sim (quero um pra mim também!), mas recomendo andar com ele somente nos pedais mais longos, em geral, o selante dará conta do recado com sobras.
Valeu pelas infos.
Abs,
Adil
Oi Alexandre,
ResponderExcluirObrigado por ler e participar do P29BR.
Funciona superbem com aro 26, mas se seus pneus forem de arame pode ser mais difícil assentar eles nos aros.
A fita NoTubes pode sim ser encontrada por aqui, a Pedal Power (http://www.pedalpower.com.br) vende o kit. Existe o similar chamado de NoFlats que costuma funcionar também.
O alívio de peso não é grande, mas a melhora na rolagem dos pneus, a proteção anti-furos e a possibilidade de utilizar pressões mais baixas valem cada centavo investido. Ainda considero o melhor upgrade possível para uma MTB.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirComprei uma Caloi Two Niner e estou pensando em converter os pneus. Assisti o vídeo, muito bom!
Li os comentários sobre a pressão do pneu. Entendi que vc é a favor de uma pressão mais baixa para trilhas. Eu ando no asfalto durante a semana. Com minha outra bike (26er) enchia até 50, 55psi pra o pneu rodar bem. No caso do pneu convertido, o limite descrito no pneu ainda se mantém? Até quantos PSI poderia encher o pneu? A mesma pressão PSI com e sem câmera tá resultados diferentes na rodagem, atrito etc.?
Obrigado.
Rafael.
Oi Rafael,
ResponderExcluirParabéns pela compra.
Mesmo com o pneu convertido, 50psi são ainda seguros. Sim, pensando de maneira mais generalista, a mesma pressão sem câmaras roda com menor resistência do que com câmaras, isso até um limite mínimo, quando uma pressão baixa demais pode então aumentar muito o footprint do pneu e gerar mais resistência. Para terra ando normalmente em 25 psi, dependendo do pneu.
Abs,
Adil
Também pretendo montar tubeless na minha aro 26 com o kit original Stan(Sun Rims Black Eye válvula schrader,22mm de largura externa,o meio dele não é fundo)e fiquei em dúvida ao ver o vídeo sobre a conversão,é realmente necessário furar a parte interna do aro?
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNa verdade esse é o passo 2 da instrução oficial do kit de conversão da marca NoTubes.
2. Enlarge Valve Stem Hole
Important: If you already have any Tubeless Rim (UST Bontrager, etc.) do not enlarge valve stem hole and skip this step. When using the cyclcorocross kit it is usually not necessary to drill your rim. Never drill any of Stan's tubeless rims.
Procedure: Enlarge ONLY the inside valve stem hole of your rim cavity. Presta valve stem: enlarge to 3/8" or Schrader valve stem enlarge to 7/16". Remove metal filings in valve stem hole with a small hand file. The valve stem needs to be enlarged to make inflation easier. This will not affect the rims ability to use a tube.
Basicamente você vai alargar o furo do bico na parede interna do aro para acomodar melhor a saliência ao redor da válvula na fita de borracha.
Abs,
Adil
boa noite
ResponderExcluirfunciona com pneus kenda karma de arame? então não precisa ser pneu tubeless?
Oi Paulo,
ResponderExcluirEu já converti sem problemas alguns pneus de arame.
O legal dessa conversão é que você não precisa usar um pneu tubeless, que pode ser mais pesado e caro.
Abs,
Adil
Adil, boa noite!
ResponderExcluirAmigo gostaria de tirar algumas dúvidas:
1) Aquela fita amarela de proteção que vem no aro VZAN foi retirada e não mais colocada?
2)A fita adesiva que vc dá duas voltas, pode ser qualquer uma?
3)A fita NO TUBES possui o bico grosso ou fino?
4) o processo de enchimento, pode ser todo feito somente com a bomba, sem o CO2?
5) Em relação ao pneu KENDA small block eight 29x2.1, pode converter normalmente?
Muito obrigado por todas as informações!
Adil,
ResponderExcluirLi em alguns fóruns que a conversão poderia ser feita usando câmara de ar cortada, no lugar da fita tubeless, diminuindo consideravelmente o custo da conversão, visto que uma câmara de ar custa em média R$ 10. A colocação seria de uma câmara com o diâmetro menor ex: aro 26 usa câmara do aro 20; aro 29 usa câmara 26. Adil, você já testou esse método? É confiável?
obs: todo o processo é o mesmo´, só trocaria a fita tubeless pela câmara de ar cortada.
Olá,
ResponderExcluir1) Eu prefiro retirar a fita de aro original de fábrica e usar algumas camadas, por exemplo, de fita isolante para diminuir a profundidade da cavidade do aro.
2) Como já disse, usei fita isolante, mas nada te impede de usar uma fita de aro, como aquelas da Zefal.
3) A fita NoTubes é bico fino.
4) Você somente poderá encher o pneu com uma bomba de pé, caso ele fique extremamente justo no aro, o que quase nunca acontece. Além disso sua bomba tem que ser muito potente, como a JoeBlow Mountain da Topeak.
5) Sem problemas converter o Kenda SB8.
Abs,
Adil
Olá,
ResponderExcluirNada te impede de fazer uma conversão "tubeless" caseira. Por outro lado, a montagem não fica "bonita" e caso seu uso seja competitivo, não aconselho. Se sua pedalada é apenas recreacional, então não há problemas, você pode tentar.
Abs,
Adil
Professori Adil,
ResponderExcluirComprei um par de rodas Vzan Extreme 29 2011, o kit ust tubeless system notubes, para a trasnformar aro normal em tubeless e o pneu no tubes the raven tubeless ready 29x20.
Espero que com esses quipamentos as rodas fiquem mais leve do que os the captain sport que veio na minha ex rockhopper!
Abraço professor!
Olá aluno amigo!
ResponderExcluirSem dúvida com esse conjunto suas rodas irão ficar muito mais leves e rápidas que as originais da sua bike.
Tenho certeza que vai gostar. Não há um upgrade mais eficiente que a conversão tubeless.
Abs,
Adil
Oi Adil,
ResponderExcluirChegou as rodas extreme disc 29, fiz todo o procedimento do vídeo, no entanto não tenho a bomba de co2, foi na bomba do pé mesmo, porém deu arrado.
Fiz o furo de 3/8, no entanto percebi que justamente na parte da válvula esta encontra-se mais elevada, ficando quase rente a borda do aro, acredit que se eu abrir o furo com ua broda de 10" irá sentar mais.
Ps. Havia dadoduas voltas de fita, mas diante da elevação, deixei somente com uma.
O que vc acha, que não consegui em razão de não ter utilizado a bomba de co2/compressor ou pelo fato do furo ainda está pequeno?
Meu material são: rodas vzan extreme, kit da notubes, pneu the raven tubeless.
Abraço!
Davydson Castro.
Opa, levei a bike para montar e o mecâncio acertou o procedimento. To rodando com tubeless... Abraço.
ResponderExcluirOlá amigo Davydson,
ResponderExcluirDe todas as dezenas de conversões que realizo desde 2005, em apenas uma pequena parte dos casos eu tive sucesso em assentar os pneus com uma bomba de pé, na verdade diria que foi em menos de 10% dos casos.
Mesmo alargando o furo, a parte da válvula na fita de borracha vai ficar SEMPRE mais alta, justíssima na parede interna do aro e os desavisados poderão pensar que tem algo errado ou que o pneu nunca vai se encaixar aí. Não se preocupe, dá tudo certo como você já deve ter percebido.
Abs,
Adil
Adil, da pra fazer com a SPZ HardRock 29''?
ResponderExcluiraros: Alex HR Disc 29", parede dupla em alumínio, construção pinada, específico para disco, 36 furos, 24 mm de largura
pneu: Specialized Fast Trak LK Sport, 29x2.0", 60TPI, talões em arame
Ricardo
Opa,
ResponderExcluirfiz a conversão do pneu traseiro da minha two niner. Coloquei um pneu Geax.
Foram cerca de 6 horas de trabalho, várias tentativas para dar certo.
Só consegui depois de colocar muiiiiiiiiita espuma de sabão. E depois de encher muito rápido com a bomba de pé. Foi um "suadoro" para conseguir.
Acabou perdendo bastante selante. Agora estou com receio de usar a roda. E tb estou com indiposição para fazer todo o processo novamente. Seria legal ter uma jeito de injetar selante sem ter que esvaziar o pneu.
Acredito que um compressor ajudaria bastante no processo.
abs
Marcelo
Curitiba
Olá Ricardo,
ResponderExcluirSim, você pode fazer com o aro Alex e os Fast Track.
Com eles são de arame e normalmente ficam menos justos nos aros, o ideal é usar um bom compressor ou bomba de CO2 para assentar os pneus.
Qualquer dúvida, me escreva.
Abs,
Adil
Oi Marcelo,
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, queria enfatizar um ponto:
EM CADA 100 CONVERSÕES QUE EU FAÇO, EM MENOS DE 10 EU CONSIGO COMPLETAR O PROCESSO UTILIZANDO UMA BOMBA DE PÉ.
Por isso é superimportante você usar uma bomba de Co2 ou um bom compressor para completar o processo sem perda de material e principalmente de tempo.
Hoje, já fiz tantas conversões que não demoro nem 10 minutos em cada pneu.
Depois de convertido, não há qualquer razão para não confiar nas rodas.
Abs,
Adil
Oi Adil.
ResponderExcluirObrigado pela resposta.
A razão de não confiar na roda é devido ela ter perdido bastante selante.
Ainda dá para "escutar" alguma coisa de selante quando balança a roda.
Mas com certeza pelo menos metade dos aprox. 100ml que coloquei foram "embora".
Agora definitivamente vou ter que ver um CO2 para a próxima conversão.
abs
Marcelo
Oi Adil,
ResponderExcluirHj dei uma pequena volta com a volta traseira convertida.
Coloquei 40lbs.
É diferente, não sei o que, mas definitivamente a roda sem camara roda diferente.
Outros dias eu colocava 40lbs e no dia seguinte estava com menos de 20lbs. Mas até então eu não tinha andado coma bike.
Vamos ver amanha se com a volta o pneu "encaixou" melhor e não esvazia novamente.
abs
Marcelo
Curitiba
Adil, existe um kit de 29"? pois só acho de 26".
ResponderExcluirRicardo
Boa noite Adil, tentei hoje montar um setup identico ao do seu video(aros vzan speed 700 + maxxis ardent 2.25) não consegui de jeito nenhum inflar o pneu. Porém não utilizei bomba de co2, usei um compressor desses de carro da black&decker. Isso pode ter sido o motivo do meu insucesso?
ResponderExcluirOutra coisa que eu percebi foi o seguinte, eu consigo encaixar o pneu com a mão. Em uma segunda tentativa dei até umas voltas a mais de fita mais não mudou nada.
Abraço
Streva
Oi adil,
ResponderExcluirdepois de 7 dias parada o pneu da bike caiu de 40 para menos de 10 lbs.
Não sei se é sorte. Mas no caso até agora não está sendo muito boa a conversão. Não sei por onde vaza, pois não aparece em nenhum lugar qualquer indicio de vedante.
abs
marcelo
curitiba
Oi Marcelo,
ResponderExcluirÉ perfeitamente normal que o pneu convertido perca alguma pressão nos primeiros dias. Se ele não ficou totalmente no chão a conversão teoricamente funcionou.
Se quiser saber onde exatamente ainda vaza, pode se utilizar de uma recipiente com água e localizar de onde saem as bolhas. Depois encha o pneu com 50 libras e se concentre nessa área movimentando a roda como no vídeo.
De qualquer forma, a tendência é sempre a de estabilizar a perda de ar desde que a fita de borracha esteja cobrindo corretamente a cavidade do aro.
Lembro que o legal de ter pneus convertidos não é usar 40 libras, mas sim pressões mais baixas, desde que não seja um ciclista muito pesado.
Abs,
Adil
Olá Ricardo,
ResponderExcluirNo exterior existe kit para rodas de 29 polegadas sim. Aqui no Brasil acredito ser mais difícil encontrar, ainda assim, desde que seu aro não seja demasiadamente largo, a fita de borracha para o aro 26 funciona com as rodas de 29", digo porque tenho duas e uso elas regularmente.
Abs,
Adil
Olá Streva,
ResponderExcluirAquela bombinha de encher pneus de carros não tem potência suficiente para assentar pneus sem câmara, considero ela muito mais fraca que uma boa bomba de pé, mesmo assim, sempre lembro a todos, a bombinha de CO2 é de longe a melhor opção, caso você não possua um compressor de borracharia em casa.
O importante é ter um bom volume de ar se expandido muito rapidamente nos pneus, caso contrário você vai se frustrar, além de perder tempo, selante e a própria paciência.
Abs,
Adil
Adil, me dê uma luz.
ResponderExcluirTenho numa bike os larsen tt montados em aros vzan strike. E na outra bike, os specialized fast trak montados em aros alexrims.
Os dois pneus, Maxxis Larsen TT e o Specialized Fast Trak dão conta de serem convertidos pra tubeless?
A fita que veio no alexrims é muito boa, já a que estão na vzan não sao tão boas quanto.
Vc recomenda o kit completo (o que vem com a válvula junto à fita de borracha) ou pode usar o kit que vem com a fita amarela mais as válvulas separadas?
Ah, e desses 4 pneus, apenas um que já furou 3 vezes, esse aceitaria a conversão ou está imprestável para ela.
Olá Sânzio Antonio,
ResponderExcluirOs dois pneus podem ser convertidos sim para tubeless.
Você só deve usar o kit com as fitas amarelas se o seu aro for da própria NoTubes. No seu caso, vai precisar do kit completo, incluindo as fitas de borracha.
Caso você perceba algum furo nos seus pneus antes da montagem, pode consertar eles com um remendo comum, daqueles de câmaras. Eu já fiz, dá certo.
Abs,
Adil
Adil, sou eu. Só vi sua mensagem agora. Hoje, coincidentemente comprei 1pneu tubeless (Fast Trak Grid UST) e o kit rubena.
ResponderExcluirBem, montei, segui seus passos, e tal. Beleza... Masssssssssss, ta vazando em dois pontos. Na solda e no bico...
O kit rubena vem uma fita adesiva 3M, uma fita de borracha e as valvulas separadamente. Bem, tem como consertar isso (vazar na solda e vazar pela válvula (entre a valvula e o aro)... po, fiquei chateado.
Olá Sânzio,
ResponderExcluirO kit tubeless da Rubena me parece Ok.
Pode ser que seu aro tenha uma cavidade um pouco profunda e você tenha que passar mais algumas camadas da fita 3M antes de montar a fita de borracha.
Acho importante também verificar se a versão do kit que você comprou é compatível com o aro 29 polegadas. Se não for, pode ter esticado demais e não estar cobrindo completamente a cavidade do aro.
Mantenha as válvulas bem apertadas no aro.
Abs,
Adil
valeu Adil, vou tentar mais uma vez... e outra e outra, até conseguir. creio que é a fita que não tá ficando do tamanho certo pra cobrir a cavidade do aro.
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluiruma dúvida. os kits de conversão estão vindo com bico fino. posso utilizar este kit na minha roda vzan de bico grosso?
qual kit posso usar ano aro vzan 26" bico grosso?
ResponderExcluirOlá Anônimo proprietário de rodas VZAN,
ResponderExcluirTeoricamente, não há problema na conversão se o seu aro tem furo para válvulas bico grosso.
O detalhe é que você precisa ser mais cuidadoso com a válvula quando for inflar os pneus.
Abs,
Adil
Olá Anônimo proprietário de rodas VZAN,
Teoricamente, não há problema na conversão se o seu aro tem furo para válvulas bico grosso.
O detalhe é que você precisa ser mais cuidadoso com a válvula quando for inflar os pneus.
Abs,
Adil
Oi Paulo,
ResponderExcluirAcredito que o Kit NoTubes aro 26 Standard funcione.
Abs,
Adil
achei o joes all mountain green para bico grosso. tb acha que serve. o que acha?
ResponderExcluirBom dia Adil.
ResponderExcluirTenho uma Stump Comp Carb 29er 2012, e gostaria de saber se para converter as rodas Roval, que vem nela, preciso das fitas de borracha ou só a válvula basta?
abraço
Adil minha x caliber vem com aros mustang tubeless... mas o pneu n é tubeless..... eu economizo alguma coisa ou tenho que comprar o kit completo? se eu comprar um par de pneus tubeless é só colocar a valvula e o selante?
ResponderExcluirOlá Anônimo da Stump Comp Carb 29er,
ResponderExcluirSim, você vai precisar da fita de borracha.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs,
Adil
Olá Jerso,
ResponderExcluirVocê não precisa de um pneu tubeless para fazer a conversão. Na verdade, se você escolher um pneu "Tubeless Ready", ele será mais leve e funcionara corretamente quando convertido.
Se os seus aros forem de fato tubeless, sem aqueles furos internos para os nipples, aí sim as válvulas e o selante são suficientes.
Abs,
Adil
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo trabalho desenvolvido no site, bem como agradecer a ótima redação e postagem.
ResponderExcluirEntrei recentemente para o "29er Team", do qual você já é integrante de longa data. Comprei um ótimo equipamento (Scott Scale 940) e pretendo deixar as rodas "tubeless".
Graças aos seus conselhos vou me arriscar.
Um grande abraço.
Alysson
Olá Alysson,
ExcluirObrigado por participar, acompanhar e se inspirar com o P29BR.
Abs,
Adil
Olá Adil, parabéns pelo trabalho realizado, comprei minha 29er agora e as rodas comprei de um amigo, os aros são os Syncross XC49 original da scott, os pneus são os Maxxis Aspen 2.1, parece ser arame, pois a borda e muito dura, sei que ele usava tubeless nessas rodas, mas com outros pneus, quando desmontei a roda tem a fita já instalada, parece ser uma fita plástica, e o pneu encaixava muito bem, lembro que ao esvaziar o pneu tive que praticamente desencaixar o pneu para dentro para efetuar a desmontagem, então pergunto.
ResponderExcluir1. Como sei se a fita que está lá ainda está legal?
2. Vou precisar só da válvula e do líquido para efetuar a conversão?
Desde já agradeço. Jackson.
Oi Jackson,
ExcluirObrigado por participar do P29BR!
A primeira coisa a fazer, seria perguntar ao seu amigo que te vendeu as rodas, se a fita de aro que ele mandou junto é uma fita tubeless ou uma fita de aro normal.
Supondo que seja de fato uma fita tubeless, aí sim, você faz uma inspeção visual e verifica se não existem partes danificadas. Caso tudo esteja bem, pode instalar as válvulas, depois montar os pneus (mesmo sendo de arame) e finalmente usar o selante.
Abs,
Adil
Obrigado Adil, de fato é uma fita tubeless sim, ele já havia me falado, ela até tem uma camada parece plástica, oque já deixa o pneu mais justo, parece ser muito boa. Obrigado pelas dicas.
ExcluirAdil, no final do vídeo quando você passa espuma em volta da roda, balança ela e coloca ela deitada em cima do balde, precisa fazer tudo isso do outro lado também? Ou só do lado onde você abriu pra por o selante?
ResponderExcluirAbs
Olá,
ExcluirSim, você faz isso de um lado, deixa descansar por alguns minutos e repete o processo do outro lado.
Abs,
Adil
Fiquei na dúvida sobre qual kit devo comprar para converter os aros da two Niner com pneus originais:
ResponderExcluirXC 29er Kit Fits most 21.5–25mm 29er rims
ou
All Mtn. 29er Kit Fits many 29'er rims 25-28mm wide
[]'s
Cid
Olá Cid,
ExcluirA primeira opção é a mais correta.
Abs,
Adil
Olá Adil!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente blog!
Comprei uma nova bike (Stumpjumper FSR Comp 29), e quero fazer a conversão.
Ela veio com rodas Roval Control Trail, e os pneus são prontos para a conversão (a Specialized chama de 2bliss Ready): Purgatory Control (29x2.2) e Ground Control (29x2.1).
Teoricamente, tanto as rodas quanto os pneus são prontos para a conversão.
Minhas dúvidas:
1. Preciso alargar a parte interna do orifício para a válvula com a 3/8?
2. Preciso usar a fita para diminuir a profundidade da roda?
3. Ou basta colocar a fita com a válvula e mandar brasa nas demais etapas?
Obrigado!
Arany Tunes
Olá Arany,
ExcluirObrigado por acompanhar o blog e se informar através do P29BR!
Gosto demais da bike que você comprou.
Seguem as respostas:
1. Não será necessário. As primeiras fitas de borracha da NoTubes pediam esse procedimento, agora se utilizar uma fita "plástica" e as respectivas válvulas, não terá que se preocupar com isso.
2. Teoricamente seu aro não é tão profundo quando o VZAN utilizado na matéria. Não precisa.
3. Isso é o suficiente!
Abs,
Adil
Obrigado pela resposta rápida!!!!!!
ResponderExcluirCom certeza, será o primeiro up nesta bike!!!
Arany Tunes
Boa tarde Adil!
ResponderExcluirÉ possível fazer a conversão na roda original da Caloi Elite 20?
Obrigado.
Jean Franco
Olá Jean,
ExcluirNão vejo problemas. Acredito que seja perfeitamente possível.
Abs,
Adil
Obrigado Adil..Abçs
ResponderExcluirE aí Adil e galera do 29er, positive vibrations!!
ResponderExcluirMeu nome é Kenyo, moro do Rio de Janeiro e já fui fissurado por mountain bike...
Já fiz muita trilha aqui no RJ e quando moleque em Guarapari/ES... Mais já fazem 5 anos que estou sem bike...
Mais há 1 ano decide montar uma bike para voltar às trips...
Desde então comecei a pesquisar e importar as peças que sempre quis pra montar uma mountain bike irada...
Já comprei quase todas as peças...
Faltam somente os aros e raios, corrente e selim...
Como destaque, comprei pra minha bike o Internal Gear Hub Shimano Alfine SG-S700 11 speed.
Já pesquisei bastante sobre o uso e a montagem desse “cubo”, e o diferencial é que irei tentar montar esse “cubo” com um pé de vela 3x10... Já vi esse “cubo” montado com 2x10, mais nunca com 3x10...
Veja abaixo as peças que já comprei:
- Quadro Look 986 E-Post
- Suspenção RockShox Reba RLT Solo Air 100mm Fork - Black Maxle 15mm 1 1/8" 29" 2013
- Guidom RITCHEY WCS MTB handlebar carbon fibre 31.8*660mm
- Punho + Bar End Phorm G 230 Grips Black
- Freios Shimano Deore XT M785 Hydraulic Disc, XT Brake Pads, RT-79 rotors (Front and Rear)
- Rapidfire Shimano Alfine S700 11Spd Right
- Rapidfire Shimano Deore XT T780 Left
- Cubo Dianteiro Shimano Deore XT M788 CenterLock Disc 15mm Front Hub 32H
- Cubo Traseiro Alfine SGS700 32h Disc Brake 11spd Hub Black, and parts
- Câmbio Dianteiro Shimano Deore XT FD-M780
- Pé de vela Shimano XT M780 10Spd Triple Chainset - 175mm - 24.32.42t - 68/73mm - Black
- Pedal Crank Brothers Acid 2 Clipless
- Pneus Ritchey WCS Z-Max Evolution Tyre Tire (29in) x 2.1 Black
Adil, agora preciso da ajuda pra montar rodas TUBELESS...
Penso nas seguintes opções:
1ª) Aro VZAN Extreme Disc 29” ou VZAN Vzlevel Disc 29”, com kit Tubeless NOTUBES
2ª) Aro DT Swiss M 520 29”, com Kit Tubeless DT SWISS
3ª) Aro DT Swiss M 520 29”, com Kit Tubeless NOTUBES
4ª) Aro DT Swiss 465D 29”, com Kit Tubeless NOTUBES
A 1ª opção é bem mais barata, mais não sei se os aros VZAN são bons e resistentes, tendo em vista que meu peso é 100kg.
A 2ª opção ficará muito boa, mais é bem mais cara, principalmente pelo alto preço do Kit Tubeless DT SWISS.
A 3ª opção ficaria mais barata que a 2ª, mais não sei se o Kit Tubeless NOTUBES é compatível com o aro DT Swiss M 520 29”.
A 4ª opção também é interessante, pois o aro DT Swiss 465D 29” é relativamente barato (£16,75 GBP)... Mais esse aro é compatível com o Kit Tubeless NOTUBES.
Depois que eu definir qual aro irei compra, também vou pedir sua ajuda para especificar bons raios e niples para a bike, além de considerar qual o tamanho dos raios que deverão ser usados na traseira, já que o diâmetro do cubo Alfine é bem maior que os outros...
Adil, desde já muito obrigado pela atenção e ajuda.
Att,
ZEZÉ DITÃO.
Olá ZEZÉ DITÃO,
ExcluirEsse sua quadro eu só conhecia em versão aro 26, mas de todas as formas, respondendo sua pergunta, acredito que o conjunto Aro DT Swiss M 520 29”, com Kit Tubeless NOTUBES seria uma boa opção, considerando seu peso e o custo.
Abs,
Adil
Adil bom dia , funciona legal na rodas Vzan Everest XC e pneus continental RaceKing 2.2 Kevlar
ResponderExcluirOlá Bruno,
ExcluirObrigado pelo depoimento.
Abs,
Adil
Boa noite Adil, adquiri recentemente um GT ZASKAR ELITE CARBON 29 ER, que veio com rodas Alex XD-Lite w/ Eyelets, 32H e pneus Maxxis Aspen, 29"x2.1", 60TPI, Folding Bead, gostaria de saber se é possível a conversão para tubeless com essa configuração de roda e pneu, já que a roda possui um furo mais largo na parte interna onde se localiza a válvula?? E qual o kit de conversão mais indicado para esta configuração?? Desde já agradeço e parabenizo pelas matérias do site!! Um forte Abraço. Marcelo Souza. Natal/RN.
ResponderExcluirOlá Marcelo,
ExcluirNão vejo problemas na conversão.
Recentemente surgiram boas opções no mercado. Uma delas, o kit da Velocity é um dos meus preferidos.
Leia matéria completa em:
http://www.29er.com.br/2012/07/p29br-29er-long-term-test-vzan-everest.html
Abs,
Adil
Boa noite Adil
ResponderExcluirQuero converter o meu aro original da Caloi Elite 20 para notubes. Qual o modelo que devo comprar?
Olá,
ExcluirVocê pode adquirir o Stans NoTubes XC 29er Tubeless Kit para conversão do aro da sua Elite 20.
Abs,
Adil
Bom Dia Adil, se eu colocar VAcina de pneu, aquele gel que é vendido pra moto, será que também vai dar certo na conversão?
ResponderExcluirAbç
Maurício
Olá Mauricio,
ExcluirEu somente usaria esse gel numa emergência, talvez ele não seja compatível com os pneus de bikes.
Abs,
Adil
Decidi transformar meus pneus em tubeless. Uso Vzan XC Extreme e pneu dianteiro Maxxis Ardent Kevlar. O meu traseiro é um Kenda Nevegal com arame. Exatamente aí que surgiu a dúvida. Como o kit da Stan´s não é barato, gostaria de saber a sua opnião com relação ao pneu Kenda. Vc saberia me dizer se é possivel utilizar o selante em pneu de arame? Obg Francisco
ResponderExcluirOlá Francisco,
ExcluirSim, é possível converter pneus de arame, eu mesmo já fiz isso algumas vezes.
Se o pneu vestir folgado no aro você pode seguir o processo apresentado no post:
http://www.29er.com.br/2014/11/p29br-29er-video-conversao-tubeless-o.html
Abs,
Adil
Beleza Adil,
ResponderExcluirParabéns pelos seus artigos. Estou lendo todos, principalmente os referentes a Caloi Elite 30. Seguindo suas dicas, quero transformar as rodas originais da elite 30 em tubeless, mas fiquei em dúvida depois que levei a bike na oficina e o técnico disse que não recomenda a transformação pra quem não roda quase todos os dias. Ele disse que se a bike ficar parada, o liquido vai se concentrar em um único ponto e pode estragar o pneu.
No meu caso, que vou rodar apenas aos finais de semana, ele recomendou continuar com as camaras. Você concorda ou discorda da opinião dele, o que você recomenda?
Abração, Carlos (Goiânia-GO)
Olá Admin,
ExcluirFico contente em saber que o conteúdo do P29BR está sendo útil para você!
Eu também geralmente consigo pedalar apenas nos finais de semana e todas as minhas mountain bikes tem os pneus convertidos para tubeless, por isso não vejo motivo para preocupação. Além disso, os bons selantes não são agressivos aos pneus, sendo assim considero infundada essa preocupação do seu mecânico.
Go tubeless!
Abs,
Adil
Olá Adil, tudo bem?
ResponderExcluirEstou montando uma roda nova para a minha bike. Um dos pontos que me deixa apreensivo é com relação ao uso de Pneus sem câmara.
A roda que estou montando possui aros 29 ZTR CREST, Raios DT Revolution e Cubos Circus Monkey hdw2+. Conforme o vendedor me disse, essa rodas vão vir montadas com bico e fita no tubes, prontas para rodar com selante.
A minha duvida vem agora, sabendo dessas informações, o que vou precisar fazer pra colocar essa roda em uso?
obs.: Pretendo usar Pneus Pirelli Scorpion 2.2 sem Arame.
desde já agradeço!
Olá Marcus Vinicius,
ExcluirEssas rodas são excelentes e permitem uma conversão tubeless bem fácil. Se elas já vierem com as fitas e as válvulas, basta montar os pneus, colocar selante e fazer o processo para inflá-los.
Abs,
Adil
Fala ai Adil, muito bom o vídeo, parabéns!
ResponderExcluirSeguinte eu tenho uma Scott 29 930 e estou querendo converter as rodas em tubeless e aproveitar os pneus, ela vem com rodas Syncros XC / Eyelets / 32H XC39 e com pneus Schwalbe Rocket Ron / 2.1 67EPI Kevlar Bead / Dual compound Performance Series.
A pergunta é dá para fazer esse processo nessas rodas? Você conhece alguém que já fez e se ficou bom?
Obrigado,
LOMS
Olá LOMS,
ExcluirVocê poderá tranquilamente converter esse conjunto de rodas e pneus.
Use uma boa fita tubeless, monte as válvulas e não esqueça do selante.
Abs,
Adil
Boa tarde,
ResponderExcluirQueria comprar essa fita de borracha que usou no video, a que vem com a vávula junto.
Aonde encontro para comprar?Minha bike é uma Venzo raptor 29 com aros Vzan aero
Olá,
ExcluirNo momento a grande maioria das fitas tubeless vendidas no mercado não trazem as válvulas integradas, mas ainda assim são uma boa opção.
Abs,
Adil
Olá Adil!
ResponderExcluirFiz a conversão conforme suas indicações na minha Elite 30 - Shimano (Rodas Black Jack XC 29), entretanto, de um dia para o outro os pneus perdem mais de 10 libras isso é normal? Nem andei ainda, será que com o tempo eles irão parar de murchar?
Outro detalhe que pude perceber, muito pouco, mais parece que vaza entre o pneu e o aro.... isso o selante não veda?
Olá Fabrício,
ResponderExcluirSim, dependendo da combinação pneu/aro, da quantidade de selante e do encaixe do pneu, sim é possível de fato que a pressão diminua assim nos primeiros dias. Sair para rodar com a bike sem exagerar nas pancadas colabora para completar a conversão com sucesso.
Sim, o selante ajuda, mas o bom encaixe do pneu é fundamental aí.
Creio que em alguns dias seu pneu deve manter melhor a pressão. Qualquer problema, me diga.
Abs,
Adil
desculpa depois de tanto tempo voltar a este topico, mas to com uma duvida se pudesse me responder agradeceria. aro comum, ex: extreme zvan é compativel fazer tubeless????
ResponderExcluirOlá,
ExcluirTeoricamente é possível, mas não garantido. É questão de tentar.
Abs,
Adil
tenho pneu kenda small block eight 2.10m aro 29 consigo fazer tubless nele
ResponderExcluirSim, praticamente qualquer combinação de pneus/aros pode ser convertida para tubeless.
Excluir